Ir para conteúdo

Mochilão pela Bolívia, Chile e Peru. Abril de 2014. Menos de 1300 dolares (Segue planilha em dollar))


Posts Recomendados

  • Membros

Muito bom seu relato.

Estive no Peru ano passado (maio/14), e estou pensando em retornar esse ano, mas quero ir pela Bolívia.

Em Paracas, fiquei no Paracas Backpackers House e não me arrependo. O dono, Sr. Alberto, é um amor de pessoa e me conseguiu os passeios para a Reserva, Islas Ballestas e Ica (até Huacachina), por um bom preço (só não lembro o valor agora) ::hein: . Em Arequipa fiquei hospedada no El Caminante Class (Próximo ao Monastério de Santa Catalina), por 30 soles a diária com café a manhã. Em Cusco, fiquei hospedada no Inca Wasi (em frente à Palza de Armas). Os Donos são uns amores e cuidaram muito de mim, após eu ter comido algo que não me caiu bem e fiquei três dias alternando entre Praça e correr para o banheiro. ::mmm:::lol4:: Em Águas Calientes, passei a noite no Hostel Ecopackers Machupicchu - Av. Império de Los Incas (fiz essa reserva pelo Decolar em quarto com cama de casal por 14 U$, e quando lá cheguei esse valor era de quarto compartilhado). Pela propaganda enganosa, vou ganhar da Decolar.com, um dindim para viajar novamente). ::lol4::::dãã2::ãã2::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito bom seu relato.

Estive no Peru ano passado (maio/14), e estou pensando em retornar esse ano, mas quero ir pela Bolívia.

Em Paracas, fiquei no Paracas Backpackers House e não me arrependo. O dono, Sr. Alberto, é um amor de pessoa e me conseguiu os passeios para a Reserva, Islas Ballestas e Ica (até Huacachina), por um bom preço (só não lembro o valor agora) ::hein: . Em Arequipa fiquei hospedada no El Caminante Class (Próximo ao Monastério de Santa Catalina), por 30 soles a diária com café a manhã. Em Cusco, fiquei hospedada no Inca Wasi (em frente à Palza de Armas). Os Donos são uns amores e cuidaram muito de mim, após eu ter comido algo que não me caiu bem e fiquei três dias alternando entre Praça e correr para o banheiro. ::mmm:::lol4:: Em Águas Calientes, passei a noite no Hostel Ecopackers Machupicchu - Av. Império de Los Incas (fiz essa reserva pelo Decolar em quarto com cama de casal por 14 U$, e quando lá cheguei esse valor era de quarto compartilhado). Pela propaganda enganosa, vou ganhar da Decolar.com, um dindim para viajar novamente). ::lol4::::dãã2::ãã2::'>

 

o Backpackers era minha primeira opção em Paracas, mas como o bus parou em frente ao Los Frayles e gostei do preço, acabei ficando por ali mesmo. O El Caminante em Arequipa tb parecia uma boa, passei em frente várias vezes. Não dá pra confiar no Decolar. Em Cusco não havia reserva para um casal que marcou pelo Decolar. Pesquise no Decolar e entre em contato direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuando ...

 

23/04/2014 - COPACABANA (Bolívia)

 

Há duas opções de fazer esta trilha. Partir do sul para o norte e vice versa. Apenas fique atendo quanto aos horários dos barcos. No lado norte o barco chega por volta das 10:00h e parte depois das 14:00h. No lado sul ele chega por volta das 9:00h e parte de volta para Copacabana às 16:00h.

A caminhada do sul para o norte parece ser mais fácil pois vai encarar menos subidas. Do norte ao sul você não para de subir e foi esta a caminhada que eu fiz.

 

17296033105_6907ac65d3_z.jpg

 

Minha meta era caminhar rápido. Geralmente o pessoal faz esta trilha em 2 horas, mas preocupado com o horário eu pretendia fazê-la em 1 hora e meia. Depois de uma longa subida, avistei um portal no alto da trilha (foto acima), era um pedágio. O guia não avisou a respeito. Era a fronteira da comunidade do norte com a que habitava o meio da isla. Ao ser cobrado - 15 bolivianos, saquei o ticket que eu havia comprado ao desembarcar na Isla, mas não adiantou, não tinha validade naquele trecho. Outros caminhantes que iam chegando também eram pegos de surpresa. Não tinha outro jeito então paguei e segui em frente.

 

17109945919_d2bb7dcbea_z.jpg

 

Ao longo da trilha praticamente se vê o lago dos dois lados e o visual é mesmo incrível. Fui deixando para traz alguns turistas que não tinham pressa. Alguns eu até vi tirando um cochilo próximo a uma choupana (Foto abaixo).

 

17088573327_45a58069a1_z.jpg

 

Acho que que ninguém visita a comunidade do meio, é preciso desviar-se da trilha para chegar lá. Talvez por isso o passe deles fosse mais caro.

Fiquei imaginando se seria preciso pagar para entrar no lado sul. Lá é a parte da isla mais habitada e com vários restaurantes e hostals. Pouco mais de uma hora caminhando e vi uma placa que dizia "Boleteria Challa", do lado direito da trilha havia um muro e de traz dele escutei umas vozes de mulheres. Apertei o passo e fingi não ter visto a placa, fingi não ter escutado ninguém, mas não deu para ignorar os chamados _ señor, señor, SEÑOOOOOOOR... Tive de parar e pagar mais 5 bolivianos. Segui e adiante fui parado por outro bilheteiro, caso eu tivesse escapado das senhoras, certamente não escaparia dele.

 

17294362352_6ed44e6edc_z.jpg

 

Finalmente o vilarejo. É bem maneiro, com algumas hospedarias bem legais, rústicas e com um visual do lago bem legal. Acho que poderia ser uma boa passar uma noite ali no lado sul.

 

17294329832_1f0ab827cd_z.jpg

 

Atravessei o vilarejo e comecei a descer em direção a praia.

 

17294333962_980f725de8_z.jpg

 

16673699744_29d0592448_z.jpg

 

17108625910_d7854dd895_z.jpg

 

Consegui fazer a travessia até a praia no lado sul em 1 hora e 40 minutos. Não deu tempo para uma cerveja, só beber água e comer algumas bolachas, pois o barco já estava pronto para partir. 16 horas em ponto, eu e a maioria das pessoas já havíamos embarcado, mas faltava gente.

Percebi que não iriam esperar. Alguns vieram correndo, mas havia um senhor argentino que ainda estava na trilha. Quando o barco começou a se mexer o argentino apareceu lá no alto da vila e começou a apitar. Ele vinha devagar e apitando. Fizemos pressão para o barco esperar e o sujeito ficou com cara de poucos amigos, mas foi obrigado a esperar. A volta para Copa foi lenta e o visual do lago ficou ainda mais incrível.

 

17270225436_d61bd71016_z.jpg

 

17109973029_47dd5bbdff_z.jpg

 

Chegamos no finalzinho da tarde. Voltamos ao hotel e resolvemos ficar mais uma noite e partir na manhã seguinte.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

24/04/2014 - COPACABANA> LA PAZ

 

Na noite do dia 23 paramos em um restaurante de comida mexicana na avenida 6 de julho, mas pedimos pizza "hahaha" 2 cocas e uma cerveja, total foi 85 bolivianos. Depois comprei uma blusa de lã de alpaca - 80 bolivianos no cartão. Estava frio mas nem tanto. Voltamos ao hotel e começou a chuva, daí esfriou bastante. Bem cedo deixamos o hotel. A Plaza Sucre funciona como terminal e dalí partem os buses e vans para todos os destinos. Ali mesmo tem um centro de informações turísticas e pesquisei sobre as opções para La Paz. Parece que de hora em hora parte um para a capital então peguei um que partiria as 7:00h. Após algum tempo de viagem chegamos em San Pedro de Tiquina onde é preciso desembarcar e pegar uma balsa (2 bls) para atravessar o trecho mais estreito do lago, o estrecho de Tiquina. Fomos de barco e o bus de balsa. Subimos no bus do outro lado e seguimos rumo a La Paz.

 

16686565533_b143c1ffe3_z.jpg

 

17099378097_8aa9a1ce3d_z.jpg

 

Tempo de viagem: 5 horas.

Empresa: várias.

Horário: vários.

Preço: cerca de 5 obamas

OBS: Fique esperto com relação aos horários dos barcos na isla del sol. O piloto do barco em que fui, avisou quando desembarcamos no lado norte, que a partida no lado sul seria as 15:30h. Na agência quando comprei o tour disseram que seria as 16:00h. Quando cheguei na praia às 15:30 vários barcos já estavam partindo. Os caras são despreparados para o turismo e são até um pouco antipáticos.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Nossa... Estou amando suas fotos da Ilha. Estou pensando, seriamente, em passar uma noite lá.

Na verdade, todo seu relato está ótimo. Parabéns!

Aguardando a continuação.

 

Se fosse hoje eu faria o seguinte. Desembarcaria no lado norte. Curtiria todo visual sem pressa. Continuaria sem pressa para percorrer a trilha.

Daria um tempo ali perto daquela choupana para ver o pô do sol lá de cima. Seguiria até o vilarejo e escolheria um hostel bem legal para passar a noite e continuar curtindo o visu. Se tiver uma boa companhia, leve uma garrafa de vinho e fique por ali no pátio do hostel. No dia seguinte um bom almoço e tomaria umas cervejas enquanto espero o barco para voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Nossa... Estou amando suas fotos da Ilha. Estou pensando, seriamente, em passar uma noite lá.

Na verdade, todo seu relato está ótimo. Parabéns!

Aguardando a continuação.

 

Se fosse hoje eu faria o seguinte. Desembarcaria no lado norte. Curtiria todo visual sem pressa. Continuaria sem pressa para percorrer a trilha.

Daria um tempo ali perto daquela choupana para ver o pô do sol lá de cima. Seguiria até o vilarejo e escolheria um hostel bem legal para passar a noite e continuar curtindo o visu. Se tiver uma boa companhia, leve uma garrafa de vinho e fique por ali no pátio do hostel. No dia seguinte um bom almoço e tomaria umas cervejas enquanto espero o barco para voltar.

 

 

Irei sozinha. ::lol3::

Mas adorei sua dica, até porque adoro vinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...