Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Baêta,

 

Seja muito bem vindo! ::cool:::'> :D

 

Com relação à cutelaria, ninguém aqui é expert! Tem uns com um pouco mais bagagem, mas todos somos aprendizes e apenas entusiastas, mas com a ajuda dos amigos, melhoramos nosso nível de conhecimento e temos assim mais chances de nos livrarmos das "bombas" que existem no mercado.

 

Com relação à suas dúvidas, é o seguinte:

 

Lanyard, é semelhante ao fiel ( aquela "cordinha" que policiais e militares utilizam/utilizavam prendendo a arma ao cinto ou arnês ou farda ). Normalmente é um trançado de paracord que ajuda na empunhadura ( quando esta é muito curta ), ou serve para melhorar o acesso ao canivete quando este está no bolso; e quando tem a forma de laço, serve para você passá-lo no pulso, para que a faca e/ou canivete não caia.

 

Com relação à diferença entre o 8Cr14 e o 3Cr13, é que um tem ao redor de 0,8% de C e o outro apenas 0,3%. Na prática significa que apesar do 3Cr13 ter 1 ponto percentual a menos de Cr, ele é "um zilhão de vezes" mais stainless/"inoxidável" que o 8Cr14, pois como tem apenas 0,3% de C para se ligar ao Cr, "sobra uma enormidade" de Cr na matriz para conferir o efeito anti-corrosão. Outra implicação é que dada a pequena quantidade de C, o 3Cr13 irá apresentar baixo potencial de endurecimento, sendo um aço normalmente bem mais "mole", o que tem implicações diretas sobre a durabilidade do fio... por outro lado, é um aço que quase certamente irá dobrar-se ao invés de fraturar quando aplicada uma força lateral ( enorme ). Eu ficaria com o 8Cr14... :mrgreen:

 

Com relação à CS Bushman, acho que já foi testada, provada e aprovada pelo Mestre VdM! :roll::D

 

Achei os preços que você citou um pouco salgados... 8) dê uma conferida nos seguintes links aqui no Brasil e veja as diferenças:

 

http://www2.ciashop.com.br/grego/dept.asp?dept_id=321

 

http://lista.mercadolivre.com.br/CANIVETE-SMITH-%26-WESSON-%C3%98

 

Quando você diz "usar sem dó", quais seriam as principais aplicações que você normalmente dá a uma lâmina? Cortar galhos e cipós grossos, médios ou finos? Mato leve ou mato pesado? Preparo de comida? Cortar caixas de papelão? Corda? Cavar a terra? ::ahhhh:: Etc!

 

Você pretende ter uma única lâmina para desempenhar todas as funções ou usaria duas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Baêta,

 

Para a nossa região, BH, a vegetação tende para o cerrado, logo as trilhas são bem abertas (diferente do Rio em que predomina a mata atlantica) te recomendaria uma lâmina fixa menor (de 10-12cm) como a Police ou Amazon da Guepardo (melhor preço é da casa dos pescadores na rua paraná) e um canivete pode ser um multi-tool como o victorinox pela pinça, abridor de latas, de garrafa e saca-rolha (isso é realmente importante!) ou um de lâmina simples bem afiado. com essas duas Lâminas vai está bem servido na maioria das trilhas.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, não tenho nem palavras pra agradecer a simpatia e as informações q vcs me passaram, espero poder retribuir de alguma forma!

 

Diego, andei olhando essa marca boker tb, achei algumas coisas interessantes.

 

Cabral, q bom q gostou do link, e valeu pelas informações (aula) técnicas! Acabei ficando com o 3Cr13, q é a ka-bar, a outra era uma Colt, mas quem sabe + pra frente eu pego ela tb!

 

Bom, acabei de comprar a Ka-Bar K2 Gila, paguei cerca de R$46,00. Penso eu q foi uma boa aquisição, mês q vem devo comprar a CS Bushman e to pensando seriamente em comprar tb o facão (machete) da Gerber, Gator Jr. (http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120722379782&ssPageName=STRK:MEWAX:IT#ht_2548wt_905).

É uma boa?

 

Lembrando q gosto de praticar um pouco de bushcraft, diferenciando de alguns praticantes, q levo minha comida e meu abrigo (rede e tenda ou barraca msm).

 

Mestre VdM, gostei do review da Guepardo Amazon, e dependendo do preço vou pegá-la tb enquanto a outra não chega. Costumo msm ir nessas lojas de pescador da Av. paraná.

 

Cabral, quando falo usar sem dó, significa q não terei frescura ao usar a lâmina, como disse, gosto de ficar alguns dias no mato, e mtas vezes acabo indo sozinho msm, por isso acontece de ter de usar pra valer a faca!

 

Minha idéia, é ter um facão, uma faca e um canivete bons pra excelente. Respondendo a sua pergunta, é quase sim pra todas as opções! hehehe!!

 

abraço a todos e mais uma vez obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A linha de cutelaria da Smith&Wesson é toda feita na China sob a supervisão da Taylor Brand, marca respeitada lá nos EUA.

 

Eu tenho um Smith&Wesson ExtremeOps Urban Camo, é muito bem feito e já aguentou coisa que nem era para um canivete aguentar, incluindo torção lateral da lâmina para tirar um pedaço de cano de PVC encalacrado na rosca dentro da parede.

 

A lâmina é bem afiada e consegue reter adequadamente o fio. Após cerca de 4 anos de serviço no meu bolso apenas pequenos detalhes de acabamento se desgastaram.

 

É a única faca que está comigo 24/7, até para o banheiro gosto de levar, hehehe ::dãã2::ãã2::'>

 

Fotos

 

20110512234017.JPG

 

20110512234134.JPG

 

A caveirinha pendurada no fio interno de paracord é pra aumentar o estilo Special Forces, hehehe :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Baêta,

 

Se pretende um uso intensivo e eficiente no mato, ESQUEÇA o Gerber Gator! ::ahhhh::

 

É uma porcaria! Não citam o aço e o pior é que há inúmeros relatos de fraturas catastróficas do cabo/empunhadura e "dobras" e mesmo fraturas da lâmina! ::grr::

 

E se isto por si só já não bastasse, dê uma olhada nesta foto do tang do Gerber Gator; é uma piada quando se trata de um facão de mato:

 

598d9eecc5460_gerbergatorCSbarong.jpg.f5fed2d0571a9ea5c58c5f005872a806.jpg

 

Se quer um uso arduo e com eficiência, opte por um Tramontina ou o Kukri ( kukuri ) ou o barong da Cold Steel, que inclusive acho que são da mesma faixa de preço do Gerber.

 

André, belo canivete! ::cool:::'> :D

 

Baêta, se havia alguma dúvida quanto à qualidade, construção e durabilidade do S&W, pode esquecer!

 

O André é afamado por tratar muito bem de suas lâminas, tomando o maior cuidado com as mesmas e só fazer trabalhos leves... 8):roll:::lol4:: #NOT!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pode cre! Eu acompanho o blog do André e já li mtos relatos dele!

O q seria tang?? A continuação da lâmina dentro do cabo?

 

Bom saber sobre esse facão, o q mais me atraiu nele foi o tamanho 18" e uns quebrados e por ter tb uma serra nas costas, o q depois me preocupou pelo fato de realizar alguns trabalhos tendo q usar as costas do facão pra bater ou msm segurar.

 

Estive olhando msm o facão Cold Steel Kukri (http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120714296722&ssPageName=STRK:MEWAX:IT#ht_2388wt_905) com msm faixa de preço porém achei grande. Nunca precisei de um facão, acham msm q vale a pena um?

 

tenho um da tramontina (15"), dakeles mais simples msm. Irei testá-lo esse fds (nunca usei) pra ver se ta prestando e segunda-feira posto os relatos!

 

valeu de novo pelas infos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Baeta, o facão Tramontina presta sim, só que vem de fábrica parecendo destinado a crianças até 5 anos, fio zero, mas isso é facilmente remediável.

 

Dependendo do modelo a madeira do cabo pode ser um tanto incômoda, por conta de quinas afiadas, mas também uma lixa resolve fácil.

 

Obs: Estou com fama de castigador de aço, o povo vai ter até medo de me mostrar as facas de coleção, hehehe ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Baêta,

 

Tang e/ou espigão é exatamente isso que você citou. ::cool:::'>

 

Este CS Kukri é o Magnum, com 17" de lâmina, mas tem o CS kukri com 13" de lâmina e uma "barriga" mais pronunciada.

 

Os Tramontina são bons, mas como bem lembrou o André, o acabamento é horrível, mas facilmente corrigível.

 

No caso do Kukri, eu pessoalmente vejo uma grande vantagem, que é justamente a vantagem mecânica proporcionada pela angulação e formato da lâmina que permitem com uma mesma força concentrar muito mais potência/energia em um golpe. E aqui não estamos falando dos Kukuris tradicionais de 1cm de espinha! ::ahhhh::

 

Além do fato da vantagem mecânica, há também a geometria recurva que propicia maior extensão de fio para um mesmo comprimento de lâmina e o fato de este formato "orientar" o que vai ser cortado ( cipós, galhos, capim, etc ) em direção à "barriga", aumentando a eficiência quando num mesmo nível de afiação de uma lâmina de fio mais plano.

 

Porém, como quase sempre quando se trata de lâminas, há uma troca: o que se ganha em poder de corte se perde em facilidade de afiação! ::putz::

 

No caso do Magnum isto é um pouco minimizado por sua curvatura ser mais suave; apesar da maior "alavanca" dado o maior comprimento de lâmina, acredito que sua eficiência seja um pouco menor que a do seu "irmão menor".

 

Mas isso só se leva em consideração para quem não sabe quase nada de afiação, já que um bom fio convexo ( técnica do mouse pad e lixas d'água ) ou uma pedra estreita tipo aquelas "tipo bigorna" de carborundum para enxadas mais afiação à mão livre resolvem o problema! ::cool:::'> :D

 

André, "Steel Punisher"... taí uma boa alcunha... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dei uma afiada/amolada ontem no facão da tramontina, inclusive cortei meu dedo dando uma de bobo! Fui passar o dedão pra ver se tinha ficado bão e cortei!

 

Cabral, não entendo nada de afiação tb, como disse antes, não entendo nada de cutelaria, nada msm! Antes eu comprava faca apenas pelo visual e preço, hj mudei isso e costumo dar uma pesquisada melhor, como estou fazendo e aprendendo aki nessa aula online gratuita! rsrsrs!

 

Então esse do link q postei vale a pena, certo?!

 

Quanto a faca, acho q vou ficar com a cold steel bushman msm e depois olho outra menor. Realmente ela é bem grande!

 

abraços e bom fim de semana a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...