Ir para conteúdo

Mochila Latina 2009 - Brasil>Bolivia>Peru>Chile>Argentina


Posts Recomendados

  • Membros

A viagem:

 

Foram no total 36 dias de viagem, com muitas surpresas, mudanças, perigos, Desertos, Montes Nevados, Pessoas de todo o mundo, climas diferentes, comidas exóticas, ou seja, VIVER. Planejei essa viagem em +- 15 dias após sair do meu antigo trabalho, com tempo e um pouco de grana resolvi cair no mundo.

 

Gastei exatamente $1.000, toda a viagem foi feita via terrestre.

 

1ºBrasil(Ida)14/05:

 

14/06 Sampa> 15/06 Campo Grande> 15/05 a 18/05 Bonito:

De Sampa peguei um busão para Campo Grande-Ms foram +- 18hrs de viagem, na rodoviária de CG já comprei a passagem para Bonito, dei uma volta em CP visitei o Parque das Nações Indígenas (bem bacana), Shopping e alguns comercio na perimetral da rodoviária. **O Albergue Hosting fica em frente à rodoviária.**

As 17:00 peguei a van para Bonito são 3:30hrs de viagem, nesse horário o sol esta se pondo, é uma imagem incrível. Cheguei a Bonito as 20:30h já na frente do Hosteling que é irado.

Em Bonito é tudo muito caro, fiz 4 passeios (Caverna da Lagoa Azul, Rio Sucuri, Fazenda Mimosa e Balneário Municipal).

 

O busão para Corumbá saiu as 06:00hrs (R$60,00) são 4 horas de viagem. Em Corumbá encontrei o Ney operador turístico para pegar minha passagem do Trem da Morte, ele também atravessou a Fronteira comigo de carro.

 

2ºBolivia

 

Sta.Cruz 20/05 a 21/05>Cochabamba/Oruru 22/05 a >Uyuni (Salar) 22/05 a 25/06:

 

A viagem com o Trem da Morte demora em torno de 08hrs, o trem em si é confortável o problema são as paradas de madrugada, e o entre e sai de gente... Enfim Bolívia.

No trem conheci uma Sra. brasileira que morava a mais de 8 anos em Sta.Cruz, sua casa era uma republica de estudantes brasileiros, foi onde eu fiquei em Sta.Cruz aceitando seu convite. Sta.Cruz é a segunda capital da Bolívia, tem muitas pessoas com grana, vi muitos carrões como Hummer e Pick-up's enormes, conheci a zona franca, o mercado municipal, o centro e a praça das Armas. Um detalhe em especial de Sta.Cruz foram às pessoas que conheci, amizades que durarão por muito tem tanto de brasileiros como de Bolivianos.

Dia 21/05 peguei o busão para Cochabamba meu objetivo era a cidade de Uyuni para ir ao Salar. Viajei a noite toda, às 7 da manhã do dia 22/05 cheguei a Cochabamba, dei uma caminhada pelo centro e pelo mercado, comprei algumas coisas para enfrentar o salar (Luvas e Ceroula e regalos), apos o almoço (Pollo=Frango) fui para Oruro. Em Oruro já comprei minha passagem para o Uyuni onde iria viajar toda a noite (Essa viagem foi F... muitooo frio).

Cheguei à cidade de Uyuni bem cedo, já fui pesquisar o pacote de 3 dias para o Salar (paguei $75 passei de Jipe 4x4), parti la pelas 10 da manhã do mesmo dia... O Salar é simplesmente incrível, o deserto é magnífico é o oposto de tudo que eu estava acostumado inclusivo o frio de -20ºC vale muito a pena.

 

20090818002334.jpg

Foto: Meditação no Salar - Bolívia

 

La Paz 26/05 a 30/05>Copacabana (Isla del Sol) 30/05 a 31/05:

 

Como sabemos La Paz é a capital da Bolivia e é o melhor lugar para comprar presentes (mais tem que pechinchar muitoooooo), tem bastante ônibus para la com diversos preços, de Oruro para La Paz são +- 4 horas de viagem. Em La Paz me hospedei no ótimo El Carretero (20 Bolivianos dia), muito irado e barato, fica no centrão perto de tudo, ha muitos mochileiros na hospedagem da pra fazer bastantes amizades, e foi no El Carretero que conhece os brazucas do Discovery Jonhy e Djama.

Em La Paz fiz os principais roteiros: Tiwanaco (muito bacana) e Chacaltaya e Vale de la Luna (iradissimo) fechei com a Coca Travel, vacilei em não me ter programado para fazer de Bike Coroico na estrada mais perigosa do mundo. No Chacaltaya é irado 5,300 mtrs, muito difícil de respirar, o visual é incrível com a imponência da cordilheira real, como um típico brazuca nunca tinha visto neve e melhor que isso, nevou quando estava a caminho do cume, não poderia ser melhor. Para esses passeios você paga somente o transportes nas agencia, paguei 90 bolivianos pelos dois passeios, no Chatalcaya paguei 15 bolivianos na entrada e no Vale de la luna + 15 bo, não esta incluso bandeco. Somente para constar também foi num jogo de futiba em La Paz BolivarxStronger, iradoooo clássico regional, o Bolíviar ganhou por 2x1.

Dia 30/05 parti para Copacabana rumo a Isla, são +- 6 horas de viagem por 19 Bolivianos e é micro ônibus, sofrimentoooo mais vale a pena ver o lago Titicaca depois de dias sem ver um rio sequer... Eu e os caras do Discovery nos hospedamos em Copacabana para partir no dia seguinte para Isla (barco 25 bolivianos), fomos no barzinho tomar uma Paceña e jantar truta muito bommm... dia 31/05 fomos para a Isla, detalhe que 25bo é somente ida mais ninguem nos avisou, negociamos e conseguimos pagar mais 5bo para voltar. Desembarcamos no Sul onde nos hospedamos por 5bo/dia bem simples, depois fomos caminhar até o norte e conhecer as ruínas Incas da Isla, bem bacana a caminha até o norte demora +- 3horas e é meio puxada principalmente pela altitude.

 

3ºPeru: Puno 01/06>Cusco (MachuPicchu) 02/06 a 11/06:

 

Atravessei a fronteiro la pelas 19:00 mo caos, era uma fila enorme de mochileiros, chegando ao Peru peguei um busão até Puno são mais 3 horas de sofrimento pq é micro ônibus, chegando a Puno como em todos os lugares fomos abordados por varias pessoas oferecendo hospedagem, ficamos no centro por 8 pesos/dia detalhe não nos contaram que não tinha banho quente à noite..terrível. No dia seguinte depois de pechinchar fomos para as Ilhas flutuantes dos Uros por 15 pesos (bem +-), voltamos e viajamos a noite toda para Cusco.

Em Cusco as coisas são bem diferentes, Cusco é a segunda capital do Peru onde concentra-se 90% do turismo do país, tem uma ótima infra-estrutura com muitas opções de hospedagem, restaurantes e agencia de turismo. Em Cusco fiquei no Albergue da HI por 15 pesos/dia, o meu primeiro dia em Cusco fiquei de cama com Piriri.. o velho Soroche me salvou.

No dia seguinte a galera do Discovery já tava pesquisando os passeios para as ruínas e MaPi (MachuPicchu), compramos o Boleto turístico por 75 pesos (com carteirinha de estudante) da direito a entrada a quase todos os sítios arqueológicos de Cusco, o transporte é a parte. É imperdível o Vale Sagrado, Pisac e os Museus. As baladinhas são da hora, não paga nada pra entrar e ainda da pra descolar umas cortesias de bebida..hehe

- MachuPicchu: Para quem não vai fazer a trilha Inca para Mapi em minha opinião a melhor opção é o pacote de 4dias e 3 noites (01 Bike, 03 Trekking por Sta Maria e Sta Teresa) eu paguei $135 dólares com carteirinha de estudante já com tudo incluso (hospedagem, alimentação, transporte de volta e Ingresso Mapi), a descida de Bike ate Sta Maria é demaisssss..

4 horas de decida muito bom. No 2º dia trekking até Sta.Teresa é bem cansativo mais compensa pelo visual e pela as a termas, já o 3ºdia rumo a Águas Caliente é meio chato são mais de 4 horas andando pela linha do trem a pior coisa é a ansiedade. Chegando a Águas Calientes subi o pico para ver Mapi de frente (não lembro no nome do pico) é uma subida foda, mais é ótimo quando se chegue, pois é o primeiro contato visual com Mapi.

 

Em Águas Calientes ha muitos turistas, tem muitos restaurantes e algumas baladinhas, no dia seguinte iríamos acordar as 4:30 hr pra subir para Mapi.

Há duas opções para subir para MaPi, de ônibus ($7 ida + $7 volta) ou pela trilha que foi minha opção, são + - 1 hora de caminhada só de subida bem íngreme, a neblina característica predominava e eu sem lanterna hehe. O Parque abre as 06:00hrs, chegando cedo da pra pegar o ticket para o Winappichu (que é outra subida fodaaaaa), já com o ticket WiPi foi para o tur, meu que lugar, incrível, você sai de la com mais perguntas do que respostas... d+. **Dica: Levar bastante água e comida, pois é tudo absurdamente caro la.

Sai de Mapi la pelas 16:45, para pegar o trem de volta as 19:30... esse dia foi o mais cansativo mais o mais alucinante =]

No dia seguinte já arrumei minha malas e fui para Tacna para atravessar a fronteira para o Chile.

20090818002840.jpg

Foto: MaPi - Peru

 

****Segunda parte da Viagem .. Volta****

 

4ºChile:

Arica 11/06>Iquique 11/06 a 12/06> Antofagasta 14/06>Santiago 14/06 a 15/06:

 

A minha segunda parte da viagem foi menos turística, fiquei o menor tempo possível nas cidades e conheci o maximo de coisas que pode nesse tempo.

Não Conheci nada de Arica, mais pode visualizar o Oceano Pacifico pela primeira vez a viagem é impressionante pela vastidão do deserto e pelas dunas gigantescas. De Arica parti para Iquique foram 6 horas viagem em um ônibus bem meia boca, em Iquique constatei o que já sabia, o Chile é um país caro como o Brasil, fiquei em uma hospedagem bacana por 4.800 pesos Chilenos ($1= 570 pesos), dei uma volta pela cidade e fui conhecer o porto e s praias que são muito boas, não poderia deixar de entrar no pacifico mesmo o mar sendo geladíssimo, entrei até o joelho mais entrei rsrsr. No dia seguinte peguei o ônibus rumo a Antofagasta onde iria viajar por toda a noite.

 

Chegando a Antofagasta já comprei minha passagem para Valparaiso no tarde final da tarde, andei muito em Antofagasta, conheci o porto e o centro, no almoço fui ao Supermercado e comprei pão, suco e bolachas e almocei na praia.. farofa no pacifico.. bem bacana. O tempo estava ficando feio, certeza iria chover, dai voltei para rodoviária e puxei papo com uma chilena gente boa que me deu umas dicas bacanas em Santiago.

Capotei no ônibus para Valparaiso, no meio da madruga acordei e vi que estava chovendo bastante, desci em Valparaiso e comprei minha passagem para Santiago, mais antes fui até a praia rapidinho, a chuva tinha dado uma trégua.

Cheguei a Santiago la pelas 16:30 do dia 14/06, fui direto para o Albergue da HI, tava morto esse dia, à noite já conheci uns brazucas e tomamos uma Brahma da hora, no dia seguinte fui visitar o centro de Santiago era um domingo e chovendo não tinha muitos coisas aberta, visitei a Igreja e um Shopping que é bem parecido com o Brasil, curti bastante Santiago tinha mais coisas pra fazer mais não tinha muita grana então resolvi partir. Fui para a rodoviária comprar minha passagem para Mendoza e vi que tinha umas vans que sairia mais em conta e resolvi ir com uma delas.

Eu sabia que iria passar no meio da cordilheira dos Andes, já tinham me dito que era muito bonita a viagem, mesmo assim me surpreendi muitoooo, uma imensidão de montanhas com gelo e a estrada com vários cotovelos, fantástica. Quando a van parou na fronteira começou a nevar bem de leva, o gelo do teto da alfândega caiu fez muito barulho, lógico que isso é normal mais na hora chequei pensar que poderia ser uma avalanche..aff.

5ºArgentina Mendoza 15/06 a 16/06>Buenos Aires 17/06 a 20/06:

 

Cheguei à noite em Mendoza, comprei minha passagem para BUE para o dia seguinte na parte da tarde, fiquei em uma hospedagem bem bacana por 30 pesos ($1 = 3,75 pesos) bem caseira e com bastante gringo, o diferencial é que o vinho era à-vontade... nossaaa bebi muito. Na manhã seguinte fui dar uma volta pela cidade, o centro é bem bacana, as pessoas andam muito bem arrumadas, bastantes praças e museus. O forte de Mendoza não é o turismo mais sim os vinhedos, mais não deu para visitar nenhum, vi vários vinhedos pela janela do ônibus.

A viagem para Buenos Aires é bem longa são 18hrs, mais como viajei a noite deu para dormir legal, cheguei a BUE la pelo dia 17/06 às 9 da manhã, liguei para um amigo brasileiro que vive em BUE. Peguei o trem e fui ate sua casa, o bacana é que pude conhecer as periferias de BUE, achei meio pobre pela fama que tem a cidade.

No dia seguinte fui para o centrão bater perna, nesse dia a seleção Brasileira iria jogar com os EUA, eu e o Lucão resolvemos comer uma parilla típica Argentina assistindo o jogo do Brasil, o jogo foi da hora, mais a parilla era horrível parecia um intestino frito, que na realidade é quase isso, depois caminhando fizemos um city tur pelo centro e puerto madero. A noite de uma volta e fui a um bar bem bacana de musica latina, e no albergue ainda joguei sinuca com uns australianos.

 

********IMPORTANTE: Principalmente para homens, os caras que distribuem papeis de puteiros ou até mesmo shows de tango vem com um papo de cortesia e ti chamam para conhecer a casa, quando você fala que vai embora ele ti cobram. Cai fora dessa.

Visitei também o bairro de La Boca e logo o estádio do Boca também e um parque meia boca que esqueci o nome. Nesse mesmo dia decidi ir para Foz do Iguaçu ao invés de voltar de avião como programado, seria uma viagem de 20hrs mais nessa altura já tava acostumado mesmo. Viajei pela Pluma, no Ônibus a galera ta tossindo e espirrando a viagem inteira, pensei: "Pronto peguei gripe suína"...

BRASILLLLLLL:

Foz do Iguaçu 20/06>Sampa 21/06>SANTOS 21/06

 

Chegando à rodoviária de Foz já comprei uma coxinha e tomei um caldo de cana, meu que deleciaaa, na rodoviária mesmo peguei as referencia para o Parque das Cataratas e já comprei minha passagem para Sampa. A strutura do parque das cataras é fantástico, o ingresso custa R$14, as cataras são d+, mesmo sabendo que estavam com pouca vazão d'água. Almocei uma feijoada da hora, afinal foram 36 dias sem comer feijão quase morri por isso.

Cheguei a Sampa dia 22/06 e fui visitar um amigo, grande Bruno dias depois descobri que estava com gripe SUINA, acabei passando para ele.. graças a deus estamos aqui para contar essa historia..hehe certeza foi um presente Argentino..rsrs

 

Conclusão:

 

Foi sem duvida a viagem da minha vida, pelas amizades que fiz, pelos lugares que visitei, pela felicidade que tenho ao me lembrar dos momentos que passei... todos devem fazer uma viagem desse tipo ou parecida, pois os muitos momentos que eu estava sozinho pude me conhecer ainda melhor, mudei meu modo de ver as pessoas e seus problemas. Agreguei muito a mim mesmo e nunca vou esquecer os momentos mágicos dessa viagem..

 

Agradecimentos:

 

Agradeço a minha família por me apoiar .. mesmo pq que não tinham escolha..rsrs

Aos muitos amigos que fiz em todos os países (Leo, Danilo, Georgina, Dona Iris, Djalma, Jonhy, Carioca, Marco, Leli e sua mãe, Manolito, os Argentinos do El Carretero, Fracis, Ato, Yaniv etc etc etc..)

 

Valeuuuuuuuuu

 

Adalberto C. Monteiro Jr. (Morango_GDR)

Skype: Adalberto_Traveller

Twitter: Travellerbrasil

MSN: Morango_gdr@gmail.com

Email: Adalbertocmj@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Oi! Vc lembra o valor da passagem de Antofagasta a Santiago?

Obrigada

 

 

oi livia!

tudo bom???

 

estou fazendo um mochilao quase igual ao do adalberto!

agora estou em arica e vou pegar o busao agora as 23 para sao pedro do atacama, paguei 12 mil pesos; tambei sei q de santiago a mendonza custa 10 mil pesos!

 

acredito q irá custar uns 20 mil, pq eh muuuiiitooo longe!

ehehehehe

 

espero ter ajudado!

 

abracao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...