Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Prezado Zocuni, como vc sou aficionado pela faca Kukri dos guerreiros nepaleses (mesmo servindo ao exército inglês) Gurkhas. E lendo as conversas sua com o Noda, vi que vc encomendou uma e se fosse possível gostaria que me desse informações sobre a aquisição e a qualidade dessa maravilhos arma tipo: valores pagos pela faca e impostos, como pagar, grau de dureza rockwell, se tiver, e mais qualquer coisa que possa me ajudar, pois estou interessadíssimo em adquirir uma dessa. Grt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Chaos,do mod que o Zocuni comprou,tem temperas diferenciadas desde o dorso ate a lamina,sendo que na parte do dorso possui entre 22 a 25 Hrc,meio da lamina 45 a 46 Hrc e lamina(fio)54 Hrc em diante,tendo algumas variacoes de mod. para mod.

Em sendo uma faca Khuhuri prod. em aco carbono 1095 ou 5160,possui corte muito bom e duradouro,facil na amolacao e pau pra toda obra.

Veja la em cima os links que o Zocuni colocou e vc achara um que mais ira te agradar.

Quanto a importacao,desembaraco alfandegario ai no Brasil,o Zocuni pode te dar algumas dicas.

Espere que entre para o clube dos apaixonados por khukuris.

Abracos.[:)][:)][:)]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Zacuni e Noda, foi muito informativo esse nosso papo, fiquei surpreso em saber que a faca em si é barata e o que sai caro é o envio e impostos, mais é assim mesmo. Sou apaixonado pela Khukuri pois algum tempo atrás tive contato com uma, e nem era uma oficial Gurkha dessas, e após isso fui estudar um pouco da história dessa lâmina e de como foi símbolo de uma tropa. Fiquei sabendo que ela tem 3 tipos de cortes em sua lâmina (não sei se é verdade) e sua qualidade e dureza, principalmente por se tratar de uma faca de amputação. Já tentei compra uma por aqui, mas infelizmente não sou dos mais favorecidos monetariamente falando (eheheh)e pelo visto acho que , segundo meus cálculos, vai dar para eu finalmente possuir uma. Já tenho uma Bowie, duas Imbel e mais algumas imitações. Sei que é difícil, mas aos poucos aumento minha coleção.

Muito agradecido a vocês e espero que essas conversas nossas perdurem por muito tempo. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estava fazendo uma pesquisa sobre facas e acabei achando este tópico. Não sei se seria o local adequado para tal questão, mas como pude ver tem muitos conhecedores de facas no fórum e eu gostaria da opinião de vocês.

 

Estou querendo comprar uma faca para uso em camping e pensei na série commander da tramontina. Elas são facas realmente boas? Qual delas é a mais interessante? A I, II ou III? O cabo de aluminio não amassa com facilidade?

 

No caso da Commander II, é possível remover aqueles dois pinos ou eles são fixos?

 

Existe alguma outra faca que tenha também um preço razoável e seja de boa qualidade?

 

Também encontrei por aí uma faca de nome Platoon, cujo fabricante, se não me engano, é a nautika. Essa faca se compara com as tramontinas?

 

Bom, acho que é isso. Se alguém puder me dar umas dicas ficaria agradecido.

 

Valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aktu,blz?

Todas as 3 facas mencionadas sao boas para uso em camping.

A comander 2 e uma copia fiel da Buck Master e os pinos sao destacaveis sim.

O cabo de aluminio,nao amassa com facilidade,pois sao de duraluminio.

Quanto as facas da nautica,nao posso te dizer nada,pois nao conheco de perto.

Para saber mais sobre mod. e precos,entre neste site.

www.taymo.com

Se tiver mais duvidas,poste aqui que terei o maior prazer em responder.

Um forte abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa Kaoru, valeu pela atenção.

 

Depois que você postou a resposta, comecei a procurar a faca commander II da tramontina para comprar, porém ouvi dizer que o aço deles (tramontina) anda meio ruim de uns anos para cá. Isso procede ou é desculpinha de loja que não possui os produtos dela?

 

Quanto aos acessórios da comander II, eles são úteis mesmo ou é apenas perfumaria? Fiquei indeciso entre a commander II R$180 à R$190 e a commander R$70,00 (que é uma simples de tudo, com cabo de borracha injetada). A diferença de preço tem a ver com o quê? Os acessórios apenas, a qualidade ou simplesmente por que a commander II é réplica da Buck Master?

 

Valeu pessoal,

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aktu,desculpa pela demora na resposta.

A Tramontina nos mod.commander,tem um aco bom sim,em relacao ao custo-beneficio e aco,desde que seja de boa qualidade,nao tem por que se preocupar e o que os lojistas dizem,nao se procede.

Quero dizer que em termos de aco,existem uma infinidade de tipos com sua dureza,resistencia a abrasao,tracao,frexibilidade e tudo mais.

Nas commander,nao sei precisar o tipo usado,pois ja faz muito tempo que nao tenho contato com produtos dai do Brasil,mas creio que sao usados os acos nacionais e se for para camping,vc nao necessitara de facas com acos de ultima geracao,como os ATS34,CPM S30V e etc.

Alem de baratas,cumprem bem a sua funcao,que e cortar.

Se fosse comprar,ficaria com a commander de R$70,00,pois se o motivo e camping e nao sobrevivencia,ja ta de bom tamanho.

A diferenca de precos,sao os acessorios e talvez a bainha.

Quanto aos acessorios,nao digo que sao perfumaria,mas sim que se deva conhecer a sua funcao de uso e para camping,sao ate indispensaveis.

Creio que se vc pesquisar mais,por esse preco(R$70,00 a R$190,00)vc encontre produtos importados de boa qualidade ai no Brasil.

Veja o site www.taymo.com que vc deve encontrar algo por la.

Precisando e querendo tirar mais duvidas sobre o assunto,poste aqui que terei o maior prazer em te ajudar.

Um grande abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa Noda, tudo jóia?

 

Valeu pelas dicas mesmo. Ainda estou pesquisando um pouco, talvez faça uma importação com o Mauro da www.taymo.com.

 

Ele me sugeriu também a faça MK2 da Imbel, por ter um aço muito bom. Estive vendo algumas da Ka-bar também. Quem sabe eu tomo coragem de gastar um pouco mais...

 

E ainda no papo sobre facas: o que vocês usam para afiar suas facas hein? Estive conversando com o Mauro e ele falou que essas pedras que conhecemos já estão ficando um pouco ultrapassadas, e que a cerâmica e equipamentos diamantados são mais usados. Procede ou as pedras normais de carbureto de ainda são muito usadas?

 

Estou pensando em comprar aquele afiador Micro-X da Gatco. Alguém já usou ele? É bom?

 

Recentemente procurei por páginas que falassem a respeito de afiação de facas. Os links estão no browser de casa. Quando estiver lá eu as envio, é um material bem legal: Traz muitas explicações métodos e ângulos especificos para cada uso, etc...

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Creio que a questão de afiação esteja em um binômio Habilidade X Material, com afiadores do tipo Micro-X se consegue um bom fio, mais que suficiente para facas de camping.

 

Agora para um excelente fio, como para facas fileteiras, canivetes táticos, etc, fico com a boa e velha pedra de afiar + chaira, claro que para aços até uns 52 HRC, além disso a melhor e talvez única alternativa sejam os abrasivos e chairas diamantadas.

 

As Commander usam aço Cromo-Molibdênio com um tratamento especial para têmpera, revenimento, etc. não é nenhum topo de linha (ATS34 por exemplo) mas, pelo preço, está de bom tamanho. Creio que tenham cerca de 54 HRC.

 

Falando em facas de churrasco, tive o prazer de comprar um cepo da trampontina com um conjunto de 6 facas Century forjadas em aço inox 420 - 55 a 58 HRC, para manter o fio é só fazer cócegas na chaira de vez em quando... uma beleza para os olhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marcio,obrigado por ter postado sobre o aco das commander.

Aktu,essas dicas do Marcio sao 10.Pode seguir a risca.

Eu uso os do tipo Arkansas e os diamantados,mais pela necessidade dos acos das laminas que possuo,mas tenho pedras mais comuns tambem.

Ai Marcio,ta bom de a gente marcar um churrasco para experimentar nossas facas quando eu voltar pro Brasil,rs.

Vai ser um corta daqui e um corta dali sem fim,rs.

A todos,um grande abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...