Ir para conteúdo

Em julho, as melhores praias do Brasil estão no Rio Araguaia


Posts Recomendados

  • Membros

Sabe onde estão as melhores praias do Brasil no mês de julho? No Araguaia! Acampar à beira do Rio Araguaia é o programa preferido de muitos goianos, matogrossenses e brasilienses nos meses de junho, julho, agosto e setembro. É nessa época que o Rio Araguaia forma lindas praias de areia branca, onde é possível acampar "na unha" ou alugar ranchos com cozinha e banheiro para montar um acampamento com mais estrutura.

 

Quem prefere o conforto de hotéis, também encontra várias opções de barcos-hotéis ou pousadas na beira do rio. Nossa experiência aconteceu no distrito de Luiz Alves, a 50 km de São Miguel do Araguaia. Esse povoado ficou famoso por ser próximo das locações da novela "Araguaia", da TV Globo.

 

Como nós ficamos acampados novamente este ano, e nunca nos hospedamos em hotel ou pousada nessa localidade, nossa experiência é unilateral, não temos como avaliar como é ficar num barco hotel ou em uma pousada. Mas pode-se dizer que acampar foi uma experiência sensacional.

 

Foram 11 dias pisando somente em areia, curtindo o calorzinho do "verão" goiano aproveitando as belezas do rio Araguaia, a água quentinha, o sempre lindo pôr-do-sol e as maravilhosas noites estreladas. Decididamente, as melhores praias no mês de julho - quando chove muito no Nordeste e faz frio no Sudeste, estão no noroeste goiano, ao longo do Rio Araguaia.

 

Se você for muito exigente (leia-se, "enjoadinho"), saiba que existem vários acampamentos sofisticados que oferecem itens de luxo como ar-condicionado, cama grande e confortável, carpete e guarda-roupas. Só não sei como conseguir uma vaga para se hospedar nesses ranchos e nem tenho os contatos para repassar! Inclusive, tem gente que chega nesses acampamentos mais "ru ru ru" de helicóptero ou avião!! Sério mesmo.:)

 

Este ano, nosso acampamento, batizado de “GrazaDeus, esse Araguaia é bom demais!” Ficou do lado do Mato Grosso. A praia onde estávamos formou-se do lado matogrossense do Rio Araguaia. Diversos ranchos foram construídos nessa mesma praia, mas isso não atrapalha a folia, pois cada um fica com seu cada qual.

 

As crianças também se divertem bastante, brincando na areia ou nas águas mornas do

Araguaia que, apesar da correnteza, não é um rio perigoso.

 

Os pescadores do grupo aproveitaram bem os dias de muito sol para trazer peixes deliciosos - que só podem ser consumidos no acampamento, pois desde o ano passado vigora no estado de Goiás uma lei que proíbe o transporte de peixe. Pudemos experimentar várias espécies: piau, caranha, bico de pato, barbado, mandubé, cachara, dentre outras espécies.

 

Se você pensa em ir para conhecer, saiba que vale a pena. Na cidade de Luiz Alves, além da boa infraestrutura de hotéis, pousadas e barcos-hotéis, também é possível alugar canoas e contratar guias de pesca (os piloteiros). Lá também tem fábrica de gelo, supermercados, farmácia, postos de saúde e delegacia de polícia. O dono do supermercado Mix, Leandro, é uma das pessoas que montam e alugam os ranchos durante a temporada.

 

Como chegar: de Brasília a Luiz Alves são 580 km de asfalto perfeito! Não há um buraco e passamos pelas cidades de Uruaçu, seguimos pela BR-153 (Belém-Brasília) até Porangatu, onde dobramos à esquerda em direção a São Miguel do Araguaia. Daí até Luiz Alves mais uns 50km.

 

Mas, distância não é nada para quem tem recursos. Se você tiver um helicóptero ou um avião de pequeno porte também dá pra chegar! :)

 

Quando ir: de junho a setembro, quando as praias estão formadas com o rio mais baixo. Nos outros meses do ano, também é possível visitar o lugar. De novembro a março, época em que normalmente chove, é possível fazer apenas turismo ecológico, contemplando o espetáculo da cheia do Araguaia - mas, nem sempre é possível pescar devido aos três meses de defeso, época de reprodução da fauna aquática - e fazendo passeios em canoas ou barcos hotéis.

 

Telefone útil: Área de turismo da Administração Municipal de São Miguel do Araguaia: +55(62)3977-7152 / 3977-7100.

 

Veja o relato com fotos: http://www.nosotrosnaestrada.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Andrélzar, para acampar nas praias do Araguaia - especificamente na região de Luiz Alves - você pode ir "na tora", com sua barraca, tralhas, etc. Para alugar um rancho, com estrutura de água, energia e banheiro, você tem que entrar em contato com o pessoal que monta esses ranchos. Tenho aqui o contato do Leandro, que monta esse tipo de rancho para alugar. Dá uma ligada nele, para sondar quanto fica: 62 9923 5519

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...