Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Igor Maia

SOLTEIRO - 13 dias - Extremamente econômico - Julho/2015 -Havana - Cienfuegos - Trinidad - S.Clara - Varadero

Posts Recomendados

Antes do meu relato.

 

10 coisas que você deve saber sobre CUBA!

 

11798111_1110523052310517_1194500859_n.jpg.2c10fbcc87544fdb2a75a8f0e7672461.jpg

 

1. É necessário o visto de turista para entrar em Cuba. Você pode comprar nas embaixadas ou no balcão da cia aérea.

2. Câmbio: Cuba possui 2 moedas. CUC (moeda de estrangeiro) e CUP (moeda de cubano). Hoje compensa levar dólar canadense (eu acho). Euros teve uma desvalorização muito forte. Estrangeiros também podem trocar seus CUCc por CUPs. Na hora de se alimentar pelas ruas, AJUDA MUITO. ::otemo::

3. Suar faz parte. ::mmm:

4. “Um passinho pra trás” no busão, faz muito sentido.

5. Mães cubanas falam muito alto com seus filhos nas ruas e nas praias. E as crianças respondem mais alto ainda.

6. Locomoção: Existem vários meios de transporte, porém todos lotados. Lembram do passinho pra trás né?!? Se aplica neste tópico. Porém todos os meios de transportes atendem suas necessidades de chegar no local desejado. Andar em Cuba é fácil.

7. Você não gosta de banho gelado? Vai gostar! Julho e Agosto são os meses mais quentes. ::mmm:

8. Não vá esperando fazer AQUELAS compras no Free Shop.

9. Sempre te perguntam quem é o último da fila. Na hora do atendimento você vê que pegou fila à toa.

10. Povo Cubano: Povo acolhedor, receptivo, com um sorriso no rosto a todo instante. Parecem que não dormem, às 4 horas da manhã tem pessoas nas praças ou em frente de suas casas bebendo, conversando e ouvindo um reggaeton, bachata ou salsa. País incrível e vale a pena conhecer. ::otemo::

 

Agora sim, o relato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AEROPORTO

 

Para quem chega à Cuba, por Lima, o desembarque é no terminal 3. E não vão pensando que os terminais são iguais ao do Aeroporto de Guarulhos, que vc pode mudando de terminal por dentro do aeroporto. Eles são separados. BEM separados, vai por mim.

 

Quando cheguei em Havana, tranquilo. Conheci um brasileiro (Bruno, que acabamos fazendo a trip juntos) e um Canadense (Seth) ambos na parte das esteiras e rachamos o taxi até Centro Habana. (25 CUCs).

 

No retorno, não quis pagar um táxi, pois o valor inicial era o mesmo, de 25 CUCs, porém consegui reduzir o valor até 15 CUCs. Mas nem assim eu peguei o taxi. Estava liso e não queria gastar os 25 CUCs necessários pra sair do país, conforme algumas informações obtidas aqui no mochileiros.

 

Peguei um Gagua (busão – 1 CUP) lotado e levou cerca de 30 minutos. Pessoal mandou eu descer no terminal 2. PUTA ERRO! Uahuahuhauhaua ::putz::::lol4::

 

Não sei dizer se tem acesso pela avenida principal para o terminal 3. Uahuhauahuahuahua. Bateu um arrependimento neste momento. Cheguei no terminal 2 e disse comigo ... “Beleza!”. Mas o terminal 3 era LONGE PRA BURRO ::hahaha:: . E se a música da Cassia Eller for verdade (“quando o segundo sol chegar ... “) quero nem ver ::mmm: . Deveria estar entre 36°C ou 38°C. Cheguei podre no terminal 3. Pingando de suor. Tava num estado de dar dó.

 

TAXA AEROPORTUARIA: Não entendi o porque, mas pela Avianca, você NÃO PAGA essa taxa. UHHHUUL. Converti esses 25 CUCs por Euro (tem uma Cadeca próximo às portas de embarque) e gastei no Duty Free de Lima, kkkkkk ::otemo:: .

 

CÂMBIO

Como já é de conhecimento de todos, Cuba tem 2 moedas. CUC (estrangeiro) e CUP (Peso Cubano – Moneda Nacional). Para realizar a troca dos seus Euros, CAD, USD ou outras moedas, você necessita ir à uma CADECA.

Logo na primeira manhã, conhecemos um italiano que estava/mora na casa onde o Seth (canadense) estava hospedado e ele nos disse que nós poderíamos trocar nossos CUC por CUP tranquilamente. Porém justo neste dia, saímos de casa sem o passaporte. Ele quebrou este galho e trocou para nós. Porém a troca ocorre de forma natural. Fiz esse procedimento 2 vezes. ::otemo::

Ahhh ... achei muito estranho, mas segue relação das moedas em Julho. (informações do site do Banco Central de Cuba diz outra coisa).

1 Euro = 1,06 CUC

1 CAD = 1,34 CUC

 

HOSPEDAGEM

 

Havana: Fiquei na casa do Sr. Alberto Blanco, segue link e e-mail para contato.

http://www.casaparticular.com/search?searchText=lety&searchButton=Search

Contato: [email protected]

 

Casa fica bem no centro de Havana, e eu achei um ponto ótimo e próximo de tudo. Recomendo 100%. Pois se você não for fresco pra andar, pode-se chegar em grande parte dos pontos turísticos à pé (Habana Vieja, Plaza de la Revolucion, Capitólio).

 

598dcd42d0dff_11805986_1110805615615594_691680929_n(1).jpg.58564417266aa465a90c1cd9734ead25.jpg

 

E fica próximo da avenida que corta o bairro e tem boas opções de ônibus, taxis e almedrons. Fica a seu critério escolher o seu meio de transporte.

 

11798483_1111092145586941_1595276060_n.jpg.696c4cb24548f630ec0efc677969b19e.jpg

 

E a família te recebe super bem e foi um período maravilhoso ficar lá.

Quando regressamos à Havana, realizamos o nosso segundo jantar. TAVA TUDO MUITO BOM!!!

 

Cienfuegos: Putz ... essa casa acho que foi a mais movimentada. Uma vibe totalmente diferente. D. Mayra, nossa mãe cubana. Um coração enorme.

Casa super recomendada. Tem um terraço bem legal pra jogar conversa fora. Está a alguns passos do Paseo do Prado de Cienfuegos e a 2 minutos do Boulevard.

D. Mayra já chegou nos oferecendo café, falando de tudo, profissão, da casa, das novelas, de nós que fomos super bem recomendado pela casa de Havana. Era tanta informação que estávamos meio atordoados. Só sei que uma hora ela perguntou. Jantar ... vcs querem às 19 ou 19h30? Uhauauhauauhuahuahua. Foi o nosso primeiro jantar em casa de cubano.

Café da manhã quem prepara é o Sr.Jorge. Ele ajuda a D. Mayra, pois ela tem um filho autista e trabalha na Universidade. Então ele dá um suporte. Cozinha muito. E muito inteligente.

 

Trinidad: Casa legal, mas o chuveiro era estranho. Mas também, tinha uma área bem grande no piso superior. E tem outra ... a família não morava na casa. Eles só iam pela manhã.

Estranho, mas foi bom.

 

Santa Clara: Já disse que tivemos a nossa mãe cubana né?

Em Santa Clara ganhamos uma vó. Uhauhauauhaua.

Café da manhã muito bom e super prestativa.

Era “Carnaval” em Santa Clara, e a nossa “abuela” na maior boa vontade nos disse que a melhor festa era na praça, seguindo pela rua Cuba. Kkkkkkkkkkk. LEGAL PRA ELA. Uahauhauhua. Só tiozão curtindo uma salsa.

Na frente da casa dela, tinha um outro ponto rolando esse “carnaval”. Era dos jovens, mas cada barraca tocava um reggaeton diferente. Porém tava mais animado.

Casa bem próxima do centro também. Dos pontos turísticos, nem tanto. Apesar que Santa Clara, o que interessa você visita bem rápido.

 

ALIMENTAÇÃO

 

Seguinte, alimentação não é problema. E eu achei curioso em alguns momentos. E tem outra, o que não mata, engorda. (apesar que emagreci 3kg durante as 3 semanas de viagem Peru / Cuba).

Como trocamos apenas 30 CUC por 720 CUP ... nossa alimentação baseou-se em comida de rua e lugares que aceitavam CUP.

E não passamos sufoco. Era pizza, pão com omelete (UMA DELÍCIA), hambúrgueres, arroz com torresmo, entre outras coisas.

 

598dcd444b374_okto209.jpg.1b7405f87c28d89dff383aff0746fef0.jpg

 

Os jantares nas casas particulares também foram deliciosos. Valem muito à pena. 8 CUC por pessoa e foi realmente um banquete. Comi demais, cê eh loko!

 

598dcd446d403_okto234.jpg.65cb7df31ee0800c7330930a16c336aa.jpg

 

Em Trinidad, que é mais turístico e consequentemente mais caro, resolvemos “luxar”. Eu né, kkkkkk. Pedi LAGOSTA!!!!

 

598dcd44c2e53_okto291.jpg.f0b6f1e3ca15880d3796ebb78635007a.jpg

 

Saí do Brasil pra comer lagosta em Cuba, kkkkk. Lagosta aqui no Brasil é muito caro, mesmo que você esteja no nordeste. Gastei 15 CUC com direito a uma Cachancha (Rum e mel).

Já em Santa Clara, tudo é muito barato.

 

CIDADES

 

HAVANA

 

Ia falar que tem ritmo de capital. Mas como seria uma capital à 50 anos atrás?

Logo ao chegar em Havana você se encanta pela cidade. Tem uma atmosfera diferente e ao sair do aeroporto você já está transpirando. É muito quente!!! ::mmm:

Você já fica naquela expectativa de ver os carros antigos nas ruas e talz. Porém um dos primeiros carros que vimos foi UM FUSCA AZUL. uhauhauhauhauuaha ::hahaha::

E a brincadeira do Fusca Azul é internacional. Seth (canadense) disse que é a mesma coisa. Passou um Fusca Azul ... porrada. Mas ele disse que é raro né. (de se entender)

Em Havana deixamos que a cidade nos surpreende-se, pois eu somente tinha lido algumas coisas aqui no mochileiros, porém não levei nada anotado comigo, apenas o endereço da casa do Sr. Alberto.. Então Bruno e eu começamos a andar pela cidade, e andar muito. (voltei 3 kg mais magro, kkkkkkkkkk).

No primeiro e segundo dia, vamos dizer que “nos deixamos ser enganados”. ::lol3:: Porque eles são prestativos, sempre com um sorriso enorme no rosto, porém devido a situação financeira de alguns, eles chegam em vc, troca uma ideia e quando vc vai ver, já está bebendo com eles. Isso não vejo problema algum, chato quando eles voltam com o papo que as coisas são difíceis e blablabla e pedem grana. No primeiro dia Bruno deu 10 CUC, e eu como troquei muito pouco do Euro no aeroporto, estava sem nada.

No segundo dia, uma dupla de cubanos nos levaram num bar bem legal. Fica no Paseo do Prado. Vindo do Malecón é bem perto. Tem um toldo verde e algumas árvores. Servem uma torre de chopp de 3L por 7 CUCs. Gostamos tanto do lugar que fomos 3x, kkkkkkkk. ::hahaha::

A partir deste ponto, já tava vacinado e não dei muita bola pra aproximação. Pq senão não teria CUC suficiente para o restante da viagem.

Havana é uma cidade maravilhosa. Quando começa a baixar o sol, e o mesmo bate em suas construções. Que lugar lindo. Plaza Vieja e Plaza San Francisco com essa iluminação natural é … sem palavras.

 

11815903_1110526158976873_73571181_n.jpg.e320ca26ac6ad7b81e6b04d95f89d1b9.jpg

 

NOTA: Ideia inicial era chegar em Cuba com 750 Euros, porém tive que gastar 140 Euros no Peru. Ou seja, acabei levando 610 Euros para 12 dias de viagem. Puxado!

 

Museu da Revolução: 6 CUC

 

11791775_1111090265587129_875736647_n.jpg.b5d22f4a1285b0b8ede3733d36e24b79.jpg

 

City Tour: 25 CUC (1 hora) – Andamos em um carro de 1954. Bem legal, muito bem conservado e nos levou nos principais pontos de Havana.

 

598dcd44ec76b_okto297.jpg.f47cf8fd881d1a4bc2aa784126eee79b.jpg

 

Playas del Este: Visitamos Guanabo. Praia de cubano. Sem gringo. Parace a nossa Long Beach Paulista (Praia Grande, kkkk). Muito legal poder compartilhar o dia-a-dia deles. E foi lá que vimos o ÚNICO incidente. Estávamos Bruno e eu almoçando de boa na praça que fica à frente da praia e um cubano acho que ficou injuriado com alguma coisa dita por uma mulher e ARREMESSOU algo que deveria fazer parte do som dessa mulher. Maaaaaaaaaaano ... mais um pouco o equipamento pegava no Bruno. Uhauhauauhauahuahua. Mulher ficou brava hein. Pegou uma pedra e foi correndo atrás do cara.

 

11749575_1110983148931174_788701247_n.jpg.9f437cba09ba72f4b6e9db2f025e9fa6.jpg

 

Casa de la Musica: Casa de shows bem legal. Animada e toca uns reggaeton. E vou te falar ... REGGAETON É VIDA. Ahuahuahauhauhauhua. Sábado é 15 CUC e de Segunda 10 CUC.

 

11798597_1110992635596892_116000231_n.jpg.28776d513eda15a3be6a1d598b3ed2f1.jpg

 

Mulherada: Só de pisar na casa, vc será desejado pelas cubanas. CERTEZA. “Tu quieres una chica para hoy, mi amor?”. Uahuauahauahuahuahua. ::lol4:: 50 CUCs, 70 CUC, 100CUC, uhauahuahuaa. Tudo vai depender do seu padrão de qualidade. ::love:: (estes são valores que tivemos na balada). Assim como os homens mexem com as gringas, elas também mexem conosco. E sempre terá alguém querendo te empurrar uma “chica”. Garçom pára de atender pra “agenciar” uma chica para ti. Kkkkkkkkkkkkk.

 

Plaza de La Revolución / Museu José Marti: Área bem grande, e quando fomos estava rolando um festival para a juventude cubana. O mirante que fica no Museu José Marti, está em reforma desde 2013. Previsão de liberação é para Dezembro/2015.

 

598dcd45213e8_okto210.jpg.dcceb28166a3d4db391c4269e1ccfdcf.jpg

 

CIENFUEGOS

 

Cienfuegos é a única cidade cubana conquistada pelos franceses, e por isso, sua arquitetura é bem diferente do restante do país. E pelo que vimos é uma cidade bem pequena.

Passamos apenas 2 noites. Tem um barzinho bem legal, com musica ao vivo (2 CUC entrada) e vale a pena. No Boulevard da cidade, parece ter uma balada grande. Mas nem entramos, pois ficamos em frente do rolê por uns 10 minutos analisando a possibilidade de entrar. Todo mundo que entrava, saía. E você vê que a balada tá morta qnd tem um monte de cubana “preparada pro crime” e ficam lá, na porta.

 

Playa Rancho Luna: A praia de lá, é muito bonita. Para chegar, você pode pegar um taxi ou ir de “camiñon”. Este sai do terminal de ônibus da Viazul e custa 5 CUP. E realmente, é um caminhão e geral vai atrás, de pé. Uahauhauhauahauhaua. E na volta, ainda fiquei na porta para ajudar no desembarque da galera. Ajudei pq não tive escolha. Único lugar que tinha. LOTAAADO!

 

11805767_1110931762269646_734781416_n.jpg.c7ee6074b0f23e0121a83268a2ab082c.jpg

 

TRINIDAD

 

Pra quem conhece Paraty-RJ é parecido, mas a atmosfera de Trinidad é diferente. Cidade bem turística, mas convidativa pra perambular por suas ruas de pedra.

E é aqui (na minha opinião) que encontrei as melhores baladas de Cuba. Casa de La Musica, que fica numa escadaria próxima à igreja matriz tem shows todos os dias. Depois das 21hs, paga-se pra entrar. Acho que foi 10 CUP por pessoa.

 

598dcd4407dc5_okto259.jpg.e9dd20a15a0113b1b82d47aa52a0bde5.jpg

 

11830241_1110965988932890_690345108_n.jpg.b9882783b39e227d6f2185e9d7b2b6c4.jpg

 

E “La Cuelva”. Que balada INSANA!!! Balada na Caverna e só com Reggaeton. E com muitos turistas. Gosto assim, kkkk. Pelo menos não foi preciso desembolsar alguns CUCs para “conquistar”. Tudo na raça. A melhor balada!

Muitos falam da Playa Ancón, porém a caminho desta praia, paramos na praia Maria Aguilar. E vou te falar que lá é lindo demais. Quando perguntei de Playa Ancon disseram que a praia era lotada, resolvemos passar o dia e tomar umas brejas. E para chegarmos nesta praia, alugamos uma bike. 5 CUC por pessoa. Bike zuada, kkkkkk.

Porém os motoristas nos respeitam demais, porque andamos em uma rodovia de mão dupla, com apenas 1 faixa para cada sentido. Quando se aproximam, reduzem a velocidade e mantém uma distância segura de nós.

 

598dcd43d395f_MariaAguilar.jpg.0c7bd4c1af7342b00b04da9ae84291e0.jpg

 

Bodeguita del Medio: Tem uma filial em Trinidad, e vou te falar que é infinitamente melhor que a Matriz de Havana. O espaço é bem maior, o clima de lá é melhor e o Mojito se vacilar, foi o melhor de Cuba inteira. O de Havana faz de qualquer forma, e nem colocam “angostura” no seu drink.

 

11736926_1110966768932812_410802518_n.jpg.71c38007f22afbe56f1aa61f16e89cf4.jpg

 

 

SANTA CLARA

 

Cidade que se você chegar cedo, dá pra conhecer em meio dia e seguir viagem. Passamos uma noite lá porque disseram que era Carnaval em Santa Clara. ::lol3::

Fui esperando um Carnaval carioca, kkkkkkkkk. Mas é legal. Salsa e reggaeton espalhado pelas praças.

Santa Clara é voltada pela história do Che, devido ao local do descarrilamento do trem que deu inicio a revolução.

Visitamos o monumento do Che e a praça com os vagões.

Só!

 

598dcd43c6547_11815668_1110962645599891_809254819_n(1).jpg.3eea7f1b2abe0f19b56893b18b86cdc9.jpg

 

 

VARADERO (bate e volta)

 

Entre todas as praias que eu visitei, o azul é o mais lindo, porém no meu ranking, achei Rancho Luna (Cienfuegos) a melhor praia, entre as quais eu visitei.

 

11823929_1110767752286047_603905713_n.jpg.dad66539e5cf06c7591e4fbd112c203e.jpg

 

Varadero é organizado e na avenida principal tem algumas lojinhas e mercados. Breja gelada por 1 CUC.

E posso falar que esse bate e volta foi a melhor coisa que fizemos, pois encontramos 2 brasileiras no retorno à Havana, e disseram que a cidade é morta. Nem nos hotéis tem agito.

O trajeto de Havana – Varadero é de aproximadamente 2,5 horas.

 

TRANSPORTE (VIAZUL)

 

Viazul é a empresa responsável por guiar (em sua grande maioria) estrangeiros às cidades cubanas. Porém o serviço da empresa é moroso. Você deve reservar a sua passagem com um dia de antecedência e no dia do embarque, é necessário realizar o check-in. AÍ QUE COMEÇA O INFERNO.

Uma atendente com uma má vontade do tamanho da barba do Fidel, não consegue atender o fluxo de passageiros. Isso porque, no piso superior é destinado para o embarque, check-in e para quem deseja comprar a passagem de ultima hora, sem a papagaiada de fazer a reserva no dia anterior. Para isso, eles deverão pegar a mesma fila e verificar se houve desistência. E vai por mim, você não vai querer ficar nessa fila. Não tente ir ao lado do balcão fazer uma pergunta inocente ... “ainda tem passagem para o destino x hoje?” ... você não vai gostar da resposta. Kkkkkkk.

Caso você só tenha este dia disponível para viajar, no lado de fora, existem táxis que fazem o mesmo trajeto. Se vc estiver em galera, dá pra rachar, mas dê uma pechinchada e feche pelo menos com o taxista o mesmo valor da passagem. Eles irão insistir, mas você é o dono do dinheiro. Agora se eles souberem que as passagens para este destino acabaram ... vish. Daí fica caro.

Porém a qualidade do ônibus é boa e não costumam atrasar. Exceto quando dá esse rolo no check-in.

 

Havana / Cienfuegos: 18 CUC

Cienfuegos / Trinidad – Acho que foi 8 CUC.

Trinidad / Santa Clara – 8 CUC

Santa Clara / Havana – 18 CUC

Havana / Varadero – 10 CUC

Varadero / Havana – 10 CUC

 

Fiquem a vontade pra perguntar.

 

E obrigado à todos que de alguma forma, me ajudaram nessa trip.

598dcd45480a0_okto259.jpg.fa5e34930264a88b608924d30c688476.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo relato Igor, matando a saudade aqui !!

as fotos estão demais, retratam bem sua curtição na viagem... aquela da bodeguita kkkk não lembro desse boteco em trinidad...

apenas uma sugestão de que, quando vc fala na conquista do trem blindado como inicio da revolução, acho que é o inicio do fim ehehe é qdo começa a ser consolidado o cerco a Havana, mas a revolução já vinha em curso há quase dois anos... (http://www.lanacion.com.ar/1084652-hitos-de-la-guerra-1956-59)

buenas viajes !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal seu relato!

Ajudará bastante.

Só to bodeado pra saber que moeda levar, ja que a Dilma tá ferrando com a gente...

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

to na mesma situação do amigo de cima, hoje mesmo o euro tá por volta de 4,10 reais.

 

Mas isso do dolar canadense realmente mudaria muito o custo da viagem, pagando 1,34 CUC por 1 CAD que está abaixo dos 3 reais, diminuiria em uns 40% o custo da trip tranquilamente. Infelizmente no site do banco central de cuba e da cadeca a informação é diferente, continuarei pesquisando mais pra saber se levo euro ou CAD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
to na mesma situação do amigo de cima, hoje mesmo o euro tá por volta de 4,10 reais.

 

Mas isso do dolar canadense realmente mudaria muito o custo da viagem, pagando 1,34 CUC por 1 CAD que está abaixo dos 3 reais, diminuiria em uns 40% o custo da trip tranquilamente. Infelizmente no site do banco central de cuba e da cadeca a informação é diferente, continuarei pesquisando mais pra saber se levo euro ou CAD

 

dBianchin

 

vou ver se consigo contato com o Seth (canadense do relato) e descobrir o quanto ele conseguiu na conversão das moedas ou com um amigo cubano que mantenho contato.

Por que isso muito me intrigou em todas as vezes que eu ia na CADECA. E quando retornei ao Brasil também entrei no site do Banco Central de Cuba e estava em torno de 1 CAD = 0,80 CUC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
to na mesma situação do amigo de cima, hoje mesmo o euro tá por volta de 4,10 reais.

 

Mas isso do dolar canadense realmente mudaria muito o custo da viagem, pagando 1,34 CUC por 1 CAD que está abaixo dos 3 reais, diminuiria em uns 40% o custo da trip tranquilamente. Infelizmente no site do banco central de cuba e da cadeca a informação é diferente, continuarei pesquisando mais pra saber se levo euro ou CAD

 

 

Perguntei para o meu amigo cubano,

 

e ele confirmou que 1 CAD = 0,75 CUC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
to na mesma situação do amigo de cima, hoje mesmo o euro tá por volta de 4,10 reais.

 

Mas isso do dolar canadense realmente mudaria muito o custo da viagem, pagando 1,34 CUC por 1 CAD que está abaixo dos 3 reais, diminuiria em uns 40% o custo da trip tranquilamente. Infelizmente no site do banco central de cuba e da cadeca a informação é diferente, continuarei pesquisando mais pra saber se levo euro ou CAD

 

 

Rapaz, tente esse site pra fazer as conversões

confesso que me dá um nó esses valores

dolar pra cuc, cuc pra euro, euro pra real, real pra cuc.... ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
to na mesma situação do amigo de cima, hoje mesmo o euro tá por volta de 4,10 reais.

 

Mas isso do dolar canadense realmente mudaria muito o custo da viagem, pagando 1,34 CUC por 1 CAD que está abaixo dos 3 reais, diminuiria em uns 40% o custo da trip tranquilamente. Infelizmente no site do banco central de cuba e da cadeca a informação é diferente, continuarei pesquisando mais pra saber se levo euro ou CAD

 

 

Perguntei para o meu amigo cubano,

 

e ele confirmou que 1 CAD = 0,75 CUC.

 

pouco, né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×