Oi pessoal, estou relatando meu mochilão que aconteceu no final de 2011 e começo de 2012!
Sim, que vergonha rsrsr, mais antes tarde do que nunca né! hehehe
E gostaria de agradeçer de todas as formas o pessoal dos Mochileiros.com, por toda ajuda que precisei, para fazer este mochilão!
Planejamento da viagem!
Resolvi que era hora de deixa em segundo plano meu trabalho e dar lugar as experiências, mais fantástica da minha vida “Conhecer o mundo”!
Foi assim que em novembro de 2011, como dizem meus amigos ”Me deu a louca” ãã2::'> e decidi em 2 dias que iria para a Chile, Bolívia e Peru, mais para contar sobre este mochilão, ainda não achei nenhuma palavra até o momento, para descrever a gratidão que sinto pela ajuda de uma amigo muito querido Márcio/Sp, que me ajudou a fazer o meu roteiro em um dia! Márcio Augusto, obrigado por sempre me dar o apoio, incentivo e a paciência com as minhas duvidas!
É claro que depois que você decide fazer uma viagem destas, algumas pessoas vão dizer que você é “Loca” que é “perigoso viajar sozinha”, ainda mais uma mulher! Mais sabe não dei ouvido para nada disto, ao contrário do que estas pessoa diziam, está viagem foi a mais segura que eu já fiz! Então mulherada, pode viajar sossegadas, é claro, que tem que ter os cuidados básico, mas de resto é super seguro!
Para onde vou mochilar???????
E agora quanto tempo de viagem e para quais paises eu vou?
O mais fácil, foi dizer: Ok, vou ficar viajando 1 mês"! O difícil foi planejar, quanto tempo ficar em cada lugar!hahaha
Meu amigo sempre falou sobre San Pedro do Atacama no Chile, quando pesquisei sobre o deserto fiquei facinada! Eu quero ir!hahaha
Bolívia - Meu Deus que perigoso! Vou mesmo assim!
Peru – Machú Picchu – Mïstico, como disse minha amiga Francesa Mila
Bom já tinha decidido os paises! Ai caramba e para que cidades iria visitar no Chile, Bolívia e Perú?
Como sempre meu amigo Márcio me ajudou!hehehe
O plano do roteiro de principio!
Digo de principio, pois quando conheci meus amigos na viagem, muita coisa mudou!hehehe
Chile – San Pedro de Atacama
Valle de la Luna
Valle de la Muerte
Salar de atacama
El Tatio
Lagunas Cejar
Bolívia – La paz
Chacaltaya
Valle de la Luna
Trakking de bike na estrada da morte – Ai que medo “minha mãe fez eu jurar que não ia fazer este trekking”hehehe
Copacabana
Isla del Sol (SUl e Norte) – Lago Titicaca
Peru – Puno - Islas uros e Isla Taquiles
Cuzco - Machu Picchu
Arequipa - Canion de Coca
Nazca - Linhas de nazca
Paracas - Ilhas ballestras
Ica - Huacachina
Lima - Miraflores
Huaraz
Ai mi Dios, será que um sinal para eu não viajar?!hahaha
Quando fui comprar minha passagem na Decolar o preço está muito bom! Ok vou comprar!
No dia seguinte, começou meu inferno astral de ser uma mochileira!kkkkk A Decolar tinha mandado um e-mail, avisando que tinha dado um problema na compra das passagens! Ok bom vamos comprar novamente! No dia seguinte outro e-mail, avisando novamente que não tinha conseguido finalizar a compra!
Entrei em pânico! Sabe agente pensa em várias coisas do tipo o avião vai cair, vou ser sequestrada na Bolívia!kkkkkk e minha mãe falando: Ai Camila é melhor você ir para outro lugar! Imagina como eu estava!
Bom pensei, vou ligar para o meu amigo Márcio e para minha prima Raquel e pedir alguns conselhos!
O Márcio e a Raquel, como sempre me deram o maior apoio e me incorajou a viajar!hehehe
Dia 27 de novembro de 2011 - Fazendo a mochila
Uauuuuuuuu, comprei uma super mochila cargueira e sabe o que aconteceu, coloquei as minhas roupas e não estava aguentando o peso!kkkk me deu a loca e sabe, fui com minha mala de rodinhas! Ai foi uma experiência engraçada!
Dia 01 de dezembro 2011
Chegou o grande dia! E com ele grandes surpresas também!rsrsr
Meu voo está marcado para ás 8:00 am e como sempre atrasou e eu só ia embarcar ás 14:00!
Conclusão pensei novamente que era um sinal para eu não fazer está viagem! Fala sério que besterol!hahaha vou assim mesmo! Acabei conseguindo embarcar ás 9:00!
Bom um Chileno chamado Gustavo que estava sentado do meu lado, começou a conversar comigo, imagina eu não gosto nem um pouco de conversar né!rsrsrs dai surgiu uma amizade super legal! Ele morava fazia 2 anos no Brasil, então imagina um Chileno falando várias girias, palavrões e cantando as chicas e para contemplar a música que na época estava bombando do contor Michel Telo: “Nossa nossa assim vc me mata, ai se eu te pego ai ai”! hahaha malandragem pura!
O Gustavo, me ajudou a começar a falar algumas palavras em Espanhol e me disse que se eu precisa-se de qualquer coisa era para ligar para ele! Foi muito bom começar a viagem conhecendo ele!
Bom vamos para o que interessa! rsrsr
Chegando no Chile
Chile – San Pedro de Atacama / Santiago
Para chegar a San Pedro de Atacama de São Paulo, o destino foi o seguinte:
Avião: São Paulo – Calama - Chile
Ônibus : Calama – San Pedro de Atacama – Dentro do aeroporto de Calama tem várias companias de transporte, até San Pedro de Atacama, porém a melhor é a Licancabur que cobra $10.000! É só chegar no balcão deles e perguntar os horários de saída! São + ou – 3 horas de viagem e a estrada é super boa!
Centro de San Pedro de Atacama
Adorei San Pedro, pois é uma cidade bem pacata, pequena e bem simples!
Maiiiissss assim que cheguei no hostel, comecei a sentir os efeitos da altitude, dor no corpo todo e dor de cabeça. Foi então que a recepcionista do hostel me deu um chá de coca! O efeito foi muito rápido e fiquei de boa! hehehe
Mais a surpresa maior estava por vir e sempre acontece de noite, pq né affff
Estava em um quarto sozinha, mais dai comecei a passar muito mal de noite, dor no corpo todo, minha cabeça parecia que ia explodir, querendo vomitar, ai pensei: "Meu Deus, vou morrer aqui sozinha e logo no primeiro dia do meu mochilão, caramba que sorte a minha hein hahahaha ai no pensamento: "Amanhã bem cedinho vou ligar para o meu amigo Gustavo, o chileno e pedir para ele me ajudar a trocar as pasagem de volta!"Eu estava com medo e queria voltar para a mamãe!hahaha
Para né, consegui superar a fase ruim do meu corpo e pensei: "Agora ningém me segura! hehehehe"
Bom demorei 2 dias para me acostumar com a altitude, só depois disso que fechei os passeios!
A recepcionista, tbm me deu a dica de comprar folha de coca para fazer o chá e mastigar! Que por sinal foi um santo rémedio para mim! :'>
Gastos totais: US$ 500,00 – 6 dia
OBS: O Chile foi o país mais caro deste mochilão, então ecomonizei bem!hahaha mais deu para fazer tudo que eu queria!
Hostel
Diária: $ 5.000 – Foi o mais enconta que encontrei!
Bom tem para todos os gostos!hehehe eu fiquei em um hostel chamado La casa del sol Naciente, é simples, porém bem legal, pois tem cozinha, uma área para a galera ficar batendo papo e camping!
Valle de la Luna - $8.000 + $ 2.000 para a entrada no parque
Lagunas Altiplánicas - $ 26.000 + $ 5.000 para a entrada
Laguna Cejar - $12.000 + $ 2.000 para a entrada
Geyser del Tatio - $ 8.000 + $ 5.000 para a entrada
Bom vamos lá, para este passeio, a agência me disse que ia passar no meu Hostel ás 4:00 da matina ok! Foi o único furo que eles deram, pois acordei ás 3:00, um frio lascado, me arrumei e fiquei esperando a vam na rua, caraca que frio que passei e nada da porcaria da vam, puta que pariu! a vam só chegou ás 6:00, é para lascar né!
Mais de resto foi tranquilo!
Mais um episódio cômico
Assim que sai da piscina, comecei a passar mal de novo, que karai viu! rsrsr, bom fui para a vam, com a cabeça estourando e querendo vômitar e para minha surpresa, já tinha outra coitada passando mal lá tbm! kkkk ai a nossa guia, fez um chá de umas ervas e assim que tomei, tive que correr para de traz da van e era vômito para todo lado! eita nossa, mais sabe que depois disso melhorei! hahaha
Até depois fui conhecer um povoado boliviano que estava do lado!
PS: Mais olha a minha cara como estava! na foto abaixo: hahaha
Total dos passeios: $ 64.000, porém como fechei para o Deserto de Sal na Bolívia ficou: $ 55.000, isto pq eu chorei bastante para me darem desconto!hehehe
Ps: O passeio do Valle de La Luna da para fazer por conta é só alugar as bikes!
Bolívia
Gastos totais: BS 1.500,00 , porém é tudo muito barato e comprei muitas coisinhas para mim!hehehe
Salar de Uyuni – Deserto de Sal – Bolívia
Tour de 3 dias – U$ 160
Incluso: Guia falando em espanhol – se vc conseguir o melhor é ir com o Aquilino que é o mais responsavél dos guias! Café da manhã, almoço, janta, 1 abrigo, 1 hostel de sal.
1 dia de Tour
O primeiro dia, foi incrível, pois passamos por lugares lindos, paramos várias vezes para mirar as paisagens. Já dentro do nosso carro sempre tocando as músicas mais animadas da Bolívia, com direito a vários doces que o nosso motorista e guia, oferecia para agente.
Fantástico!
Só um detalhe bem bobinho rsrsrs, depois do relaxante banho na piscina hahaha assim que eu sai da piscina, comecei a passar mal, por causa da altitude tive uma dor de cabeça muito forte e vomitando igual doida! kkkk
Eu ainda tive sorte e meu amigo João o portuga que desmaiou na piscina!
Bom gente tem que tomar um pouco de cuidado, pois tem que estar de bem com a altitude!
1 – abrigo a 4.500 mt de altitude
Cheguei no abrigo ainda passando mal, meus amigos que levaram minha mala para o quarto, tive que tomar um rémedio para dor de cabeça e dormir por uma hora!
Depois de uma hora eu era uma nova Camila, para continuar a aventura!
Além de mim, um casal de Australianos, tbm estava sofrendo com a altitude, ai dei para eles umas folhas de coca para mastigar heheheh
PS: Pois estava com um estoque de folhas da hora! hahaha
2 dia de Tour[/b]
A madrugada foi extremamente fria, porém nas camas do abrifo, havia uma montanha de mantas, que por sinal salvou todo mundo! rsrsr
A Altitude tbm castigou algumas pessoas, como eu e meu amigo português, tivemos que tomar um tilenol para acalmar a dor de cabeça! ufaaaa
Acordamos bem cedinho, tomamos café e fomos a primeira turma a deixar o abrigo!
Dica importante: Comparar umas 3 garrafas de água no centro de San Pedro de Atacama, para levar nesta viagem, pois dificilmente encontrei nos 2 primeiros dias uma venda! Lembrando era só natureza
O que mais gostei no segundo dia foi o almoço ao ar livre em uma paisagem de tirar o folego, tudo muito simples, porém estava uma delicía!
3 dia de Tour
Depois de um dia completo de paisagens deslumbrantes, chegamos a noite no 2 abrigo, todo feito de sal, incriível
Neste abrigo, sim tinha banheiro com chuveiro, precisava tirar a inhacá rsrsr
A janta foi uma sopa muito boa, e com papos muito divertidos entre os mochileiros.
O nosso guia queria entrar em um acordo com o meu grupo, sobre acordar de madrugada para chegar no Salar Uyuni, para ver o nascer do sol ou não! Pufffff, eu e meus amigos queriamos muito, porém 2 suiças chatonas, não queriam acordar cedo!
Acordamos cedo e fomos para o Salar de Uyni, nossa nunca imaginei que era tão grande e ao mesmo tempo diferente!
Amei todos os segundos que fiquei lá!
Se vc tem criatividade, pode tirar várias fotos super!hehehe
Cidade - Uyuni
O último dia a empresa deixa vc na cidade de Uyuni, porém não tem nada para se fazer nesta cidade.
O que fiz foi passar uma noite em um hostel que não lembro o nome, para no dia seguinte ir para Sucre!
Ps: Em volta da praça central, existem vários restaurantes e pizzarias ótimos, a comida é muito boa e da para experimentar carne de Lhama!
Sucre – 3 dias
Pesquisamos bastante sobre os valores dos ônibus de Uyuni para Sucre ( Aqui eu já comecei a mudar o meu roteiro) , acho que pagamos uns BS 130, porém o ônibus não era grande coisa e fomos com os Bolívianos até no corredor! Hahaha adorei está experiência e a vista da estrada era muito loca, andavamos em vários precipícios!hahaha que aventura .
Duração da viagem: + ou – 10h – vale apena ir de dia nesta viagem pela paisagem.
Nosso ônibus!hahaha meu amigo espanhol Javi a caminho de Potosí!
Me lembro como se fosse hoje do restaurante, hahahah. estavamos com muita fome e assim que fomos pedir a comida, a garota que estava servindo o almoço me perguntou: Você vai querer o prato completo? eu disse que sim, hahaha e a garota fez uma última pergunta: Você quer salada de tomate? e eu com aquele sorriso grande disse que sim!
hahaha o que eu não esperava era que ela fosse pegar a salada com a mão dela e com as unhas todas sujas!
A comida estava tão boa, que acho que foi o tempero da unha suja dela!
O que mais gostei no banheiro do restaurante, é que tive que dividi um espaço pequeno com algumas galinhas! hahaha
Hostel: Alojamento la Plata – Simples com tv no quarto e banheiro compartilhado.
Calle: Ravelo 32, F. 645.2102. – Fica situado no centro, muito bom para circular!
Vários restaurantes e pubs!
Feira de Tarabuco – Passeio dia todo
Você precisa contratar uma agência, para ir até está feira ( tem várias), pois Tarabuco é um Povoado afastado de Sucre + ou – 1h de viagem! (Valor: acho que foi BS 20, somente para o transporte) vale muito a pena.
Fomos também em um espetaculo muito interessante, que conta a história da Bolívia, muito bonito, chamado Origeneses Bolívia – BS 100, só o espetáculo, BS 150 com o jantar magnifico!
O mais legal de mochilar é fazer muitas amizades, e foi assim, na rodoviária de Sucre, que eu queria comprar um chapéu típico das bolivianas e não estava sabendo falar para o dono da tenda, dai do nada surgiu a Claire e a Mila, duas francesas gente fina!hehehe Começamos a bater um papo e decobrimos que elas, tbm estavam ido para La Paz, só que no proximo bus, sendo assim, passamos o nome e endereço do Hostel, que iamos ficar, para todos se encontrar lá!
La Paz – 4 dias
De sucre para La Paz, fomos pela compania de ônibus, chamada El Dorado e pagamos BS 130, não tem aquecedor e nem manta, como eles disseram que ia ter, porem o assento é leito de verdade é mesmo uma cama!hahaha então deixe com vc o saco de dormir e um casaco para dormir bem quentinho! Duração da viagem: 14h.
Ficamos hospedados no Hostel:
Maya Inn – Calle Sagárgana, 339 – muito bem localizado.
Diária: BS 25 – Hostel muito bom, incluso café da manhã e internet.
O melhor de La Paz é para comprar roupa, botas, mochilas cargueiras, barracas e saco de dormir, tudo muito barato e de boas marcas como NorthFace, comprei várias coisa por um preço super barato! Vale a pena!
A vcs lembram das francesas Claire e Mila, então elas conseguiram ficar com agente no hostel e seguimos todos viajando!
Existem vários restaurantes bons!
Dica de um que eu fui e adorei!
Sabor Cubano
Comidas tipas da Cubá sensacional.
Calle: Sagárnaga, 357 na mesma rua do hostel subindo!
Passeios:
Mercado de las Brujas: É uma rua que vende coisas extranhas, mais bem interessante. Meu amigo frances, acabou comprando um pó para colocar na roupa, para conseguir uma namorada rsrs
Calle Linares
Museo de la Coca: Boa! Meu amigo espanhol, até tirou escondido umas fotos de como produzir algumas coisinhas boas! hahaha
Passeios: Vale de la Luna e Chacaltaya – snifff não deu para eu ir mais é lindo. Chacaltaya é uma montanha de 5.395m de altitude que fica situada na Cordilheira Real! A vista é linda, tem neve e vc consegue ver toda La Paz de cima!
Trilha de Bike em Coroico – A fomosa estrada da morte – A mais perigosa do mundo!uiiiiii hahaha
Fiz pela agência mais conceituada : Xtreme que fica na mesma rua do hostel.
Valor: BS: 400 para uma bike com amotercedor na frente e atrás e está incluso o café da manhã, lanche, almoço em um hotel com direito a banho, piscina e uma camiseta show!
Ps: Mas se vc juntar uma galera consegue por BS400, pois o normal é BS 500 e com amortecedor só na frente por BS 350.
São 4 horas de decida, até chegar no Hotel, para o tão merecido descanso!hahaha
A aventura começa bem cedinho, a agência é super pontual com o horário! Não precisa tomar café da manhã, pois está incluso!
Assim que chegamos no ponto de partida, tomamos o nosso café e os guias passaram, todas as instruções importantes para a aventura.
Vou confessar que no começo fiquei com medinho!hahahah nossa a estrada é muito estreita em alguns trechos, e como subia carros e caminhões e detalhe, tinha que fazer a trilha do lado do precipício!
Depois de 2 horas, paramos para tomarmos um lanchinho e ir no banho ao ar livre! hehehe
No final de tudo é uma aventura e tanto e a sensação do frio na barriga que mais eu adoro!hehehe
Oi pessoal, estou relatando meu mochilão que aconteceu no final de 2011 e começo de 2012!
Sim, que vergonha rsrsr, mais antes tarde do que nunca né! hehehe
E gostaria de agradeçer de todas as formas o pessoal dos Mochileiros.com, por toda ajuda que precisei, para fazer este mochilão!
Planejamento da viagem!
Resolvi que era hora de deixa em segundo plano meu trabalho e dar lugar as experiências, mais fantástica da minha vida “Conhecer o mundo”!
Foi assim que em novembro de 2011, como dizem meus amigos ”Me deu a louca”
ãã2::'> e decidi em 2 dias que iria para a Chile, Bolívia e Peru, mais para contar sobre este mochilão, ainda não achei nenhuma palavra até o momento, para descrever a gratidão que sinto pela ajuda de uma amigo muito querido Márcio/Sp, que me ajudou a fazer o meu roteiro em um dia! Márcio Augusto, obrigado por sempre me dar o apoio, incentivo e a paciência com as minhas duvidas!
É claro que depois que você decide fazer uma viagem destas, algumas pessoas vão dizer que você é “Loca” que é “perigoso viajar sozinha”, ainda mais uma mulher! Mais sabe não dei ouvido para nada disto, ao contrário do que estas pessoa diziam, está viagem foi a mais segura que eu já fiz! Então mulherada, pode viajar sossegadas, é claro, que tem que ter os cuidados básico, mas de resto é super seguro!
Para onde vou mochilar???????
E agora quanto tempo de viagem e para quais paises eu vou?
O mais fácil, foi dizer: Ok, vou ficar viajando 1 mês"! O difícil foi planejar, quanto tempo ficar em cada lugar!hahaha
Meu amigo sempre falou sobre San Pedro do Atacama no Chile, quando pesquisei sobre o deserto fiquei facinada! Eu quero ir!hahaha
Bolívia - Meu Deus que perigoso! Vou mesmo assim!
Peru – Machú Picchu – Mïstico, como disse minha amiga Francesa Mila
Bom já tinha decidido os paises! Ai caramba e para que cidades iria visitar no Chile, Bolívia e Perú?
Como sempre meu amigo Márcio me ajudou!hehehe
O plano do roteiro de principio!
Digo de principio, pois quando conheci meus amigos na viagem, muita coisa mudou!hehehe
Chile – San Pedro de Atacama
Valle de la Luna
Valle de la Muerte
Salar de atacama
El Tatio
Lagunas Cejar
Bolívia – La paz
Chacaltaya
Valle de la Luna
Trakking de bike na estrada da morte – Ai que medo “minha mãe fez eu jurar que não ia fazer este trekking”hehehe
Copacabana
Isla del Sol (SUl e Norte) – Lago Titicaca
Peru – Puno - Islas uros e Isla Taquiles
Cuzco - Machu Picchu
Arequipa - Canion de Coca
Nazca - Linhas de nazca
Paracas - Ilhas ballestras
Ica - Huacachina
Lima - Miraflores
Huaraz
Ai mi Dios, será que um sinal para eu não viajar?!hahaha
Quando fui comprar minha passagem na Decolar o preço está muito bom! Ok vou comprar!
No dia seguinte, começou meu inferno astral de ser uma mochileira!kkkkk A Decolar tinha mandado um e-mail, avisando que tinha dado um problema na compra das passagens! Ok bom vamos comprar novamente! No dia seguinte outro e-mail, avisando novamente que não tinha conseguido finalizar a compra!
Entrei em pânico!
Sabe agente pensa em várias coisas do tipo o avião vai cair, vou ser sequestrada na Bolívia!kkkkkk e minha mãe falando: Ai Camila é melhor você ir para outro lugar! Imagina como eu estava!
Bom pensei, vou ligar para o meu amigo Márcio e para minha prima Raquel e pedir alguns conselhos!
O Márcio e a Raquel, como sempre me deram o maior apoio e me incorajou a viajar!hehehe
Dia 27 de novembro de 2011 - Fazendo a mochila
Uauuuuuuuu, comprei uma super mochila cargueira e sabe o que aconteceu, coloquei as minhas roupas e não estava aguentando o peso!kkkk me deu a loca e sabe, fui com minha mala de rodinhas! Ai foi uma experiência engraçada!
Dia 01 de dezembro 2011
Chegou o grande dia! E com ele grandes surpresas também!rsrsr
Meu voo está marcado para ás 8:00 am e como sempre atrasou e eu só ia embarcar ás 14:00!
Conclusão pensei novamente que era um sinal para eu não fazer está viagem! Fala sério que besterol!hahaha vou assim mesmo! Acabei conseguindo embarcar ás 9:00!
Bom um Chileno chamado Gustavo que estava sentado do meu lado, começou a conversar comigo, imagina eu não gosto nem um pouco de conversar né!rsrsrs
dai surgiu uma amizade super legal! Ele morava fazia 2 anos no Brasil, então imagina um Chileno falando várias girias, palavrões e cantando as chicas e para contemplar a música que na época estava bombando do contor Michel Telo: “Nossa nossa assim vc me mata, ai se eu te pego ai ai”!
hahaha malandragem pura!
O Gustavo, me ajudou a começar a falar algumas palavras em Espanhol e me disse que se eu precisa-se de qualquer coisa era para ligar para ele! Foi muito bom começar a viagem conhecendo ele!
Bom vamos para o que interessa! rsrsr
Chegando no Chile
Chile – San Pedro de Atacama / Santiago
Para chegar a San Pedro de Atacama de São Paulo, o destino foi o seguinte:
Avião: São Paulo – Calama - Chile
Ônibus : Calama – San Pedro de Atacama – Dentro do aeroporto de Calama tem várias companias de transporte, até San Pedro de Atacama, porém a melhor é a Licancabur que cobra $10.000! É só chegar no balcão deles e perguntar os horários de saída! São + ou – 3 horas de viagem e a estrada é super boa!
Centro de San Pedro de Atacama
Adorei San Pedro, pois é uma cidade bem pacata, pequena e bem simples!
Maiiiissss assim que cheguei no hostel, comecei a sentir os efeitos da altitude, dor no corpo todo e dor de cabeça. Foi então que a recepcionista do hostel me deu um chá de coca! O efeito foi muito rápido e fiquei de boa! hehehe
Mais a surpresa maior estava por vir e sempre acontece de noite, pq né affff
Estava em um quarto sozinha, mais dai comecei a passar muito mal de noite, dor no corpo todo, minha cabeça parecia que ia explodir, querendo vomitar, ai pensei: "Meu Deus, vou morrer aqui sozinha e logo no primeiro dia do meu mochilão, caramba que sorte a minha hein
hahahaha ai no pensamento: "Amanhã bem cedinho vou ligar para o meu amigo Gustavo, o chileno e pedir para ele me ajudar a trocar as pasagem de volta!"Eu estava com medo e queria voltar para a mamãe!hahaha
Para né, consegui superar a fase ruim do meu corpo e pensei: "Agora ningém me segura! hehehehe"
Bom demorei 2 dias para me acostumar com a altitude, só depois disso que fechei os passeios!
A recepcionista, tbm me deu a dica de comprar folha de coca para fazer o chá e mastigar! Que por sinal foi um santo rémedio para mim!
:'>
Gastos totais: US$ 500,00 – 6 dia
OBS: O Chile foi o país mais caro deste mochilão, então ecomonizei bem!hahaha mais deu para fazer tudo que eu queria!
Hostel
Diária: $ 5.000 – Foi o mais enconta que encontrei!
Bom tem para todos os gostos!hehehe eu fiquei em um hostel chamado La casa del sol Naciente, é simples, porém bem legal, pois tem cozinha, uma área para a galera ficar batendo papo e camping!
Passeios:
Fechei todos os passeios com a empresa: Cordilheira Travel a mais conceituada! http://www.cordilleratraveller.com, tel: 0056 + 55 851291
Valle de la Luna - $8.000 + $ 2.000 para a entrada no parque
Lagunas Altiplánicas - $ 26.000 + $ 5.000 para a entrada
Laguna Cejar - $12.000 + $ 2.000 para a entrada
Geyser del Tatio - $ 8.000 + $ 5.000 para a entrada
Bom vamos lá, para este passeio, a agência me disse que ia passar no meu Hostel ás 4:00 da matina ok! Foi o único furo que eles deram, pois acordei ás 3:00, um frio lascado, me arrumei e fiquei esperando a vam na rua, caraca que frio que passei e nada da porcaria da vam, puta que pariu! a vam só chegou ás 6:00, é para lascar né!
Mais de resto foi tranquilo!
Mais um episódio cômico
Assim que sai da piscina, comecei a passar mal de novo, que karai viu! rsrsr, bom fui para a vam, com a cabeça estourando e querendo vômitar e para minha surpresa, já tinha outra coitada passando mal lá tbm! kkkk ai a nossa guia, fez um chá de umas ervas e assim que tomei, tive que correr para de traz da van e era vômito para todo lado! eita nossa, mais sabe que depois disso melhorei! hahaha
Até depois fui conhecer um povoado boliviano que estava do lado!
PS: Mais olha a minha cara como estava! na foto abaixo: hahaha
Total dos passeios: $ 64.000, porém como fechei para o Deserto de Sal na Bolívia ficou: $ 55.000, isto pq eu chorei bastante
para me darem desconto!hehehe
Ps: O passeio do Valle de La Luna da para fazer por conta é só alugar as bikes!
Bolívia
Gastos totais: BS 1.500,00 , porém é tudo muito barato e comprei muitas coisinhas para mim!hehehe
Salar de Uyuni – Deserto de Sal – Bolívia
Tour de 3 dias – U$ 160
Incluso: Guia falando em espanhol – se vc conseguir o melhor é ir com o Aquilino que é o mais responsavél dos guias! Café da manhã, almoço, janta, 1 abrigo, 1 hostel de sal.
1 dia de Tour
O primeiro dia, foi incrível, pois passamos por lugares lindos, paramos várias vezes para mirar as paisagens. Já dentro do nosso carro sempre tocando as músicas mais animadas da Bolívia, com direito a vários doces que o nosso motorista e guia, oferecia para agente.
Fantástico!
Só um detalhe bem bobinho rsrsrs, depois do relaxante banho na piscina hahaha assim que eu sai da piscina, comecei a passar mal, por causa da altitude
tive uma dor de cabeça muito forte e vomitando igual doida! kkkk
Eu ainda tive sorte e meu amigo João o portuga que desmaiou na piscina!
Bom gente tem que tomar um pouco de cuidado, pois tem que estar de bem com a altitude!
1 – abrigo a 4.500 mt de altitude
Cheguei no abrigo ainda passando mal, meus amigos que levaram minha mala para o quarto, tive que tomar um rémedio para dor de cabeça e dormir por uma hora!
Depois de uma hora eu era uma nova Camila, para continuar a aventura!
Além de mim, um casal de Australianos, tbm estava sofrendo com a altitude, ai dei para eles umas folhas de coca para mastigar heheheh
PS: Pois estava com um estoque de folhas da hora! hahaha
2 dia de Tour[/b]
A madrugada foi extremamente fria, porém nas camas do abrifo, havia uma montanha de mantas, que por sinal salvou todo mundo!
rsrsr
A Altitude tbm castigou algumas pessoas, como eu e meu amigo português, tivemos que tomar um tilenol para acalmar a dor de cabeça! ufaaaa
Acordamos bem cedinho, tomamos café e fomos a primeira turma a deixar o abrigo!
Dica importante: Comparar umas 3 garrafas de água no centro de San Pedro de Atacama, para levar nesta viagem, pois dificilmente encontrei nos 2 primeiros dias uma venda! Lembrando era só natureza
O que mais gostei no segundo dia foi o almoço ao ar livre em uma paisagem de tirar o folego, tudo muito simples, porém estava uma delicía!
3 dia de Tour
Depois de um dia completo de paisagens deslumbrantes, chegamos a noite no 2 abrigo, todo feito de sal, incriível
Neste abrigo, sim tinha banheiro com chuveiro, precisava tirar a inhacá
rsrsr
A janta foi uma sopa muito boa, e com papos muito divertidos entre os mochileiros.
O nosso guia queria entrar em um acordo com o meu grupo, sobre acordar de madrugada para chegar no Salar Uyuni, para ver o nascer do sol ou não! Pufffff, eu e meus amigos queriamos muito, porém 2 suiças chatonas, não queriam acordar cedo!
Acordamos cedo e fomos para o Salar de Uyni, nossa nunca imaginei que era tão grande e ao mesmo tempo diferente!
Amei todos os segundos que fiquei lá!
Se vc tem criatividade, pode tirar várias fotos super!hehehe
Cidade - Uyuni
O último dia a empresa deixa vc na cidade de Uyuni, porém não tem nada para se fazer nesta cidade.
O que fiz foi passar uma noite em um hostel que não lembro o nome, para no dia seguinte ir para Sucre!
Ps: Em volta da praça central, existem vários restaurantes e pizzarias ótimos, a comida é muito boa e da para experimentar carne de Lhama!
Sucre – 3 dias
Pesquisamos bastante sobre os valores dos ônibus de Uyuni para Sucre ( Aqui eu já comecei a mudar o meu roteiro)
, acho que pagamos uns BS 130, porém o ônibus não era grande coisa e fomos com os Bolívianos até no corredor! Hahaha adorei está experiência e a vista da estrada era muito loca, andavamos em vários precipícios!hahaha que aventura .
Duração da viagem: + ou – 10h – vale apena ir de dia nesta viagem pela paisagem.
Nosso ônibus!hahaha meu amigo espanhol Javi a caminho de Potosí!
Me lembro como se fosse hoje do restaurante, hahahah. estavamos com muita fome e assim que fomos pedir a comida, a garota que estava servindo o almoço me perguntou: Você vai querer o prato completo? eu disse que sim, hahaha e a garota fez uma última pergunta: Você quer salada de tomate? e eu com aquele sorriso grande disse que sim!
hahaha o que eu não esperava era que ela fosse pegar a salada com a mão dela e com as unhas todas sujas!
A comida estava tão boa, que acho que foi o tempero da unha suja dela!
O que mais gostei no banheiro do restaurante, é que tive que dividi um espaço pequeno com algumas galinhas! hahaha
Hostel: Alojamento la Plata – Simples com tv no quarto e banheiro compartilhado.
Calle: Ravelo 32, F. 645.2102. – Fica situado no centro, muito bom para circular!
Vários restaurantes e pubs!
Feira de Tarabuco – Passeio dia todo
Você precisa contratar uma agência, para ir até está feira ( tem várias), pois Tarabuco é um Povoado afastado de Sucre + ou – 1h de viagem! (Valor: acho que foi BS 20, somente para o transporte) vale muito a pena.
Fomos também em um espetaculo muito interessante, que conta a história da Bolívia, muito bonito, chamado Origeneses Bolívia – BS 100, só o espetáculo, BS 150 com o jantar magnifico!
Endereço: Calle Azurduy 473
Site: http://www.origenesbolivianos.com
O mais legal de mochilar é fazer muitas amizades, e foi assim, na rodoviária de Sucre, que eu queria comprar um chapéu típico das bolivianas e não estava sabendo falar para o dono da tenda, dai do nada surgiu a Claire e a Mila, duas francesas gente fina!hehehe Começamos a bater um papo e decobrimos que elas, tbm estavam ido para La Paz, só que no proximo bus, sendo assim, passamos o nome e endereço do Hostel, que iamos ficar, para todos se encontrar lá!
La Paz – 4 dias
De sucre para La Paz, fomos pela compania de ônibus, chamada El Dorado e pagamos BS 130, não tem aquecedor e nem manta, como eles disseram que ia ter, porem o assento é leito de verdade é mesmo uma cama!hahaha então deixe com vc o saco de dormir e um casaco para dormir bem quentinho! Duração da viagem: 14h.
Ficamos hospedados no Hostel:
Maya Inn – Calle Sagárgana, 339 – muito bem localizado.
Site: http://www.hostamaya.com
Diária: BS 25 – Hostel muito bom, incluso café da manhã e internet.
O melhor de La Paz é para comprar roupa, botas, mochilas cargueiras, barracas e saco de dormir, tudo muito barato e de boas marcas como NorthFace, comprei várias coisa por um preço super barato! Vale a pena!
A vcs lembram das francesas Claire e Mila, então elas conseguiram ficar com agente no hostel e seguimos todos viajando!
Existem vários restaurantes bons!
Dica de um que eu fui e adorei!
Sabor Cubano
Comidas tipas da Cubá sensacional.
Calle: Sagárnaga, 357 na mesma rua do hostel subindo!
Passeios:
Mercado de las Brujas: É uma rua que vende coisas extranhas, mais bem interessante. Meu amigo frances, acabou comprando um pó para colocar na roupa, para conseguir uma namorada rsrs
Calle Linares
Museo de la Coca: Boa! Meu amigo espanhol, até tirou escondido umas fotos de como produzir algumas coisinhas boas! hahaha
Passeios: Vale de la Luna e Chacaltaya – snifff não deu para eu ir mais é lindo. Chacaltaya é uma montanha de 5.395m de altitude que fica situada na Cordilheira Real! A vista é linda, tem neve e vc consegue ver toda La Paz de cima!
Trilha de Bike em Coroico – A fomosa estrada da morte – A mais perigosa do mundo!uiiiiii hahaha
Fiz pela agência mais conceituada : Xtreme que fica na mesma rua do hostel.
Calle: Sagarnaga, 392.
http://www.xtremedownhill.com
Valor: BS: 400 para uma bike com amotercedor na frente e atrás e está incluso o café da manhã, lanche, almoço em um hotel com direito a banho, piscina e uma camiseta show!
Ps: Mas se vc juntar uma galera consegue por BS400, pois o normal é BS 500 e com amortecedor só na frente por BS 350.
São 4 horas de decida, até chegar no Hotel, para o tão merecido descanso!hahaha
A aventura começa bem cedinho, a agência é super pontual com o horário! Não precisa tomar café da manhã, pois está incluso!
Assim que chegamos no ponto de partida, tomamos o nosso café e os guias passaram, todas as instruções importantes para a aventura.
Vou confessar que no começo fiquei com medinho!hahahah nossa a estrada é muito estreita em alguns trechos, e como subia carros e caminhões e detalhe, tinha que fazer a trilha do lado do precipício!
Depois de 2 horas, paramos para tomarmos um lanchinho e ir no banho ao ar livre! hehehe
No final de tudo é uma aventura e tanto e a sensação do frio na barriga que mais eu adoro!hehehe
continuo amanhã......
Editado por Visitante