Ir para conteúdo

Cidade do México- Entendendo uma das maiores cidades do mundo


Posts Recomendados

  • Membros

Gigante e louca. Por mais que eu pense, não consigo encontrar outros adjetivos para melhor definir a Cidade do México. A capital mexicana me conquistou como poucas cidades grandes conseguem. Movimentada, alegre, cosmopolita, interessante e cheia de contrastes- a Cidade do México oferece opções para todos os tipos de gostos e bolsos.

 

Escutei diversas vezes que a grande DF não passa de mais um amontoado de carros com congestionamentos quilométricos, que a cidade é perigosa, poluída e suja- mas convenhamos, infelizmente essa é uma parte da realidade nas metrópoles Latino Americanas. Deixar de conhecer qualquer grande cidade por esses motivos é algo que eu realmente não aconselho, principalmente tratando-se da Cidade do México.

 

Quando Ir

 

Lembre-se que o México está acima da linha do equador, portanto as estações do ano não seguem a mesma sequência que a nossa. Localizada a 2.250 metros de altitude, a temperatura na capital mexicana é amena durante todo o ano. Leve ao menos uma blusa de frio, mesmo no verão as temperaturas costumam cair bastante durante a noite. A época com maior quantidade de chuvas é de junho a setembro. Já a estação seca é de novembro a abril.

 

Onde Ficar

 

Apesar de ter um transporte público bastante eficiente, se hospedar em uma boa localização facilitará sua vida. Como a Cidade do México é imensa, a melhor localização vai depender das atividades e passeios que você quer fazer na sua visita pela cidade. Por exemplo, se você quer aproveitar a vida noturna, todos os dias em que estiver por lá, o melhor lugar para se hospedar é próximo da Zona Rosa. Se você está interessado em conhecer museus e a parte histórica da cidade, se hospedar pelo Centro Histórico pode ser uma boa opção. Os bairros Roma e La Condesa também possuem uma boa estrutura para o turista com muitos hotels, restaurantes, bares e fácil acesso ao transporte público.

 

Eu fiquei hospedado no Mexico City Hostel e recomendo muito o lugar. Ele fica próximo a Catedral Metropolitana (El Zócalo), no Centro Histórico- é perto de muitas atrações turísticas. Os dormitórios são bem espaçosos e com locker. O café da manhã estava incluído na diária e foi bem servido. Paguei dez dólares por noite no quarto compartilhado, tive um desconto de dois dólares por noite porque paguei três diárias adiantadas e em dinheiro. O preço normal desse dormitório é doze dólares por noite.

 

Transporte

 

Apesar de possuir congestionamentos de fazer inveja a São Paulo, locomover- se pela Cidade do México é bem fácil- graças a um eficiente e variado transporte público.

 

Para começar, o Aeroporto Internacional Benito Juaréz não é longe da cidade e é interligado por diversas linhas de ônibus e pelo metrô, ou seja, você não precisa gastar seu rico dinheiro com taxi, a não ser que queira.

 

O metrô da Cidade do México é um dos maiores do mundo, e possuí mais de 150 estações espalhadas por toda a cidade. Foi o meio de transporte que mais utilizei quando estive por lá – a passagem custa apenas cinco pesos (aproximadamente um real).

 

Outras opções que também são rápidas e baratas é o Trólebus e o Metrobús, ambos circulam em faixas exclusivas evitando os congestionamentos.

 

Principais Gastos (Março/2015)

 

Uma das características das grandes cidades é que os preços normalmente são mais elevados que em cidades menores. Em contrapartida, a oferta por serviços e produtos também é muito maior, ou seja, pesquisando é possível encontrar ótimas opções seja de hospedagem, alimentação e até passeios. Para economizar com alimentação, a Cidade do México oferece uma infinidade de lugares onde é possível comer tacos, tortas (lanche), pizzas e outras especialidades mexicanas por até cinco reais. Outra coisa que é muito barato é o transporte público, a passagem de ônibus ou metrô custa cinco pesos (aproximadamente um real).

 

Hospedagem em quarto compartilhado: 11 dólares/ noite

Almoço, “plato del dia”: 6,00 dólares

Comida de rua (tacos, tortas, quesadillas): 2,00 dólares

Garrafa de água 1 litro: 0,70 dólares

Passagem de transporte público: 0,35 dólares

Cerveja long neck em supermercados ou lojas de conveniência: 1,00 dólar

Cerveja long neck na balada: 3,00 dólares

Taxi: Não é caro e pode ser uma boa opção desde que você divida com outras pessoas

 

Texto originalmente publicado no meu blog (http://www.voltologo.net/cidade-do-mexico-entendendo-uma-das-maiores-cidades-do-mundo/)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Maugar, é possível ir de metrô do aeroporto para o Centro e é seguro, é só pegá-lo nas estações Terminal Aérea, caso chegue ao Terminal 1, mas caso chegue ao T2 é melhor pegá-lo nas estações Pantitlán(caminhando, mas não recomendo) ou Hangares (pegando um ônibus) .

 

MAS recomendo evitá-lo pela manhã em dias úteis, pois é horário de pico e tá muito lotado, neste caso o melhor é pegar o Metrobús, que sai perto do portão 7 no T1 e no portão 3 no T2, a passagem custa $30 + $10 do cartão, que também funciona para o metrô e trem ligeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...