Ir para conteúdo

Checklist para acampamento em Montanha e Praia


ivaozim

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

É, acho que esta lista tá ficando meio grande, daqui a pouco será necessário dua mochilas de 50 litros!!!! rsrsrsrs

 

Acredito que vale a pena fazer uma triagem e ver o que é realmente necessário para a determinada ocasião!

 

Lembre-se que é vc quam vai carregar seu próprio peso!!!

 

Abraços,

Luciana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

Oi Luli, eu ia falar isso agora! rs

A lista é bem util, mas tá grande demais. Costumo levar coisas diferentes na mochila, dependendo do tipo de trilha que vou fazer. Tipo, de um dia, Travessia, que leva muitas horas, poucas e dependendo também do nível de dificuldade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como seguro morreu de velho, sempre carrego comigo ( dentro de uma pochete que sempre uso)um cartao com nome, telefone de casa e tipo sanguineo.... Nunca precisei mas vai saber... Quem tiver algum tipo de alergia a medicamento tambem pode colocar isso no cartao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caramba!

entao cara, eu dou uma resumidinha. se voce vai pra montanha, existem 3 possibilidades:

1) voce vai escalar

2) voce vai caminhar

3) voce vai escalar e caminhar

 

como vou escalar e caminho para chegar onde vou escalar, minha mochila é, digamos, um 40% equipamentos tecnicos de escalada. Como nao quero carregar mais 45 kg e ja carreguei (gentedemontanha.com/artigos.html), virei muito minimista, a regra é, NA DÚVIDA NAO LEVE!

vou dar uma resumidinha na lista, fica mais ou menos assim:

 

Coisas Pessoais

 

Nao levo toalha, se precisar me secar uso uma camiseta

nao levo Talheres, so uma faca para tudo e uma colher pequena

nao levo Prato, jamais levei, como na panela. Prato pesa e precisa ser lavado

nao levo Abridor de latas, uso a faca e a imaginacao

levo Escova de dente

mas nao levo Pasta de dentes, uso agua ou sabao

nao levo Escova de cabelo ou pente (para que serve isso?)

levo 1 panela com tampa e cabo de arame

nao levo Vasilhame plástico

nao levo Shampoo 2 em 1, levo sabao em pedra cortado pela metade, serve pra roupa, panelas, cabelos e corpo

nao levo Desodorante

levo Papel higiênico. 1 por semana por pessoa

nunca usei Repelente, mas tenho certeza que a gasolina do fogareiro repele mosquitos

Apito (importante!)

Linha & Agulha (MUITO IMPORTANTE)

nao levo livros, leio as instrucoes das comidas varias vezes

uma garrafa termica com caneca (se bem que a garrafa eh dispensavel se voce nao vai escalar)

radio, bussola e/ou gps

 

Café da manhã e lanches (nao vou opinar sobre isso pq eh pessoal)

 

Manteiga

Sucrilhos

Achocolatados

Bolo de chocolate ou qualquer outro

Biscoito tipo "Maizena"

Barras energéticas

Granola

Frutas secas (boa!)

Frutas (maça, melão, banana...) (banana dura 1 dia na mochila, talvez 2)

Sardinha

Pão árabe ou que contenha fibras (isso mofa rapido)

 

Almoço e Janta

 

Pratos prontos/rápidos

Miojo (se gostar)

Cenoura (muito pesado!)

Milho enlatado (muito pesado, desperdiça a agua e tem que carregar a lata de volta)

Seleta de legumes (o mesmo)

Almôndegas ao molho enlatadas (lata pesada)

Atum / sardinha (o custo beneficio da lata eh relativamente bom)

Pão árabe (mofa rapido)

Manteiga (derrete),

Sal / Açúcar (importante)

Sucos em pó (nao vivo sem)

Sopão

Macarrão semipronto

Feijão ao vácuo

Pacotinhos de arroz (arroz eh a essencia das longas caminhadas)

se possivel, para escaladas de varias semanas, leve alimentos liofilizados

lembre que se voce vai a altitude, a agua nao ferve a 100 graus e arroz e macarrao nunca cozinham direito

 

Equipamentos Básicos

 

Barraca leve e resistente ao vento

Colchonete / Isolante térmico

Travesseiro pequeno (nao levo, uso roupa)

Saco de dormir

Bota e/ou tênis (tenis leve, pequeno)

Camisas claras (levo somente 1 para uma escalada de 1 mes)

Shorts ou bermudas

Roupa de banho (caso tenha cachoeira)

Casaco para a noite (levo um polartec somente)

Casaco corta-vento

Peças íntimas (cueca, calcinha...) (ja cheguei usar a mesma cueca por 1 mes)

Pares de meias finas e grossas (para a noite) (meias! leve muitas, 5 pares para 1 mes)

Capa de chuva (goretex, serve de jaqueta e capa de chuva)

Protetor solar e labial (nao esqueza)

Óculos escuros

Boné ou chapéu (se voce eh careca ou tiver insolacao)

Sacos plásticos (uso sacos de tecido, sao reutilizaveis, fortes)

Fogareiro

Bojãozinho de gás (ou combustível)

Fósforos / isqueiro (leve os dois)

Esponja (bucha)

Sabão de coco / Detergente biodegradável (uso o mesmo que uso para o corpo)

Corda fina (varal) (use a imaginacao)

Canivete multiuso (a mesma faca que voce levou para cozinhar)

Máquina fotográfica

Filmes e Pilhas

Lanterna ou lampião (uma lanterna de cabeza somente)

Cantil

Remédios (dor de cabeça, azia, febre, enjôo, dores...)

Kit de primeiros socorros

Kit para picadas de cobra

Hidrosteril (purificador de água)

Silver Tape (nao leve o rolo todo! enrole um pouco no bastao de trekking, ou garrafa)

 

isso sem contar o equipamento de montanha, que sao pelo menos 18 kg a mais do que tudo isso acima... QUalquer cordinha, fitinha, papelzinho, coisa solta, eh prejudicial. Se voce tiver duvida se vai precisar ou nao, apenas nao leve. Use a imaginacao e improvise. Tente usar a mesma coisa para varias funcoes, ex. jaqueta para travesseiro, sabao para tudo...alchool para ascender um fogareiro muito frio e para feridas... ja cheguei a nao levar nem papel higienico, colher, estojo de primeiros socorros, jaqueta... para a montanha, e isso que ia a 6000. Para papel higienico usava neve, para colher usava pitons de escalada. ultimamente nao levo nem jaqueta de pluma. Levo 1 polartec e uma jaqueta de goretex, alem de 1 camiseta, e só. Geramente, eu preparo uma muda de roupa (um par de meias, cueca, camiseta, calza e camiseta limpa e deixo na base da montanha, ou onde se comeza a aproximacao. Na montanha mesmo, premaneça sujo(a), as primeiras semanas sao dificieis, mas depois da terceira voce acostuma. Tem coisas essenciais no seu equipamento:

fogareiro: extra cuidado com repostos e combustiveis, perdeu o fogareiro, voce morre

isqueiro& fosforo: sua vida esta em jogo sem eles

saco de dormir: use um saco plastico pra isolar, caso pegue chuva, sempre há um jeito de arrumá-lo

meias: meias molhadas e/ou muito sujas, geram bolhas, isso significa o fim da sua expedicao.

protetor solar: sua expedicao chegara ao fim se voce nao tiver eles

oculos escuros: use a imaginacao se eles quebrarem

 

Leia a respeito de primeiros socorros, jamais tenha um estojo cheio de adesivos, fitas e esparadrapos se voce nao sabe o que fazer com eles. Nao se automedique se voce nao sabe o que aquele remedio. Estude!. Sempre use a imaginacao!

Confira com seus companheiros (as) se eles tem a mesma coisa que voce. Uma maquina de fotos para um grupo inteiro eh suficiente, menos pilhas, filmes, dor de cabeça, responsabilidade. Revesem a camera, assim todo mundo sai nas fotos.

Se voce vai num grupo grande para a montanha, sempre vai acontecer que o grupo se dispersa entre os que caminham mais rapido, ou sao mais empolgados. Esses grupos devem ter a sua propria autonomia em caso de se separarem dos demais, ou seja, sua propria pedra de sabao, maquina de fotos, papel higienico, barraca...

 

J C Couto, voce esqueceu da peza principal, a cuia e o mate!

 

um abrazo!

 

Maximo Kausch

 

Gentedemontanha.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

poxa cara, não rola essa de ficar um mes com a mesma calcinha não...

 

quando se vai pra um frio realmente intenso, até vai, agora, para trilhas nessa nossa região... não dá.

 

um mês é exagero...

 

já fiquei no máximo dois dia sem um banho, mas troquei minha ropupa íntima, e isso só aconteceu porque não tinha água no local...

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ninguém falou do livrinho, sagaz companheiro!

 

Ou da musiquinha, que agora já dá pra levar num trocinho nanico...

 

Essas coisas fazem muito bem, num livro eu vi um cálculo sobre a relação peso/minutos de diversão de um livro... legal!

 

Vou procurar pra postar aqui..

 

É Maximo,.,., cuia e mate tchê!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

nossa cara realmente tem muita coisa nessa checklist

tipo, nenhum mochileiro de verdade presisa de shampoo ou travesseiro

pra que livros? temos a naturesa e responsabilidade de fazer a comida e armar o acampamento e tal (na minha opinião isso eh muito prazeroso)

o maximo kausch falou bem acho que a dele eh legal

a nao ser pelo fato das roupas intimas

acho que umas 3 cuecas, assim usa uma e depois troca e jah lava a outra, e ainda tem outra de reserva

camisetas tambem a mesma coisa.

com todas essas coisas tem que ir de carro

alem disso a pessoa fica com pouca flexibilidade

mas louco com sua loucura

boas viajens

[;)]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros de Honra

Faz tempo que colocaram a ultima postagem aqui, nao sei se alguem vai ler isso mas... Pergunta.

 

Vou agora em janeiro de 09 para machu pichu, o cara da agencia la de cusco me falou pra estar preparado pra -5, -10 (falando mais especificamente sobre o sleeping). De la vou para o norte e vou acabar ficando mais de um mes na linha do equador entre equador, colombia, venezuela e brasil, na floresta quase o tempo todo, chuva ate!, mas ao mesmo tempo penso em subir em locais altos na venezuela como um tal do teleferico em merida q vai a 5.000 m, o monte roraima e, se cair um raio na minha cabeca e eu tiver bastante sorte, o pico da neblina tb pode entrar no roteiro. Vou solo e tenho q levar o minimo de coisas possivel, ser auto-suficiente. Estarei sempre andando de onibus ou a pe, e o as grandes mudancas de climas sao um complicador. A viagem devera durar 2,5 meses. Sera que os seguintes itens sao fundamentais?

 

uma calca impermeavel?

uma daquelas calcas tipo 'primeira camada', que a solo faz?

Canivete vitorinox?

Necessariamente um sleeping -5, -10 graus? Pergunto com relacao ao peso pois aumenta com a 'potencia' do bicho)

Sera q eu levo dois cantis? (ou tipo uma garrafinha e um cantil). Nao sei como vai ser a disponibilidade de H2O. Ou seria melhor um unico camelback maior? (Consideracoes a respeito?)

Caneca?

Mochila de ataque?

Chinelo?

Gorro e luva.

Um recipiente plastico que serve como prato e ajude a cozinhar se eu cozinhar mais de uma coisa para comer. Tipo macarrao e molho, ou arroz e sei la o q?

Tenho uma caixinha estanque, veda hermeticamente qquer coisa q ficar dentro, cabe um celular e a maquina fotografica digital dentro, tipo isso. Pequena, mas nao eh levissima. Alguem aqui acha q seja necessario ter algo garantidamente, totalmente protegido da agua, no matter what?

 

Eh q eu ja viagei e acampei muito mas nunca sozinho e num esquema tao longo auto-suficiente. Quer dizer ja fiz isso no oriente medio (onde nao chove, nao faz frio a nao ser no deserto, e nao estava com barraca) e por apenas 2 semanas. Vou levar barraca nesta viagem agora (uma bem leve).

 

Se alguem pensar em algo que nao pensei, alguma consideracao ou algum item, citado ou nao citado, por favor de sua opiniao.

 

Obrigado - espero que alguem tenha visto essa mensagem :-/

Charlie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Xaliba.....

 

Pico da Neblina sózinho? Faz isso não companheiro....sem o guia Yanomani...vc não volta...Procura em Manaus o cara...se não me engano o nome dele é Tadeu.

 

O "da Neblina" tá na minha lista de locais a serem visitados..mas precisa de muito planejamento....nemnos de 10% dos que vão até lá chegam ao cume.

 

Planejamento é fundamental....Temperatura, insetos, dificuldade do terreno, índios, e por aí vai.....

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...