Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

VOLTA COMPLETA ILHA GRANDE - Dez 2014 - com fotos e valores

Postado
  • Membros

Travessia realizada entre os dias 19 e 27 de dezembro de 2014 por mim, por Adilson e no meio do percurso também pela Fátima!

DIA 1 - 19/12/2014 (Abraão – Saco do Céu)

Adilson e eu saímos de São Paulo pela viação Reunidas Paulista (R$76) rumo a Angra na noite anterior, assim chegamos por lá pela manhã, às 6h40.

Nos ajeitamos, sacamos dinheiro num posto de gasolina em frente à rodoviária e fomos direto para a porta da TurisAngra (15 minutos a pé, na praia do Funil), que só abria às 8h, pegar a autorização para a estadia na praia de Aventureiro. Li em alguns lugares que a autorização só é necessária para quem chega de barco. Na dúvida, achamos melhor levá-la conosco.

Nesse meio tempo, tomamos café da manhã num tiozinho que vendia lanches em uma barraca próximo à TurisAngra (uma quadra à frente, numa rua sem saída). Aberta a agência, descobrimos que eles não liberavam a autorização para Aventureiro para dias específicos no futuro, e somente para todo um período a partir do dia em que você faz a solicitação. Não tivemos dúvida. Mentimos e dissemos então que ficaríamos lá os 8 dias a partir daquele.

Autorização em mãos, partimos em direção ao cais, onde tomamos um barco rápido (R$40) que em 30 minutos estava em Abraão.

1%2BAbra%C3%A3o.JPG

Abraão ainda vazia

De lá, partimos às 10h para o início da pernada! Não tivemos dificuldades com o trajeto a ser seguido em nenhum dos trechos da volta completa, a não ser entre Caxadaço e Lopes Mendes. Na dúvida ou não, pergunte sempre para algum local, fique atento à sinalização das placas e das marcações nas árvores pelo caminho. De Abraão até Araçatiba, guie-se pela fiação elétrica, que será sempre um norte.

Em poucos minutos estávamos no Aqueduto e depois de uns 30 minutos chegamos à Cachoeira da Feiticeira, que estava bastante lotada de turistas que chegam de barco na praia da Feiticeira. No caminho, ainda perto de Abraão, ouvimos um grupo de macacos bugios assustadores! No entanto, eles estão por toda a ilha, uma hora você até acostuma. Fizemos uma hora pela Cachoeira e partimos passando pelas praias de Caramiranga, Perequê e Saco do Céu, onde chegamos cerca de 15h.

52%2BCamiranga.JPG

Camiranga

62%2BPerequ%C3%AA.JPG

Perequê

75%2BSaco%2Bdo%2BC%C3%A9u.JPG

Saco do Céu

Resolvemos parar nessa praia e então fomos em busca de moradores que pudessem ceder um espaço no quintal. Conversamos com dois que não gostaram muito da ideia até acharmos um Camping! Não sabia da existência desse camping então foi uma grata surpresa! O local chama-se “Gata Russa” e a dona, Sra. Ilma, cobra R$30,00 o pernoite por barraca. O preço é bem salgado, e na verdade trata-se de uma pousada com um pequeno quintal gramado onde arma-se a barraca. O banheiro é impecável, mas não há cozinha.

No Saco do Céu (que fica na Enseada das Estrelas) comemos em um delicioso restaurante chamado “Refúgio das Caravelas”, onde pagamos R$68 num peixe para 2 pessoas e R$8 na garrafa de cerveja. Trata-se de uma praia aconchegante, com predomínio de manguezais e infelizmente, porque o tempo estava nublado, não vimos muitas estrelas.

Camping: http://www.pousadagatarussa.com.br/

Restaurante Refúgio das Caravelas: http://refgiodascaravelas.blogspot.com.br/

Editado por Visitante

• Respostas 90
  • Visualizações 29.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigada, MarcosJ70 e andreluis.alvarenga!

Qualquer coisa, estamos aí!

Abraço!

Postado
  • Membros

Muito bom o seu relato. Eu fiz a volta na Ilha em março do ano passado (meu relato está nesse site). Pretendo repetir no próximo mês de março, estou juntando um pequeno grupo. Na primeira vez que fiz a volta, não peguei a trilha Dois Rios x Caxadaço, pois minha companheira ficou com medo da trilha Caxadaço x Santo Antônio, portanto, seguimos direto pela estrada Dois Rios x Abraão. A trilha Dois Rios x Caxadaço eu já fiz bate volta, mas nunca segui pra Santo Antõnio. Na próxima volta pretendo fazer esse trajeto. Como é essa trilha ? ( Caxadaço X Santo Antônio ). Muitos falam que é difícil. Tem muitas bifurcações ? Se você puder me ajudar, te agradeço. Obrigado.

Postado
  • Membros

Olá André. Pretendo fazer a volta completa na Ilha em março, provavelmente no dia 7. Até o meio de Janeiro terei a data certa da partida, a duração será de mais ou menos 10 dias. Você é de qual cidade? Convido você a participar. O grupo já tem 13 pessoas,mas acredito que não vá tudo isso. Sou do Rio de Janeiro - Capital

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá Paulo Medianno Alves!

Esse de fato é o trecho de mata mais fechada de toda a travessia, mas em nenhum momento você deixa de avistar a trilha, ainda que em vários deles ela se feche em formato de túnel em você, o que fica bastante perigoso por conta de eventuais cobras que possam estar dormindo ali pelos cantos.

Tem bastante árvore caída, mas acho que a dificuldade maior é de orientação e não de esforço. Em alguns lugares os locais colocaram umas fitas refletivas para marcar a trilha correta, uma vez que existem muitas bifurcações.

Como eu mencionei no relato, uns locais nos deram a dica de, na dúvida, seguir sempre à esquerda subindo o morro e parece que é uma dica valiosa, pois funcionou muito bem. Mas estávamos com GPS (se quiser te mando o tracklog) e fomos seguindo por ele.

Tem um livro que descreve cada trecho da trilha, se precisar também posso escanear essas páginas para você.

Abraços!

Postado
  • Membros

Olá Brufavaro. Com faço pra receber de você esse Tracklog da Trilha Caxadaço X Santo Antônio ?

Eu não tenho aparelho GPS, será que serve seguindo esse Tracklog pelo GPS do celular no momento da Trilha ? Me diga também se você souber, se dá pra fazer pelo celular no modo offline ou não (internet). Me explique como funciona, Por Favor. Preciso dessas dicas importantes, pois sou eu que vou guiar o grupo na volta completa da Ilha, e essa trilha tem fama de ser complicada. Eu já cheguei em Santo Antõnio a um tempo atrás pelo lado de Lopes Mendes, mas nunca cheguei a atravessar para o outro lado e vice versa. Sobre o livro, eu tenho o "Caminhos e Trilhas da Ilha Grande". Aguardo seu contato com o Tracklog dessa Trilha. Muito Obrigado. Feliz Ano Novo. Meu email é esse, caso precise enviar:

paulo-zs-rj@hotmail.com

Postado
  • Membros

Vou dar pitaco sobre a parte técnica. Instala o APP do wikiloc com ele vc consegue fazer o seu tracklog ou seguir um pré carregado no site do wikiloc. Para desbloquear o APP por 1 ano para navegar esta 12 reais. Baixe os mapas da região sudeste também para navegar off line. Como celular com GPS gasta muita bateria, para economizar faça o seguinte: Reduza o brilho no minimo, encerre todos os apps deixe apenas o wikiloc funcionando e coloque o celular em modo avião. Isso deve dar um uso de 15 horas continuo ou mais, vai do seu celular, o meu é um nexus 5. O negocio eh recarregar no camping.

Postado
  • Membros

O trecho Caxadaço x Santo Antônio tem em torno de 7km. É de difícil orientação, tanto que não consta nem no mapa de trilhas da ilha. Há partes em que a mata fecha e tampa a visibilidade. As sugestões são: contratar um guia ou, em caso de experiência, dobrar a atenção e seguir umas fitas pretas espalhadas pelos troncos de árvores no caminho.

Quanto ao esforço físico, também é pesado. Apesar de que eu fiz o trecho pernoitado e já estava com cansaço acumulado desde Abraão, onde iniciei o dia passando ainda por Dois Rios. Mas você vai encontrar uma subida bem desgastante no início e umas ladeirinhas chatas pelo caminho.

Outra sugestão é reabastecer os reservatórios de água antes de iniciar o trajeto, em um riacho ali no Caxadaço, onde a água é potável.

Abraço aos amigos!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.