Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Tailândia, Camboja, Vietnã e China em 36 dias (jun/jul 2014)

Postado
  • Membros

[t1]Tailândia, Camboja, Vietnã e China em 36 dias (jun/jul 2014)[/t1]

Olá pessoal, estou deixando aqui o relato da minha viagem por Tailândia, Camboja, Vietnam e China. Viajamos em junho de 2014, foram 36 dias de viagem, incluindo os deslocamentos (viagem de ida e volta). Excluindo os dias da viagem de ida e volta foram 32,5 dias. Foi eu, minha namorada e um amigo. Queríamos ir no verão do hemisfério norte e evitar julho, que é um mês, onde, normalmente, é alta temporada e as coisas são mais caras. Escolhemos junho, pois era o único mês que iria coincidir as nossas férias. Quando descobrimos que junho não era um mês bom de ir, já havíamos marcado as férias e resolvemos ir, mesmo assim. A alta temporada do sudeste asiático é dezembro e janeiro e dizem que fevereiro e março são bons meses. O problema do meio do ano é, justamente, por ser a época de chuva, além de ser insuportavelmente quente (porque não é só quente, é também abafado). Não tivemos muitos problemas com a chuva. Alguns dias choveu, chuvas até forte, mas nada que atrapalhasse nosso passeio no geral. Com relação ao calor, é algo que se acostuma. E o bom dessa época, por ser baixa temporada, é o preço! As coisas são mais baratas, principalmente hotéis e passeios.

SAM_0516.JPG.608297c457b90acfa18d9eebe150a7a2.JPG

Fizemos uma primeira pesquisa geral para saber quanto tempo valia a pena ficar. Fomos acompanhando as passagens aéreas uns 6 meses antes. Mas, como é do conhecimento da maioria das pessoas, as passagens internacionais entram em promoção entre 2 e 3 meses de antecedência, no geral. As principais cias aéreas que voam para lá são as do oriente médio (Emirates, Qatar, Eithad), mas também há Ethiopian Airlines, Britsh, Lufthansa, KLM, Turkish, etc. As do oriente médio são as mais caras, mas, às vezes, fazem promoções imbatíveis; vimos promoções muito boas com um mês de antecedência. Depois de um tempo que estávamos olhando, a Air China apareceu com preços muito bons. Como a Air China faz escala em Pequim, pesquisei quanto seria para fazer um stop-conettion lá. Precisaria comprar os trechos separados, SP – Bangkok; Bangkok – Beijing (Pequim); e Beijing – SP. Comprando dessa forma, ficaria apenas uns R$350 mais caro. Aí decidi mudar o cronograma, passar de 4 para 5 semanas, para poder ir à China. Meu amigo não teria uma semana a mais de férias disponível, ai nessa parte iríamos só eu e minha namorada. Compramos a passagem internacional com 2,5 meses de antecedência e pagamos R$4070, nesses três trechos citados acima.

As passagens aéreas locais compramos com 1,5 e 1 mês de antecedência. Foram 6 trechos, entre 1 e 2h de voo cada e elas custaram U$50, na média, cada uma; só as do Vietnam são mais caras. Mais duas passagens no Brasil, até São Paulo. Os trechos que eram perto ou caros para ir de avião, fomos de ônibus, compramos em cada cidade. As passagens foram essas abaixo:

[t3]Passagens Aéreas [/t3]

Belo Horizonte – SP – Tam 31/05 11:52 R$110

Air China R$4070

- SP – Frankfurt 31/05 18:40(31/05) – 11:15 (1º/6)

- Frankfurt – Beijing 20:15 – 11:25 (2/06)

- Beijing – Frankfurt 02/06 14:05 – 18:35

Bangkok – Chiang Mai – Nok - 06/06 10:35 U$47

Chiang Rai – Bangkok – Nok – 09/06 18:25 U$47

Ho Chi Minh – Hanoi – Vietjet – 18/06 9:35 – 1:35 U$84

Hanoi – Bangkok – Air Asia 21/06 9h – 10:50 U$71

Bangkok – Krabi – Air Asia 21/06 16:10 – 17:20 U$ 42

Krabi – BKK – Air Asia 28/06 17:50 – 19:10 U$ 42

Air China

- Beijing – Frankfurt 04/06 14h – 18:15

- Frankfurt – SP 04/06 21:55 – 4:55 (05/06)

SP – BH - Azul 05/06 9h R$115

Os trechos que decidimos ir de ônibus, pois era muito caro avião foram esses três: Bangkok - Siem Reap; Siem Reap - Phnom Penh e Phnom Penh – Ho Chi Minh.

Começamos a fazer o roteiro de viagem com uns 2 meses de antecedência.

Nosso cronograma ficou:

Dia 31/05 – Voo SP – Frankfurt

Dia 1°/06 – Frankfurt (escala)

Dia 2 – Bangkok

Dia 3 – Bangkok

Dia 4 – Bangkok

Dia 5 – Ayutthaya

Dia 6 – Chiang Mai

Dia 7 – Chiang Mai

Dia 8 – Chiang Mai

Dia 9 – Chiang Rai

Dia 10 – Siem Reap

Dia 11 – Siem Reap

Dia 12 – Siem Reap

Dia 13 – Phnom Penh

Dia 14 – Phnom Penh

Dia 15 – Ho Chi Minh

Dia 16 – Ho Chi Minh

Dia 17 – Ho Chi Minh

Dia 18 – Hanoi

Dia 19 – Halong Bay

Dia 20 – Halong Bay

Dia 21 Hanoi – Krabi

Dia 22 – Phi Phi Don

Dia 23 – Phi Phi Don

Dia 24 – Phi Phi Don

Dia 25 – Ao Nang

Dia 26 – Ao Nang

Dia 27 – Ao Nang

Dia 28 – Ao Nang

Dia 29 – Beijing (Pequim)

Dia 30 – Beijing

Dia 1°/07 – Beijing

Dia 2/07 – Xian

Dia 3/07 – Xian

Dia 4/07 – Beijing

Dia 5/07 – Chegada ao Brasil

Se fosse para mudar alguma coisa no nosso roteiro, tiraria um dia de Ho Chi Minh e colocaria em Hanoi. Também veria a possibilidade de ir a Luang Prabangv, porque muita gente falou que era um lugar muito legal! Até olhamos a possibilidade, mas as passagens aéreas para lá são muito caras. Vi que muita gente vai de Chiang Mai para o Laos, de ônibus. Seria uma opção!

Todas as passagens de ônibus compramos no próprio local. Também não reservamos nenhum hostel, apenas o de Beijing, pois era necessário para o visto. Como era baixa temporada, acertamos em não ter reservado, pois os mais baratos não estão nos sites (hostelworld por exemplo) e negociando os preços em cada hostel conseguimos preços melhores que os tabelados. Uma ou outra cidade demoramos para encontrar, mas, no geral, valeu a pena não ter reservado. Nós ficávamos sempre em hostels baratos, em quartos privados. No relato não diferenciei hostel e hotel, então as duas palavras são usadas como sinônimas. Alguns lugares que nós ficamos, eram uma mistura de hostel com hotel; mas em muitos lugares os mais baratos eram hotelzinhos simples, o que eles chamam de Guesthouse.

Na parte dos gastos diários, só estão presentes os principais. O transporte, por exemplo, se eu usei três vezes o metrô no dia, na parte dos gastos ele só irá aparecer uma vez, pois o objetivo é mostrar seu valor unitário. Quando coloco do lado do gasto (2x) ou (3x) quer dizer que aquele valor foi dividido por dois ou três pessoas, por exemplo o preço do táxi ou do hostel.

O sudeste asiático é um lugar bem barato, hospedagem, passeios, alimentação, transporte são bem baratos. O que pagamos mais caro, proporcionalmente, foi o café-da-manhã, que, muitas vezes, custou o mesmo preço do almoço ou jantar. Já a China é bem mais cara que o sudeste asiático, ela deve ter o preço mais parecido ao do Brasil.

[t3]Gastos:[/t3]

Seguro de Saúde – Travel Acel “Internacional Fácil” 36 dias – R$285

Passagem internacional – R$4070

Passagens nacionais – R$225

Passagem na ásia – U$333 = R$830

Gastos total durante a viagem (comida, hospedagem, presentes, … tudo) US$1015 = R$4020

Total: R$9430

Mas, no valor do gasto total está incluído a lente da minha câmera profissional que eu comprei, que custou 5 mil baths = U$167. Tirando isso, daria:

Total: R$9000

[t3]Conversão das Moedas:[/t3]

Conversão aproximada das moedas

US$1 = 30 Bath (Tailândia) B

US$1 = 4mil Riel (Camboja) R

US$1 = 20 Dong (Vietnam) D

US$1 = 6 Yuan (China) ¥

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Membros

Blza kra,

Vou dar uma olhada essa semana. Amanhã estou indo para lá

Andei lendo que além dos problemas de produtos falsificados, as lojas são famosas por venderem Grey Series Product

Quero só ver na hora hahaha

Abraços!

• 3 anos depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Que saudade dessa viagem! Já passei por um dezena de países em quatro continentes nesses últimos quatro anos, mas nada foi tão marcante quanto essa viagem ao sudeste asiático. Indico muito esse roteiro! Lugar bonito, diferente, seguro e barato!

Para ver mais dicas do sudeste asiático, ou de outros destinos interessantes acesse o meu blog: http://abraceomundo.com/

LOGO FINAL.jpg

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.