Ir para conteúdo

Relato Venezuela e Colombia - agosto 2009


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Roteiro Venezuela – Colombia

 

Venezuela:

 

Los Roques – 4 dias

Canaíma / Salto Angel – 3 dias

Maracaibo – 2 dias

 

Colômbia

 

Santa Marta / Parque Tayrona – 2 dias

Cartagena – 2 dias

Medellin – 2 dias

Bogotá – 2 dias

 

Gasto aproximado: 1500 dolares, fora as passagens aéreas (milhas)

 

Para calcular o preço das coisas em reais, basta dividir o valor em bolivares por 3.

 

Chegada:

 

O vôo da TAM saiu na hora certa tanto de São Paulo, como de manaus, e chegou em Caracas às 5:30 da manhã, horário local. 6.20 já havíamos passado pela alfândega, pegado as malas e estavamos cambiando dinheiro. No aeroporto de caracas existem várias pessoas te oferecendo. Eles começam oferecendo pouco pelos dolares – entre 4 e 5 bolivares por dólar, mas com um pouco de negociação, consegue-se 6,5. Existem algumas pessoas que trocam os dolares dentro de oficinas, como uma mulher que troca em uma oficina de aluguel de carros, sendo assim, mais seguro.

 

Haviamos reservado a passagem pra Los Roques através do ALEXANDRE, ([email protected] ) que peguei o contato aqui no “mochileiros” para as 9.30 da manhã, e deu tudo certo. O voo saiu 10.20, e 11 horas estávamos em los roques. Foi muito tranquilo.

 

1 - LOS ROQUES:

 

Chegando em los roques, procurei a posada GREMARY ([email protected] ), que tambem peguei o contato aqui. Já havia falado com o GREGORIO, dono da posada por telefone, mas não havia reservado. Ficamos os 3 no quarto triplo, e pagamos 200 bolivares por dia, com café da manhã e jantar. A comida é bem gostosa, e o tratamento é vip. Come-se arepas (comida típica venezolana, feita de milho) e ovos todo dia de manhã, e almoço e jantar barracuda (peixe local).

 

Na própria posada eles arrumam os passeios, por volta de 40 bolivares por pessoa, incluindo sombrinha, cadeira e caixa térmica. Basta vc comprar gelo, comida, cerveja, etc, que eles arrumam tudo pra vc... não deixava carregar uma cadeira...

 

Primeiro dia fomos à Francisqui. Praia muito legal, tem um restaurante meio caro, e uma piscina natural que dá pra fazer um snorkel bem bacana. Nesta noite nem saímos.

 

No segundo dia fomos as ilhas mais distantes. O passeio custa 100 bolivares. Espenqui, Cayo d´agua e Dos Mosquices. É bem legal o passeio. As duas primeiras são maravilhosas, realmente paradisiacas, mas Dos mosquices não achei muita graça. É parecido com o projeto tamar, umas tartarugas em cativeiro e tal... A noite fomos no aquarena (http://www.aquarena.com.ve/ ), o bar mais legal de los roques, e intergimos com uma turma de venezuelanas que estavam lá... muito bom!!!

 

 

Terceiro dia foi o mergulho. Fomos até a barreira de corais do sul, e pagamos 500 bolivares por pessoa para o batismo. Pra quem tem a carteira de mergulhador, paga-se os mesmos 500, porém são 2 mergulhos. Fiz com o NESTOR, que fica na agência na praça principal. Vimos vários peixes, arraias, barracudas e tudo mais. Tinham 2 tubarões gata dormindo em baixo de uns corais. Na volta eles nos deixaram em madriski, que é a mais próxima de gran roque, e nos pegaram no fim da tarde.

20091217101457.jpg

 

 

20091217101921.JPG

 

 

20091217102038.jpg

 

Quarto dia fomos pra Crasqui, outra ilha bem legal que tem uma barreira de corais, dá pra fazer snorkel legal. Passamos o dia, e pegamos o vôo das 5.30 da tarde pra caracas.

 

Quanto as praias, gostei muito de FRANCISQUI, CAYO D´AGUA e CRASQUI. Dos mosquices não vi muita graça e Madrisqui, a pasar de muito legal, perde na comparação com as outras.

 

* DESLOCAMENTO.

 

Chegando no aeroporto de caracas, tinha que pegar um autobus até Ciudad Bolivar no terminal oriente, que fica 1 hora do aeroporto. Negociamos com um taxi e ele nos levou por 130 bolivares. Pra 3 pessoas, ficou até barato.

 

Chegamos no terminal e logo pegamos um onibus até ciudad bolivar por 50 Bolivares. Só não morremos congelados porque lemos as dicas aqui no site e fomos bem agasalhados. Muito gelado o bus e demora 9 horas.

 

 

 

2 – CANAÍMA

 

Chegamos na rodoviária de canaíma às 6 da manhã e fechamos o pacote de 3 dias / 2 noches ao salto angel à 1.600 bolivares com a ADRENALINE

http://www.adrenalinexpeditions.com/

 

Eles nos levaram da rodoviária até o aeroporto onde se pega o aviâo de 6 pessoas. Antes, nos serviram um desayuno caprichado. Depois, pra mim o momento mais sinistro da viagem. O voo até Canaíma. No começo parecia tranquilo. Começou uma tempestade com 1 minutos de vôo e por um instante eu temi pelo pior. O piloto do aviâo, de chinelo, falava no celular o tempo todo enquanto pilotava e o avião balançava muito por causa da chuva. Não dava pra enxergar nada. Mas no fim, deu tudo certo.

 

Chegando em canaíma, fomos recepcionados pelo Índio CARLOS, do acampamento WEY TEPUY, que nos levou até o acampamento para prepararmos as coisas para a trilha. A trilha começa com 1 hora de caminhada, passando por uma cachoeira (Golondrina) que cai na laguna canaíma. Depois, pegamos a canoa e navegamos por meia hora rio acima. Desce da canoa em um lugar que ela não passa e caminha mais meia hora até que a canoa nos pega do outro lado. Dae são 4 horas de canoa rio acima e muita adrenalina. O almoço é dentro da canoa e em algumas corredeiras tem se a impressão que a canoa vai virar. Todo mundo fica ensopado. Quando a canoa para, já dá pra avistar o Salto Angel pela primeira vez. É mais uma hora de caminhada no meio da selva e da lama. Vale muito a pena... chega-se ao mirante do salto angel, onde se pode sacar fotos incríveis. Com mais 15 minutos de caminhada, chega-se ao poço do Salto Angel, onde se pode nadar nas aguas da maior queda d´agua do mundo... ESPLENDIDO!!!!

 

Pegamos a trilha de volta a noite e chegamos ao acampamento, de onde se avista o salto. Rolou um jantar muito bom (carne e macarrão) e dormimos em rede. No outro dia pela manhã, regressamos para o acampamento Wey tepuy e almoçamos peixe. A tarde o passeio do salto sapo. Meia hora de canoa e uma hora de trilha. Muito bom.. quase tão espetacular quanto o salto angel. Choveu muito, o nivel da agua era assustador...

20091217102129.jpg

 

20091217102218.jpg

 

20091217102326.jpg

A noite rolou um jantar e um run com a galera do acampamento. No dia seguinte voltamos pela manhã para ciudad bolivar. Dessa vez o voo foi tranquilo!! O piloto mandava mensagens do celular e ria o tempo todo... o tempo tava bom e não tivemos problemas.

 

* DESLOCAMENTO

 

Chegamos em ciudad bolivar dispostos a partir rumo a colombia. Optamos por passar pela fronteira próxima a Maracaibo, para aproveitar uma balada nessa cidade. Seguimos de Ciudad Bolivar até Puerto Ordaz, cidade bem próxima para tentarmos voar direto a maracaibo e economizar um dia de viagem. Chegamos 2 da tarde em Puerto Ordaz e não tinha mais voo... estavamos desesperados... depois de atazanar todo mundo no aeroporto, conseguimos uma voo pra caracas por 300 bolivares e outro de caracas pra maracaibo pelo mesmo preço. Conseguimos chegar em Maracaibo na sexta 10 da noite, perfeito pra aquilo que procurávamos... BALADAS!!!

 

3 – MARACAIBO

 

Chegamos no aeroporto e fomos a um centro de informações. Ligamos em vários hotéis, e todos estavam cheios. Conseguimos um que era meio carinho... uns 150 bolivares por pessoa, mas era um luxo só... foi o primeiro banho quente da viagem e tinha um café da manhã espetacular. Não me lembro o nome, mas se descobrir eu posto aqui.

 

Na cidade existem 2 baladas principais: “Mi Vaquita” e “Mi Ternerita”, além de uma rua cheia de bares e restaurantes e outras boates menos badaladas (Calle 72).

 

Na sexta e sábado à noite, quebramos tudo na cidade. É impressionante a quantidade e qualidade da mulherada nessa cidade, que são conhecidas como maracuchas.

 

Taxi é muito barato, então rola de pegar, mas tem que combinar o preço antes. A cidade é muito grande. No sábado a tarde fizemos um tour pela ciudade. Demos 100 bolivares para um taxista e ele ficou a tarde inteira levando-nos aos pontos legais da cidade. Levou-nos para comprar a passagem de onibus pra colombia. À catedral municipal, centro histórico, parque municipal, ponte sobre o lago maracaibo, calle carabobo (muto legal) e parque na beira do lago.

 

20091217102408.jpg

 

Na esquina do hotel tinha uma sanduiche de patacones sensacional... não deixe de come-los nessa cidade, pois na colombia são horríveis e enjoativos.

 

* DESLOCAMENTO

 

Em Maracaibo dedicimos alterar nosso roteiro na colombia. Trocamos San Andrés, previsto no roteiro inicial por Santa Marta e Medellin. O bus até Santa Marta custou 180 Bolivares e saiu as 5 de manhã. As 8 já estavamos na fronteira e tinhha que pagar uma taxa de 55 bolivares pra sair da Venezuela. Não tinhamos mais bolivares e tive que negociar com um cara no bus, que acabou sendo camarada e trocando pela taxa de 6 pra 1. Rolou uma vaquinha no onibus também. Cada um deu uns 10 bolivares pra fazer uma caixinha e dar grana pros policiais não abrirem a mala. Ao atravessar a fronteira uma médica colombiana mediu a pressão, temperatura e deu orientações sobre gripe suina. Já na colombia, nosso bus foi parado umas 3 vezes. Policias entravam no bus com metralhadoras e pediam os passaportes aos estrangeiros. 2 da tarde chegamos à santa marta, e por recomendação do Guia do Viajante da América do Sul, fomos à praia de Taganga.

 

4 – SANTA MARTA / PARQUE TAYRONA

 

Chegamos em Santa Marta e fomos direto pra Taganga. Uma decepção. Não era nada do que estava escrito. Uma praia feia, suja e lotada. Li o guia novamente, que falava que tinha uma praia próxima, chamada praia grande, que era linda. Peguei o barquinho, 5.000 pesos e cheguei a praia grande. Um LIXO. Completamente lotada. Imunda. Milhoes de pessoas nadando de roupa ao lado de copos e latas boiando. Ficamos um pouco. Pedimos um peixe que veio PODRE e cerveja quente. Foi péssima a primeira impressão da colombia, que mudaria mais tarde. Voltamos pro vilarejo de taganga, mais precisamente pro albergue, esse sim, valeu muito a pena: 15.000 pesos por pessoa, piscina, comida boa e muita gente legal. Ficamos a noite no hostel, bebendo com a galera. Hostel Divanga - http://www.divanga.com/co/contenu%20site_2.html

 

20091217102459.jpg

 

Na segunda, acordamos bem cedo e fomos conhecer o Parque Tayrona. Esse sim, valeu a parada em Santa Marta. Existe 3 maneiras de chegar lá. Taxi, onibus ou lancha, sendo que lancha é a mais cara. Chegamos por terra por volta das 9 da manhã e começamos a trilha.A entrada custou 30.000 pesos por pessoa.Caminhamos 45 minutos e a primeira praia. ARRECIFES. Praia muito bonita, mar azul, mas perigosa. Não rola de entrar. Tem pedras e correnteza forte. Mais 15 minutos de caminhada, a segunda praia, PISCINA. Uma piscina formada por uma barreira de corais, otima pra snorkel. Muito boa. Mais 45 minutos de caminhada, a terceira praia, CABO DE SAN JUAN, muito legal, tem um acampamento com redes pra dormir e um restaurante muito bom, alem de uma vista fantastica as 2 praias e dos morros. Fomos só até essa e voltamos. Existem mais praias pra frente ou uma trilha até o PUEBLITO, que são ruinas dos povos tayronas que habitavam essa região há tempos atras. Tem também a trilha da ciudad perdida, mas são 3 dias pra ir e 3 pra voltar. A colombia começava a mudar a péssima impressão do dia anterior.

 

* DESLOCAMENTO

 

Saem onibus de Santa Marta para Cartagena de 30 em 30 minutos, do terminal de autobuses. Pegamos um bem cedo na terça em santa marta, pegamos um protesto de motoqueiros que rolou até tiro com bala de borracha(em barranquilla), e chegamos em cartagena 1 da tarde. O ônibus custou 30.000 por persona.

 

5 – Cartagena

 

Ficamos no albergue Média Luna, na Calle Media luna, a 2 quadras da ciudad muralhada. Otima localização e muito bom o albergue.22.000 por dia: http://www.cartagenamedialunaart.com/

 

Tem muitas atraçoes em Cartagena. Andamos toda a ciudad amuralhada. O museu da inquisicíon é muito legal. O castelo de barajas, que fica fora da ciudad muralhada é visita imperdivel. Maior construcao espanhola da américa do sul. Não deixe de tomar uma ou comer algo no Café del mar, restaurante que fica em cima da muralha, com uma vista muito legal e um atendimento de primeira.

20091217102555.jpg

Um passeio imperdivel é a “rumba en chiva”. Chivas são aqueles onibus coloridos. A noite rola um passeio nos pontos turísticos, regados a muito run e musica caribenha.

 

Pra quem gosta de natureza, tem os passeios pra Isla del rosário e playa blanca, com o legitimo mar do Caribe.

 

20091217103542.JPG

 

Existe ainda um bairro novo, moderno, chamado bocagrande, mas pouco pude conhecer de mesmo.

 

Muito legal essa cidade.

 

* DESLOCAMENTO

 

estavam rolando umas promoções da AIRES AIRLINES, empresa colombiana de baixo custo. Pagamos muito barato nas passagens de Cartagena pra medellin, com escala em Bogotá.

 

http://www.aires.aero/

 

6 – MEDELLIN

 

Cidade moderna e bem legal. Conhecida por ter as mulheres mais bonitas da colômbia. Existem muitas baladas, mas preferi as de Bogotá. A ciudade tem vários pontos turísticos como a plaza de botero, onde ficam várias esculturas de Fernando Botero. Também umas catedrais no estilo gótico e a plaza dos cisneiros. Gostei muito do parque de los pies descalsos, onde so se pode entrar descalso, nos campos de areia, lugares pra fazer exercícios descalsos e jatos de agua massageadores dos pés… alem de ter vários barzinhos em volta…

 

Uma atraçao a parte é o metrocable. Teleférico que é conectado com o metro. Existem 2 linhas, cada uma sobe por cima de uma favela diferente. A vista é fantástica. O metro também funciona muito bem e é barato… 1.500 pesos o bilhete.

 

Hospedagem foi em um albergue muito bom, chamado pit stop, por 19.000 pesos também.

 

http://www.pitstophostel.com/

 

* DESLOCAMENTO

 

Pra Bogotá, também fomos de avião, para não perder tempo e pelo preço. Muito barato pela mesma empresa AIRES.

 

7 – BOGOTÁ

 

Me surpreendeu muito essa ciudad. Muito boa em todos os sentidos. Ficamos no hostel DN, na La Candelária, pagando 20.000 pesos por noche.

 

http://destinonomada.com/

 

Fica estrategicamente localizado en La Candelária. Este é o bairro histórico e com vários lugares pra visitar:

 

Plaza simon bolívar, iglesias, palácios do governo, museo do oro, museo de botero (na rua do albergue), centro cultural Gabriel Garcia marques, museo casa da moeda…

 

Um passeio imperdivel é o Montserrat. Um montanha que se sobe de teleférico ou de funicular (trenzinho) e se tem uma vista total da cidade. É muito bonito la em cima, além da vista espetacular.

 

Baladas:

 

Usaquem – restaurantes e uma feirinha massa.

 

Parque de la 93. Restaurantes, bares e pubs, pra aquecer as turbinas.

 

Zona rosa – Calle 82 tem várias boates: trio e ginoveva são as melhores… fomos na trio e foi demais.

 

As baladas da zona rosa, terminam as 3 da matina. Existe algumas baladas que vão de 3 as 8. fomos em um lugar, chamado “the end”. Bombou até 8 da manha, muita mulher bonita e tem uma vista do sol nascendo muito legal. Fica no andar 30 de um prédio e toca musica eletronica

 

 

20091217103647.jpg

20091217103833.jpg

 

Andrés Carnes de Res. Fica em Chia, a meia hora de Bogotá. Não se pode visitar a colômbia e não ir no Andrés. É uma espécie de bar, restaurante, boate, circo, hospício… é difícil explicar, mas é a disneylandia de Bogotá… imperdivel a visita!!! É caro, mas vale a pena chegar cedo, jantar e ficar pra balada.

 

Não deixem de tomar um café na cafeteria Juan Valdês, a mais tradicional da colômbia.

 

 

No domingo voltamos ao Brasil, no voo da gol com escala em Manaus, e correu tudo bem.

 

 

Espero poder ajudar quem pretende viajar por esses dois países.

 

 

 

Qualquer dúvida, fico a disposição pra ajudar.

 

Abraço a todos…

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • Membros

oi!

to indo em 7 de setembro peru, ecuador e colombia. por volota de 22 de set devo chegar a colombia. barranquilla não vale a pena? medelim compensa? vou sozinha e balada não é meu forte. gostei muito das observações sobre santa marta e o parque de tayrona. se tiver mais alguma coisa que possa ajudar, dá pra enviar por [email protected] ? obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Estou quase decidido a ir, sozinho, fazer essa trip do Salto Angel.

Cotei em 1.700 BsF para mim, com saída de Ciudad Bolívar. Como vou sozinho, achei o preço razoável.

Mas estou beeeeem receoso em ter que sair do aeroporto de Caracas, por causa da polícia.

Sem contar que gastarei em torno de 130 BsF de táxi mais de 60 a 80 BsF para o autobus. Assim, ida e volta sairia uns 400 BsF!!

No guia do viajante independente diz esses pacotes, saindo de Caracas, para Salto Angel (pacote de 3 dias), sairiam de 500 a 700 dólares.

 

Assim, as perguntas são:

 

Quais seriam as empresas que fariam tais pacotes ? (A Adrenaline não faz).

Não existe voo entre Caracas Ciudad Bolivar ou entre alguma cidade perto dali?

Puerto Ordaz fica quão "perto" de Ciudad Bolivar ? Tem ônibus frequentes entre elas?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah, mais uma dúvida:

 

Será que vale aproveitar o dia "gratis" oferecido por eles, no final do pacote do Salto Angel, como descrito abaixo?

 

"DIA 4:

ESTE ES UN DIA ADICIONAL GRATIS PARA DESCANSAR Y DISFRUTAR DEL PARAISO DE LA LAGUNA DE CANAIMA. EN ESTE DIA INCLUIMOS EL USO DE LAS INSTALACIONES DEL CAMPAMENTO Y PERNOCTA EN HAMACAS. LA ALIMENTACION CORRERA POR SU PROPIA CUENTA UTILIZANDO NUESTRO CAMPAMENTO O CUALQUIER OTRA ALTERNATIVA QUE USTED DESEE."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Oi leandro!!!]

]

espero que nao esteja tarde para tentar te ajudar!!! cheguei esta semana de Torres del paine...

 

Os pacotes para salto angel, partindo de caracas sao uma facada!!! na minha opiniao vale a pena pegar o bus de noite em caracas, que chega 6 da matina em ciudad bolivar e começar o pacote de lá!!!!

 

Puerto Ordaz fica 80 km de Ciudad Bolivar. Cerca de 40 minutos. Puerto Ordaz e Ciudad Guayana é a mesma coisa!!!!

 

Não vale a pena o dia extra... com 3 dias vc já vê tudo... a nao ser que tenha muuuuuito tempo sobrando!!!!

 

 

abraco.

 

thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 7 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Cara tô louco p ir em Los Roques, vale a pena mesmo??? Quanto pagou pela passagem até Roques e de volta a Caracas???

 

 

Abrs.

 

Cara, vale a pena demais ir a Los Roques. O lugar é fantástico! Se gosta de aventura, eu te recomendaria fazer combinado com Salto Angel. Se não, rola de ir pra lá e ficar alguns dias de boa curtindo também. Só não tem muita agitação, mas o resto as ilhas são perfeitas.

 

Paguei 200 dolares exatamente uma ano atrás pelas passagens de ida e volta pela aerotuy. Comprei com o alexandre que eu deixei o contato. Depositei pra ele o dinheiro em uma conta aqui no Brasil e ele compra a passagem lá e te manda o comprovante pelo email.

 

Obrigada pelas dicas Thiago...acho q vou a Bogotá...Santa Marta..Cartagena e Barranquila...pra esses lugares que tem muita mulher bonita já não me interessa muito kkkk tenho pouco tempo não vai dar pra ir a Venezuela...valeu mesmo..graciassssssss

 

Boa Viagem Adeliana... não deixe de ir para a Playa Blanca em Cartagena nem ao Parque Tayrona em Santa Marta!!!

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...