Ir para conteúdo

TRAVESSIA KOTIA - HUAYNA POTOSÍ - 6 DIAS


Posts Recomendados

  • Membros

Brufavaro, excelente relato, SENSACIONAAAAAL !!!! ::otemo::

 

Pergunta 1: - O Trekking de 6 Dias passa pelos mesmos lugares do Trekking de 3 dias ?

 

Exemplo: Se eu fosse fazer o mesmo Trekking que você fez passarei pelos mesmos lugares do Condoriri ? Ou compensa fazer os dois Trekking's (Cotia-Huayana e Condoriri) ?

 

Pergunta 2: Me falaram que dá pra fazer o Trekking Condoriri por conta própria; Você acha tranquilo fazer por conta própria ? O caminho pra chegar da base do Condoriri ao Pico Austria é tranquilo ? Ou você acha que realmente é necessário um guia ?

 

Agradeço desde já pelas informações ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá fcofabioviana!

 

Vale bastante a pena, sim! E tem mais, já que sua viagem vai ser longa, você poderia até fazer um percurso menor. Os últimos três dias dessa travessia são os mais bonitos. De repente vale a pena fazer só o final.

 

O Diamox é um remédio usado geralmente para edemas e glaucomas, mas também é aconselhado para prevenir e reduzir efeitos do mal de altitude. Ele é vendido normalmente no Brasil. Aqui no mochileiros mesmo muitos já tomaram e relataram boas experiências.

 

Sobre o que levar eles aconselham:

INCLUYE :

Transporte Privado

Guía

Alimentación 6 almuerzos, 5 cenas y 5 desayunos.

Cocinero

Mulas.

Equipo de camping carpa y colchoneta.

Equipo de cocina.

Carpa cocina.

 

 

NO INCLUYE:

*Bolsa de dormir.

*Lentes de sol.

*Linterna frontal.

*Crema solar.

*Ropa abrigada.

*Parque nacional.

*Mochila 60 litros.

*Mochila 5 litros.

*Snack chocolates y otros.

*Seguro personal.

 

Realmente fora isso eu não usei mais nada. A não ser a medicação. Aconselho também capa de chuva e se possível uma muda de roupa impermeável.

 

Sobre a água, eu levei 2 litros de água pro primeiro dia. Depois disso, o guia pegava água das lagunas, fervia para fazer chá, o almoço/janta e também para bebermos. Tem muitas lagunas pelo caminho, a questão da água nem foi uma preocupação.

 

Espero ter ajudado e fique à vontade para perguntar!

 

Bruna

 

 

Ok Bruna, valeu mesmo!

Realmente fiquei muito interessado. Vou tentar organizar meu roteiro pra fazer essa travessia. Nem que seja a mais curta, como vc sugeriu.

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bruna:

 

Vc é uma montanhista valente.

 

Parabéns! Gostei muito da descrição e da sensibilidade do seu relato. E as fotos conseguiram retratar toda a beleza do lugar.

 

Uma coisa que me ajudou muito em Huayhuash foi a calça impermeável na hora de dormir com muito frio. Ela faz um "vapour barrier" que é muito eficiente. Mas a solução que vc encontrou foi de uma veterana! Suas sugestões são absolutamente corretas.

 

O Diamox é bom tomar realmente como diz a bula, e antes de começar a caminhada. O formigamento não é nada diante do MAM.

 

Botei a trilha na minha wish list por culpa do seu relato!

 

Abraços e boas trilhas!

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sandman,

Obrigada!

 

gruncosta,

Se você for pra uma altitude maior que 5mil metros, quanto mais dias você puder disponibilizar para a aclimatação melhor. Lembre-se que, no caso, o próprio aeroporto de La Paz (El Alto) já está a 4mil metros.

Eu fiquei 4 dias em La Paz, não recomendo ficar menos do que isso e se pudesse tería ficado mais tempo. Nos dois primeiros só caminhei bastante pela cidade, no 3º fiz o downhill de Coroico que chega a 4670m e no 4º dia mantive o ritmo de caminhada pela cidade. É interessante fazer também a subida ao Chacaltaya, que está a 5420m. Durante o trekking, a regra de subir por volta de 300m por dia também é importante, além de privilegiar dormir nos lugares mais baixos.

Mas na verdade, a essa altitude você só estará plenamente climatizado depois de umas 3 a 4 semanas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

M.Hoffman,

Em primeiro lugar, obrigada!

Pergunta 1: não, o trekking de 3 dias é composto pelos últimos 3 dias do de seis dias. Se você fizer o que eu fiz você estará fazendo o trekking de "Condoriri" de 3 dias, MAIS outros 3 dias, em que você passa por Khoti e Ajwani. São lugares bonitos, claro, mas a parte do Condoriri (4º, 5º e 6º dia do que fiz) é realmente mais bonita. Se eu fosse fazer esse trekking novamente, faria a opção pelo de 3 dias, começando na laguna Juri Khota.

 

Pergunta 2: Como o espaço é um descampado e os picos são facilmente identificáveis (se você tem ideia de como são, claro), diria que seja possível sim. Nessa parte final do trajeto você avista muitos tótens marcando alguns caminhos. Sinceramente, eu não arriscaria fazer isso sem um guia. Pelo trekking de 3 dias eu imagino que você vá pagar uns 150 dólares. Pense que nesse valor está incluso a alimentação, o cavalo que vai levar sua bagagem e todo e o resto, e mais um guia que sabe exatamente qual caminho tomar ou não tomar em caso de eventuais surpresas. Esse valor é nada comparado aos preços mais que abusivos de trekkings feitos no Brasil. Se você for bastante experiente em alta montanha e orientação, estude o caminho, vá com tempo e aproveite! Caso contrário, desembolse 150 dólares e fique em paz, rs.

 

 

peter tofte,

Que montanhista não é um pouco valente né rsrsrs?

 

Obrigada pelo elogio ao relatos e fotos. Sobre a calça, certamente ela não sairá mais da mochila, junto com o Diamox! rs

 

Se puder, faça a trilha. E volte aqui para nos contar ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Hoffman:

 

Eu acrescentaria algo a resposta da Bruna. Eu gosto muito de fazer trekkings solo na Argentina e Chile. Mas na Bolívia e Peru infelizmente existe a questão do roubo (no Peru, solo, tive um dos bastões roubados durante a noite por "ratoneros"). Com guia isto dificilmente aconteceria. Outra questão é vc sofrer do mal de altura. Solo seria difícil para evacuar. O guia (bem treinado) não só perceberia que vc esta com MAM severo, EPGA ou ECGA como lhe traria para baixo em cima do lombo de um burro.

 

Os preços são tão em conta (veja quanto Bruna pagou sozinha por 6 dias! Se ela fosse num grupo pagaria menos) que vale contratá-los. E vc esta dando trabalho para pessoas humildes, o que os ajuda muito. É impressionante como é baixa a diária que eles ganham. E mesmo assim é bem superior ao que eles ganhariam na agricultura ou pastoreio. Eles recebem tão felizes a gorjeta ao final do trekking (usualmente 10% do valor pago a agência)!

 

Bruna, ainda não fiz trilha na Bolívia. Mas seu relato fez perceber o que estou perdendo. Quando fizer com certeza vou postar.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

______________________________________________________

 

Bruna e Peter, obrigado pelas dicas !

 

Em setembro vou fazer esse Trekking, e farei o Trekking de 3 dias com guia. Ficarei bastante tempo em La Paz, então tentarei formar um grupo grande para diminuir bem o preço, pois sei que poucas pessoas conhecem esse Trekking ! :D

 

Obrigado novamente pelas ficas ! ::otemo::

 

________________________________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

______________________________________

 

Pretendo fazer o Trekking de 3 dias ... e fazer os 72Km do Trekking El Choro. Esse da pra fazer sem guia tranquilamente ! :D

 

Ficarei mais 7 dias em Huaraz, mas farei somente Trekking's Bate-Volta ... ou então deixarei huaraz para uma próxima ocasião, e farei o Trekking da Cordilheira Huayhuash.

 

Depois vou explorar a região de Sorata/Bol. Dizem que tem muitos Trekking's maneiros por la ::otemo::

 

______________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...