Ir para conteúdo

Trem da Vale: Estrada de Ferro Vitória a Minas (meu relato)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, vi que já tem vários relatos aqui de quem já fez o trajeto completo desse trem, mas vim compartilhar a minha experiência com vocês.

 

Fiz a viagem no dia 10/04/15. Como vocês sabem a viagem começa (ou termina) na estação Pedro Nolasco, na cidade de Cariacica, região metropolitana de Vitória. Moro pertinho da estação e as 06:30 da manhã já estava no trem, esperando a partida que seria as 07h. Naquele momento eu nem imaginava que só iria sair dele às 22:30 daquele dia (ou seja, a minha viagem, na verdade, durou quase 16 horas! num trajeto que eu fiz em 35 minutos de avião na volta - mas ainda assim valeu demais a pena!)

 

O vagão executivo do novo trem da vale é muito bom mesmo (e muito confortável, as poltronas beem largas):

 

11173398_926926767329595_6919227797432942118_n.jpg.feb9c22bf4de64cf0abb38f3424edb27.jpg

11138115_926926520662953_1509687333625750680_n.jpg.66721f5d4fd64fbd1e7d3efae0f45374.jpg

1507592_926926640662941_7799545982469508340_n.jpg.953fe657d0de82fded64a4ade6d85fcf.jpg

 

A viagem em si foi maravilhosa, uma experiência incrível! Conheci várias cidades do interior de minas, da região do rio doce e do vale do aço. Pude acompanhar o trajeto do rio doce de Colatina (ES) até as serras mineiras, onde ele nasce. Ficava tão encantada com a paisagem que nem consegui ler o livro que levei, porque tinha medo de perder alguma coisa interessante que passasse pela janela... sou muito geógrafa, mesmo! haha. Infelizmente as fotos que tirei da paisagem não ficaram boas, o vidro sujo da janela atrapalhou e a minha câmera também não era das melhores. Almocei um marmitex muito gostoso, tomei alguns cafezinhos e muita água. Até as 17 horas tava curtindo muito a viagem, o saco ainda não tinha enchido... Quando escureceu ficou um pouco chato porque você não consegue mais ver a paisagem. Após as 18 horas me bateu o cansaço e eu só queria chegar logo em bh, tomar um banho, encontrar minha amiga e ir tomar uma breja na savassi. E então as 20:30, horário em que deveríamos estar chegando na estação de bh, o trem pára e o chefe do trem anuncia a interdição do trilho pelos bombeiros, pois havia acontecido um incêndio numa guarita da polícia próxima à linha do trem. Só poderíamos seguir viagem quando o corpo de bombeiros liberasse. Eu era uma das poucas pessoas naquele trem que estava vindo de vitória, a maioria das pessoas que embarcaram comigo já tinha descido no meio do caminho, e a maioria das pessoas que estavam aquela hora no trem tinham embarcado em alguma cidade mineira. Então, claro que o meu desespero era maior do que de todo mundo a minha volta, eu estava muito mais cansada!

Graças a deus a parada durou "apenas" uma hora e meia (poderia ter sido muito pior).

As 22:30 desembarquei na estação central de belo horizonte, com duas horas de atraso da previsão inicial de chegada.

 

A passagem para o trajeto completo está saindo a 95 reais no vagão executivo e 62 reais no econômico. A marmitex muito boa que eu comprei custou 18 reais (mas tinha outras opções de alimentação). A garrafa de água, 2,50. O cafezinho, 1,20 (valores de abril de 2015).

 

Enfim, indico a viagem pra quem têm paciência e espírito aventureiro. Quem se cansa e fica mal humorado facilmente em viagens longas, melhor pegar um ônibus (que gasta a metade do tempo) ou um avião.

11050727_926926730662932_4377759005819866265_n.jpg.edb067dcb7f452c41bfd874730aab219.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Tenho muita vontade de fazer essa viagem, mas acho sabendo que sao quase 16h de trecho... Por mais confortavel que seja, uma hora fica tediosa. A poltrona inclina bem e tem apoio para as penas pelo menos? Conhecer algumas cidades do ES e MG onde sao muito charmosas devido a paisagem e as pessoas, são os meus planos para minha proxima viagem de férias :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

A poltrona não inclina quase nada, mas achei bem confortável mesmo assim. Claro que depois de algumas horas você cansa de ficar ali, mas o legal é que você pode andar pelo trem, ir ao restaurante, etc. Como eu disse, eu só fiquei realmente cansada depois de umas 10h de viagem, aí já não aguentava mais. E repetindo, é uma viagem bem cansativa mesmo, tanto que eu não repetirei. Vale a experiência e vale se você é uma pessoa que gosta de apreciar paisagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...