Ir para conteúdo

Europa março/2010 - Ajuda dos feras!!!


Posts Recomendados

  • Membros

olá pessoal,

 

nos últimos tempos tenho estudado bastante aqui no forum, pois pretendo fazer minha viagem em março com a minha mulher.

sei que ainda falta tempo, mas quero me antecipar e ficar atento a todas as questões afim de evitar o máximo de surpresas desagradáveis.

 

não quero poluir o fórum com mais uma ajuda de roteiro e coisa e tal, portanto pensei em criar apenas este tópico e levá-lo até o fim, até decidir completamente minha viagem e depois aqui postar minhas experiências.

 

sem mais delongas, aqui vai meu roteiro inicial: temos 28 dias ao todo sem contar a saída e chegada do brasil.

 

saída de porto alegre em 6 de março de 2010.

 

- brasil - portugal (7 dias)

pretendo ficar em lisboa alguns dias, depois alugar um carro para conhecer a grande lisboa e arredores e ir até o porto onde devolverei o carro.do porto irei para paris de avião low cost.

- portugal - frança (5 dias) avião low cost

na frança acho que ficarei apenas em paris, ainda não decidi no meu roteiro todos os locais que visitarei nessas cidades, aliás, estou inclusive aberto a sugestões, e continuo pesquisando tudo que posso a respeito. mas certamente irei aos locais "confirmados". de paris vou para a holanda de trem ou ônibus, o que for mais em conta ou mais conveniente. preferencialmente noturno e economizo uma pernoite no hostel.

- frança - holanda (3 dias) ônibus eurolines

na holanda também irei nos locais principais, vou alugar uma bici e etc. de amsterdam vou para berlin de trem ou ônibus preferencialmente noturno.

- holanda - alemanha (3 dias) ônibus ou trem

a partir de berlin, pensei em comprar o passe de trem saver para 3 países 5 dias. para fazer os próximos deslocamentos. aí que vem umas das dúvidas também, já vi muito aqui afirmarem que não compensa comprar o passe...

e de berlin vou até vienna também no modo noturno para economizar no hostel.

- alemanha - áustria (2 dias) ônibus ou trem

de vienna, irei para venezza também pelo modo noturno.

- áustria - itália (7 dias).

quando sair de venezza, pretendo novamente alugar um carro para ir em direção ao sul passando florença e roma, passando por San Giovanni Valdarno Arezzo, onde vou visitar umas pessoas.

- itália - brasil

de roma voltarei para porto alegre. já vou comprar a passagem com esta opção de voltar por roma pela tap, sendo que o avião faz escala em lisboa antes de vir para o brasil. assim economizo esse trecho, pois reparei que a passagem sai mais barata assim que voltando de lisboa direto.

 

a única coisa viável de alterar seria o trecho entre berlin até a itália, passando por outros locais como praga (neste caso o passe de 3 países já não valeria), ou alguma outra cidade no caminho. de qualquer modo estou aberto a sugestões em todos os sentidos, minha intenção aqui é trocar idéias e alternativas para essa viagem.

 

agora farei algumas considerações a respeito da minha viagem:

- tenho nacionalidade portuguesa. mas não sou casado legalmente com a minha mulher apesar de morarmos juntos há mais de 6 anos. já sei toda a documentação exigida para turistas, mas tenho receio em relação a esses problemas de deportação e tal. talvez seja uma boa idéia casar com ela no brasil e averbar meu casamento em portugal, ou casar-me por lá mesmo. será que isso evitaria qualquer azedume por parte das autoridades? será que isso é realmente necessário?

 

- seria interessante levar um netbook de 9" para poder descarregar as fotos e vídeos, usar internet para comunicação com o brasil, agendar algum trem ou coisa desse tipo? também consultar o roteiro feito pelo google earth, atualizar a planilha de custos da viagem, etc.

 

- pretendemos ficar em albergues que tenham quartos de casal ou ao menos 2 camas privadas. acho que é melhor já fazer as reservas antecipadas, correto? nessa mesma linha, a questão de organizar o roteiro como um todo, com reservas de trem, avião e albergues, pode de alguma maneira "prender" nossa viagem, de modo que qualquer alteração na rota pode provocar uma série de alterações em diante. o que fazer nesse caso? vejo que realmente as vantagens de antecipar reservas refletem no custo. é isso mesmo? ou segue o roteiro ou paga mais caro para ter maior liberdade?

 

bem, ainda temos tempo e não quero alongar demais o início do tópico. vou continuar minhas pesquisas e estudos e vamos debatendo aqui, ok?

 

um grande abraço a todos e aqueles que quiserem colaborar ou dar sugestões e críticas sejam muito bem vindos!

 

cumps

Link para o comentário
  • Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Olá vidalpesca,

 

Seja bem vindo!!!

 

Você basicamente já montou o roteiro, então nem vou dar palpites para tirar dias de uma cidade, acrescentar outra.

 

Para sugestões de roteiros de Paris, vá no fórum da França, pois lá tem um tópico só de roteiros em Paris.

 

Quanto ao passe de trem. São muito divergentes as opiniões. Eu, por exemplo, não gosto. Prefiro ter opções de meios de transporte a ter que ficar preso em um.

 

Não acho que seja necessário o casamento. Mas se você já comentou isso com sua companheira, ela deve ter se animado. Então se der para trás agora, com certeza, terá problemas.

 

Acho not fundamental para viajar. Ainda mais uma viagem longa, e que precisa de confirmação para tudo, seja reserva de ônibus, avião.........checar horários. Comprar bilhetes e não ficar grilado de ir num ciber e usar seu cartão.

 

Na medida em que vc reserva albergue/hotel vc já fica um pouco preso e tem que seguir o roteiro. Eu viajei no mês de março tb, baixa temporada, mas já fui com quase tudo comprado. Achei mais fácil já definir tudo do que pensar quantos dias fico nessa cidade, e depois ter que me preocupar de comprar passagens. Para mim, essas coisas fazem você perder tempo. Como você mesmo disse, pagará mais caro se quiser comprar as coisas na hora.

 

Até e boa pesquisa...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Algumas pessoas acham que planejar e comprar com antecedência os hotéis, passagens, etc., limita a viagem.

Creia que a tranquilidade de saber que na Europa, com dificuldade de se entender as diversas línguas, ter tudo reservado e confirmado tem um valor incrível. Deixar algo para a última hora pode significar dormir na estação ou aeroporto. Não ter passagem para onde se quer ir, etc.

Os diversos sites da Internet conseguem te passar tudo o que ver em cada lugar. Alguns são interativos, e é possível ler comentários de quem já foi, tudo isso ajuda e muito. Não é preciso reinventar a roda.

Quanto ao netbook, acho uma excelente idéia, faz falta viajar sem entrar na Internet. Vários locais públicos tem acesso gratuito, vários hotéis, estações, etc. Registre todo equipamento importado no posto da PFederal antes de viajar para não ter problemas na volta.

Alguns (se não forem quase todos) albergues do Albergues da Juventude tem quartos de casal, mas estes são poucos e se esgotam rápido.

Realmente os Europeus (passaporte vermelho) tem algumas regalias nas aduanas a mais que os brasileiros, mas qualquer coisa que ateste que vocês moram juntos, conta conjunta de banco, mesmo endereço em contas de gás, luz, etc., pode num momento de problema ajudar a resolver tudo. Leve cópias de qualquer dessas coisas, mas o mais importante é mostrar as reservas de hotéis, a passagem de volta comprada e dinheiro seja tanto em espécie quanto em cartão.

 

Abraços,

Link para o comentário
  • Membros

opa pessoal!!!

 

valeu pelas dicas gente!

 

bom, estava olhando a passagem aérea e a simulação que fiz, ficou assim:

 

6 de março 2010 - porto alegre - são paulo - lisboa;

13 de março 2010 - porto - paris;

4 de abril 2010 - roma - lisboa - são paulo - porto alegre.

 

o preço ficou em 2.590 reais com as taxas cada passagem, achei bom o preço e estou pensando em comprar este mês ou mês que vem. será que ainda baixa de preço ou a tendência é aumentar? lembrando que esta data de retorno de 4 de abril será o domingo de páscoa.

 

em relação ao netbook, achei super bacana, pois para descarregar as fotos e vídeos é uma mão na roda! além do fato de poder acompanhar o roteiro, falar com parentes, etc. inclusive pagar contas neste tempo que estarei fora. estou achando qe será essencial. ainda não tenho o netbook, mas já estou pesquisando um para comprar.

 

acho que vou fazer as reservas dos albergues sim, pois já tinha percebido como esses quartos de casal necessitam antecedência para hospedagem.

 

descobri uma passagem de ônibus de paris para amsterdam noturna pela eurolines. comprando com 45 dias de antecedência sai por 12 euros. 6 horas aproximadamente. parece interessante também.

 

postei no tópico de mochilas, mas não custa nada colocar aqui também. estou pensando em sair com praticamente a roupa do corpo e adquirir algumas peças por lá, incluindo uma mochila. e como vou chegar em lisboa, vi na decathlon essa mochila e achei bonita, interessante e com bom preço: http://www.decathlon.pt/PT/myto-80-34555637/. será que é boa?

 

outra coisa que ainda não consegui decidir, é em relação ao deslocamento entre berlin e veneza. queria fazer o trecho noturno, e no site da empresa de trem da alemanha, "db", se não me engano, a passagem custa cerca de 115 euros, achei caro demais, sendo que essa passagem vai até vienna apenas. então se alguém sabe me indicar uma rota terrestre que saia de berlin até veneza, por trecho noturno eu agradeço. continuo lendo os tópicos sobre isso, mas ainda não achei nada específico a esse meu caso.

 

pessoal, uma outra questão é sobre o idioma. na real estou estudando inglês em casa, já tenho uma base, mas ainda sou "beginner", então fica a dúvida se conseguirei me virar em países de idioma que não conheço, como frança e alemanha. não é imprescindível que se tenha domínio do inglês, certo? posso me virar com um inglês sofrível? e uma ajuda de "gestos"? hehehe...

 

por enquanto é isso, o planejamento continua...

 

grande abraço a todos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Agência de Viagens, elas existem para isso mesmo: vender passagens e estadias.

Planejar uma viagem apenas por sites de Internet pode sair bem mais caro. Misturar as duas informações é o melhor dos mundos.

Vou responder a algumas coisas (marcas de mochila serão melhor respondidas no forum correto), sugiro que vc coloque tuas contas com pagamento automático e viaje tranquilo. Ou peça para alguém fazer isso por você durante a viagem.

Se vc está sendo modesto demais, o teu inglês mesmo "sofrível" vai te ajudar e muito. Uma dica não pergunte a quem vc notar que fale bem o inglês: talvez vc não entenda a resposta, tente alguém que fale pensando e bem devagar. E mais, aprenda algumas frases que irão te salvar em cada língua, ou todas elas em inglês mesmo. Atenção: Mesmo sabendo de cor as frases e sua pronúncia correta não fale com a pronúncia que teu professor te daria um 10! Pode indicar uma excelência na língua e a resposta será indecifrável. Holanda, Alemanha e Áustria falam línguas que são verdadeiros códigos secretos, aprenda a ler algumas informações essenciais, como saída, banheiro, masculino, feminino, etc., nessas línguas senão vc nem sai da estação de trem por falta de achar a saída.

Talvez o euro baixe de preço, mas na alta temporada tudo é caro, então não conte com preços diminuindo e aproveite cada promoção encontrada.

Abraços,

Link para o comentário
  • Membros

constantino, muito obrigado pelas dicas que vens me dando!

com essa ajuda que tenho recebido aqui tenho certeza de que farei uma excelente viagem!

 

queria apenas comentar sobre tua resposta na parte que falas de montar a viagem por meio da internet.

hoje eu fiz contato com uma agência que me foi recomendada e obtive a seguinte proposta:

 

2 JJ 3294L 06 MAR 6 POA/GARULHOS HK2 13:00/14:35

3 TP 198V 06 MAR 6 GARULHOS/LISBOA HK2 17:15/06:05 07MAR 7

 

4 TP 426V 13 MAR 6 CIDADE DO PORTO/PARIS HK2 10:20/13:40

 

5 TP 843V 04 APR 7 ROMA/LISBOA HK2 19:00/21:00

6 TP 197V 04 APR 7 LISBOA/GARULHOS HK2 23:45/ 06:45 05APR 1

7 JJ3161L 05APR 1 GARULHOS/POA HK2 12:40/ 14:15

 

VALOR DA TARIFA EM DOLARES: U$ 1.059.00

 

TARIFA EM REAIS: R$ 2.198.69

 

VALOR DAS TAXAS: R$ 345.48XT

 

VALOR TOTAL DA TARIFA POR PESSOA: R$ 2.544.17

 

VALOR TOTAL PARA DUAS PESSOAS: R$ 5.088.34

 

obs: parcelado em 5 x sem juros.

 

saiu pouco mais barato que pelo site da tap, sendo que no site da tap, no dia 6 de março eu não estava conseguindo avião que saísse de poa e chegasse em guarulhos, e nesse caso seria de minha responsabilidade ir de congonhas a guarulhos, tendo 3 horas até a saída do avião da tap. apenas em 7 de março conseguia descer em guarulhos.

então acho que já vou fechar a compra das passagens para em seguida cuidar das novas etapas.

 

na verdade, o que eu fiquei com a pulga atrás da orelha, foi que tu disseste que poderia ficar bem mais caro planejar a viajem através de sites da internet. eu estava pensando em reservar os hostels através do hostelworlds e as passagens de trem pelo site das mesmas. como havia mencionado antes, pela eurolines de paris a amsterdam, fica 12 euros com 45 dias de antecedência (comprada pela internet mesmo). então fica aí a dúvida, tu quiseste dizer para fazer essas reservas através da agência de viagens? seria mais barato?

 

desculpe se estiver sendo inconveniente. mas eu não quero errar, né? nem pagar mais caro também...

 

grande abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
constantino, muito obrigado pelas dicas que vens me dando!

com essa ajuda que tenho recebido aqui tenho certeza de que farei uma excelente viagem!

 

queria apenas comentar sobre tua resposta na parte que falas de montar a viagem por meio da internet.

hoje eu fiz contato com uma agência que me foi recomendada e obtive a seguinte proposta:

(...)

na verdade, o que eu fiquei com a pulga atrás da orelha, foi que tu disseste que poderia ficar bem mais caro planejar a viajem através de sites da internet. eu estava pensando em reservar os hostels através do hostelworlds e as passagens de trem pelo site das mesmas. como havia mencionado antes, pela eurolines de paris a amsterdam, fica 12 euros com 45 dias de antecedência (comprada pela internet mesmo). então fica aí a dúvida, tu quiseste dizer para fazer essas reservas através da agência de viagens? seria mais barato?

 

desculpe se estiver sendo inconveniente. mas eu não quero errar, né? nem pagar mais caro também...

 

grande abraço!

 

As agências podem conseguir descontos e repassar aos clientes,

Mas como no Brasil tudo é pelo mais caro, tanto a Cia Aérea quanto a AG que recebe desconto, às vezes oferecem preços bem salgados. Procurar faz bem ao bolso. Nem todo mundo oferece às AGs descontos, acho que na Eurolines o site pode ser o lugar mais barato.

 

Abraços,

Link para o comentário
  • Membros

Ola Vidal,

Eu nao sei exatamente como vao as coisas no Brasil com relaçao a agencias x compra pela internet, entao nao posso opinar. Mas moro na Italia ha dois anos e meio e aqui ja aprendi que tudo pela internet é mais barato. Esta semana mesmo estive em uma agencia "fisica" pra comprar a minha passagem para o Brasil no final do ano e o valor era no minimo €100,00 mais caro do que pela internet. A questao é que existem muitas agencias "virtuais" que obtem os mesmos descontos que uma agencia normal consegue, sem precisar bancar os custos de luz aluguel e funcionarios como as outras. As companhias de voo low cost funcionam da mesma forma...

Quanto a hosteis na europa, na minha opiniao os sites mais completos e economicos sao:

http://www.hostelbookers.com

http://www.hostelworld.com

http://www.booking.com (este é de hoteis, mas muitas vezes se acham barbadas, nao precisa pagar nada antecipado e nem booking fee, e normalmente da pra cancelar a reserva ate um dia antes da data marcada sem onus)

Flama

Link para o comentário
  • Membros

olá pessoal,

 

agradeço ao constantino e a flama! por toda a ajuda que tenho recebido. e ao junior faria também.

 

comprei as passagens. exatamente como está no meu último post.

 

agora é partir para as próximas etapas, ainda não sei qual mochila vou comprar, quais os albergues, etc. vou continuar estudando no forum e ir decidindo as questões.

assim que tiver algumas coisas definidas vou colocando aqui para apreciação de todos.

 

grande abraço!

 

ps: achei um ônibus noturno, também da eurolines que faz berlin-viena por 64 euros. achei razoável...falta viena-veneza ainda e todas os transportes estarão teoricamnte acertados. aliás, saindo de veneza, vou alugar um carro pra descer até roma.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

vidalpesca,

 

a maioria dos foruns possuem um tópico só de albergues. Então fica fácil de vc achar boas dicas. Eu coloquei uns link no roteiro Europa-Agosto a Setembro de 2009, mas já vi que há lugares diferentes dos q vc vai visitar.

 

Acho q Vienna-Veneza será mais prático onibus ou trem mesmo.

 

Para dicas sobre locação de carro na itália e roteiros dê uma olhada no tópico "Itália-Roteiros de Viagem Itália".

 

Boa pesquisa. Até...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...