Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

marcioebc

Manual de Sobrevivência na Selva e / ou Ambientes Hostis

Posts Recomendados

Pessoal,

 

Como sempre me interessei pelo assunto Trekking e sabendo dos riscos inerentes a este esporte, tenho estudado nos últimos meses sobre o assunto “sobrevivência em ambientes naturais e hostis” e devido aos recentes acontecimentos eu gostaria de compartilhar algumas informações com vocês.

 

Acredito que todos nós, quando entramos em uma trilha com o objetivo de ampliar nossas experiências, devemos estar cientes que os riscos existem e que o conhecimento correto das técnicas recomendadas, junto ao bom senso e responsabilidade poderá salvar a nossa vida.

 

As técnicas de sobrevivência são um padrão, ou seja, o conhecimento básico de fazer fogo, criar um abrigo para se proteger da chuva, vento e frio, procurar por água ou comida, se orientar, são processos padronizados e repetidos em diversos manuais. Entretanto, o assunto não pára por aí, pois envolve um grande número de contextos. Além de um aprendizado para as minhas aventuras eu ganhei um aprendizado para a vida. Recomendo a todos a leitura dos seguintes manuais:

 

Manual de Sobrevivência das Forças Armadas Americanas (Português)

 

Link: http://www.4shared.com/file/56870982/dbf37fd/manualsobrevivencia.html?s=1

Descrição: Um excelente manual sobre sobrevivência em ambientes naturais, muito completo, com quase 260 pgs. Aborda os seguintes tópicos: Primeiros socorros, determinação de rumos, leitura e orientação de cartas geográficas, travessia de terreno perigoso, procura de alimentos e água, como construir abrigos e fazer fogo, conhecimentos básicos de sobrevivência na floresta, no mar, em climas frios, trópico e deserto, técnicas de salvamento, sobrevivência em situações extremas: catástrofe e guerra.

 

Manual de Sobrevivência em Ambientes Naturais e Hostis (SANH) (Português) Disponível para venda

 

Link: http://www.avitoria.com.br/cursos/manuais.htm

Descrição: Três Apostilas impressas com quase 700 páginas de material sobre como sobreviver em ambientes naturais e hostis. As duas primeiras apostilas são escritas pelo brasileiro José Alberto de Resende Júnior (especialista em sobrevivência) e aborda muitas questões que não encontrei em nenhum outro manual. A terceira apostila é o impresso do primeiro manual que citei aqui. No link acima está o sumário de todo o conteúdo da apostila. Eu comprei esses manuais e pessoalmente gostei muito. A empresa também oferece cursos, quem se interessar os valores estão no site.

 

CIVES (Centro de Informação em Saúde para Viajantes)

 

Link: http://www.cives.ufrj.br/

Descrição: Altamente recomendado. Um excelente site sobre as principais doenças que podem acometer um viajante. Descreve as doenças e seus respectivos meios de prevenção. Verificou ultimamente se o seu cartão de vacina está em dia ? ::lol4:::shock:

 

Portal Trilhas e Aventuras (Seção de Superdicas de Trekking)

 

Link: http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/lista_superdicas.asp?id_atividade=9

Descrição: Dicas, dicas e mais dicas, sobre diversos assuntos de Trekking, como: Se proteger de tempestades e raios, Cuidado com os pés na trilha, Resistindo ao frio, ataque de abelhas, o que comer durante o Trekking, Ação do sol e calor, Prevenção de acidentes, etc. Muito bom mesmo, são dicas rápidas e bastante úteis.

 

TUTORIAL - Vestir-se em Locais Frios - Sistema de Camadas

 

Link: tutorial-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-t32962.html

Descrição: Excelente tutorial do LeoRJ (Editor do Mochileiros) sobre como se vestir em climas frios utilizando roupas em camadas. A vestimenta é uma das questões mais importantes e ao mesmo tempo mais negligenciadas. Leitura altamente recomendada.

 

Efeitos da Altitude

 

Link 1: http://webventureuol.uol.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/18999/secao/montanhismo

Link 2: mal-da-altitude-orientacoes-t24338.html

Descrição: O primeiro link exibe um artigo sobre os efeitos da atitude e o processo de aclimatação no organismo. O outro é uma discussão aqui no site sobre o “Mal da Atitude” e seus riscos. Recomendado para quem vai se aventurar nas alturas.

 

Livros, Livros e mais Livros sobre Expedições

 

Aprender com a experiência dos outros, infelizmente às vezes trágicas, tende a ser o caminho mais rápido e fácil para absorver conhecimento e aumentar a nossa segurança. Livros contando expedições são fontes inesgotáveis de aprendizado. Sebos de livros usados são excelentes opções. Na internet também tem muito e-book disponível.

 

Aqui no site também tem muita coisa, veja os tópicos de botas, roupas, barracas, etc..

Dê uma pesquisada nos relatos de viagem, aprenda com os perrengues do pessoal e identifique as possíveis soluções.

 

Dicas importantes:

 

Fortaleça e proteja o seu sistema imunológico

 

. Evite o consumo do açucar branco, pois ele mata os leucócitos que são células de defesa do corpo. A cada meia hora, um leucócito pode destruir 14 bactérias percentuando 100% de imunidade. Com a ingestão de 200ml de refrigerante, esta imunidade cai em mais ou menos 5% (só 10 bacterias são destruidas). Comer uma fatia de bolo de chocolate, faz a imunidade ser reduzida em 60%, isto é somente 5,5 bactérias são destruidas. Uma fatia de torta de maçã, derruba a imunidade em 85%(2 bacterias são destruidas). Um sorvete banana split, derruba nossa imunidade em 92% (só uma bacteria é destruida). 200ml de refrigerante= a 6 colheres de chá de açucar Uma fatia de bolo de chocolate= 12 colhores de chá de açucar.

Uma fatia de torta de maçã= 18 colheres de chá de açucar. Uma banana split= a 24 colheres de chá de açucar Uma lata de 300ml de refrigerante=a 200ml de iogurte com sabor de frutas=9 colheres de açucar.

Fonte:

http://ca.vida.sites.uol.com.br/saude/acucar.htm%20(Ademir%20Fulber%20-%20Terapeuta%20Naturista)

http://www.florais.com.br/si/site/0919?idioma=portugues

 

. Sempre que possível mantenha o seu corpo limpo, aquecido e seco. Apesar da teoria ser fácil a prática é bem diferente, procure sempre utilizar capas de chuva quando necessário, roupas impermeáveis, isolantes térmicos e tomar banho com sabão. Se o banho não for possível, tente pelo menos limpar o rosto, suvaco, mãos, pés e virilhas, isto evita o acumulo de bactérias pelo corpo que poderão achar um meio para entrar no organismo.

 

. Não espere que machucados venham a infeccionar, trate logo, carregue sempre uma solução anti-séptica ou lave com água e sabão. O sabão irá matar os germes evitando assim a infecção.

 

. Procure fazer uso de complexos vitamínicos em suas trips, a ingestão de Vitamina C irá manter o seu sistema imunológico mais bem preparado e longe de doenças e resfriados.

 

Evite os insetos

 

. Tente ficar longe de mosquitos e carrapatos, são eles que transmitem a maior parte das doenças que estamos expostos na natureza (dengue, malária, febre amarela, febre maculosa,...). Mantenha-se limpo, use barraca, evite dormir sem proteção, não deixe seu corpo exposto principalmente ao entardecer onde a incidência de mosquitos é bem maior. A probabilidade de você pegar uma doença por picada de inseto é bem maior que se picado por uma cobra ou devorado por um puma. rsrsrsrsrsrs ::ahhhh::

 

Aprenda a fazer um abrigo de emergência

 

. Existem N formas de fazer um abrigo de emergência. Veja nos manuais acima. Muitos são bastante simples e úteis para se proteger da chuva, frio e vento, que poderão levá-lo a hipotermia.

 

Aprenda noções de Primeiros Socorros

 

. Aprender a identificar fraturas, imobilizá-las, técnicas para transportar feridos quando sozinho ou em grupo (se não existir lesões na medula espinhal), respiração boca a boca, massagem cardíaca, realizar curativos, baixar uma febre. Espero que nunca precise usar, mas se acontecer esteja preparado. ::tchann::

 

Consulte a previsão do tempo

 

. Esteja preparado para o tempo que irá encontrar e suas adversidades. Em alguns locais pode estar fazendo muito sol, minutos depois começar a chover e ventar. Algumas regiões possuem climas imprevisíveis, como o patagônico, sol e neve em um mesmo dia não é difícil de acontecer.

. Se identificar que vai fazer frio se prepare, escolha um bom saco de dormir, reforce suas roupas e a comida que irá levar.

 

Aprenda a se orientar

 

. Aprenda noções de orientação, operar uma bússola, cartografia, operar GPS, etc.. No Hemisfério Sul o sol nasce ligeiramente a Leste (braço direito antes das 12:00 hrs) e se põe a Oeste (braço esquerdo antes das 12:00 hrs), o Norte está a sua frente e o sul a suas costas. Mentalize você de braços abertos em frente ao mapa do brasil, antes do meio dia o sol irá nascer primeiro no lado de São Paulo, e se por a Oeste a esquerda, acima está o norte e abaixo o sul. Fácil não ?

. O tempo fechou e está sobre forte chuva, nuvem ou cerração ? Se não estiver em risco aguarde no local, tente montar a barraca e se abrigar até que o mal tempo passe.

. Se não conhece a regiao, contrate um guia com as devidas credenciais.

. Se perdeu ? Mantenha a calma, tente voltar ao ponto anterior da trilha. Não encontrou ? Tente subir no ponto mais alto a sua vista e identificar o trecho da trilha em que estava ou algum local habitado. Não têm ? Tente margear / descer um rio até encontrar um local habitado para pedir ajuda. Não achou o bendito do rio ? A partir do ponto mais alto identifique vales, geralmente dentro dos vales correm riachos, comece a sinalizar o caminho que percorre para não se perder mais e facilitar as buscas de socorro. Encontre um rio dentro do vale e mergeie até encontrar um local habitado. O ser humano costuma habitar as margens dos rios. Se achar uma trilha com rastros de vacas (pegadas ou restos) siga atrás, provavelmente vai encontrar uma fazenda ou rio. Seja confiante, você vai encontrar ajuda.

 

Tenha humildade

 

. Saber a hora de parar, voltar ou pedir ajuda poderá salvar a sua vida. Engula o orgulho e tome decisões estritamente racionais. ::otemo::

 

Abraços.

 

Márcio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelas dicas estou baixando os livros que você recomendou, adoro fazer trekking. Subir montanhas é demais e como sou novo na ativdade suas dicas são de grande importancia.

 

Obrigado pelo post

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns marcio.

dicas valiosas mesmo pra quem conhece um pouco do mato, me interessei pelo manual de sobrevivência das forças armadas, mas,certamente o melhor manual mesmo é o que nos ensina como voçê sabiamente mencionou o do BOM SENSO. ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelas dicas estou baixando os livros que você recomendou, adoro fazer trekking. Subir montanhas é demais e como sou novo na ativdade suas dicas são de grande importancia.

 

Obrigado pelo post

 

Willtrip,

 

Bacana que gostou, existem outras fontes também. Alguns que você encontra fácil na internet são:

 

Survival - AIDS WA Police.pdf

Survival Manual - Canadian Forces.pdf

Survival Manual - FM 21-76.pdf

Survival Manual - SAS_Survival_Guide.pdf

Survival Manual - US ARMY.pdf

Survival Manual - US Marine Cops.pdf

Survival Manual - US Marine, Army and Air Forces.pdf

 

Abs.

 

Márcio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parabéns marcio.

dicas valiosas mesmo pra quem conhece um pouco do mato, me interessei pelo manual de sobrevivência das forças armadas, mas,certamente o melhor manual mesmo é o que nos ensina como voçê sabiamente mencionou o do BOM SENSO. ::otemo::

 

billythekid,

 

É isso mesmo !!! Conhecer os riscos e respeitar os limites é desfrutar do bom que a natureza pode oferecer dentro da faixa de segurança recomendada.

 

Apesar de não ter citado no tópico acima, recomendo também o estudo da "Psicologia da Sobrevivência". Segundo os especialistas, um dos fatores determinantes de quem vive ou morre em uma situação dessas é a capacidade do sobrevivente em não entrar em pânico, não desistir de viver, pensar de forma clara e traçar os planos para sair da situação de risco.

 

Em 1998 foi lançado um livro pioneiro na área da psicologia que desvenda como o cérebro trabalha nas situações de medo e como o pânico é criado pelo cérebro. Chama-se O CÉREBRO EMOCIONAL do autor Joseph LeDoux. Não posso dizer muito sobre o livro, pois comprei ele ontem e ainda não chegou. rsrsrsrsrs . Mas existem alguns resumos na internet que abordam o assunto, vale a pena uma pesquisada.

 

É uma área bem interessante.

 

Abs.

 

Márcio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Márcio, gostei mnuito do tema, tenho o primeiro manual que vc citou já há algum tempo, e já consegui ler tudo e ainda é uma fonte de consultas constantes.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thalitinha,

 

É isso aí, tente absorver o máximo de informação.

 

Quando você estiver em suas trilhas você vai relembrar tudo mesmo que não precise usar. Também vai se sentir mais segura e diminuir o desconforto em ambiente livre.

 

Espero que o texto seja proveitoso.

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns cara. Ótimo trabalho!

 

Vou fazer um treinamento de sobrevivência na selva agora em janeiro e espero poder contribuir com algumas dicas depois. Se sobrou alguma dica para ser dada, é claro ::lol3::

 

 

Intééé

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...