Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
yalmeida

Situação das estradas na Europa nov/2014

Posts Recomendados

Olá

Depois de um roteiro todo criado para america do sul minha esposa insitiu em mudar para Europa ::putz::

Estudamos roteiros e decidimos onde queremos ir e o que queremos fazer, mas estamos com muita duvida de como devemos nos locomover entre as cidades, e como estaremos visitando cidades consideradas frias, queremos saber se ja haverá neve em novembro, pois dirigir com neve não é nosso forte.

::Cold::

Nosso roteiro será

Roma(5 dias)

Milão (4 dias)

Zurique (5 dias)------maior duvida sobre melhor maneira de locomoção

Salzburgo (5 dias)----maior duvida sobre melhor maneira de locomoção

Praga (5 dias)

Depois de praga voltamos direto pra roma, de onde voltaremos ao RJ. Quero considerar Trem tbm, mas confesso que entrei no site da eurorail ::mmm: e achei um pouco confuso, e talvez até meio caro... e também vi em site da Trenitalia passagens de roma a milao por 9 euros cada. aí é aquela historia né! quando a esmola é muita o santo desconfia... será esse valor apenas para Europeus?

Qualquer dica sobre o roteiro, destinos e principalemente meios de locomoção serão muito bem aceitas!!! ::sos::

Forte abcrs!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá.

Cada um tem os seus interesses, gostos e preferências, mas vou fazer algumas considerações a respeito de algumas cidades do seu roteiro

- Milão: É só uma grande e moderna cidade industrial, com 2 ou 3 atrações turísticas, que sinceramente não valem a pena o deslocamento caso você não tenha outros interesses lá. Eu acho que tem locais muito mais interessantes na Itália do que Milão, como por exemplo Florença e Veneza.

- Zurique: Também é só uma cidade grande e absurdamente cara sem nada de muito interessante para se ver. A parte mais interessante da Suíça fica na região de Interlaken/Berna. Então eu também reavaliaria Zurique.

- Salzburg: É uma cidade encantadora, mas é bem pequena, em 1 dia você visitou praticamente tudo o que tem para se ver lá. Então a menos que você esteja pensando em fazer day-trips para Haalstat e arredores, 5 dias é muito tempo.

- Praga: É uma cidade bem compacta em 2 dias você viu praticamente tudo o que interessa. Sendo sincero, Praga me decepcionou um pouco, tem umas 3 ou 4 atrações interessantes, como o Castelo, o cemitério Judeu, o centro histórico, mas que você visita em 1 ou 2 dias tranquilamente, e o resto é só loja de souvenir, restaurantes e bares e casas noturnas e sempre lotada de turistas americanos barulhentos e meio bêbados.... Ou seja, se você está pensando em aproveitar a vida noturna, Praga é uma boa opção, mas se o seu objetivo não for a vida noturna, dá para reavaliar se precisa mesmo de tanto tempo em Praga caso não esteja pensando em fazer day-trips.

Ou seja, depende dos seus interesses, mas eu reavaliaria o roteiro,minha sugestão seria algo assim: Roma > Veneza > Viena > Salzburg > Munique > Praga...

Quanto aos deslocamentos, eu faria tudo de trem, provavelmente será mais barato e confortável do que dirigir longas horas. E o preço, fica bem em conta caso você compre com antecedência. E sim é possível achar uma promoção da Trenitalia de Roma a Milão por somente 9 euros e vale para todo mundo. Mas é uma promoção, que não está disponível sempre, e as passagens por este preço esgotam rápido, e depois de acabarem as passagens promocionais, quanto mais perto da data da viagem você comprar, mais caras serão as passagens.

Eu recomendo comprar direto do aperador de trem, e não um atravessador como a raileurope, que só vai cobrar mais caro pela mesma passagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acho que está com dias em excesso para a maioria das cidades, eu evitaria Suíça se você tem um orçamento mais limitado, é bem caro e as coisas de interessantes de se fazer é esquiar.

Compartilhar este post

Link para o post

AdrianoLb

Muito Obrigado, suas dicas foram valiosissimas e realmente me fizeram pensar com uma nova perspectiva para este roteiro. :D

Alias, muito obrigado por falar de Interlaken/Berna, não conhecíamos e depois d pesquisar vimos que queremos muito essa região. ::cool:::'>

Pensando em tudo que foi falado, analisamos com mais calma e fizemos uma nova lista de cidades que queremos conhecer.

Roma, Florença, Veneza, Interlaken/berna, salzburgo, Viena, Praga

Mas agora vamos começar a analisar a fundo tudo que queremos ver nestes destinos pra tentar calcular aproximadamente quanto tempo passaremos em cada lugar... pois pra nós essa viagem eh d certa forma especial e não queremos muuuita correria como poderiamos fazer outras vezes. é possivel que em algum destino seja excluído caso fique apertado. dos 28 dias que teremos na europa(contando com o dia de chegada e saída são 30) queremos tirar 7 dias pra ficar em apenas uma cidade e relaxar, provavelmente Veneza é lugar mais romantico pra isso, mas interlaken parece ser um lugar muitissimo relaxante e pode tomar o lugar.

Quanto ao deslocamento, já está decidio o trem mesmo! Mas vou fechar o roteiro antes de começar a pesqueisar e comprar passagens de trem.

É possível chegar de trem em todos estes destinos citados?

Davi Leichsenring

Obrigado por suas considerações!!! ::otemo::

qual região você indicaria pra esquiar na Suiça?É possível ver neve em algum destes destinos em Novembro?

Mas uma vez agradeço mesmo. realmente estão ajudando essa viajem nascer!! Prometo relatos com Fotos! ::otemo::

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente eu escolheria outro lugar para relaxar, pois alem de Veneza ser um lugar meio caro para se ficar só relaxando, tem toda a muvuca e confusão típica de Veneza, alem de que nesta época a cidade pode ficar alagada... Mas em fim, o roteiro é seu, e você tem quem decidir isto, com base no que você achar melhor para vocês.

O problema da Suíça, é que apesar de ficar estrategicamente bem ali no meio da Europa, os locais que o pessoal costuma querer visitar não se encaixam muito bem nos roteiros de viagem. Por exemplo de Veneza a Berna/Interlaken seriam umas 7 ou 8 horas de trem com várias conexões pelo caminho, e depois da Suíça para a Áustria é a mesma coisa, mais 7 ou 8 horas de trem com várias conexões pelo caminho. Ir de avião não costuma ser uma opção para a maioria dos turistas, pois as passagens costumam ser absurdamente caras. E carro também não ajuda muito, também fica absurdamente caro, alem de ser bem distante para se dirigir, ainda mais com neve...

Ou seja, caso opte por ir a Suíça, aloque uma boa quantidade de tempo, por que os locais turísticos interessantes para se visitar, geralmente ficam no interior a 1 ou 2 horas de trem de onde você hospedado, alem de que você vai "perder" uns 2 dias só para chegar e sair da Suíça.

Compartilhar este post

Link para o post

Para entrar na Suíça de trem, só é possível pelo norte , sul e oeste.

Para acessar pelo leste, é necessário passar em Mannheim (Alemanha, perto de Frankfurt) ou por Milão. Então, ir da Suíça pra Áustria é bem mais complicado que se parece.

Eu desconheço regiões para esquiar, mas sei que em Interlaken existe bastante empresas de esportes de aventura, como canoagem, paraglide, skydive, ski, montanhismo, Bungee Jump, etc.

Pra ter uma ideia de preço lá, para subir a Jungerfraujoch, de trem, são 130 euros.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem a questão de tempo para chegar na Suíça pode ser amenizada por um bom planejamento, pois tempo nós temos.

mas algo a pensar seria a questão da cidade "RELAX", achei que veneza seria uma boa opção, mas depois da citação e algumas pesquisas realmente repensei e decidir deixar veneza apenas como mais uma cidade pra turismo.

pensei em relaxar em Interlaken/Berna, mas passar a maior parte da viagem em um lugar de alto custo vai comprometer meu orçamento. acho q vou ter apenas uma pssagem por lá.

AdrianoLb, vc comentou que Salzburgo é encantadora, porém pequena. vc acha q valeria relaxar lá? realmente não somos muito exigentes pra isso, basta a cidade ter certos encantos e ser calma (por isso descartei veneza e Roma). sabe dos custos da cidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de também não ser muito barata, eu acho que Salzburg seria um pouco mais barata do que a Suíça.

Salzburg seria um ótimo lugar para relaxar, a cidade é tranquila, sem muita confusão. E caso vocês fiquem meio entediados em Salzburg, há muitas opções de day-trips para se fazer a partir de lá, como por exemplo Munich, Haalstat, Viena, Berchtesgaden, Lago Königssee, as cavernas de gelo de Werfen, etc... Ou seja, opções do que fazer caso vocês fiquem meio "entediados" não faltam, todos estes locais ficam a no máximo 2 horas de Salzburg, dá para sair de manhã cedo e voltar a noite tranquilamente.

Compartilhar este post

Link para o post

NOSSA!!! realmente está um pouco dificil de sair um roteiro... estou começando a ficar deseperando pq quero comprar logo o voo e reservar trem e etc... sempre fico chateado quando deixo de economizar por planejamento errado!

BEM, diante de certas circunstancias, conversei com minha companheira e apresentei novas informações... mudamos novamente!

Roma

Veneza

Interlaken/Berna

Paris

Bruxelas/Bruges

Amsterdam

Com uma breve pesquisa, vi que a locomoção entre estas cidades é mais simples(de trem). Só fico travado em interlaken/berna, tanto pra chegar quanto pra sair... é possivel de trem? caso não seja terei que tirar esta região do roteiro, mas será uma pena!

Paris é bem cara também, mas tenho descontos consideráveis em hospedagem por trabalhar numa rede hoteleira e isso vai ajudar muito no orçamento(alias em vários destes países).

Parece que Este roteiro ainda me agrada e parece mais viável...

Compartilhar este post

Link para o post

Mantenha a calma, montar um roteiro é assim mesmo, no começo as coisas parecem confusas, mas depois se ajeitam. E se por acaso fizer uma "má escolha", que saia mais caro, também não é o fim do mundo. Se no restante do seu roteiro você conseguiu preços bons e um bom custo/beneficio, uma cidade mais cara não vai lhe levar a falência. Então se você tem muita vontade de ir a um local, e se o orçamento for suficiente, vá e aproveite, afinal vale mais a pena você ter realizado um desejo e estar feliz do que do que alguns poucos reais a mais na conta bancária e ficar se lamentando depois por não ter feito o que queria.

Dá sim para ir a Interlaken/Berna de trem, primeiro você tem que comprar uma passagem para Milão, a viagem leva umas 2:30, e depois outra passagem até Interlaken/Berna que são mais 3 horas. Para não ficar cansativo demais, se se tiver tempo, tire 1 dia para ficar em Milão, por exemplo saia de manhã cedo de Veneza, passe o dia em Milão, e no final da tarde você pega o trem para Interlaken/Berna.

Já de Interlaken/Berna para Paris também dá para ir de trem, mas também tem 1 ou 2 conexões pelo caminho na Basileia e são umas 5 horas de viagem...

Ou seja, é possível sim incluir a Suíça no roteiro, mas você tem que ter tempo suficiente e estar ciente que vai perder 1 dia para chegar lá e outro para ir embora. O que não dá e é justamente o que a maioria das pessoas quer fazer, é visitar a Suíça em 2 ou 3 dias, ai desconto os 2 dias perdidos na "estrada", acaba não sobrando nada para realmente conhecer a Suíça, ou seja, gastaria um monte de dinheiro para aproveitar muito pouco.

Mas se o seu roteiro tiver tempo suficiente e estes 2 dias perdidos não fizerem falta, ótimo, a Suíça é um ótimo lugar para se visitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw AdrianoLb como sempre muito util.

Eu agora fiquei com uma pequena dúvida em relação aos preços das passagens de trem. Muitos dizem que as passagens serão mais baratas se eu comprar separadamente direto com a operadora do trem de cada trajeto.

Mas analisando cada trecho, eu encontrei certas dificuldades... a primeira é saber quais são as operadoras pra cada trecho. ::essa::

Encontrei estas, se tiver alguma sugestão sobre outras...

Roma x veneza- Trenitalia

Veneza x Milão- Trenitalia

Milão x Berna- Cisalpino, TGV Lyria

Berna x Paris- TGV Lyria

Paris x bruxelas- Thalys

Bruxelas x Amsterdam- Thalys

Fazendo as contas, no total o valor não fica muito distante do valor de um Select pass da Eurail, alem disso, posso ter entendido errado, mas acho q facilitaria ter um 6 dias em 2 meses já comprado e só reservar um dia ou algumas horas antes de embarcar... já comprando separadamente eu teria que definir desde o momento da compra o dia e hora de embarque em cada trecho, certo?

Se puder me esclarecer com as informações que vc tiver irá me ajudar bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um detalhe, o Select Pass não cobre a maioria destes trens, e quando cobre exige o pagamento de taxas adicionais, por exemplo estas são as taxas de reserva obrigatórias que o portador do select pass paga andar nestes trens:

Milão x Berna: 60 Euros

Berna x Paris: 10 Euros

Paris x bruxelas: 30 Euros

Bruxelas x Amsterdam: 39 Euros

Ou seja, só de taxas, você pagaria 139 Euros, fora o valor do passe.

Alem disto, o numero de assento disponíveis para os portadores do Select Pass é bem reduzido nestes trens, é limitado a no máximo uns 5 ou 10 assentos por trem, então se 10 portadores de select Pass já tiverem reservado assento, mesmo que o trem esteja indo com metade dos assentos vazios, você não poderá viajar com select pass. Ou seja, para garantir um lugar nestes trens, você tem que marcar o dia, hora e assento com uns 2 meses de antecedência, sob o risco de não conseguir viajar nos dias que quiser.

Com todas estas taxas adicionais e restrições, não tem praticamente nenhuma vantagem em se comprar um select pass para estes trechos. Ou seja, você já teria que "fixar" os dias e horários com bastante antecedência para garantir o seu lugar no trem, então para que não fixar as datas logo de cara, economizando nas passagens, e nos hotéis, pois deixar para reservar os hotéis em cima geralmente custa bem mais caro, ou então acabam sobrando só os lugares ruins com um preço bom.

Comprando as passagens separadamente e com uns 90 ou 60 dias de antecedência, você consegue preços a partir de:

Roma x Veneza: 29 Euros (http://www.trenitaila.com)

Veneza x Milão: 9 Euros (http://www.trenitaila.com)

Milão x Berna: 35 Euros (http://www.sbb.ch/en/home.html)

Berna x Paris: 50 Euros (http://www.sbb.ch/en/home.html)

Paris x Bruxelas: 22 Euros (https://www.thalys.com/be/en/)

Bruxelas x Amsterdam: 29 Euros (https://www.thalys.com/be/en/)

Total de 174 Euros, metade dos 378 Euros que custaria um select pass para 4 países e 6 dias, e neste valor de 378 Euros do select pass, ainda tem que somar os 139 Euros de taxas de reserva...

Compartilhar este post

Link para o post

é...

faz todo sentido!!!

acho q agora estamos preparados... muita leitura.. muitas informações e pesquisas... e sem dúvidas a grande ajuda dos colaboradores de site!!!

Agora é esperar, botar todo plano em ação e aproveitar!!! sem esquecer de um bom relato após a viagem!!!

ABRCS!!!

Compartilhar este post

Link para o post

é...

faz todo sentido!!!

acho q agora estamos preparados... muita leitura.. muitas informações e pesquisas... e sem dúvidas a grande ajuda dos colaboradores de site!!!

Agora é esperar, botar todo plano em ação e aproveitar!!! sem esquecer de um bom relato após a viagem!!!

ABRCS!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso