Ir para conteúdo

Downhill pela estrada da morte


Posts Recomendados

  • Membros

598dc3eaddc24_DownhillCoroico.JPG.91a62846979c0f50673c21dda0c80ac0.JPG

Após pesquisar bastante, compramos diversos passeios com a mesma operadora, assim conseguimos um bom desconto. Optamos pela “Viacha Tour”, localizada na Calle Sagárnaga. Eles terceirizam serviços de outras agências e nesse o passeio de bike utilizaram os serviços da “El Solario”. Pessoalmente não tive maiores problemas, minha bicicleta estava em bom estado, achei os guias atenciosos e o lanche e almoço foram bem razoáveis. Até o café da manhã estava incluído, mas dispensamos e preferimos tomar café no hostel pra que pudéssemos dormir um pouco mais. Meu único inconveniente foi o capacete, que era grande demais, mas consegui resolver o incômodo colocando uma touca de lã por baixo. Percebi que algumas pessoas do meu grupo reclamaram do freio e outras tiveram problemas com as luvas, que causaram bolhas nas mãos.

 

Esse tour é conhecido como o “Downhill de Coroico”, pois supostamente deveria terminar na cidade de Coroico. Acredito que antigamente eles fossem até lá, mas hoje em dia todas as agências já avisam que o término se dá na cidade de Yolosa, que fica a cerca de 20 minutos de Coroico. Mas isso realmente não importa, pois ainda assim você terá muita descida pela frente!

 

O ponto de partida, conhecido como “La Cumbre”, fica a 4.600m de altura. Lá os guias nos forneceram as bicicletas, roupas, equipamentos e nos passaram as instruções de segurança. A que mais me chocou foi a de que deveríamos seguir sempre pelo lado do abismo, caso contrário, estaríamos na contramão. Em alguns momentos desobedeci a essa regra, pois achei que seria melhor morrer atropelada do que cair daquela altura toda!

 

Tivemos tempo para algumas fotos e antes de iniciarmos os guias verificaram pessoalmente a bicicleta de cada um. “Hora de partir”, nos informa nosso “guia bilíngue” em espanhol e também no inglês mais sofrível do mundo! Nesse exato momento, parecendo coisa de filme, ouvimos um barulho e quando olhamos pra trás, vimos um ciclista que tinha tomado um senhor capote! Que mau presságio! Percebi que ele estava lúcido, mas não fiquei sabendo se tinha sido grave ou não, pois saímos e ele ainda estava no chão recebendo assistência. Após o susto, iniciamos a descida! Esse primeiro trecho é asfaltado, achei muito bom pedalar ali, mas é preciso atenção, pois a estrada é cheia de curvas e o trânsito de veículos, apesar de não ser intenso, é bem rápido.

 

Após 10 minutos fizemos uma parada pra fotos e passados 30 minutos houve uma nova pausa antes de iniciarmos o trecho de pedras. Ali sim começava a estrada da morte! Confesso que tive medo (muuuito!). A bicicleta trepidava demais e eu me desequilibrava o tempo todo, mas segui em frente (só Deus sabe como!). A paisagem é belíssima! Pena que não pude contemplá-la como gostaria, pois preferi olhar atentamente para chão! Utilizei tanto os freios que fiquei com dor desde os pulsos até os ombros, sem contar a dor no traseiro!

 

Um guia seguia de bike na frente e outros dois iam atrás, em uma van, dando suporte. O trajeto todo dura cerca de 5h, incluindo as pausas pra fotos e lanche. No caminho tivemos alguns desafios adicionais, como passar por baixo de uma pequena queda d’água e por um córrego, que é bem raso, mas com profundidade suficiente pra molhar os pés. Nesse momento meu calor já era tanto, que achei até bom.

 

Acidentes são frequentes nessa estrada, ainda que a incidência de acidentes fatais seja pequena e mais comum entre carros, todo cuidado é bem-vindo. Com aquelas pedras todas, mesmo os tombos sem maior gravidade podem ser bem doloridos.

 

Um pouco mais de trepidação e avistei ao longe a chegada! Eu mal podia acreditar! Foi ótimo descer da bike, isso até o momento em que eu lembrei que tinha joelhos! Pensei que eles não iriam esticar nunca mais! Pausa para um merecido brinde com cerveja Paceña e depois seguimos para local do almoço, uma espécie de pousada, bem simples, mas que naquele momento me pareceu o paraíso! Ali tinha umas redes, chuveiros e até uma piscina. O local não era bem conservado, mas pelo pouco tempo que ficamos ali, estava ótimo... Fomos almoçar e o meu prato faria inveja a muito pedreiro. O cardápio era: macarrão, farofa, frango e salada. Pra beber, Coca-Cola ou água e de sobremesa flan de baunilha. Hummm!!!!!

 

Na volta, geralmente os motoristas fazem outro caminho, mas como estávamos atrasados, acabamos subindo pela estrada da morte mesmo, o que foi ótimo, pois assim pude observar com mais calma a beleza do lugar, os perigos de cada curva e sentir muito orgulho de ter terminado. Experiência difícil de descrever com palavras, igualmente assustadora, emocionante e inesquecível!

 

Quem não se animar a descer de bike, mas tiver vontade de conhecer a “Death Road” pode fazer o trajeto em uma das vans ou no ônibus de apoio, não pesquisei valores pra fazer dessa forma, mas imagino que por não ter a necessidade dos equipamentos seja bem mais barato.

 

Pacote (transporte/bike/lanche/almoço/camiseta/cd com fotos e vídeo): Bs 350

Ingresso para utilizar a estrada da morte: Bs 25

 

Quem precisar de mais informações sobre outros destinos na Bolívia, pode consultar no meu blog: www.mochilamundoafora.com.br

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá Debelys, tudo bem?!

 

Eu fui com uma calça legging e chegando lá, como recebemos uniforme, coloquei a outra calça por cima.

Foi legal pq no começo do percurso estava muito frio devido à altitude e além disso a segunda calça protege um pouco mais em caso de raladas...

Porém, conforme vc vai descendo, a temperatura aumenta e no final vc pode passar um pouco de calor...

Escolha difícil, não?! Rss!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fiz duas vezes em anos diferente e as duas vezes com a El Solário, gostei muito, eles também possuem um Hostel muito bem localizado e bem barato, indico sempre. Parabéns por ter feito uma das coisas mais legais na vida. Pretendo fazer pela terceira vez. ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom relato. Estou ainda em dúvida se farei esse passeio agora em março, mas ler relatos como esse me animam muito haha. Sabe me dizer que horas você chegou em La Paz ao retornar do passeio? Meu roteiro está meio apertado e pretendia fazer esse passeio no mesmo dia que pretendo ver um jogo da Copa Libertadores, mas não sei se terei tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Rafael, tudo bem?

 

Humm, acho que vai ficar apertado fazer dowhill e jogo no mesmo dia, sim!

Só a descida contando com uma única pausa pra lanche durou 5h, depois disso ainda tivemos um almoço no local da chegada e mais um tempinho pra quem quisesse tomar banho...

Não me lembro exatamente quanto tempo durou o retorno, mas sei que chegamos em La Paz à noite.

Ainda tivemos que esperar mais um pouco pra pegar um cd com as fotos e uma camiseta como souvenir da estrada da morte.

Se conseguir marcar o downhill pra um dia que não tenha jogo, melhor!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Kalves, tudo bem?

 

Esse downhill foi uma experiência tão intensa, que sempre vou aconselhar a todos que façam!

Porém, se eu te disser que é fácil, estarei mentindo... Não digo pelo preparo físico, pois por ser apenas descida, mesmo os mais sedentários estão aptos. O problema é mesmo habilidade... Há muitas pedras soltas no caminho e como é inevitável pegar velocidade, talvez você tenha dificuldades no princípio. Porém, não é nada impossível... Com um pouco de prudência e respeito aos seus próprios limites acredito que vai dar tudo certo sim!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...