Ir para conteúdo

Lavagem da Purificação - Santo Amaro - Bahia


Posts Recomendados

  • Colaboradores

A cidade

Santo Amaro, denominada também de Santo Amaro da Purificação, está localizada no Recôncavo Baiano, a 72 km de Salvador. A cidade é a terra de muitos nomes famosos destacando-se principalmente Caetano Veloso e Maria Bethânia assim como a matriarca da família, Dona Canô. Muitos outros nomes poderiam ser citados, mais um exemplo seria o capoeirista Besouro, cuja história foi recentemente retratada no cinema.

 

História

A cidade de Santo Amaro desenvolveu-se às margens do Rio Subaé cujas águas hoje, infelizmente, encontram-se poluídas como descrito em música por Caetano. A economia da cidade foi durante mto tempo movida pela cultura da cana-de-açúcar...daí explicação do trecho "Cana doce Santo Amaro, gosto muito raro" tmb cantada por Caetano em Trilhos Urbanos! O núcleo da cidade compreende a área formada pela Matriz de Nossa Senhora da Purificação e pela Casa da Câmara e da Cadeia, onde hoje funcionam a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

 

90110151.jpg

 

Como chegar:

De carro: a partir de Salvador seguir pela BR-324, por 59 km, até o entroncamento da BA-026. Daí até Santo Amaro percorre-se mais 13 km.

Ônibus: a partir do Terminal Rodoviário de Salvador, o trajeto é feito pela empresa Santana, com ônibus diários saindo em um intervalo de 1h. A viagem dura aproximadamente 1h10.

 

Gastronomia

O prato típico de Santo Amaro é a maniçoba, que tem como base a folha da mandioca, um dos legados dos índios encontrados no Recôncavo Baiano. A maniçoba recebe os mesmos ingredientes da feijoada, porém com a folha da mandioca no lugar do feijão. Seu preparo é feito com as folhas da mandioca moídas e cozidas por aproximadamente uma semana, para que se retire da planta o ácido cianídrico, que é venenoso. Depois são acrescentados carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados.

 

Duas dicas: 1) Favor comer o bendito prato com farinha, nada de arroz!! ::lol4::

e 2) em Salvador, dificilmente encontrará um local que tenha o prato realmente mtoo bem preparado!

 

Jo%C3%A3o-Alvarez.jpg

 

Festa da Purificação

 

A Festa em homenagem a Nossa Senhora da Purificação tem inicio em 24 de janeiro e estende-se até o dia 02 de fevereiro. Neste período, a parte religiosa ocorre durante nove noites, as chamadas novenas, na Igreja Matriz da Purificação, a qual é tombada pelo IPHAN e certamente vale uma visita por todos os detalhes em seu interior! ::otemo::

 

Semelhante ao que ocorre em várias celebrações religiosas no Estado, o sagrado se mistura com o profano... e assim a praça da Purificação torna-se palco todas as noites após as novenas para inúmeras atrações culturais, onde apresentam-se vários artistas da terra e também várias atrações nacionais. Neste ano de 2015, o show de Maria Bethânia com certeza levará milhares de pessoas a cidade!

 

117_festa_purificacao_2007_28-01-2007_foto_jotafreitas_bahiatursa.jpg

 

igreja-da-purificacao.jpg

 

Lavagem da Purificação

 

No último domingo de janeiro, seguindo uma tradição secular, ocorre a Lavagem da Purificação. Atualmente, a concentração dos participantes inicia-se na manhã do domingo às portas da casa de D. Canô. O cortejo, no qual se destaca a presença de inúmeras baianas com seus trajes não somente brancos, mas mtas vezes dourados e coloridos, carregando vasos com água de cheiro, percorre a rua ao som das charangas até a Matriz, onde ocorre a tradicional lavagem das escadarias. Em frente à Igreja, após cantos e salvações em homenagem a Nossa Senhora da Purificação, inúmeros devotos sejam adeptos do catolicismo ou do candomblé assim como turistas realizam o ato de lavar a cabeça utilizando a água de cheiro presentes nos vasos como forma de pedir proteção para o ano que se inicia!

 

15757662953_32d7815b3e_o.jpgheiterboness, on Flickr

 

16190277620_eb6541c8af_o.jpgheiterboness, on Flickr

 

16191780427_d19c89b6d6_o.jpgheiterboness, on Flickr

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dicas de hotéis, pousadas

 

Hotéis localizados no centro da cidade:

 

Hotel da Purificação - Tel.: (75) 3241-4890

Hotel Casa Grande - Tel.: (75) 3241-3010

Hotel Lôbo - Tel.: (75) 3241- 1721

Amaro's Hotel - Tel.: (75) 3241-3432

Pousada do Miro - Tel.: (75) 9163-8880

 

Outros locais:

 

Pousada Solar da Pedra - Tel.: (75) 3217-2135

Localizado em um distrito da cidade, logo precisará de carro.

 

Enseada do Caeiro EcoResort - Rodovia BA 878, Km 14, Praia de Itamema, Tel.: (75) 9999-1872/9227-2707

Resort localizado no distrito de Itapema, foge do estilo mochileiro, mas o local é mtoo bom, pode entrar no site e ver as fotos!!

 

Restaurantes

 

Chapéu de Palha

Localizado na própria Praça da Purificação, este tvz é o principal restaurante da cidade, o interior apresenta uma decoração rústica, preço dos pratos e bebidas razoáveis, comidas mto boa..destaque para a já citada maniçoba assim como o escondidinho com pirão de aipim tmb é mto bom! ::otemo::

 

Frutos do Mar

Localizado no Distrito de São Bráz, uns 10-15 min de carro a partir da cidade, vale a pena comer a mariscada ou uma moqueca de camarão, preço um pouco salgado. A sobremesa imperdivel é a queijadinha, a qual é disputada a tapas!! rsrs

 

Poderá encontrar vários outros restaurante "normais" como churrascaria ou pizzarias pelo centro da cidade. Já outras dicas de botecos que poderá encontrar comida típicas da região, boas e com preços legais citaria tmb:

 

Quiosque do Rominho - localizado perto da Praça da Purificação, nas margens do Rio Subaé.

D. Maria - localizado tmb nas margens do Subaé, margem oposta ao Teatro D. Canô.

Toca do Jaguaraci - poderá experimentar mais de 100 tipos de cachaças/garrafadas.

D. Nice - próximo da Praça da Purificação, final da Rua Direita, pode encontrar PF mtoo bom...destaque para o sarapatel e galinha de molho pardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

hummmmm esta última parte deu até fome!!

 

Ótimo relato, de uma das cidades que eu mais amo, por toda sua cultura, por toda sua beleza!! Ah! e é claro pelos seus filhos ilustres, que eu sou fã: Maria Bethânia e Caetano Veloso! ::love::::love::

 

"Alô meu Santo Amaro, eu vim lhe conhecer, eu vim lhe conhecer..."

 

Parabéns pelo relato! ::otemo::

Abraços !

Fernanda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Valeu Fernanda! Realmente, as dicas de botecos e comidas são as melhores partes! ::otemo::

Aos poucos vou ampliando e colocando outros locais por aqui! Conhece algum destes? Já q estará na cidade no próximo fds... tenta visitar algum e coloca tua avaliação!

 

Sobre St. Amaro, esta é a melhor época do ano para visitar... a cidade ferve devido ao fluxo de gente

que retorna para ver a família, os turistas que querem conhecer a cultura local, pessoal de Salvador e região que devido a proximidade vão ver os shows que ocorrem na Praça...Sem dúvidas, vale a pena ir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...