Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite amigos,

 

Cabraljr e Leandro-Blah obrigado pelas opiniões.

 

Em relação à tramontina("t" minúsculo seguindo o exemplo do mestre Cabral ), devolvi a faca e a Falconarmas se comprometeu a devolver minha grana suada (ufa!!!). ::otemo::

 

Leandro, linda sua faca, o detalhe do gume progressivo a deixa ainda mais espetacular. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Cabral, tenho namorado com algumas coisinhas no ebay, o que você acha da Marbles?

Pelo que eu pesquisei produz suas facas no Paquistão como a Colt. Eu já sei que você não acha o aço damasco muito prático (e eu concordo em parte, mas que é lindo isso é); fiquei interessado em um item que está em leilão por 20 doletas até agora - Marbles Genuine Damascus Field Bowie Knife Hunting/Skinning Hunter/Skinner, 16,8 cm de lâmina, 5,0 mm de espessura de lâmina, 11,7 cm de cabo, 28,5 total; empunhadura de couro prensado e bainha em couro muito bonita nas fotos. Não há informações sobre os aços utilizados e sua dureza.

 

Em relação à cutelaria nacional comprei recentemente - ainda não chegou - uma faca da Coqueiro localizada em Santa Maria/RS. Estou precisando de uma boa faca para churrasco - sempre levando em consideração o custo-benefício e a estética ( Acho que foi o Diego que postou uma vez: BBB bom, barato, e bacana). R$ 65,00, mod - 208 FCB - aço inox 420, cabo de fibra com cavalo em alto relevo. Bainha em couro. Ela tem 33 cm de comprimento, sendo 20 cm de lamina e 13 cm de cabo, espessura da lamina 2 mm. O cabo não é inteiriço, tem de comprimento de 71 mm para dentro do cabo.

Quando chegar tentarei postar as fotos.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Jivas

A Marbles era uma marca tradicional de antigamente que alguém retomou e usa sob licença, tem bússolas, facas, canivetes e até óculos, o Indiana Jones usa uma bússola Marbles dessas em algum dos filmes. Assim, eu acho que você tem que decidir com base na avaliação das facas Paquistanesas de aço damasco que achar por aí, pois a grife em si não deve pesar no produto.

 

Eu tenho uma Coqueiro de cozinha de aço carbono, cabo de madeira, também não é full tang, são 6cm de cabo e 16 de lâmina de 3mm. A unica gravação é o logo da marca, a Coqueiro vende ela com um polimento espelhado, mas com o uso ele se vai e fica a aparência de uma aço carbono polida usada, diferente das aço carbono usinadas. Ela pega fio bom e persistente para uso geral em cozinha e churrasco. Comprei no Mercado Público de Porto Alegre, mas não lembro mais quanto paguei,foi barata porque é um modelo simples. É uma boa faca na minha opinião.

 

Esqueci, tenho outra Coqueiro de aço 420, é uma faca de mesa que eu uso pra comer o churrasco no prato/tábua. Tem cabo octavado de madeira, uma lâmina de 2,1mm, também não tenho nada negativo a relatar, funciona bem, o cabo não afrouxou, mudou de tamanho ou rachou por ficar de molho a lâmina pega fio bom para o uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Grande Trauco,

 

Já vi parte de sua coleção de facas em posts anteriores ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Confesso que comprei a Coqueiro e me inreressei pela de aço damasco da Marbles baseado em parte nas suas opiniões - sua Colt damasco e sua Coqueiro.

Acho que vc tem uma visão parecida com a minha (só que com um conecimento ::cool:::'> muito maior) pois vê suas facas como ferramentas, agregando um valor cultural

e estético - sacou que sou fã né? :D

A Marbles não é para meu uso, mas para presentear meu sogro, e eu queria um presente que conciliasse qualidade e beleza a um preço camarada.

 

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Jiv@, obrigado pela consideração, eu não comentei sobre a minha damasco porque esse material sempre é criticado e o tópico morre na vala comum onde sepultaram a briga de Maverick v8 vs. Opala 4100, Continental vs. Minister, etc. A minha Colt virou o meu "mini facão" de mato depois que o meu mini facão 440c quebrou ao rachar lenha seca. Quando eu não posso levar um facão de mato comum por falta de espaço, ponho ela na mochila. Ela funciona bem para essa função misto de machado, martelo e facão, você pode maltrata-la quanto quiser. Pra coisas menores, o tamanho e a espessura da lâmina, por mais afiada que esteja, a tornam menos apropriada. Ela já caiu de ponta num piso de quartzito (aka pedra mineira, pedra de pirenópolis) e não quebrou ou lascou, apesar do peso, outras menores, mais leves, de aços mais duros quebraram a ponta. O cabo de chifre com todo o uso e contato com água, lama, óleo mineral, etc está intacto como os cabos de osso ou de chifre, não inchou em contato com água e se deteriorou como os de burl ou compostos de burl e outros materiais, tampouco descolou pois é fixo pelos pinos e não por superbonder.

Eu não conhecia as Marble, eu só comprei um par de bússolas com corpo de latão e visor de safira dessa grife e vi a história da marca num livro de Woodcraft de 100 anos atrás. Eu dei uma olhada no EBay e, de fato, existem várias damasco muito bonitas na faixa 60-80 dolares, especialmente as facas estilo Bowie, eu compraria sem dúvida, mas não teria coragem de massacra-las como faço com a Colt. Eu tenho uma outra lâmina damasco, um blank, comprada da ìndia, genérica como a Coqueiro, na qual montei um cabo de ipê mas ainda não terminei de dar o acabamento nele, apenas o engastei depois de dar o acabamento no fio. Essa vai ficar na gaveta da cozinha depois de pronta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite amigos,

 

Após a devolução da defeituosa tramontina, permaneço necessitando de uma faca mediana, lâmina de 6'', em aço inox, para uso moderado (fazenda, praia e camping; nada de abrir trilhas em mata fechada ou usar frequentemente como machado). Como a quase inominável ::bruuu:: faca mencionada custou cerca de 45 reais com o frete, vou usar um pé de cabra e abrir um pouco a mão :cry: para gastar no máximo 100 reais ou 50,00 USD incluindo o frete. Visando sempre qualidade, funcionalidade e a beleza das facas claro. Encontrei algumas opções após dias de muita pesquisa no ebay/mercado livre/net (minha patroa perguntou "delicadamente" ::prestessao:: porque eu não desgrudo deste ::xiu:: computador e vou consertar o chuveiro elétrico - com defeito há quase uma semana! ::putz::

Cold Stell Bushman - aço SK-5, 54HRC ( o defeito é esse baixo HRC, é um pouco cansativo ter que afiar a faca com muita frequêcia).

Browing H18 - aço 7Cr17, 58 HRC (segundo o vendedor chinês)

Muela CIC 16G - aço 440 (não consegui descobrir se é 440A, 440B, 440C) , Molibedium Vanadium com 56 a 58 HRC de acordo com a minha pesquisa

Colt CT305 - aço 420J2 chinês segundo minha pesquisa, não descobri a dureza dele nesta faca.

Mora Classic nº 3 - aço carbono que eu sei que é muito bom, entretanto estou mais interessado em inox.

Sem esquecer a chinesa Big Fish também uma boa opção em aço 420, 54HRC - já tenho a irmã menor.

Imagino que todas são boas opções abaixo de 50 USD; são todas belas facas na minha opinião, mas estou mais inclinado pela Muela devido a tradição da marca e a procedência européia - que me perdoem os chineses, sei que fazem um bom trabalho nas marcas que citei.

Gostaria da opinião dos colegas principalmente a respeito do aços SK-5, 7Cr17, 420J2 e o 440 Molibedium Vanadium da Muela; e claro, sobre as facas referidas acima ou outras opções.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A partir da sua lista eu estimei o tamanho da lâmina e a partir do uso pretendido eu sugiro a Mora equivalente à Mora classic mas com aço Sandvik. Eu tenho uma dessas para usar no mar e ela não enferruja se não deixar de molho na água salgada, basta lavar que ela seca sem manchas. O fio é persistente, para o uso que você disse, o cabo é muito bom, a bainha é perfeita pra uso em ambiente "molhado" e o preço é muito bom, só que a lâmina é 4", como a Classic comum, e não 6" como você queria

 

http://www.ebay.com/itm/Mora-Craftline-All-Around-Fixed-Blade-Knife-Stainless-Blade-FT11201-/130808460990?pt=Collectible_Knives&hash=item1e74cab6be

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigo Trauco,

 

Obrigado pela resposta em tão pouco tempo.

Realmente eu não havia dado a devida atenção a esta bela Mora - o "vestido" preto com detalhes em azul lhe caiu muito bem ::love:: - exatamente por procurar uma lâmina um pouco maior já que recebi minha fish 8" recentemente.

Você muito acertadamente me alertou para o contato com a água ::otemo:: e eu havia selecionado modelos com cabos de madeira ::dãã2::ãã2::'> .

Vou procurar mais um pouco.

Mas já tenho pelo menos 02 facas que estão na minha lista, independente de poder comprá-las agora ou não: a Izula e uma Mora.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco e Jiv@s

 

Aproveitando que as Mora estão em assunto aqui, algum de vcs ja viu de perto o novo modelo, a Mora Robust? Vi algumas coisas dela na net, me parece bem legal, e o nome não é a toa, ela realmente é bem parruda. Se algum de vcs ja teve ela em mãos, me digam o que acharam, pois achei interessante, penso em adquirir uma, claro que se estiver convidativo o preço tb.

Separei algumas fotos dela que encontrei na net e achei legais:

http://www.workwearcanada.com/products/images-extra/974.jpg

http://joatrades.com/blade/m.jpg

http://www.pohrani.com/f/Y/T0/4JPmJjjB/762406816057e036c65bc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leandro tudo blz?

 

Infelizmente essa Mora e eu ainda não fomos apresentados :(:(:(

Realmente parece ser a mais robusta de todas, o que demonstra o interesse dos suecos em cativar cada vez mais os praticantes de atividades outdoor.

As Mora aliam como nenhuma outra - na minha opinião - qualidade, preço, simplicidade e beleza.

Me parece que o pensamento deles é simples: "se vc tiver que levar uma única lãmina, leve uma Mora."

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...