Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Jiv@s,

 

Procurando me ater às suas especificações, há algumas facas que poderiam lhe ser indicadas. Mas vou me restringir a uma que tenho e posso falar em primeira mão: Gerber Big Rock.

 

Não chega às 6 polegadas de lâmina pretendida por você, mas tem praticamente 5 polegadas ( 12cm ), 4mm de espessura, em aço 440A e 58 Rc de dureza e full tang.

 

É high flat com desbaste não indo à zero, o que lhe confere ainda mais robustez ( não vai achar relatos de fraturas na web ), sacrificando um pouco da habilidade de corte; mas isso pode ser corrigido com um desbaste de alívio agressivo ( 5, 10, 15 ) e micro-fio de 20 graus de cada lado.

 

O 440A só perde em tolerância à corrosão para a série 420 ( considerando os aços mais comumente utilizados em cutelaria ), entretanto o seu acabamento bead blasted favorece a ocorrência de pontos de ferrugem. A solução é o polimento!

 

Sua manutenção de fio pode ser comparada ao 440C com 1 ponto menos de dureza, ou em mesma dureza desde que o material a ser cortado não seja mais abrasivo.

 

Ergonomicamente é muito boa e sua bainha é aceitável, sendo em nylon com um insert plástico.

 

Como você também mostrou certa inclinação à Mora Robust ( aço carbono ), uma faca que não tenho, mas tenho sua irmã menor e acho um espetáculo ( Rodan ) e tem cerca de 7 polegadas de comprimento e 4,75mm de espessura em aço 1075 e 58 RC é a Condor Varan.

 

Ambas ficam na faixa de 30 a 35 dólares e com o frete, se procurar, abaixo de 50 US$.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Leandro

Essa Mora Robust me pareceu a continuação de realinhamento de produtos da Mora, mudaram o design um pouco e deixaram mais específico o que a faca é.

É como a Mora Sandvik que eu citei, virou All Around Knife porque o nome vale mais que a faca em si para muitos consumidores, tipo se você mudar o nome da Kabar USMC para "Faca de cozinha para senhoras da 3a idade", muita gente vai negar que tem uma :) Parece que a Mora começou a realinhar os produtos para cair a ficha de algumas pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente essa história de febre do aço não é brincadeira!!! ::ahhhh::

Cuidado é muito contagiosa!!! ::hahaha::

 

Depois que comecei a ler este fórum não consigo parar - +- 90 pág até agora e umas 300 hs net com pesquisa teórica, ebay e correlatos. ::dãã2::ãã2::'> ::essa::

Não tá fácil ir dormir e dar conta de 02 empregos!!! A patroa tá que é uma ciumeira só.

Chegou hj a minha Coqueiro churrasqueira - êêêbaaa sexta feira tem churrasco!!! :lol::lol::lol:

Além de estar aprendendo muito, estou feliz por encontrar pessoas nascidas em lugares tão distantes e com experiências na infância/adolescência tão familiares.

Eu tb atirei de "baladeira" com pedras de rio, engoli tanto chumbinho que tinha medo de ficar "intupido", fiz armadilhas, roubei da horta do vizinho, interpretei de

Tarzan a Rambo, etc...

Outra sensação muito boa é o clima de fraternidade que percebi até aqui, todos vcs estão de parabéns!!! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Aqui a febre do aço tem 40ºC de calor HUMANO e este pode ser o fórum do AÇO, mas a têmpera é de AMIZADE, com HRC 100 e fio de navalha!!! ::love:::wink:

 

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acertou na mosca!!! :o

 

Comprei a damasco da Marbles p/ presentear o sogro por 24 Obamas + frete no ebay de um Top seller.!!! :wink:

Encontrei ela no Mercado Livre por 160 reais + frete. ::grr::

O aniversário do sogrão é só em junho... se bobear ele fica chupando o dedo... :twisted:

NÃO! NÃO! - preciso me controlar - não posso fazer isso ou a dona encrenca veta o acesso ao fórum, ebay, net, oxigênio... ::quilpish::

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Atenção crianças!

 

São sintomas da febre do aço:

 

Compras compulsórias! :o

Inicialmente o indivíduo infectado considera todas as lâminas que vê interessantes, com a evolução do caso ele as considera imprescindíveis e seu cérebro "doente" encontra os mais variados motivos para comprá-las!!! :shock:

 

Vejam o exemplo deste paciente, e observem a evolução da "doença":

 

Horas de pesqusa, estudo, olhar perdido... em uma foto de uma lâmina, cabo de ..., tabela de classificação... :roll:

Relacionamento fácil com outros indivíduos acometidos. ::hahaha::

Somente este mês já foram 03 facas:

1- A pequena fish - motivo: estou precisando de uma pequena faca robusta para tarefas na fazenda. :wink:

2- A Coqueiro 8" - motivo: estou necessitando urgentemente de uma faca para churrasco e aquele cabo com um cavalo em alto relevo vai deixar meus irmãos morrendo de inveja... :twisted:

3 - A Marbles Damasco - o aniversário do meu "querido sogrão" tá em cima! Preciso dar uma faca linda pra ele e deixar os outros genros ROXOS!!! :evil:

ps - minha esposa não tem irmãs...então ???

4 - Preciso de uma faca para desempenhar as tarefas que a fish não... preciso de uma faca... preciso... e os canivetes... tá baratinho no ebay... preciso... quem sou eu?

 

::lol3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Leandro

Essa Mora Robust me pareceu a continuação de realinhamento de produtos da Mora, mudaram o design um pouco e deixaram mais específico o que a faca é.

É como a Mora Sandvik que eu citei, virou All Around Knife porque o nome vale mais que a faca em si para muitos consumidores, tipo se você mudar o nome da Kabar USMC para "Faca de cozinha para senhoras da 3a idade", muita gente vai negar que tem uma :) Parece que a Mora começou a realinhar os produtos para cair a ficha de algumas pessoas.

 

Trauco, faz sentido... Realmente a febre dos chineses no mercado ta tão grande hj, que muitas marcas como a Mora , por exemplo, estão tendo mesmo que voltar a investir em propaganda, produtos novos, diferenciados, etc, pra poder acompanhar. E como vc mesmo citou, um bom nome é um grande chamaris. Eu achei interessante esse modelo Robust.. vo aguardar aparecer alguem que tenha uma e nos de uma opinião sobre ela... ate agora, das que eu vi nos catalogos, seria minha escolhida. Abração. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigos, após árdua pesquisa, fiquei pensando... ::essa:: se levarmos em conta o tempo que demora a chegada de uma compra internacional + possibilidade de extravio + dificuldade na troca em caso de algum problema; eu cheguei a um questionamento e gostaria da opinião de vocês:

Que percentual de acréscimo vcs imaginam que seria justo pagar aqui no Brasi pelo MESMO PRODUTO? Em uma loja/vendedor confiável? Ou vice versa?

Vou exemplificar: encontrei uma Muela aqui no Brasil por 117 reais (preço + fete) e o mesmo produto no ebay por 47USD com frete (+- 94,00 reais).

Pelo menos em teoria, aqui no Brasil a entrega seria em 10 dias, a possibilidade de extravio é mínima e vc tem possibilidade

de resolver qualquer eventual problema mais facilmente.

Por isso a pergunta, qual percentual de acréscimo vcs imaginam que seria justo pagar aqui no Brasi pelo MESMO PRODUTO, em uma loja/vendedor confiável? Ou vice versa, quer dizer, qual percentual de economia justifica compras internacionais pela net?

No caso acima o percentual seria +- 24%

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...