Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Roadtrip - Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia - 12600 km sozinho de Bandeirante

Postado
  • Membros

Bem, vou relatar agora como foi essa roadtrip de 20 dias a bordo de um Toyota Bandeirante. Foram 12600 km, saindo de Cariacica-ES e passando pelo Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia.

Começo dizendo que fui muito desencorajado por uns e extremamente motivado por outros. Como fiz a viagem sozinho, muitos se preocupavam com a segurança, quebras no veículo, comunicação e etc.. mas graças ao bom Deus, nada de pior me aconteceu.

Não fiz a viagem sozinho por opção, e sim por falta de pessoas com tempo/dinheiro/disposição para rodar tudo isso de carro. Acredito que se fosse depender dos ‘outros’, nunca iria sair do Brasil.

Para uma viagem desse porte, é extremamente necessário um planejamento prévio muito bom. Conheça as estradas, as rotas alternativas, os locais, os atrativos, as dificuldades, suas limitações e as do seu carro. Adquira um bom GPS e coloque nele todos os mapas necessários, além de mapas off-line no celular e mapas impressos, coordenadas e todo tipo de referência para não se perder nos piores lugares.

Tenha em mente que 12600km é quase a média anual de um veículo pequeno, e que para rodar isso em 20 dias, é necessário um veículo extremamente robusto e confiável.

Por isso minha opção foi a Bandeirante. Veículo diesel, com tração 4x4 e sem eletrônica alguma.

De itens, levei jogo de chaves, alicates, correias, lâmpadas, fusíveis, filtros de óleo e diesel, porcas e parafusos diversos, desengripante, cruzeta, líquido de arrefecimento, óleo de motor, dois estepes, pranchas de desatolamento e outras miudezas.

De itens obrigatórios, levei cambão, dois triângulos, seguro carta verde e seguro soapex.

A ideia inicial era gastar em torno de 6000 reais e viajar por 25 dias, tendo como principais pontos a travessia da cordilheira pelo Paso San Francisco, o litoral do chile, praias, o parque pan de azucar, monumento la portada, monumento la mano del desierto, atacama e suas redondezas, a entrada na Bolívia pela reserva Eduardo Avaroa e a chegada ao Salar de Uyuni, retornando até o atacama, atravessando o Paso Jama e aí retornando pro Brasil.

Acabou que fiz a viagem em 20 dias e gastando 6500 reais. Saindo de Uyuni, fui direto em direção ao Brasil, entrando em Corumbá-MS.

Dormi todos os dias no carro, exceto um, em que dormi no alojamento da polícia fronteiriça chilena.

Levei um pouco de reais, usei cartão de crédito e fiz saques em moeda local, conforme achava melhor.

Pra quem não conhece o carro, uma foto minha no salar de Uyuni com a Bandeirante:

11006434_832279023532639_6054704622962748178_n.jpg?oh=12803fa09a078540da4bc3f9192a25e6&oe=571E2D8E

Editado por Visitante

• Respostas 52
  • Visualizações 19.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Guilherme, num caso como este, seria possível entrar no salar com um carro pequeno sem atolar?

Fazer fotos e vídeos no meio do salar, tanto de dia quanto de noite seria fenomenal, mas imagino que os grupos guiados não tenham tanta liberdade para ficar lá por tanto tempo.

Filipe, não recomendo entrar com carro pequeno no salar, nem na época de chuva nem na seca. Quando alagado, a entrada do salar tem cerca de meio metro de água pra atravessar, e na seca, existem os 'ojos del salar', que são grandes poças de lama escondidas por uma fina camada de sal.. se entrar numa dessas, é difícil de sair sem tração e outros recursos.

Abraços

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Muiiito massa sua viagem, parabéns pela coragem, pelo relato e pelas fotos maravilhosas. Em duas viagens que fizemos de carro por essa região, passamos em algum pontos que você passou e foi muito gostoso poder relembrar. Tem também as lembranças não muito boas... tivemos os mesmos problemas com a polícia Paraguaia e Caminera da Argentina rs. Agora estamos planejando ir até La Paz, fazer esse caminho por SPA, se o combustível e o dólar pararem de subir rs. Havia me esquecido que o preço do combustível na Bolívia era diferenciado para os estrangeiros ::grr:: . Apesar de tudo, acho que viajar de carro é uma experiência muito intensa e depois da primeira a gente passa a querer mais... Que venham outras!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.