Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Praias do Cabo de Santo Agostinho - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Cabo de Santo Agostinho - PE

 

Antes da chegada dos portugueses, Cabo de Santo Agostinho era habitado por indígenas, assim como a maior parte do Brasil. Possuidor de várias reservas ecológicas e de belíssimas praias tropicais, com muito verde, águas transparentes é uma boa opção para o turista descansar, relaxar, e praticar esportes aquáticos devido aos ventos fortes e ondas alucinantes como o surf.

No verão o Cabo recebe turistas do mundo todo enchendo as pousadas e hotéis existentes. Mas o Cabo não é só praias bonitas. Existem outras opções de lazer no município com a visita aos belíssimos monumentos históricos (como o Engenho Massangana que guarde parte da história do município), o Trem do Forró (passeio de trem era de Recife até Caruaru, mas de uns anos pra cá tem ido até o Cabo) nas Festas Juninas, as Igrejas entre elas a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, as ruínas do Convento Carmelita, o Forte Castelo do Mar (construído com o próprio granito do lugar), a Festa da Lavadeira, entre outros. O turista pode se aventurar em um vôo de asa delta no Mirante da Pedra da Pimenta ou fazer rapel e escaladas aproveitando a paisagem magnífica. Tem também a opção dos passeios de bike ou caminhadas podendo exploras as mais diversas matas. Durante a caminhada o turista vai poder tomar banho em lagoas e riachos e encontrar a mais variada fauna e flora.

Considerada uma das responsáveis pela manutenção turítistica de Pernambuco e localizada em região privilegiada (entre Porto de Galinhas e Recife), Cabo de Santo Agostinho tem recebido grande quantidade de turistas, tornando-se um importante destino turístico. Além de um litoral belíssimo, o Cabo possui importantes monumentos históricos e artesanato com uma diversidade muito grande. Por isso e por muito mais, Cabo de Santo Agostinho merece uma atenção toda especial na hora da escolha de um roteiro turístico.

 

 

Pontos Turísticos

 

Enseada dos Corais

 

Praia paradisíaca e com muitos coquerais, proporciona deliciosos banhos de mar e possui piscinas naturais de águas transparentes, formadas por recifes. Ainda é muito pouco visitada pelos turistas, possui casas de veraneio e hotéis. Sua orla abriga barracas onde pode se degustar deliciosos petiscos. A Enseada dos Corais ainda possui o atrativo das duas reservas ecológicas (Mata dos Zumbis e Mata Duas Lagoas)

 

Praia de Itapuama

 

Além de possuir as piscinas naturais (típica do litoral desse município), Itapuama que significa "Pedra Bonita" tem um toque especial devido a presença das rochas de origem vulcânica. Mar de águas claras e cristalinas, possui ondas grandes atraindo os surfistas. A pesca também é procurada nessa praia. Para quem tem preparo físico e gosta de aventura, não pode deixar de conhecer o Morro Melo, onde seu acesso é por uma mata da região de Pedra do Xaréu. No topo se tem a vista de todas as praias do município além de ver parte de Recife (Candeias, Piedade e Boa Viagem). Uma vista que tira o fôlego de qualquer pessoa. Na estrada que vai para a praia o turista pode provar o banho de lama medicinal (argila branca).

 

Suape

 

Localizada entre a Praia do Paraíso e o Rio Massangana (que separa o Cabo de Santo Agostinho do município de Ipojuca, onde fica Porto de Galinhas), essa praia é presenteada com uma natureza exuberante com Mata Atlântica e extenso arrecife de arenito formando uma barreira natural. O mar raso, sem ondas e de um azul magnífico se torna excelente para banhos e esportes náuticos. Possui um resort 5 estrelas tendo turistas o ano todo, além de ótima infra-estrutura de restaurantes.

 

Guaibu

 

Separadas das demais praias por dois morros, é conhecida por ser reduto dor surfistas (devido as ondas fortes) além de ser freqüentada pela galera jovem e dos moradores locais. É assim Guaibu que em tupi significa Olho d'água. Tem um carnaval fora de época (a Gaibureta) e acontece alguns shows de vez em quando. Umas das principais atrações é a escalada das pedras para apreciar um deslumbrante visual do mar e conhecer mais um cenário além de privilegiado, abençoado: A Praia de Calhetas.

 

Praia de Calhetas

 

Considerada uma das praias mais belas do mundo, a Praia de Calhetas além de cercada por rochas e coqueiros, e ter sido tombada pelo Patrimônio Histórico, praia possui piscinas naturais e um banho de mar com águas mornas e cristalinas, fazendo com que o turista possa relaxar. Além é claro das sombras formadas pelos coqueiros edos deliciosos restaurantes existentes. A prática do mergulho e da pesca submarina é muito procurada e passeio pelo Rio Massangana se torna inesquecível com seus crustáceos preparados pelos nativos e servidos na praia. O Vale da Lua também é um local que não se pode deixar de visitar. Localizado no alto do morro foi destino de hippies e hoje possui uma área de camping e bares rústicos. A vista do local é deslumbrante.

 

Pedra do Xaréu

 

Uma praia de areias claras e mar de ondas médias propicia deliciosos banhos e mergulhos. Uma praia tranqüila, onde o turista vai poder descansar e relaxar. Na maré baixa pode desfrutar das piscinas naturais com águas mornas, além da praia ter uma atenção especial devido a presença de rochas vulcânicas (pedra preta) A orla possui uma imensidade de choupanas para receber os turistas com as delícias típicas da região.

 

Paraíso

 

Seu nome tem tudo a ver com o lugar. Um praia pequena (a menor da região) com fragmentos de rocha na areia e no mar, com área verde preservada tornando sua paisagem única e especial. Antigamente era conhecida como da Preguiça já que tudo o q a praia oferece é descanso total e lazer. A visão de Suape, das Ilhas Tatuoca, Outeiro e Cocaia do topo No topo do morro uma bela visão de Suape e das ilhas Tatuoca, Outeiro e Cocaia, localizadas no Rio Massangana.

 

Paiva

 

Uma paisagem com vasto coqueiral e o mar de um azul profundo, com areias claras e finas. Possui piscinas naturais devido a presença de arrecifes com águas mornas sendo muito procurada pelos turistas, moradores da região e

surfistas, já que a praia possui boas ondas. Além de oferecer trilhas ecológicas pela mata para quem gosta de fazer exercícios, no dia 1º de Maio acontece uma das maiores manifestações culturais: a Festa da Lavadeira, com muitos shows de grupos de cultura popular da capital e interior do Estado.

 

Praia do Cabo de Santo Agostinho

 

Uma praia sem faixa de areia, não podendo ser utilizada pelos turistas. Seu ponto alto é a sua contemplação. A vista vale a pena e além do magnífico visual o turista pode visitar as ruínas do antigo forte e a vila de Nazaré onde se encontra a Casa do Faroleiro.

  • Gostei! 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Cabo de Santo Agostinho - PE   Antes da chegada dos portugueses, Cabo de Santo Agostinho era habitado por indígenas, assim como a maior parte do Brasil. Possuidor de várias reservas ecológicas e de

  • Membros de Honra

Felipe Bond,

 

Adoro as praias de Cabo de Santo Agostinho, embora eu não conheça todas... vou deixar a minha contribuição no seu tópico, com algumas imagens e vídeo que tenho de lá:

 

http://www.youtube.com/watch?v=KHXepRwkOCo

Praia de Calhetas em Cabo de Santo Agostinho

 

S5000149-1.jpg

Praia de Calhetas em Cabo de Santo Agostinho

 

S5000151.jpg

Praia de Calhetas em Cabo de Santo Agostinho

 

S3020044.jpg

Praia de Calhetas em Cabo de Santo Agostinho

 

S3020055.jpg

Praia de Calhetas em Cabo de Santo Agostinho

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Leo,

 

A distância é mais ou menos 40 Km de Recife... super fácil de chegar se você estiver de carro! Vale muito a pena conhecer as praias de Cabo!

 

Da última vez que eu fui lá o acesso por Jaboatão dos Guararapes estava um pouco ruim por estar em obras, não sei como está lá agora, mas acredito que em 30 min (no máximo) você chega em Cabo.

 

::otemo::

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra

De busão rola?

 

 

Leo,

 

A distância é mais ou menos 40 Km de Recife... super fácil de chegar se você estiver de carro! Vale muito a pena conhecer as praias de Cabo!

 

Da última vez que eu fui lá o acesso por Jaboatão dos Guararapes estava um pouco ruim por estar em obras, não sei como está lá agora, mas acredito que em 30 min (no máximo) você chega em Cabo.

 

::otemo::

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra

Rola sim, mas a farofada é grande na epoca que vc vem.

Acho que pra você uma ótima opção é conhecer a coroa do avião:

ilha-de-itamaraca-e-coroa-do-aviao-t39613.html

 

Pra isso vc vai ter que pegar um buzu pra Itamaracá, aproveita e conhece o projeto peixe-boi que fica lá a sede !!

 

 

Abraço,

Filipe

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

[t1]Gente... alerta!!!![/t1]

 

[t3]Deslizamento na BR-101 bloqueia um dos acessos à PE-60 (a de PG)[/t3]

 

Acidente deve deixar tráfego para as praias do Litoral Sul bastante lento durante o período de festas de fim de ano

http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/transito/2009/12/29/NWS,505007,4,61,NOTICIAS,766-DESLIZAMENTO-101-BLOQUEIA-ACESSOS.aspx

 

Programem melhor seus horarios e meios de transporte.

Quem vai dirigindo, fique esperto nos trajetos opcionais.

 

Boa viagem a todos e muita paciencia!!! =P

Gente é reveillon, nada de beber e dirigir e imprudencias... a estrada está sendo duplicada...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Silnei unpinned this tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...