Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Relato: Mochilão - Bolívia Janeiro/2014 - Detalhes e Dicas

Postado
  • Membros

Oi :P

Irei relatar aqui com alguns detalhes importantes (e outros nem tantos rs) sobre meu primeiro mochilão na linda Bolívia!!

Inicio:

SP - Campo Grande - Corumbá/MS

Peguei um voo em São Paulo no Aeroporto de Campinas com escala em Campo Grande-MS para Corumbá, que faz divisa com a Bolívia.

Como não paguei o valor original da passagem (ganhei de uma amiga que trabalha com aéreo ::love::), posso dizer apenas que elas variam de 300,00 à 600,00 reais (ida e volta).

Cheguei as 15h no mini Aeroporto de Corumbá e fiquei esperando um amigo que estava vindo da Bahia. ::hãã2::

Como o ônibus dele atrasou e o aeroporto (que tem apenas 1 voo por dia) estava fechando :shock: resolvi me encontrar com ele direto na rodoviária.

Peguei um táxi até um banco e depois fui encontrá-lo. Taxista simpático, mas me cobrou 20,00! :cry:

Nota: Quando estava mofando no aeroporto achando que meu amigo chegaria, perguntei à 2 taxistas quanto custaria a 'viagem' até a fronteira para carimbar o passaporte na PF. Eles me falaram que em torno de 40,00 à 45,00 reais... lembrem-se disso.

Voltando...

Encontrei meu amigo e como já estava tarde resolvemos encontrar um hotel para descansar e começar a trip super tranquilos. Seguindo uma dica de uma amiga, rachamos outro táxi até um hotel que esqueci o nome :? , (na continuação do post eu irei lembrar e coloco junto com endereço e valores :wink:).

Passeamos a noite por Corumbá, tudo bem tranquilo (demais), compramos uns lanchinhos e voltamos pro hotel.

CAM00462.jpg.1027f55a0f8ac3d47b0032aef732367c.jpg

DIA 30/01

Agora sim começa a trip! Yaaaaaaay ::hahaha::

O nosso Roteiro foi:

SP - Corumbá - Santa Cruz de La Sierra - La Paz - Uyuni - Salar de Uyuni - La Paz - Chacaltaya - Valle de la Luna - Copacabana - Isla del Sol - La Paz - Santa Cruz de La Sierra - Corumbá -SP

Saindo do hotel resolvemos perguntar ao recepcionista se por acaso não haveria outra forma de chegar à fronteira sem ser de táxi. Lembram que falei dos taxistas espertinhos? Pois então, eu não tinha encontrado em nenhum relato por aqui sobre a existência de um ônibus, mas sim, EXISTE UM ÔNIBUS ou LOTAÇÃO que leva até a fronteira :shock:. O recepcionista nos informou que podíamos ir ao terminal e que lá passa um bus que e se chama FRONTEIRA ::putz:: no valor de 2,40 por pessoa ou você pode comprar um ticket de uns moços que ficam por ali por apenas 2,00. ::hãã2::

SAM_0196.JPG.46c6bb07446c0750be0395f4a0b1a02a.JPG

CAM00471.jpg.40411c00984e23b1d919c15e962cef6f.jpg

e depois de 5 minutos... chegamos na fronteira. :D

SAM_0202.JPG.a0cc6809ed0c2fec53ac4c4b79c6bd79.JPG

Chegando na fronteira e carimbamos a saída do Brasil na PF (duração de 5 minutos) e entrada na Bolívia (duração de 1h20).

Calor terrível! Fiquei meio 'sei lá' sobre o gelo que o moço estava usando para fazer umas 'raspadinhas', mas o calor falou mais alto e resolvi pedir um 'copito de nieve' por 2 reais. ::mmm:

SAM_0201.JPG.1fdc183807308b96bc626d2ba6c27edb.JPG

SAM_0204.JPG.bb01385bfbbb906aebd9f6c5672da22c.JPG

Passaporte carimbado uhuuuuu, pegamos um táxi com um cara louco até Puerto Quijarro por 15,00! :x Foi um abuso, mas estávamos com pressa.

Compramos a passagem, eram umas 11h da manhã. Trem na categoria SUPER PULLMAN que custou 100,00 Bs. Como não havíamos trocado nenhum dinheiro, paguei uns 38 reais (aproximadamente) e meu amigo uns 18 dólares. Nosso trem iria sair as 14h50, então fomos almoçar em um barzinho que tem em frente e voltamos pra estação pra continuar esperando...

SAM_0211.JPG.0cc16b9c76fc4219169e38f7fc79cb21.JPG

SAM_0215.JPG.e573e91436e7968fd7d58ee33a4f10a9.JPG

SAM_0213.JPG.21e732cb55be5f8d5d6ca83d0bca75f4.JPG

Finalmente nosso trem chegou e já amamos! Estávamos receosos, mesmo tendo pesquisado muito antes... sei lá, né? rs

Porém estava tudo bonitinho, pertinho da TV, com ar condicionado (ôooh glórriaa) e serviço de bordo!

E de lá partimos para Santa Cruz de La Sierra. ::otemo::

CAM00480.jpg.08651a9fc6e72d24853121fc1f877713.jpg

SAM_0224.JPG.ecf862f13bef9c0d52cf789178314855.JPG

SAM_0253.JPG.dff3ada24b8c0024dbe311b19bdd2df4.JPG

continua...

Editado por Visitante

• Respostas 54
  • Visualizações 14.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Legal sua trip Rafa...e pegando carona na pergunta do companheiro anterior, então o chip dessa operadora que comprou já tem a opção de internet 3G ou lá não funciona essa modalidade?? E como fez para descarregar as fotos? Levou note/tablet ou nos hostels é tranquilo de achar PC para uso? Desde já agradeço.

Oie, dmarques! :D

Então, o chip é o 'Tigô'. Assim que eu coloquei e habilitei o celular, ele entrou como 3G. Normal e até rápido hehehe

Meu amigo levou um notebook, mas quase não o usamos. Os hostels (todos) tinham PC pra uso à vontade ::hãã2::

Bjooooos! :wink:

Postado
  • Membros

Olá Rafa, tudo bem? Muito loka a trip hein? e mto bom o relato tb! Vou fazer um roteiro parecido com o seu em agosto, e estou adicionando alguns detalhes, vou te encher o saco com duvidas, tudo bem? A primeira é, de sta cruz a la paz, vc lembra qual cia vc foi? e qual o tipo de bus? e o horário? rsrsrs. Obrigado!

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Rafa, tudo bem? Muito loka a trip hein? e mto bom o relato tb! Vou fazer um roteiro parecido com o seu em agosto, e estou adicionando alguns detalhes, vou te encher o saco com duvidas, tudo bem? A primeira é, de sta cruz a la paz, vc lembra qual cia vc foi? e qual o tipo de bus? e o horário? rsrsrs. Obrigado!

Olá, hniachi!! Q bom q curtiu o relato!! :D

Pode perguntar sim hehehe, fuçando aqui achei a notinha da companhia que fui.

Dentro do Terminal Bimodal, fui na companhia Trans Copacabana 1 Mem, paguei 170,00 Bol! Bus Cama com saída às 16h00!

Bjooooooo!

Postado
  • Membros

Valeu Rafaela.

Então blz. Pago o trem com reais e depois em Santa Cruz faço um melhor cambio e já pesquisando pela Net no trem ::hãã2::

Muito boa observação do desayuno na Isla del Sol, nada de ficar subindo e descendo a toa :lol:

Quanto ao frio, além da camiseta acho que é bom levar mais um moletom para o friozinho da noite ::lol4::

Minha segunda aquisição em solo boliviano vai ser casaco anti gelo, luvas, para aquentar o periodo. Um bom vinho também resolve. ::ahhhh::

Flw

Postado
  • Autor
  • Membros
Valeu Rafaela.

Então blz. Pago o trem com reais e depois em Santa Cruz faço um melhor cambio e já pesquisando pela Net no trem ::hãã2::

Muito boa observação do desayuno na Isla del Sol, nada de ficar subindo e descendo a toa :lol:

Quanto ao frio, além da camiseta acho que é bom levar mais um moletom para o friozinho da noite ::lol4::

Minha segunda aquisição em solo boliviano vai ser casaco anti gelo, luvas, para aquentar o periodo. Um bom vinho também resolve. ::ahhhh::

Flw

Hehehehe isso aeee!!!

Dá uma passadinha na Decathlon! Tem roupas de frios maneiras lá hein!!

Boa tripppppp, posta o relato pra acompanhar depois!

Bjos! ::hahaha::

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

Muito bom seu relato, detalhado e com valores.

Você se lembra das temperaturas no Salar, Chacaltaya e em Copacabana? Quais as roupas de frio que usou?

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá! Adorei seu relato, foi de grande ajuda para algumas partes do meu roteiro. Tira uma dúvida, você lembra de ter visto tipo conexão para Cusco nessa viagem de Copacabana em vez de voltar para La Paz?

Obrigada : )

Postado
  • Membros

Olá Rafa, adorei o seu relato, eu e um amigo estamos planejando pricamente o mesmo roteiro que você, me surgiu uma dúvida no final, nos estavamos vendo a cotação do Boliviano para o real de 1 Real = 2.81 BOL, mas no final do seu relato você diz que gastou R$128,00 aproximandamente em toda Tripo, confere mesmo esse valor?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.