Membros xmday Postado Maio 7, 2014 Membros Postado Maio 7, 2014 Gastos Rio para Sta Cruz pela Gol: 16k milhas + uns 120 reais de taxas, passagem comprada em janeiro Vôos internos na Bolívia: cerca de 300 reais Comida, hospedagem e passeios: cerca de 450 dólares Total => cerca de 1500 reais Sta Cruz Achei o aeroporto Viru Viru top, pequeno mas bem organizado. Não fui incomodado em nenhum momento, sem assédio de taxistas. Tem wifi liberada. O micro para o centro fica parado em frente, logo na saída. Linha 153. Custou 6bs. Fiquei no Hostel Loro Loco, reservado via hostelworld. Comi o famoso Pacumuto por 36bs numa boa churrasqueria: Descobri o shopping Ventura Mall novo, grande e lindo (fica no 4o anillo), muita loja de marca mas achei tudo caro. Passeio pelo centro incluindo a praça central. Enfim, Santa Cruz não tem muito o que fazer! (ou então não achei) Mas foi um bom início. Sta Cruz para Sucre: entre 12hs de ônibus ou 30min de avião, fiquei com o segundo. Comprei um vôo por 294bs pela BoA dias antes do embarque (parece que é preço fixo independente da antecedência). Gostei da BoA, vôo saiu um pouco atrasado mas o avião estava em bom estado e bem limpo. Táxi Hostel Loro Loco até o Viru Viru por 50bs (inicialmente pediram 60bs). Não há mais aquela taxa de 15bs do aeroporto. Havia o seguinte aviso: Para os aeroportos de La Paz, Cochabamba e Santa Cruz a taxa aeroportuária está incluída no bilhete a partir de 03/03/2014. Sucre Fiquei na casa de uma prima e juntos visitamos alguns museus no centro, o mirador da cidade e o cemitério (muito interessante, parece com o da Recoleta em Bs.As.) Fomos também nos mercados central e campesino. Tem que comer as saltenas e sta clara no El Patio. Comi também o Pique a lo macho em um bom lugar por 48bs. De Sucre para Potosi Ônibus Trans Villa Imperial +/- saiu 15min atrasado e custou apenas 20bs. Viagem durou cerca de 3:30 com paisagens lindas. Estrada asfaltada. Potosi Preparar para altitude pq em Potosí é 4200m. Me hospedei no Hostel Koala, 50bs por um quarto coletivo sem reserva mesmo. Passeio na praça central pela noite, maravilhosa, muitas luzes, linda. Café da manhã top, muito bom. Comprei o tour para as minas na Cristal Tours por 70bs (barato!). Infelizmente eles atrasaram e só chegamos na mina por volta das 10hs. Emprestaram todo o equipamento. Passeio difícil ok? (como já disseram aqui). Cerro rico: O passeio terminou por volta das 13hs. Todo mundo saiu imundo! De Potosi a Uyuni paguei 30bs no ônis, saímos 14:30 e chegamos por volta das 18:30. Uyuni Fui ao Hostal Vieli, também sem reserva. Fica na calle Sucre perto da esquina com Colón. Quartos individuais pequenos por 50bs. Banheiros coletivos mas bons. Negativo: não havia café da manhã. Lembrar de comprar a passagem de Uyuni para La Paz (ou qualquer outro lugar) antes de sair para o salar! Passeio no salar Comprei com a Empexia por 700bs (chorei um desconto de 50bs) que era uma das poucas que não vi reclamações. Mas quando chegou o dia nos colocaram num carro da Tours y Bol. Ou seja, não adiantou escolher. Carro razoável, ótimo motorista, que também era o cozinheiro. Cemitério de trens (divertido mas nada demais), o salar (muito legal), isla del Pescado (não paguei para subir pq achei chato). Comida bem saborosa. Não fiquei com fome em momento algum (os biscoitos que levei sobraram). A 1a noite no hotel de sal foi boa, quartos coletivos e cama razoável com várias cobertas. Mas que hotel rústico/tosco! Hahahaha O banheiro era uma droga, muito ruim. Para água quente tinha que pagar 10bs. Levar também papel higiênico próprio. A dica que deram aqui dos lenços umedecidos também é ótima. Levar também óculos escuros, protetor solar e labial e (claro) roupas de frio e 1 garrafa água. Na boa: sacos de dormir, muitos lanches, muita água... não fez falta. Como já disseram aqui, proteja sua câmera e baterias do frio. As minhas baterias chegam a durar só a metade se eu as deixo no frio. Café da manhã com pão, manteiga, geléia, nescafé, leite em pó, achocolatado e chás. O 2o dia (lagunas e arbol de piedra) foi complicado. Muita poeira mesmo. Estrada de terra ruim, o carro balançava muito. O hostel que fiquei era em frente à laguna colorada. Sem tomadas elétricas (só tinha luz), custava 5bs para recarregar celular e 10bs banho quente. Hostel bem melhor que o 1o porém chuveiros em outro prédio que não estavam funcionando! Claro, quartos também coletivos. Antes de dormir, aproveite para olhar para o lindo céu estrelado (se suportar o frio!!) 3o dia foi terrível: acordar 4:30 não foi fácil com o frio de morrer. Fomos aos gêiseres, muito legal! Depois para lacuna verde que não estava verde (disseram pq não havia vento). Depois rumo à fronteira chilena. Paramos no controle boliviano, quem ia pra San Pedro desceu e voltámos rumo à Uyuni. Muita poeira no caminho, estava chorando barro e cuspindo tijolos. Sinceramente? Dava para fazer esse passeio em 2 dias, bastando sair cedo no 1o dia e chegar mais tarde no 2o dia! Chegamos em Uyuni por volta das 16:30. Procurei um baño/duchas público e achei na própria av. Ferroviaria. Custo: 10bs. De Uyuni para La Paz pela Panasur, paguei 120 bs e o ônibus saiu 20hs, chegando por volta das 6:30. Viagem horrível, apesar do ótimo ônibus: estrada de terra e muitas curvas. Quase não dormi. La Paz Fui direto para o hostel (Wild Rover), táxi da rodoviária por 15bs (mas peguei na rua, não em frente). Deixei a mochila no depósito, tomei café no próprio hostel (que é simples: café, leite, chás, pão, manteiga e umas geléias). Passeio pela praça Murillo, mercado de bruxas, igreja são francisco, etc. Seguindo as dicas daqui queria fechar o passeio de bike na Barro Biking. Paguem 450bs (10% de desconto) pela bike dupla suspensão, com direito a CD e camiseta. Comprei também um city tour (60bs) e a luta livre das Cholitas em El Alto por 50bs (somente aos domingos). Já estava cansado de altitude e montanhas por isso cortei Chacaltaya. Queria ir ao Tiwanaku mas tb cortei só tinha o domingo e não chegaria a tempo para ir na luta livre. O city tour passou pelo Valle de la Luna e ali fica parado por 20 min (entrada = 15bs). Notei que há vários micros que passam ali, então parece fácil ir/voltar por conta própria. No dia seguinte, domingo, luta livre das Cholitas. O onibus saia 15:30 (de fato só saiu quase 16:30), chegamos na arena em El Alto por volta das 17:30, já escurecendo. A luta é muito divertida, todos deram boas gargalhadas: Dia seguinte passeio de bike e a Barro Biking pisou na bola: o horário de saída era 7:30 e só passaram no meu hostel 9:00 (liguei várias vezes para eles pq jurava que tinham me esquecido). Ao chegar o funcionário se desculpou e explicou que houve problemas, blá, blá... mas quando chegamos (cerca de 1hr depois) a La Cumbre ainda tinha outras agências também chegando. Equipamento fornecido é bom (mas não novo), deu pro gasto. La Cumbre é lindo, paisagens belas com um pouco de neve. Passeio muito radical, adrenalina total, tombos iminentes, necessário ter juízo senão pode até morrer! Olha aí: O passeio acaba por volta das 15:00 num hotel, onde ficamos enrolando até eles lavarem as bikes, embora eles digam que é tempo pra ir na piscina - sabe de nada, inocente . Último dia, acordei cedo e voei La Paz p/ Santa Cruz pela Amaszonas. Paguei cerca de 650 bs comprando com umas 2 semanas de antecedência. Para fazer o checkin, ter em mãos passaporte/identidade e o cartão de crédito usado na compra. Táxi Hostel Wild Rover até o Aeroporto El Alto por 60bs (inicialmente pediram 70bs). O avião é um bombardier que estava limpo e em bom estado: Bagagem em mãos, tem uma funcionária que verifica a bagagem com o cartão de embarque (ótimo!). Fiz hora em Viru Viru aguardando meu vôo Gol para o Brasil. É isso aí. Abs! Bolivia, um belo país! Bolivianos, um povo fraterno! Citar
Membros rafaelbsantos Postado Maio 7, 2014 Membros Postado Maio 7, 2014 Estou indo agora em Junho, me fala uma coisa e a temperatura muito frio, voce comprou para frio por lá ? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.