Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 54
- Visualizações 14.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Rafa Atanásio 29 posts
-
migjur 2 posts
-
dmarques 2 posts
-
Robertausf 1 post
Oi
Irei relatar aqui com alguns detalhes importantes (e outros nem tantos rs) sobre meu primeiro mochilão na linda Bolívia!!
Inicio:
SP - Campo Grande - Corumbá/MS
Peguei um voo em São Paulo no Aeroporto de Campinas com escala em Campo Grande-MS para Corumbá, que faz divisa com a Bolívia.
Como não paguei o valor original da passagem (ganhei de uma amiga que trabalha com aéreo
), posso dizer apenas que elas variam de 300,00 à 600,00 reais (ida e volta).
Cheguei as 15h no mini Aeroporto de Corumbá e fiquei esperando um amigo que estava vindo da Bahia.
Como o ônibus dele atrasou e o aeroporto (que tem apenas 1 voo por dia) estava fechando
resolvi me encontrar com ele direto na rodoviária.
Peguei um táxi até um banco e depois fui encontrá-lo. Taxista simpático, mas me cobrou 20,00!
Nota: Quando estava mofando no aeroporto achando que meu amigo chegaria, perguntei à 2 taxistas quanto custaria a 'viagem' até a fronteira para carimbar o passaporte na PF. Eles me falaram que em torno de 40,00 à 45,00 reais... lembrem-se disso.
Voltando...
Encontrei meu amigo e como já estava tarde resolvemos encontrar um hotel para descansar e começar a trip super tranquilos. Seguindo uma dica de uma amiga, rachamos outro táxi até um hotel que esqueci o nome
, (na continuação do post eu irei lembrar e coloco junto com endereço e valores
).
Passeamos a noite por Corumbá, tudo bem tranquilo (demais), compramos uns lanchinhos e voltamos pro hotel.
DIA 30/01
Agora sim começa a trip! Yaaaaaaay
O nosso Roteiro foi:
SP - Corumbá - Santa Cruz de La Sierra - La Paz - Uyuni - Salar de Uyuni - La Paz - Chacaltaya - Valle de la Luna - Copacabana - Isla del Sol - La Paz - Santa Cruz de La Sierra - Corumbá -SP
Saindo do hotel resolvemos perguntar ao recepcionista se por acaso não haveria outra forma de chegar à fronteira sem ser de táxi. Lembram que falei dos taxistas espertinhos? Pois então, eu não tinha encontrado em nenhum relato por aqui sobre a existência de um ônibus, mas sim, EXISTE UM ÔNIBUS ou LOTAÇÃO que leva até a fronteira
. O recepcionista nos informou que podíamos ir ao terminal e que lá passa um bus que e se chama FRONTEIRA
no valor de 2,40 por pessoa ou você pode comprar um ticket de uns moços que ficam por ali por apenas 2,00. 
e depois de 5 minutos... chegamos na fronteira.
Chegando na fronteira e carimbamos a saída do Brasil na PF (duração de 5 minutos) e entrada na Bolívia (duração de 1h20).
Calor terrível! Fiquei meio 'sei lá' sobre o gelo que o moço estava usando para fazer umas 'raspadinhas', mas o calor falou mais alto e resolvi pedir um 'copito de nieve' por 2 reais.
Passaporte carimbado uhuuuuu, pegamos um táxi com um cara louco até Puerto Quijarro por 15,00!
Foi um abuso, mas estávamos com pressa.
Compramos a passagem, eram umas 11h da manhã. Trem na categoria SUPER PULLMAN que custou 100,00 Bs. Como não havíamos trocado nenhum dinheiro, paguei uns 38 reais (aproximadamente) e meu amigo uns 18 dólares. Nosso trem iria sair as 14h50, então fomos almoçar em um barzinho que tem em frente e voltamos pra estação pra continuar esperando...
Finalmente nosso trem chegou e já amamos! Estávamos receosos, mesmo tendo pesquisado muito antes... sei lá, né? rs
Porém estava tudo bonitinho, pertinho da TV, com ar condicionado (ôooh glórriaa) e serviço de bordo!
E de lá partimos para Santa Cruz de La Sierra.
continua...
Editado por Visitante