Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Salve, macacada.

 

Depois de possuir muitas facas inox, commanders da vida, zakharov e etc, cheguei ao (meu) veredicto: a melhor lâmina pra se carregar no dia a dia das trilhas é um barato e confiável facão de 10 polegadas (tramontina, corneta...)

 

É leve, eficiente, útil para cozinhar, cortar um galho, operar a fimose (eu mesmo operei a minha)... enfim; depois de 15 anos de andanças eu recomendo o bom e velho facão 10 polegadas.

 

Eu apenas carregaria um maior, de 16/18 polegadas, se fosse entrar numa mata fechada, caso contrário o de 10 garante qualquer encrenca.

 

Abs caminhantes,

 

Mantiqueira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Bom, acabei de comprar uma faca da nautika, estou apaixonado, daqui a pouco vou dormir com ela debaixo do travesseiro...

 

alem de tudo ela eh linda, comprei a preto carbono mas tem a metalica tambem...

 

deem uma olhada

 

 

 

20063713557_platoon.jpg

 

ai esta a descricao dela:

 

  • Cabo de alumínio

Feito a 440 graus centígrados

Medida total (aprox.): 35,0cm

Medida lâmina (aprox.): 20,0cm

Lâmina tipo turca com serra de aço inoxidável forjado

Pode ser na cor preta carbono ou alumínio

Funções: Serra, anzol, compartimento estanque, mini-faca, kit primeiros socorros, lápis, bússola, espelho refletor, chave de fenda, abridor de garrafas, estilingue, borracha tripa de mico, amolador, cordim, abridor de madeira, serra, lâmina, régua, etc...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá amigos das lâminas , estou de volta após algum tempo fora é que na verdade sou militar e estava em missão e por isso estive afastado esse tempo. Primeiramente quero agradecer ao zocuni e ao noda pela acessoria na Kukri ou khukuri (como bem diz o noda), na verdade obtive uma que não é a original, mas uma realizada por um cuteleiro muito bom e gente finíssima que conheci, pretendo até se alguém se interessar passar o e-mail dele (se ele autorizar) pois ele tem vários tipos de facas e além disso faz cópias de outras sempre utilizando bons materiais, de qualquer forma já adquiri duas dele e lhe mandei o desenho de uma para ele confeccionar e ainda estamos na fase de acertos, acho que são os últimos para resolvermos quaisw maeriais adotar e o melhor desenho, pode sofrer alterações. Bem é isso negociamos inclusive os preços, pois é o que pega para mim, sabe como é né soldo de militar... Mas espero por notícias de todos vocês em breve, e aos novos companheiros é um prazer conhecê-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa! Se o assunto é facas, me interessa... Só não coleciono por falta de tempo ($$$). hehehe

Facas tenho 6 e canivetes uns 8... De bom mesmo, uma Commander II e um canivete Victorinox Camping.

Tenho também uma cópia da faca "Oso Negro" (Urso Negro), mas não lembro qual é o fabricante da original, acho é da Aitor. É um mix entre Bowie (rebaixo do dorso) e Kukri (curvatura do fio), muito linda. Adoro as Bowie.

Sobre a Commander II, posso dizer que é um trambolho. É uma ótima faca, para o fim à que se destina. Se cair no meio da Amazônia e só puder ter uma ferramenta, que seja ela, ou uma Jungle King. Mas para uso "normal" em trilhas e camping, se torna pouco prática. O guarda mato é muito grande, o que atrapalha em serviços "culinários". Bainha grande, pesada e como um todo, é cheia que quinas vivas, que enroscam em roupas, mochila, cipós... Nesse aspecto a Commander III é melhor, pois é possível remover o guarda-mato facilmente, só tirando o pomo do cabo.

Comprei uma faca Sport da Tramontina, leve e com design limpo:

http://www.tramontina.com.br/product/final_product.aspx?language=0&prod_id=1104&cat2=3&cat3=66

Essa faca é muito boa, robusta, excelente fio e se acomoda em qualquer canto da mochila, sem estragar nada. Além dela, uso o canivete suiço (sempre!) e dependendo da situação, levo um facão de 12" com bainha, ou um canivete grande no lugar da faca, desses que tem um pino na lâmina, para abrir com o polegar.

Certamente existem marcas e aços melhores que os usados pela Tramontina, mas para o uso que faço, atendem muito bem e à um custo acessível. Além de algumas serem muito bonitas, como a Bowie 10" e a Samurai 7" e 9".

Aqui tem a linha esportiva da Tramontina:

http://www.tramontina.com.br/product/product.aspx?language=0&cat_id=66&cat2=3

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Schroeder, na minha opinião, são ferramentas, cada uma com seu uso específico.

Vc tem que ver para onde está indo, então definir qual o equipamento que vai precisar. Facão só é necessário em matas, e onde não se tem certeza da trilha que vc vai pegar. Mesmo assim, um de 10 ou 12 polegadas, com bainha é suficiente. Se é um trekking com guia ou por trilha que já é conhecida, não terá utilidade.

Se vai acampar e cozinhar, uma faca com lâmina grande é muito útil. Mas não essas à moda Rambo & Cia., que além de pesadas, não são muito práticas em ofícios culinários. Às vezes basta um canivete com uma lâmina grande.

Um canivete do tipo suíço, pequeno, não mais que umas 10 funções, é um parceiro inseparável. Suíços muito grandes acabam ficando em casa, ou pq valem demais, ou pq são grandes e pesados. E vc só usa mesmo a lâmina e os abridores de lata e garrafa. A pinça também é muito útil. Mais que isso é perfumaria.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala galera

 

eu tenho um suiço com laser, um multi função sem marca, uma machadinha e um facão de 16/18 polegadas.

 

o problema é com o facão, faz tempo que não uso ele nem a machadinha, será que vale a pena amolar eles ?

 

existe algum produto para passar na lamina do facão, tem alguns pontos que está começando a "oxidar/enferrujar"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Raffa,

na minha opiião sempre vale a pena deixar as ferramentas amoladas, pois mesmo que percam um pouco o fio com alguma oxidação, ainda assim será mais fácil recuperá-lo.

 

Para guardar, o melhor é, depois de limpar bem e tirar todas as manchas de ferrugem, passar um pano com óleo mineral (daqueles de máquina de costura ou mesmo WD-40) e enrolar as lâminas em um filme plástico (destes de PVC de cozinha). O importante é manter o oxigênio afastado do aço, portanto uma camada de óleo e um plástico bem coberto garantirão a durabilidade de suas lâminas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...