Ir para conteúdo

Cordoba y Mendoza - 14 dias!


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Fiz esta viagem em dezembro/janeiro 2014/15 e foi incrível. tive um imprevisto que no final foi uma das melhores coisas que aconteceu (abaixo relato mais)

 

Sou mais uma dessas que encontrou algumas milhas da Gol dando sopa e, simulando daqui e dacolá viu que a única maneira de utiliza-las no reveillon seria indo para Córdoba. Já tinha visitado Buenos Aires algumas vezes (cinco, para ser mais precisa), e adorei todas as viagens. Por isso, e por tudo que havia lido sobre Córdoba, decidi ir com meu namorado para lá.

Pesquisando um pouquinho, encontrei passagens internas para Mendoza por preços convidativos e daí resolvi montar meu roteiro.

Basicamente, era:

 

dia 01 - SP/Cordoba - chegada 3am. Pernoite em Cordoba

dia 02 - Cordoba

dia 03 - Cordoba/Mendoza - chegada 16h

dia 04 - Mendoza

dia 05 - Mendoza

dia 06 - Mendoza

dia 07 - Mendoza/Cordoba (pela manhã) Cordoba/SP (pela madruga)

 

Um pouco corrido, eu sei. Por isso, pesquisei bastante aqui no Brasil para já chegar e fazer tudo o que queria.

 

Até que....

no dia da viagem, ao fazer o checkin, descobri que A MINHA PASSAGEM HAVIA SIDO ALTERADA PARA O DIA SEGUINTE, SEM NENHUM AVISO DA GOL. NENHUM. Pronto: já tinha pouco tempo de viagem, e nego ainda cortou um dia da ida =////

SEMPRE programo minhas viagens com a maior cautela do mundo, e era inacreditável que aquilo estava acontecendo comigo.

Liguei na Gol, xinguei horrores e eles avisaram que a malha aérea havia sido cancelada, blabla. Meu vôo, que iria direto de SP para Córdoba, agora teria uma conexão de 12 horas no galeão (!!!) e só chegaria um dia depois.

 

Após muita discussão por telefone com a Gol e um remanejamento monstro de roteiro de última hora, meu namorado eu por sorte tínhamos mais dias livres de férias (recesso de fim de ano!) e decidimos aproveitar o infortuno e ficar muito mais tempo por lá. onde ficar? e a passagem aérea entre córdoba e mendoza? e a grana? mala? ahhh sei lá, vamos que vamos!

 

O que decidimos/conseguimos nessas poucas horas:

- Consegui trocar a passagem de volta com a Gol para uma semana depois, sem nenhuma cobrança

- Trocaríamos a data de volta Mendoza/Cordoba no guiché da Aerolineas Argentinas nas horas que estivéssemos de bobeira no Galeão. Para quando, decidiríamos lá no Rio mesmo.

- Conseguimos cancelar a primeira diária no hostel de Córdoba, sem nenhuma taxa.

- Deixamos para quando chegássemos nas cidades ver o que fazer com a hospedagem.

- Aproveitamos estas poucas horas para pesquisar que raios fazer com todo este tempo extra. Reveillon em Santiago? hospedagem em Maipu? Uspallata, talvez?

 

algumas fotos, antes de seguir o relato:

 

IMG_1130.JPG.0bdceb3d07956463b403d94ff87667f7.JPG

 

IMG_1299.JPG.9ad45e55d5db7832a86aef4d58177e8e.JPG

 

IMG_1341.JPG.a7bd823746d33c05c0fe89f5a87c7ffa.JPG

 

IMG_1387.JPG.fbf90b59fb8f22431b8bba18cb43c8f9.JPG

 

 

 

(continua....)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tudo acabou sendo mais tranquilo do que imaginamos. Resumidamente:

- A funcionária da Aerolineas Argentinas no Galeão alterou a nossa passagem de volta Mendoza/Cordoba e isso nos custou cerca de 100 reais cada. Não temos do que reclamar. Toda a equipe da Aerolineas no galeão, inclusive, foi super simpática conosco.

- A Gol nos deu acomodação no hotel do galeão por 8 horas, mais um bando de voucher de comida. Conseguimos dormir, comer, desestressar e até ler um pouco mais sobre o que faríamos.

- Do Galeão, alteramos a data do seguro viagem.

 

O novo roteiro agora teria:

2 noites Cordoba

8 noites Mendoza

3 noites Cordoba

 

Bom, à vaca fria:

 

Hospedagem:

 

Cordoba-Balush Backpackers.

Chegamos no primeiro dia e conseguimos reservar as datas de volta no mesmo quarto \o/

Sobre o Hostel: à primeira vista, pareceu um pouco abandonado e em uma região um pouco estranha. Bom, chegamos de madrugada em uma rua escura, né? Mas o lugar era bacana e todo muito bem atencioso. o terraço também era super agradável, os banheiros limpinhos (ficamos em quarto privado, mas o banheiro coletivo) e sempre vazios. de lá, a gente chegava a pé no centro histórico em poucos minutos. ah: com o calor INSUPORTAVEL de córdoba, o ar condicionado do quarto foi fundamental.

 

IMG_1448.JPG.8c3e55e6ca381616ddbb1013c7cd4c18.JPG

 

Mendoza - Empedrado

Logo que chegamos, achamos o lugar muito simpático. infelizmente, não havia vaga para outros dias e precisaríamos encontrar outro por aí.

Sobre o Hostel: o quarto privado era enorme, com um ventilador mega potente e uma janela com vista para parreiras carregadíssimas <3 <3 . o banheiro também era coletivo e super limpo e quase sempre vazio. o café da manhã tinha panquecas de dulce del leche ou limón. a área externa era uma gracinha, com piscina, uma parreira carregada e um terraço super tranquilo. A localização também era excelente: no fim de uma rua tranquila, a uma pequena caminhada da praca independência

 

IMG_1239.JPG.03a5559eb59909af6587a2525816a6f8.JPG

 

Mendoza - Punto Urbano Hostel

Depois de um dia situados em Mendoza, fomos procurar hospedagem em algum hostel próximo ao nosso, já que curtimos a localização. nossos critérios eram apenas: perto do Empedrado, com quarto privativo, ar condicionado (ou ventilador fodão, já que o calor tava DE MATAR) e um preço digno. nisso, fomos parar no Punto Urbano.

Sobre o hostel: o quarto era grande, mas o cara jogou a gente em um diferente do que havia nos mostrado no dia anterior. o ventilador não era tão potente e a janela dava direto pra lavanderia (que nego usava TIPO O DIA TODO). tinha muito, muito adolescente por lá, ouvindo dance music e correndo pra cima e pra baixo. os banheiros eram surreais: entupidos, vomitados, com coisas jogadas no chão...a vantagem era o jardim, ao fundo. era MUITO grande, com redes e bancos, super gostoso. no geral, não podemos reclamar.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
caramba, lembrei agora desse relato inacabado! vou mexer nele sim, por enquanto o trabalho tá pesado e tô com um outro aqui, de Portugal. vais pra lá? logo atualizo! =)

 

Estou pensando em fazer uma road trip para esses lados, e 2~3 semanas seria + ou - o tempo disponível, então teu relato seria muito útil ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

dia 01

 

Foi o dia do deslocamento. Basicamente, fomos de GRU para GIG, onde passamos umas 10 horas. chegando no Rio, conseguimos hospedagem gratuita no hotel que fica dentro do aeroporto. perfeito.

Saimos de noitona e chegamos em Cordoba na madrugada.

 

Nota: Como tivemos alterações de última hora, não tivemos como sacar muita grana em reais - mesmo porque existe o limite diário de saque, etc. Levamos alguns dolares que tinhamos embaixo do colchão.

 

Esses dólares nos salvaram. Como disse, já fui algumas vezes para Buenos Aires e, em todos os casos, levei reais. Mas o Banco de La Nacion que estava aberto no aeroporto apenas aceitava dólares para converter. Paciência: trocamos o mínimo (acho que uns 50), apenas para garantir o taxi e as nossas primeiras horas na Argentina, sem stress.

 

Como era cerca de 2am, o aeroporto obviamente estava vazio. Só tinhamos nós, dois brasileiros, um cachorro vira lata e algumas baratas por lá. Nada de taxi. Acho que esperamos cerca de meia hora até aparecer um. Ok, uma hora veio e partimos para a cidade.

Se não me engano, o taxi foi cerca de 80 pesos. Pagamos e descemos numa rua escura, na frente do prédio. Tocamos a campanhia e nada. E-la-ia. Foram uns 5 minutos de "que catzo". Até que apareceu um grupo de americanos bêbados, voltando de alguma balada, querendo entrar no hostel. Os malucos seguiram o procedimento padrão: tocar a campanhia. Claro, sem sucesso. E-la-ia de novo. O mais bêbado deles ficou sem paciência e resolveu enviar a mão por dentro da porta. E não é que ele conseguiu?

Subimos todos, felizes.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

dia 02 - Cordoba

 

Devidamente acomodados e bem dormidos, saímos para explorar a cidade. Nosso stress inicial era, obviamente, a grana: fizemos uma cotação ruim no dia anterior, tinhamos poucos pesos e, para completar, era Natal.

Nossa sorte era que o dono do hostel, o Diego - um israelense muito gente boa - fazia o tal cambio blue aka paralelo. Ele nos garantiu uma cotação boa e uma grana suficiente para passear por ali e por aqui.

Sobre cotações, a minha única recomendação/contato é ele. Não encontramos na cidade nenhum outro canal, por assim dizer.

Grana no bolso e mapa na mão: bora passear na cidade.

O Hostel estava numa região não muito turística - basicamente, ficava a umas 3 quadras do centrão mesmo, mas até lá o caminho era algo como a nossa 25 de março.

Como só passaríamos um dia ali e no dia seguinte seguiríamos para Mendoza - e na volta ficaríamos mais algum tempo, gastamos o dia perambulando pelos arredores.

 

Córdoba, primeiras impressões: cidade agradabilíssima. Centro muito bem preservado, plano. Pessoas agradabilíssimas, sensação de segurança permanente. Poucos turistas: é uma cidade de verdade! Mas quente, muito quente.

 

Andamos por todo o centro histórico. Comemos alfajores aqui e ali. Aliás, recomendo um lugar super agradável na praça principal: a confeitaria Pan de Azucar. É uma espécie de padaria gigante que fabrica os próprios alfajores de todos os sabores: figo, pera, dulce de leche, morango...doces de nozes, empanadas, pizzas de berinjela, etc. Achamos o preço honestíssimo.

 

Algumas fotos deste dia:

IMG_1110.JPG.06e6d84b6098292841d6c31000b5f793.JPG

Região do Paseo de Bon Pastor. Este lugar "divide" a cidade histórica de Nueva Cordoba.

 

IMG_1115.JPG.f108ed442713477d1bb4a20f088cd75c.JPG

Trombamos neste espaço que é um museu. O lugar a noite fica tomado por skatistas que descem essas rampas =)

 

IMG_1124.JPG.9868d523aa76e15a9f7f258f02dd53c3.JPG

Esbarramos com um baile de Tango neste espaço cultural. Esbarramos em outras festas de rua durante a viagem. A Argentina tem uma cultura mais "européia" do que a nossa, que promove eventos como este.

 

Passeamos também pelo principal parque da cidade (lindo) e por Nueva Cordoba. Nueva Cordoba pareceu, para mim, um bairro de Buenos Aires: charmoso, com gente na rua, com muitas opções para comer e bebericar.

 

Algumas dicas, baseadas neste primeiro dia:

- Cordoba é pequena, plana e as ruas são todas paralelas. Isso significa que você consegue andar a cidade toda a pé, tranquilamente

- Cordoba é barata

- o café argentino é uma droga. aguado e ruim mesmo.

- naquele calor, que beirava os 40 graus, só cerveja para aguentar. Patagonia é uma pedida - ela é feita com as águas de degelo dos andes <3

- argentinos tem uma herança italiana fortíssima (pena que não no café!). Por isso, tem muitas gelaterias na cidade. vai por mim: se joga na Wollner, que tem filias em toda a cidade.

- Cervejaria Antares, no Paseo de Bon Pastor. é meio turística, com preços inflacionados mas: tem uma variedade de cervejas legal e uma bela vista para um por do sol. Ela tem filial em Mendoza também, mas achamos um pouco "coxinha" demais lá.

- você sempre vai ler isto num relato sobre a Argentina e, por mais que eu pise naqueles solos eu sempre vou me surpreender COMO.O.POVO.ARGENTINO.SAI.PARA.JANTAR.TARDE. sim, você encontra lugares para jantar lá depois de meia noite. a cidade está CHEIA DE GENTE, os lugares estão LOTADOS. talvez seja herança espanhola isso, sabe deus. O fato é que você vai encontrar lugares abertos a 1am - e eu não falo de baladas!

- comida também é mais barata por aqui. isso inclui, claro, os <3 bifes de chorizo <3

- sempre bom lembrar: diferente do Chile, você pode beber na rua. isso significa comprar um vinho num quiosco e beber na praça ou, se você for mais bacanudo, levar o restante do vinho do jantar do restaurante embora e terminar no terraço do hostel.

- a cidade iluminada à noite ganha outra cara. é realmente lindo.

 

Como no dia seguinte seguiríamos para Mendoza, voltamos para o hostel.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mathew, tô reavivando este tópico. Eu e o meu namorado ficamos apaixonado por estas regiões na Argentina e planejamos, quando possível, visitar a região de Salta. Espero que de alguma forma a nossa experiência por lá seja bacana para você e para outros aqui. Vejo muita gente fazendo essas duas cidades/regiões com uma pressa e eu acho injusto, pois são lugares interessantíssimos. Hoje agradeço muito pela confusão da Gol, que nos permitiu conhecer estes lugares com a calma que merecem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

dia 02 - Cordoba/Mendoza

 

Eita, mas que bando de troca de cidades!

Acordamos em Cordoba e fizemos uma horinha na cidade...no início da tarde seguiríamos para Mendoza, de avião.

 

Aproveitamos a manhã ensolarada para andar pela cidade histórica com mais calma...e agora, situados.

 

IMG_1129.JPG.4c8a63ccafbe38dfc410682482697380.JPG

IMG_1129.JPG.4c8a63ccafbe38dfc410682482697380.JPG

 

Algumas empanadas, alfajores e cervezas depois, tivemos que dar um "até logo" para Cordoba. Confesso que detesto vôos que são no meio da tarde. Mas esta era a única opção da Aerolineas.

 

Fomos para o aeroporto de taxi e matamos o resto do vinho do dia anterior antes do embarque.

Aliás, EXCESSO DE GARRAFAS tornou-se um problema nesta viagem. tanto vinho, tão pouco tempo =(

 

Enfim, chegamos em Mendoza! Chega de pinga-pinga, temos uma semana aqui. UFA!

Logo que você sai do aeroporto você dá de cara com os Andes. E deuses, aquilo é um negócio que só vendo. A cordilheira é tão, mas tão alta que OBSTRUI a sua vista. Não dá para descrever: é coisa de outro mundo mesmo.

 

No taxi, apontamos para algum cartaz que estava escrito "dulce del leche". Eis que o taxista reclama que detesta doce de leite, que o povo taca em tudo, todo tempo. Que está farto de doce de leite. hahah! No caminho, já deu para perceber o quanto que Mendoza era uma cidade agradabilíssima. Toda plana, cheia de verdes e ruas adoráveis. A rua do nosso hostel era uma dessas. Uma delícia.

 

Chegamos ao hostel e um ~gringo~ nos recepcionou. Posso falar? Posso, é o meu relato...Bom, eu sempre desconfio de lugares em que os atendentes são gringos. Parece que é lugar de gringo para gringo. E, estando na America Latina, minha raiva aumenta UM POUQUINHO MAIS.

Tudo passou quando entramos. Simplesmente tinha uma PARREIRA no jardim, com uma piscina de fundo. Elas estavam carregadíssimas. Um sonho!

 

IMG_1140.JPG.4f02aeaff753c4cb2411421db5cd3589.JPG

Janela do quarto

 

Tinha vinho de graça porque era happy hour no hostel. Bebemos um pouquinho e fomos passear pela cidade.

(continua)

IMG_1134.JPG.bf9aa817d9c4dae2a03d9022d0c1464f.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

dia 02 - Mendoza

 

Recém instalados no hostel, fomos sair para finalmente comer algo e beber um vinho.

Consultando rapidamente o mapa, vimos que estávamos a umas 10 quadras da Plaza Independencia, uma das principais da cidade.

Mendoza é uma cidade agradabilíssima. Segura, bonita, plana e super arborizada. É uma delícia andar a pé por lá. Mesmo com o calor de rachar que estava (coisa de 40 graus, sem brincadeira...), as árvores fazem túneis na cidade e todas as ruas tem canais que escoam águas dos Andes: isso dá um alívio na secura.

Todo mundo que visita a Argentina pela primeira vez fica surpreendido com os horários dos locais: meia noite em gente na rua saindo para jantar: famílias, idosos, jovens...

 

 

Apenas uma nota: fiz essa viagem há mais de um ano, então muitas coisas não estão nem um pouco frescas na minha cabeça, muito menos o dia-a-dia. E, como ficamos muito tempo em Mendoza, vários detalhes podem se misturar.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...