Ir para conteúdo

Fim de semana em Pipa - RN


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Tem que ter disposição!

 

Aeroporto novo em Natal, rapidamente preparado para a Copa. Meados do ano fui checar e... finalmente havia promoção para Natal! É coisa rara, ao menos partindo do Rio de Janeiro. Compramos para setembro e, ao longo dos meses, a TAM mudou um dos voos. Ou melhor, cancelou o da ida, que saia de noite e chagava lá no começo da madrugada. A alternativa foi um voo de madrugada na ida e outro na volta. Em resumo, chegamos a Natal (ou melhor, São Gonçalo do Amarante; sequer passamos por Natal dessa vez) às 3 da manhã de sábado e partimos de volta às 3 da manhã de segunda-feira.

 

A ideia para essa nova ida a Natal era partir para Pipa. A dúvida era se partiríamos logo, direto do aeroporto, ou se pernoitávamos em Natal, ou em qualquer canto pelo caminho. Optamos por irmos direto para Pipa mesmo. Chegamos lá pouco antes das 5 da manhã. Já clareava. Chegamos, dormimos um pouco e, às 8:30, já tomávamos café na pousada e pegávamos as dicas com a simpaticíssima Daphne, dona do lugar.

 

Nossa pousada foi a Pousada Pomar da Pipa, lugar extremamente aconchegante, com um atendimento cativante de tão prestativo e amável. Não é lugar para quem busca luxo, é para quem busca aconchego. Ainda assim, o quarto é muito bacana, bem decorado e com bom espaço. Frigobar com preços muito honestos. Inclusive com CAP, a cerveja local de Pipa! Fica a uma rápida caminhada até a rua principal (a volta é meio subida, mas não é problema para quem anda). O café da manhã é simples e saboroso, contando ainda com deliciosas tapiocas. Não é comum eu citar e elogiar hospedagem nos meus relatos pelo Brasil, mas gostei demais dessa pousada.

 

A dica que recebemos era de que poderíamos observar golfinhos até umas 11 da manhã. Então rapidamente partimos para caminhar pela praia. A ideia era seguir andando até a Baía dos Golfinhos. E lá fomos.

 

large_20140920-003.jpg

Descendo para a rua principal

 

large_20140920-004.jpg

Lugar bacana em Pipa

 

large_20140920-005.jpg

Visual da praia

 

large_20140920-008.jpg

Campanha contra nossa tradicional falta de educação

 

Descemos na Praia central, a Praia da Pipa. Driblamos as ofertas de barcos e seguimos caminhando para a esquerda. Lindas praias, linda cor de água, lindo visual. Pipa nos conquistou com facilidade. Paramos um pouco na praia do Curral, depois estacionamos na Baía dos Golfinhos.

 

large_20140920-010.jpglarge_20140920-012.jpg

Caminhando pela praia, pela Baía dos Golfinhos

 

Eu achava que só veríamos golfinhos lá ao longe, pouco identificáveis. Mais ou menos como vimos baleias na praia do Santinho, em Floripa uma vez. Mas que nada, eles estavam lá se divertindo bem perto da praia! Muito legal! Entrei na água e, de vez em quando, eles surgiam a uma distância pequena. Veja bem, não era “logo ali” a ponto de você encostar neles, era coisa de 10 metros de distância. Por outro lado, se você -- leigo, tal qual nós -- não souber antecipadamente que era golfinho, pode confundir com tubarão (!) por conta da barbatana.

 

Depois de curtir um tempo, decidimos seguir andando até a Praia do Madeiro, outra praia famosa da região. Outra praia espetacular da região. Lembro desse nome desde a outra vez em que estivemos em Natal e um amigo deu a dica. Estacionamos por lá, onde curtimos o restante da manhã. A vida é bela em Pipa.

 

large_20140920-042.jpg

Praia do Madeiro, vista do alto

 

No começo da tarde, decidimos retornar ao centro para conhecer e curtir a Praia do Amor. Optamos por ir andando. Subimos e fomos andando pela estrada. Achávamos que rolava algum visual, mas não rola. Teria sido melhor voltar pela praia mesmo, ainda que (acho eu) tenha sido mais curto pelo alto.

 

large_20140920-049.jpg

Praia do Amor

 

large_20140920-050.jpg

Precisando, vc encontra por lá

 

Curtimos um tempo na Praia do Amor, outra ótima praia da região. Ainda dei uma corrida até a Pedra do Moleque, que divide a Praia do Amor com a Praia das Minas. Era hora de maré cheia, mas isso em nada atrapalha a curtição da praia.

 

large_20140920-051.jpg

Pedra do Moleque

 

large_20140920-052.jpg

Praia das Minas

 

Depois de um tempo por lá, voltamos para a pousada e pegamos o carro em direção a Tibau do Sul. Pipa também está no município de Tibau do Sul, na realidade. Nós fomos em direção à foz do rio, a chamada Lagoa de Guaraíra. No meio do caminho paramos numa área de sensacionais mirantes, do alto das falésias que ficam na Praia de Cacimbinhas. Praia lá embaixo, dunas lá atrás. Espetáculo.

 

large_20140920-058.jpg

Do alto das Cacimbinhas

 

Encerramos nosso dia curtindo um belíssimo por do sol na Lagoa de Guaraíra. Fechamento perfeito para um dia memorável.

 

large_20140920-063.jpglarge_20140920-078.jpg

Ó, vida

 

De volta à pousada, tomamos um merecido banho e saímos para jantar. Procuramos um restaurante de comida nordestina e, estranho, não é lá muito fácil. Pipa anda cosmopolita demais, com restaurantes de comidas de tudo quanto é parte do mundo -- falta a local! Felizmente encontramos o Tal do Escondidinho, onde saboreamos deliciosos escondidinhos. Depois ainda ficamos batendo perna pelo centrinho, encontramos amigos que estavam hospedados por lá também e ficamos de papo até tarde. Acabamos dormindo depois da meia-noite.

 

No domingo nós queríamos fazer o passeio de buggy para o sul, até Baía Formosa. Falamos com a Daphne no dia anterior e ela agitou um bugueiro para nós. Partimos de manhã. Fomos com outro casal, muito legal, de São Paulo, que curtia férias no litoral nordestino. Foi mais um dia espetacular para guardar na memória.

 

Paramos no famoso Chapadão, com vista estupenda da Praia do Amor e da Praia das Minas. Era hora de maré baixa, bem diferente de quando estivemos na Praia do Amor no dia anterior.

 

large_20140921-007.jpglarge_20140921-015.jpg

Chapadão

 

Passamos por Sibaúma e seguimos para Barra do Cunhaú, um lugar onde o rio se encontra com o mar. Lugar de beleza extraordinária, com uma água de cor belíssima. O rio é largo, precisa de balsa para cruzar para o outro lado. Enquanto a balsa não chegava, aproveitei para curtir um pouco a água do rio. Que é salgada naquele ponto.

 

large_20140921-050.jpg

Barra do Cunhaú, na ida

 

Cruzamos o rio e partimos viagem pela praia, seguindo até Baía Formosa. Eram os últimos momentos antes de a maré encher e praticamente fechar o acesso dos buggies pela praia. Nosso buggy deve ter sido o último a fazer a travessia, não vimos outro atrás.

 

large_20140921-061.jpg

De buggy pela praia

 

A belíssima Baía Formosa foi palco de alguma novela recente, tinha placas espalhadas na região indicando isso. Uma dessas placas ficava perto do mirante, estragando um pouco aquele visual espetacular. Curtimos um tempo ali e seguimos viagem em direção a Sagi.

 

large_20140921-071.jpglarge_20140921-075.jpg

Baía Formosa

 

large_20140921-086.jpg

E segue "estrada" pela praia!

 

Em algum ponto pelo caminho, nosso bugueiro nos perguntou se queríamos ir na Lagoa da Coca-Cola, cujo nome oficial é Lagoa de Araraquara. Eu queria muito, e felizmente a galera topou. A Lagoa é área de proteção privada e paga-se 5 reais para entrar. O bugueiro falou que depois da estiagem que assolou a região poucos anos atrás deixou a lagoa com muito menos água do que sempre houve. O que sei é que a Lagoa é um barato! Curtimos um bom tempo por lá. A galera chegava, olhava e partir. E nós ficávamos.

 

large_20140921-105.jpglarge_20140921-115.jpglarge_20140921-122.jpg

Lagoa de nome auto-explicativo!

 

Outra coisa que é espetacular também é o lugar de acesso à Lagoa.

 

large_20140921-126.jpg

Ó, vida II

 

Ainda seguimos viagem até Sagi, que já é quase na divisa com a Paraíba. Havia a opção de almoçarmos lá ou de retornarmos e almoçarmos no camarão da fazenda.

 

large_20140921-135.jpg

Sagi, lá embaixo

 

Preferimos voltar. Viemos curtindo de volta diversos caminhos. Pela praia, por dentro, por fazendas, etc. E ainda paramos novamente para um mergulho em Barra do Cunhaú, enquanto esperávamos a balsa chegar. Depois de um merecido almoço no camarão da fazenda (eu não sou muito de camarão, mas a galera elogiou), retornamos a Pipa e encerramos o passeio.

 

large_20140921-146.jpg

Barra do Cunhaú, de volta

 

large_20140921-150.jpg

Cruzando a piscina, ou melhor, o rio

 

Nosso bugueiro foi o Carlinhos Laricão. Muito bom, recomendo. O preço pelo passeio de dia inteiro foi de 450 pratas para os 4, ou seja, 225 para o casal. Bem mais caro do que pagamos dois anos atrás em Natal, mas na média do que pesquisamos em Pipa.

 

Nossa ideia era ver o por do sol do alto de um morro, mas esse era área particular e era fechado aos domingos. Descemos para a praia, então. Encontramos uma pontinha com bom visual e curtimos mais um fim de dia espetacular, para guardar na memória.

 

large_20140921-160.jpg

Ó, vida III

 

Ainda relaxamos um pouco na pousada antes de sairmos para jantar. Jantamos, passeamos, curtimos os últimos momentos no lugar. Pouco depois das 22hs, partimos de volta para o aeroporto. No caminho para Goianinha, um treminhão cruzou a nossa frente. Nunca tinha visto um. Velocidade de trem mesmo.

 

Chegamos ao aeroporto cedo, um pouco antes da meia-noite. Nosso voo era somente às 3 da manhã. Dia seguinte já era dia de trabalho novamente.

 

E assim – com muita disposição! -- conhecemos mais um cantinho do Brasil. Com muita dó de ter de voltar pra casa.

 

 

Considerações gerais:

- Pipa tem uma atmosfera realmente bacana. Tem espaço para todos. Bicho grilo, chique, arrumadinho, largado, surfista, praieiro, etc. Muitos estrangeiros, mas majoritariamente hispânicos. Muitas opções interessantes de restaurantes. Espero sinceramente que um dia tornem aquela rua principal como rua de pedestres somente.

 

- Mas não é somente pela atmosfera que o lugar é bacana. As praias são lindas.

 

- Como chegar em Pipa desde o aeroporto:

Uma coisa que li em diversos cantos é que "o acesso por Macaíba não está pronto" e que vc precisa ir até Natal para então seguir para Pipa.

 

*Não é bem assim*. Existe sim um acesso via Macaíba, e asfaltado. Está no padrão Brasil (asfalto ruim, com crateras, e sinalização próxima do inexistente), mas está lá. Talvez o tal acesso que ainda não está pronto seja um acesso padrão Fifa, ou coisa parecida. Mas, para quem tem GPS (precisa ter!), é uma boa poupança de km (e tempo) em relação a ter de ir até Natal.

 

Fui de madrugada, com calma e levei pouco menos de 2 horas.

 

Ah, a estrada entre Goianinha e Pipa tb está em condições padrão Brasil.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá!! Pena q não dá pra curtir as fotos!! Rsss vamos de férias em abril, 10 dias... Quero fazer td q tiver direito e a grana permitir rsss... Comprei as passagens essa semana e tb vamos chegar de madrugada, essa pousada q vc ficou não teve problema chegar de madrugada? Se vc puder me dizer o valor da diária, Please... E vc alugou carro? Qt pagou? Ainda não decidi sobre isso brigaduu

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi, Alice. As fotos aparecem ok por aqui!

Eu avisei a Pousada sobre nosso horário peculiar de chegada e eles deixaram o vigia de sobreaviso e ainda me deram um telefone para ligar, caso houvesse algum problema. Foi tudo ok. Diária saiu por R$ 120. Alugamos carro via rentcars.com com a Foco e o basicão saiu por 135 para os dois dias.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal,

preciso de dicas de onde ficar em Pipa e Ponta Negra.

A intenção é ir direto do aeroporto para Pipa, passar os 3 dias e depois ir para Natal e passar os 5 dias restantes na praia de Ponta Negra.

Gostaria de saber também se vale a pena alugar um carro no Aeroporto e ir por conta própria com ajuda do GPS. Já que precisarei de carro para ir e depois voltar para Natal e para o Aeroporto no fim da viagem.

Na minha viagem para Porto de Galinhas aluguei e não me arrependi, pois foi essencial no quesito locomoção.

Conto com os comentários de vcs! ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Aline tenho duvida parecida...devo/vou alugar um carro e ficar 5 dias em Tibau do sul..e de lá quero explorar a região. Minha dúvida se consigo chegar nessas praias mais ao sul, Sagi, Chapadão, barra do cunhau com carro sem tração e GPS ( próximo não precisa ser areia). Você conseguiu obter essa resposta..e aí rapaziada é possível? Até porque fiquei sabendo que o passeio para esta região é de 400 a 450 pratas...só não sei se é casal ou por cabeça.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Aline,

Se vc ficar pouco tempo, eu acho que vale a pena alugar carro. Mas em Pipa não tem muita utilidade, tudo é feito a pé. Ou de buggy.

 

Alexander,

Vc chega nas praias mais ao sul de carro sim, mas pelo asfalto. O custo do passeio de buggy é para 4 pessoas, geralmente dois casais dividem a conta.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Cara, que fim de semana em! Muito bom o relato!

Chego em Natal dia 23 (seg) de março às 23h. Penso em alugar um carro e ir direto até Pipa, onde irei passar 2 dias e meio. Mas pelo que vi em minhas pesquisas e pelo que você tb comentou, em Pipa um carro não é nada essencial.. A minha dúvida é se existe alguma forma de eu sair do aeroporto(às 23h) e ir direto à Pipa, sem ter que alugar um carro.. Vc sabe me dizer se isso é possivel?

Abraço

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi, Guilherme. Obrigado.

 

É possível sim, mas vc vai ter de arrumar algum transfer. Acabei de fazer isso nesse último fds, mas para São Miguel do Gostoso. Como éramos 4, achei que o rateio do custo (160 cada perna) ficou bem razoável.

 

Não sei indicar transfer Pipa-Aeroporto, mas seguramente vc encontra na Inet, ou sua pousada pode indicar tb.

 

Em Pipa, de fato, o carro não tem muita utilidade. Até mesmo para ir ver o por do sol na Lagoa de Guaraíra vc descola transporte por lá mesmo (van).

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...