Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Postado
  • Membros

Comprei uma Espiriteira simples da marca ROA e esta esta me saindo melhor que a encomenda. É simples e não tem erro. Coloca o Alcool, acende, e pronto. Faço feijão, Macarrão. Não tenho do que reclamar.

É compacta e quase não pesa nada.

É ótima para quem está começando...[:D]

Editado por Visitante

• Respostas 844
  • Visualizações 298k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• oi Raquel blz. tambem comprei uma espiriteira ROA muito boa e o alcool de carro tem o poder calorifico muito bom.custou 9,90 é encontrada nas lojas que vendem artigos para pesca..ok abraços

• helo,   em http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=10042 o crissauro explica como fazer uma espiriteira (ele chama de fogareiro) com uma lata de leite e duas de molho de tomate. detalhe, const

• Fernando Paolini
    Fernando Paolini

Ola amigos do mochileiros.com É a primeira vez que posto por aqui Gosto de acampar de moto por ai e segue a dica de uma ótima espiriteira de álcool muito leve, durável e de graça... Feita com du

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
O meu, eu fiz utilizando um daqueles jogos americanos, feitos com varetas de madeira. Ele é bem leve!! Acho que não chega a 100 Gramas.

Recortei no tamanho que queria, passei cola Pritt na madeira (cola branca achei que ficaria muito dura e não daria maleabilidade para enrolá-lo) e colei folhas de aluminio nele, para não queimar a madeira (com a parte opaca da folha de aluminio virada para a madeira, para não "Gratiná-la").

Renan, vi um esquema deste tipo não só para proteger a chama do vento, mas também para evitar a perda de calor da panela em locais muito frios (http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1238). É feito um furo no meio da panela maior para encaixá-la no fogareiro, e a panela menor fica justa nesta, mas não muito para sobrar um espaço para oxigenar a chama. Estava pensando em fazer o mesmo para uma espiriteira feita em casa, com latinha de cerveja. Além de proteger a chama e evitar a perda de calor da panela, torna o uso mais seguro dentro da barraca (caso seja extremamente necessário). Assim que estiver pronto eu posto fotos pro pessoal conferir aqui.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Galera, tenho uma espiriteira a alcool, R$ 10,00 e com uma dúvida: Coloquei a medida de 3 tampinhas de alcool e ele em 12 minutos (tempo q durou aceso) não ferveu 500 ml de água (esquentou bastante, formou até bolhas de ar no fundo da panela). Coloquei 4 tampinhas pra ver se duraria mais tempo aceso e durou os mesmos 12 minutos de fogo. O que poder ser? Como fazer para que ela permaneça acesa mais tempo e ferva a água? Como conseguiram ficar 35 minutos com ela acesa?

vlw....

Postado
  • Membros
Galera, tenho uma espiriteira a alcool, R$ 10,00 e com uma dúvida: Coloquei a medida de 3 tampinhas de alcool e ele em 12 minutos (tempo q durou aceso) não ferveu 500 ml de água (esquentou bastante, formou até bolhas de ar no fundo da panela). Coloquei 4 tampinhas pra ver se duraria mais tempo aceso e durou os mesmos 12 minutos de fogo. O que poder ser? Como fazer para que ela permaneça acesa mais tempo e ferva a água? Como conseguiram ficar 35 minutos com ela acesa?

vlw....

Roberto, tenta colocar no fundo da espiriteira, um pouco de lá de vidro. Mas cuidado que essa porcaria pode te fazer coçar todo!!

Ela vai absorver o alcool, que durará mais tempo.

Abraços!!

Postado
  • Membros

Olha, já usei 2 tipos de espiriteira feita em casa, e já usei só um pote com álcool dentro, e até esse último ferveu a água tranquilamente (não tão rápido quanto os outros é claro). Mas sempre usando aquele álcool de posto. Eu não sei direito os termos certos mas pelo que vi ele dura mais e esquenta mais do que o álcool comum, então tenta fazer um teste com esse para ver se você consegue um resultado melhor.

Se der poste uma foto da sua espiriteira ai que fiquei curioso! hehehe.

Postado
  • Membros

Além do que o pessoal falou, tente colocar uma panela maior sobre a espiriteira. Se você reparar que está com uma labareda muito alta, provavelmente é isso, ela é feita para funcionar com a panela (grande) em cima.

Postado
  • Membros

Bom, vou fazer o teste aqui com a panela maior. O álcool que usei foi o tradicional, de 92 (vírgula qualquer coisa) que se compra em supermercado, mas já havia testado também com etanol, tendo o mesmo tempo de queima. Alguém aqui também comentou sobre colocar estopa no fundo do fogareiro, é isso mesmo?

Vou tirar umas fotos....

vlw......

Postado
  • Membros

Segue fotos....

12 minutos de fogo, não chegou a "borbulhar"...rs...mas deu bolhas no fundo da panela. Já posso considerar que ferveu?

20110307165157.JPG

20110307165259.JPG

20110307165353.JPG

Postado
  • Membros

Galera, fiz novos testes....rsrs...Com alcool de posto ficou aceso por 18 minutos e a água ferveu antes, tanto na panela maior quanto na menor. Com alcool comum só ficou aceso 12 minutos mesmo. Fiz dois testes com etanol e tres com alcool comum e os tempos foram iguais em todos os testes....

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.