Ir para conteúdo

Itália em 16 dias quase sozinha: Roma, Nápoles, Sorrento, Florença, Pisa, Luca, Siena, San Gimignano e Veneza


Posts Recomendados

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Vanessa,

Queremos (vou com meu marido) ir a Verona, Veneza, Florença ( +Pisa, Lucca, San Gimignano e siena), Roma e Pompeia.

Da sua viagem, onde voce mais gostou e onde voce não voltaria?

Abraços.

 

Oi, Neuza, td bem?? Eu amei demais Florenca e San Gimignano!! Voltaria qtas vezes pudesse... Ja Pisa eu curti, mas acho que uma vez na vida ja basta, sabe?rss

Link para o comentário
  • Membros
Oi, Vanessa!

 

Muito legal o seu relato, as fotos estão demais!

 

Ahhh, saudades de Florença!!! A Itália realmente é um dos países mais lindos do mundo!

 

Estou acompanhando. Um abraço! ::otemo::::otemo::

 

 

Oi, Victor, fiquei feliz que esta gostando!! A Italia eh realmente demais,ne?? Um pais que nao da pra explorar numa viagem so...

Link para o comentário
  • Membros

Dia 13: San Gimignano e Siena

 

Eu já havia lido muitos relatos dizendo que era meio inviável fazer Siena e San Gimignano no mesmo dia sem carro, mas mesmo assim insisti, pois eu fazia MUITA questão de conhecer as duas cidades e não teria tempo suficiente para dedicar 1 dia a cada uma delas.

 

Acordei super cedo e fui a estação de Florença pegar o trem para Poggibonsi (comprei o bilhete na noite anterior) pois em San Gimignano não há estação de trem. Saí de Florença, desci em Poggibonsi e na tabaqueria da própria estação, comprei o bilhete de ônibus. O ponto de ônibus fica exatamente na saída da pequena estação, tem um painel com o horário de todas as saídas. Quando cheguei, um ônibus tinha acabado de sair :? então esperei um bocado para chegar o próximo.

 

Você descerá no ponto final do ônibus e bastará atravessar a rua para começar a explorar essa cidade que ganhou meu ::love:: :

 

1411.JPG.098a790c4e5f258e16a10868245dfc9f.JPG

 

Eu nunca tinha ouvido falar nessa cidade até começar a programar a minha viagem a Itália, e, desde então, fui me apaixonando pela cidade...quando entrei por aquela "portinha' rss pensei:"Caramba!! Cheguei aqui!". Eu adoro cidades medievais, gente, talvez por isso a minha empolgação...rs. Fui andando em direção a Piazza della Cisterna, a mais famosinha da cidade. Lá aproveitei para experimentar o famoso gelatto que já ganhou diversos prêmios (e certamente a fama é merecida!).

 

1320.JPG.e2f42960f6e78468dbe006acb7aaac46.JPG

 

1377.JPG.9e1306b83085423324fe69d366e9a72b.JPG

 

Fiquei um tempo lá passeando pela Piazza e depois decidi fazer a Passeggiatta delle Mura:

1383.JPG.a5edb759097ea16e25a1da6470c91bdf.JPG

 

Ai, para tudo, gente!! Você começa por um tunelzinho, depois vai seguindo a trilha com aquela linda vegetação toscana...aquele ar puro, aquela paisagem maravilhosa em meio a cidade murada me fez querer ficar lá por muuuito tempo!

1335.JPG.1699dee876bc175565837239361ea9d8.JPG

1343.JPG.621657218f7cc9225becd9dbabf12e6a.JPG

1331.JPG.54dd59f4a87756125c0971ee89dd649b.JPG

1391.JPG.fedfde86f3d31e04b4fb36923d921c11.JPG

 

Como não morrer de amores? Fui seguindo sem rumo, vi essa igrejinha linda aí abaixo (infelizmente não me lembro o nome) e aproveitei para descansar um pouco os pés.

1347.JPG.d7ac1c288f5e971105306ff2bcacbc67.JPG

 

Depois disso, resolvi seguir para a Piazza del Duomo - lá fica a Torre Grossa, e, se você tiver disposição, pode subí-la. A vista deve ser belíssima, mas como já comentei acho que uma dezena de vezes nesse relato, #traumatizei com a basílica de San Pedro e não quis subir mais NADA na Itália hahahahaha

1365.JPG.2bd775a87e2d2acc71d7608efed4ae01.JPG

 

Vou confessar a vocês: está difícil de selecionar as fotos para esse relato! Não quero cansar vocês também...rs

 

Aí você me pergunta: Ok, o que mais tem para ser feito em San Gimignano?

 

San Gimignano é daquelas cidades que o simples fato de caminhar pela cidade já é um baita de um passeio. Mapas? Pra que? Ande sem rumo, a cidade é minúscula. Explore a Passegiata delle Mura, as piazzas, os pequenos detalhes, como moradias locais, restaurantes...eu decidi conhecer o Museu da Tortura, mas, sinceramente, achei bem bobinho, sabe? E você os encontra também em outras cidades da Toscana.

 

Almocei por lá, infelizmente não me lembro o nome do restaurante, mas pedi uma massa deliciosa com sálvia (amo!) e o vinho da casa. Achei interessante que uma cliente levou um cachorrinho no restaurante, parece que isso é meio normal em alguns lugares da Europa, né?

 

Eu teria ficado o dia todo em San Gimignano, de buenas, mas precisava seguir para Siena, né? Sabe aquelas cidadezinhas que você vai embora, olha pra trás já com saudades e diz a você mesma (o) que um dia ainda vai voltar? Pois é...

 

Para quem tiver interesse por essa cidade, venha ver o post no meu blog: http://ciaoviaggio.com/category/san-gimignano/

 

Continua...

Link para o comentário
  • Membros

Dia 13: San Gimignano e Siena - continuação

 

Voltei ao mesmo ponto de ônibus de onde desci em San Gimignano rumo a Poggibonsi. Lá, comprei o bilhete de trem a Siena. Sinceramente não sei dizer se essa é a forma mais fácil, mas foi o que encontrei enquanto pesquisava. Foi nesse momento que percebi que realmente é complicado conciliar as duas cidades sem carro, vejam só: de manhã cedo, peguei o trem + ônibus, curti SG, voltei a pegar o ônibus, depois trem...e ai? E aí que o centro histórico de Siena é meio afastado da estação de trem. Eu planejo todos esses detalhes logísticos em minhas viagens mas nesse eu vacilei. Cheguei na estação, comprei o bilhete do ônibus que me levaria ao centro histórico. Acho que eu devia imaginar que era tão simples como de Poggibonsi a SG, mas não...quando comprei o bilhete na tabaqueria, me informaram que eu deveria atravessar a rua, entrar no shopping porque era lá que saiam os ônibus. Foi o que fiz, e andei como uma barata tonta ::hein: não achava esse raio de terminal de ônibus ou sei lá o que de jeito nenhum...já estava ficando estressada com isso tudo.

Aí, sei lá como, acabei descendo (acho que de elevador) e vi um ponto de taxi e um ônibus passando...pensei: deve ser por aqui, mas...que ônibus eu pego? Eis que avisto uma menina com mochilão nas costas e fui perguntar. Era uma chinesa mais bem preparada do que eu, que tinha o número do ônibus certo...hehehehehe...quando o bus chegou subimos, tinha um casal de chineses lá dentro e ela começou a conversar com eles (Tecla SAP, porfa?? rs ::lol4:: ) para se certificar de que desceríamos no lugar certo.

 

Finalmente cheguei a tão famosa Siena!! A segunda maior cidade da Toscana tem muito charme e é MUITO maior do que San Gimignano: repleta de turistas, lojas, etc etc...confesso que foi meio que um "baque"....rs. Eu sabia que a cidade era grandinha mas quando a gente pesquisa, lê, parece que não visualizamos a muvuca de gente, né?

 

Segui direto a Piazza del Campo, a famosa onde ocorre o Palio di Siena nos meses de Julho/Agosto:

1454.JPG.e5131b21247f368124b72b41a6281a78.JPG

 

A Piazza tem um astral muito bacana: é o coração da cidade, lá você vê diversos grupos de amigos, casais, famílias, sentados no chão bebendo, comendo, conversando...tem diversos bares e restaurantes ao redor, é muito gostoso.

 

Lá também você encontrará o Palazzo Pubblico (Prefeitura) junto com o Campanário, além da Torre de Mangia (é possível comprar ingressos para subir e ver Siena lá de cima).

1445.JPG.e0b5501a8256d75a1a0bfc02bcaba845.JPG

 

Logo a frente você verá a Fonte de Gaia...quantos pombos, minha nossa!!!

1450.JPG.6bf7073014f624f369f7b831441f61bd.JPG

 

Ai, gente, eu morro de medo que um pombo venha fazer cocô em mim hahahahahahahahahaha ::lol4:: então já fico meio que me esquivando deles o tempo todo...

 

Resolvi então seguir para conhecer a Piazza del Duomo e a Catedral mais famosa da cidade - vale a visita, gente!!

1435.JPG.a7abc786a180b31e9102e99191a88c9b.JPG

 

Assim como em San Gimignano, Siena tem as plaquinhas marrons indicando os pontos turísticos da cidade. Algumas atrações de destaque na cidade são: Pinacoteca Nazionale, Ospedale di Santa Maria della Scala, Basilica di San Domenico.

 

Siena é uma cidade muito importante na Toscana, é bonita, com bastante coisa bacana para conhecer mas...sinceramente? Foi uma das que menos me impressionou na Itália. Mas acho que essa impressão é muito pessoal mesmo, pois sei de muita gente que ama a cidade - acredito que eu idealizava demais e, além disso, eu deixei para conhecer San Gimignano primeiro, o que pode ter colocado Siena realmente em segundo plano. Isso tudo sem contar o fato de que eu estava um pouco cansada, o deslocamento de SG a Siena é meio chatinho e eu não queria chegar muito tarde em Florença.

 

Parei numa lojinha e me indicaram onde ficava o ponto de ônibus pra voltar à estação...assim o fiz, comprei meu bilhete para Florença para passar minha última noite na cidade...no dia seguinte, de manhã, partiria para minha última cidade na Itália: Veneza!

 

Quer saber mais sobre Siena? Venha ver no http://ciaoviaggio.com/category/siena/

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi, pessoal, tudo bem?? Desculpem o sumiço! Espero que estejam gostando do meu relato, coloquei mais detalhes no blog também (www.ciaoviaggio.com), de modo a ajudar...mas qualquer dúvida, é só falarem.. ::otemo::

 

Chegaremos agora a minha última cidade na Itália: Veneza!! Poxa vida, quando eu acabar esse relato, sentirei saudades...rs...vamos lá?

 

Dia 14: Chegada em Veneza

 

Acordei (ainda em Florença), tomei meu último café da manhã na cidade (hajaaa croissant e capuccino...risos) e pedi um táxi para me levar a estação. Daria tranquilamente para ir a pé, não fosse a minha mala de rodinhas e as ruas meio desniveladas. Para quem for de mochila, é mais fácil :)

 

Cheguei a estação com antecedência e a viagem Florença - Veneza durou 2 horas. Atenção aqui: Existem 2 estações de trem em Veneza - a primeira é Veneza Mestre, a parte continental e, depois, Veneza Sta Lucia, que é a Veneza turística que conhecemos. Você terá que descer, obviamente, onde reservou o hotel...hehehehe.

 

Apesar de uma amiga me "indicar fortemente" ficar em Mestre, pelo perrengue que seria Veneza, eu educadamente ignorei hahahahah :lol: eu queria ficar na Veneza das águas, e já me animei quando o trem partiu de Veneza Mestre pra Veneza Sta Lucia, pois tem uma parte que você vê água dos 2 lados...o vagão todo se empolgou ::otemo::

 

Era um domingo de Páscoa e logo que desembarquei do trem percebi que teria que descer uma escadaria com o meu "combo:"mala de rodinha, bolsa pequena, mochila no ombro e uma mochilinha junto da mala...hahahahaha...e, pra piorar....chuva!!! ::essa:: Não tem nada que me irrite mais em viagem do que chuva, gente!! Diveros indianos berrando querendo me vender guarda-chuva, enquanto eu tentava achar o meu...lógico que ninguém me ajudou a descer as escadas, e eu sou uma atrapalhada que só..rs. Quando finalmente desci, já fui direto a bilheteria dos vaporettos (descendo as escadas, lado esquerdo - é grande, não tem como não ver). Os bilhetes dos vaporetos são super caros e se você vai usar todos os dias, compensa comprar pelo número de dias que ficará na cidade - comprei para 2 dias + mapa.

 

O vaporetto estava super cheio, fui em pé o caminho todo e parecia que NUNCA chegava a Piazza San Marco...eis queee....finalmente cheguei! Eu queria chegar logo ao hotel para me livrar das malas e curtir a cidade - reservei um hotel perto da Piazza San Marco (Hotel San Gallo) e pedi a eles via e-mail que me indicassem a melhor forma de chegar até lá. Eles me responderam com indicações bacanas e, olhando o mapa, assim, NÃO TERIA COMO ERRAR!!! Bastava cruzar a Piazza e entrar numa das ruelas.

 

Minha gente!!! Até hoje eu devo ter créditos dos meus pecados hahahahahaa ::lol4:: Todas as pontes em Veneza tem escadas, e eu precisava passar por 2 para chegar a Piazza San Marco (e olhe que a estação que desci era a Piazza San Marco!). A cidade estava lotada, afinal, era Páscoa e eu, toda descoordenada com guarda-chuva, malas e...ESCADAS!! Desencanei do guarda-chuva e a garoa chata passou a dar uma trégua também. Depois de muito sacrifício, cheguei a Piazza San Marco...alguns trechos de piso mais desnivelados realmente não ajudam muito aos viajantes de malas com rodinhas, mas eu só pensava "tô quase chegando, quase chegando". Aí entrei na ruela que eu acreditei ser a do hotel...e me deparo com o que, meu povo?? Mais uma ponte com escadas (óbvio!!) ::lol4::

 

Cheguei ao outro lado e...cadê hotel?? Gente...nesse dia fazia muito frio, mas eu já estava pingando de suor ::mmm: !! A minha vontade, sem brincadeira, era de bater na porta do primeiro hotel e fazer check in hahahahahaha...aí pensei: "Não, não dá pra fazer #aloka aqui nessa cidade complicada procurando hotel...e liguei pro Hotel San Gallo. Falei (em inglês) onde estava e perguntei o que fazer. O rapaz que atendeu falou pra eu voltar pela ponte ::essa:: e entrar na próxima rua. Foi o que fiz, mas óbvio que com dificuldade....ahahahahahaha

 

Entrei na outra rua, subi a bendita ponte (já estava odiando Veneza naquele momento hahahahaha) e finalmente cheguei a porta do hotel...qdo vejo uma baita escadaria (eu não achei hotel com elevador!). Tentei um ou dois degraus, vi que não ia rolar...eu queria chorar hahahahahah. Liguei de novo pra eles e o rapaz prontamente desceu pra me ajudar! Eu devia estar "a cara da derrota"de tanto cansaço...hahahahaha...o meu quarto já estava liberado: era minúsculooo, mas uma gracinha: limpo, aconchegante, banheiro moderno. Tudo o que eu queria era tomar um banho e deitar mas, do jeito que eu estava podre, se fizesse isso, não levantaria mais. Joguei uma água no rosto, descansei um pouquinho e meu estômago também já estava me avisando que era hora do almoço....hehehehe

 

Aí, na saída do hotel, resolvi caminhar pelo lado oposto de onde eu cheguei...e adivinem?? saí exatamente onde eu tinha "me perdido"...ou seja, subi e desci a ponte a toa!!! Não era mais fácil (óbvio) o cara ter me dito: Basta virar a sua direita e esquerda ao inves de:"Suba a ponte de volta, entre na outra rua pra subir a outra ponte.."? Meu DEEEUUUS...hahahahaha...só comigo essas coisas!

 

Bom, passada a minha indignação, decidi procurar um lugar para almoçar. Eu até cheguei a pedir umas indicações de restaurante no hotel, mas desencanei...Veneza é um labirinto e eu definitivamente não estava no pique de sair a caça de um restaurante. Comi um espaguette a carbonara perto do hotel e, não sei se pela minha fome, mas adorei! Agora siiim, estava pronta para turistar!!

 

Continua...

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

Nossa, será que existem desculpas para meu sumiço por aqui? :(

 

Bom, voltando a minha última cidade italiana, Veneza: depois de almoçar num restaurante próximo ao hotel, fiz um passeio que muitas pessoas indicaram e recomendo também: Pegue o Vaporetto número 1 - ele dá uma volta pelo Grande Canal e assim você já consegue admirar a beleza de Veneza! (Nessa hora eu pensei: "Caramba!! Estou aqui mesmo"rss)

 

Não me lembro ao certo, mas se não me engano, o passeio durou cerca de 1 hora e usei o cartão do vaporetto para pagar - nesse link http://wp.me/p5n3Cn-cY do meu blog eu explico como se locomover em Veneza, como funcionam os vaporettos, etc.

 

Depois de dar a volta pelo vaporetto, decidi subir o Campanário, que fica lá na Piazza São Marco. O frio estava congelante, um vento super forte e eu sem cachecol, pensando:"Nossa, só dei fora hoje, primeiro para chegar ao hotel e agora passando frio aqui na rua"hahahahaha.

 

campanario.jpg.36554f662e5fd976b1b877ea8e1ffd59.jpg

 

Demorou um pouco mas subi. O bom é que, milagrosamente, você sobe de elevador, ao contrário da maioria dos lugares que visitei na Itália. A vista é simplesmente imperdível e eu recomendo muito que você visite!!

 

campanario3.jpg.8366449041cad9e6d17636574537a254.jpg

campanario2.jpg.a00e9a1809211897933f0fd1314a601b.jpg

campanario4.jpg.e3b8f6360b2704295e6227bda12ae0a2.jpg

 

 

No blog fiz um post compilando lugares que vocês podem querer conhecer em Veneza: http://wp.me/p5n3Cn-en

 

Depois desse dia cansativo, fui comer uma pizza, tomei um spritz aperol, bebida típica lá de Veneza, feita a base de prosecco, aperol e soda e depois, gente, voltei pro hotel, tomei um bom banho e capotei na cama...rs

spritz.jpg.88a94492ae4e4ef9e191bfd806fc9214.jpg

Link para o comentário
  • Membros

Dia 16: Visita de primos e muitos passeios por Veneza

 

Esse dia foi muito especial: minha prima que mora em Udine, no norte da Itália e seu namorado, vieram passar o dia comigo em Veneza.

 

Logo cedo, antes de eles chegarem, fui ao Palazzo Ducale, o único museu que conheci em Veneza. Confesso a vocês que foram tantos os museus que conheci na Itália, foi tanto roteiro planejado também que em Veneza eu queria mais é "me deixar levar" ::love:: - a cidade em si era o grande atrativo, sabem? Cheguei bem cedinho e não havia filas no Museu. Não é permitido tirar fotos lá de dentro, mas vou contar a vocês que adorei o Ducale!! O palácio funcionou como a sede do governo de Estado de Veneza, e hoje em dia expõe os Apartamentos da época, pinturas esculturas originais da Basílica e, o mais impressionante, as prisões onde ficavam os condenados, que depois passariam pela Ponte dos Suspiros para não mais retornar :(

 

sanmarco2.jpg.9285f57b1c44448b542bb0b61f8dc58e.jpg

 

Você encontra mais informações sobre Veneza e o Palácio Ducale aqui:http://wp.me/p5n3Cn-en

 

suspiro.jpg.0ab297b16c59c45d291980deab63f374.jpg

 

Quando meus primos chegaram,fomos conhecer a Basílica de San Marco - a visita a Basílica em si é gratuita, mas lá dentro, se você quiser subir ao topo, conhecer os museus, etc., tudo é cobrado a parte. Eu visitei a parte dos Tesouros e subi (meu relato completo no blog aqui: http://wp.me/p5n3Cn-dN

sanmarco1.jpg.c7b1d8fcf5180f83802b27a85791d263.jpg

 

A Basílica tem arquitetura bizantina e é realmente muito bonita. Ah, se você estiver com mochila, será direcionado por um funcionário a guardá-la no porta volume.

 

Depois da Basílica, ficamos "batendo perna" por Veneza. A cidade é um grande labirinto e a minha dica maior é: se você gostou de algo, seja uma atração turística, loja, café, não hesite: vá conhecer!! A probabilidade de você não encontrar mais depois é muito grande ::lol4:: ...rss. Mas sabe o que é engraçado? É que, apesar de a cidade ser difícil de "se achar", você nunca se perde de fato. Em todos os lugares tem plaquinhas indicando "Per San Marco" e "Per Rialto"e, invariavelmente, você vai acabar chegando em um dos lugares....rs

veneza.jpg.c891cbe53464be53e78d1047a9f76d49.jpg

 

Conhecemos a igreja de San Paolo, de Santa Luzia, andamos pelas ruelas estreitas da cidade mais peculiar que já conheci e chegamos então a Ponte Rialto. A mais linda de Veneza, sem dúvidas! Lá em cima funcionam várias lojas e é abarrotada de turistas (não preciso nem falar, né? rss)

 

rialto.jpg.eb20a305d65a11a8bae31aeda269ede7.jpg

 

O que fiz e achei bacana em Veneza é de deixar-se perder pela cidade mesmo, por mais clichê que isso possa parecer. A cada ruela você pode encontrar uma igreja, um museu, uma lojinha, uma escultura...a cidade é cheia de surpresas :)

 

Ao final do dia, meus primos foram embora e me bateu uma tristeza: tristeza de me despedir e não ter ideia de quando os veria novamente e além disso, de saber que aquela seria a minha última noite em Veneza e na Itália... :?

 

Aproveitei nesse dia e comprei o passe de vaporetto para o aeroporto - nesse post aqui eu explico melhor como funciona: http://wp.me/p5n3Cn-cY

 

Dia 17: Hora de voltar pra casa

 

Ok, o título desses posts é de "Roteiro de 16 dias pela Itália" porque o último dia, como foi o dia de partida, não aproveitei muito.

 

Acordei, tomei o café da manhã e fui dar uma volta pela cidade. Eu queria muito conhecer a Igreja Santa Maria della Salutte, me atrapalhei um pouco para chegar até lá (peguei a linha errada do vaporetto) e confesso a vocês que, apesar de bonita, ela mais chama a atenção pelo seu exterior mesmo.

 

A igreja vista do alto do Campanário:

Salutte.jpg.134acbcfdf6c1a078b886e2c63784a61.jpg

 

Fiquei passeando pela cidade, eu não tinha mais nenhum lugar específico que queria visitar e aproveitei para explorar Veneza sem grandes pretensões. Almocei e voltei ao hotel para pegar minhas malas. Apesar de o meu voo ser apenas a noite, acho que fiquei "traumatizada" com o perrengue que foi chegar a Veneza ::lol4:: e não queria passar pelo mesmo ao ir ao aeroporto...

 

O vaporetto sai da Piazza San Marco (a última das 3 estações San Marco, do lado direito quando de costas para a Piazza) e a viagem durou cerca de 1 hora. No meio do caminho, vi o cemitério de Veneza, que é uma ilha onde apenas ele funciona. Bem diferente...

 

Cheguei ao aeroporto tão cedo que nem podia despachar as malas ainda ::lol4:: Exageraaada....fiquei sentada, pensando, vendo minhas fotos...essa viagem foi tão especial em minha vida que acho que eu já estava sofrendo de saudades antecipadas ::love::

Espero que tenha ajudado vocês a planejarem sua viagem,e aproveito para convidá-los a conhecer meu blog, onde postei muitas dicas sobre essa viagem; http://www.ciaoviaggio.com. Qualquer dúvida, é só falarem. Será um prazer ajudar! :D

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...