Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Pico da Bandeira - Subida e descida em 1 dia

Postado
  • Membros

Serra do Caparaó! Parte baixa

Dedo de prosa

Uma paradinha no bistrô - na cidade de Alto Caparaó - rendeu um belo almoço, uma hospedagem e um mergulho numa cachoeira deserta. Só lendo até o final para entender o começo dessa história.

Caparao%25CC%2581%2BGalho_Fotor.jpg

Já passava das duas horas da tarde quando encostamos o carro em frente ao bistrô do Tavinho. A fome apertava e a gente queria comer logo para, em seguida, subir a serra. Na mesa ao lado - um grupo do Rio de Janeiro que tinha acabado de descer a Serra do Caparaó – escutou nossa conversa e mudou nossos planos.

- Vocês estão pensando em subir agora pra voltar hoje ainda??? (disse um deles com ar de reprovação). Nesse momento aprendemos as primeiras dicas para quem pretende se aventurar por lá:

* Subir de manhã bem cedo, assim que o Parque abrir os portões às 7h. Isso vale para quem pretende subir e descer a serra no mesmo dia, como foi nosso caso. Quem pretende dormir no Terreirão (a metade do caminho) costuma subir à tarde mesmo.

* Levar uma blusa de frio já que a temperatura lá em cima despenca.

* É cansativo pra caramba e a fome aperta. Importante levar água, lanches e sacolas vazias para trazer o lixo de volta.

Aliás, conversar com as pessoas é outra dica valiosa pra quem gosta de se aventurar na natureza. Escapamos de começar o passeio com o pé esquerdo graças ao “dedo de prosa” com os cariocas. E foi trocando ideia com o Tavinho – dono do bistrô – que conseguimos um quarto na pousada de uma conhecida dele, a Solange. Era terça-feira de Carnaval e estava tudo lotado. Fica aqui a dica de fazer as reservas com antecedência em feriadões.

Só conseguimos a vaga porque houve um cancelamento de última hora. O Tavinho ouviu nossa conversa e já foi logo ligando pra dona da pousada pra reservar pra gente. Tudo certo! Já tínhamos onde ficar pra subir a Serra do Caparaó com o pé direito no dia seguinte. A Pousada era simples mas aconchegante. A diária custava R$ 70 com café da manhã e estacionamento incluídos.

Cachoeira deserta

Como ainda tínhamos o resto da tarde pela frente decidimos procurar por uma cachoeira. Em vez de conhecer a Cachoeira das Andorinhas – muito visitada por turistas – seguimos a dica da Solange, dona da pousada. Fomos até uma cachoeira deserta localizada a 14 km de Alto Caparaó.

Caparao%25CC%2581%2Bcachoeira_Fotor.jpg

Chegar até lá é bem complicado. O visitante passa pela Cachoeira das Andorinhas e segue em frente pela estrada de terra que vai ficando cada vez pior. Estávamos num carro de passeio que - por muito pouco - não ficou preso lá em cima. O trecho é de subida forte. A estrada fica estreita. Tem muito buraco e pedras. Só víamos motoqueiros se arriscando por lá. Tamanha a complicação que paramos o carro e seguimos o restante do caminho a pé.

Já estávamos a mais de 1.000 metros de altura. Ao longo da subida, é possível ouvir muitas cachoeiras escondidas na mata. Como a água desce as montanhas, vão surgindo várias quedas d’água pelo caminho. Até chegar ao trecho final nos perdemos umas três vezes. Mas todo o sufoco valeu a pena. Encontramos a cachoeira depois de descer um penhasco no meio da floresta.

O cenário era de impressionar. Uma piscina natural se formava no meio das pedras. Água cristalina que dava pra enxergar o fundo do poço.

Caparao%25CC%2581%2BPiscina_Fotor.jpg

Um tesouro cercado por uma imensa floresta de mata atlântica a perder de vista. As árvores pareciam escalar os imensos paredões de pedra que fazem parte da cadeia de montanhas da Serra do Caparaó.

Caparao%25CC%2581%2BFloresta_Fotor.jpg

E se preparem. O que a cachoeira tinha de bonita tinha também de gelada! O jeito foi deitar nas pedras e aproveitar os últimos raios de sol pra aquecer. O dia ia chegando ao fim. Era hora de voltar para Alto Caparaó e descansar. E aqui vai outra dica importante. Tente dormir bem e descansar. No dia seguinte iríamos encarar 8 horas de caminhada para subir e descer a Serra do Caparaó chegando até o ponto mais alto, o Pico da Bandeira.

• Respostas 22
  • Visualizações 16.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado pela mensagem Ghaidy! Quanto a publicação, eu já postei o mesmo relato num outro blog. De qualquer forma agradeço pelo interesse.

Olá, Adorei o seu relato.

Fiquei viajando nas suas palavras aqui escritas.

Sou Ghaidy e adoro trilhas e aventuras na natureza. Gostaria de saber se você não quer postar sua história no meu blog. Tenho várias histórias de viajantes aqui do mochileiros que ajudam outros mochileiros e aventureiros a conhecer e desvendar lugares que muitos gostariam de visitar mais tem medo por não saber como é o local e etc.

Sua historia está bem detalhada e pode ajudar muitos outros.

Se você tiver interesse envia um e-mail pra mim no caminhagente@outlook.com me autorizando postar com seu nome e cidade de onde você é.

Espero que você deixe eu postar pq seu relato, ficou muito legal.

Parabens!

Abraços! ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado Fernando! Gostei da dica de Travessia da Serra da Bocaina. Ainda quero fazer. Só não consigo agora. Envolvido com outros projetos de viagem. Mas esse passeio tá na minha lista futura. Abraço e boa trilha!

Mto bom o relato!

Tah na lista o pico da Bandeira, quem sabe faço esse mês ou no próximo. Caso não consiga fazer a travessia da Serra da Bocaina.

Se alguém estiver a fim de fazer a Serra da Bocaina, dá um tok no seguinte tópico http://www.mochileiros.com/travessia-trilha-do-ouro-serra-da-bocaina-t131695.html . Estou procurando companhia... Chegando em Angra estou pensando em partir para Ilha Grande.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.