Ir para conteúdo

Viagem pela Europa - Primeiras fotos no link!!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Pedro,

 

tudo ótimo! A viagem durou exatamente onze meses e vinte e oito dias, ou seja, quase um ano. Desse tempo, oito meses morei na Irlanda e os outros quatro mochilei pela Europa.

 

O dinheiro foi conseguido com um pouco de esforço e muita sorte durante o período em que vivi na Irlanda. Lá, trabalhei na construção civil, pub's, limpeza... no seu caso, tudo seria ainda mais fácil, já que você é português, bastaria aprender o idioma de onde quer que você decida morar, juntar a coragem e meter as caras. Se a sua pretensão é fazer uma viagem como a minha, infelizmente (ou felizmente) você terá de deixar seu trabalho mas fique tranquilo porque uma experiência como essa é tão enriquecedora que as portas acabam se abrindo e oportunidades que não existiam aparecem. Lá mesmo na Irlanda trabalhei com alguns portugueses, todos de um vilarejo no extremo norte de Portugal, e posso te assegurar que eles não deixavam de ser brutos - afinal de contas, eram pedreiros! - mas com certeza foram bem mais hospitaleiros e educados do que os nossos patrícios lisboetas. Uma gente de muito bom coração. Talvez essa também tenha sido uma das razões para minha decepção pois os tomei como parâmetro. Em todo caso, como já havia dito, uma semana é um tempo muito curto para se ter alguma opinião definitiva e eu espero recuperar a boa imagem que tinha dos irmãos lusitanos na próxima visita a Portugal, afinal, deixei de visitar a região de Évora além, é claro, do norte do país, o Porto, Minho, Trás dos Montes...

 

E para os que só tomaram conhecimento do F.C. Porto agora, com a conquista da Liga dos Campeões, o clube já abrigou figuras ilustres como o Jardel e mesmo artilheiros pouco conhecidos por aqui, como o craque Delei.

 

E isso, Pedro, boa sorte com seu relato sobre a Tunísia!

 

Thiago de Sa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 541
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Pessoal!!!!

 

O próximo texto deve estar aqui amanhã! Com ele, começo os textos sobre os Paises Baixos e o caminho até a Alemanha.

 

Não deixem de ler. Ahh, e se alguem palpiteiro quiser vir se intrometer... pois que se abanque índio velho, no mas!

 

Até logo

 

Thiago de Sa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ae Thiago!

Estou a ver que conheces o F.C.Porto! Também, quem não conhece??? [:D] Ainda por cima a trabalhares na Europa, é natural.

 

Quanto ao trabalhar no estrangeiro, já pensei nisso, só que ter de abandonar o local onde vivo desde que nasci, acho que não consigo. Deixar tudo isto para trás... a familia, os amigos, o F.C.Porto... a cidade... não consigo! No entanto espero viajar todos os anos! É para isso que trabalho. E se nao puder fazer mais que 15 dias de cada vez, não ha problema; é melhor que nada. vou fazendo as coisas aos poucos.

 

Ah! E obrigado quanto ao meu texto sobre a Tunísia; gosto muito de escrever e poder juntar isso com o prazer de viajar, é o ideal. Sei que costumo escrever longos textos mas gosto de escrever o que vi e o que senti, tentando nao esquecer nada.

 

Fico a aguardar o texto sobre os Países Baixos. Uma zona que já esteve nos meus planos para este ano, só que como só iria em Novembro, resolvi aproveitar o calor brasileiro e adiei essa para um próximo Verão.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

BÉLGICA

 

Você já percebeu como a Bélgica é um país bizarro, ausente, quase um fantasma geográfico? Não entendeu? Veja só, comecemos pelas línguas. No país, fala-se o francês, o alemão e o flamengo (e isso lá é nome de idioma?) que é quase um holandês. Ou seja, não existe o idioma belga. Os chocolates do país estão entre os melhores do mundo mas o mundo não sabe muito bem disso porque chocolate bom pra todo mundo é mesmo o suíço... Os queijos belgas em nada devem aos franceses na qualidade e no sabor embora isso seja um segredo que só os franceses conhecem. A economia do país é uma das mais fortes na Europa sendo um dos líderes mundiais em lapidação de diamantes (o quê?) e sede da Interbrew, terceira maior cervejaria do mundo e dona da maior parte do capital da nossa Ambev. Aliás, eu aposto que nenhum beberrão, mesmo os de carteirinha, seria capaz de dizer uma única marca de cerveja belga, mesmo sendo a Bélgica o país com o maior número de cervejas no mundo!

Ainda não se convenceu? Tudo bem. E se eu te disser que essa mesma nação anônima de escondidos permeou toda a sua infância, da escola aos desenhos animados? É uma surpresa atrás da outra! Os Smurfs, aqueles bichinhos azuis que viviam em cogumelos e eram atazanados pelo Gargamel e seu gato Cruel são, pasmem, belgas (lá, recebem o nome de Schtrumpfs!). O detetive Tin Tin, que só conseguia desvendar os crimes graças ao seu astuto cachorro Milu, também é uma criação do mesmo país, e até mesmo o Jordy - aquele pivete que cantava em francês - hit do início dos anos 90, também é cidadão belga. Do Show da Xuxa para os livros de história. A famosa Região de Flandres, berço do capitalismo, e os campos de Waterloo, na qual Napoleão, em posição duvidosa, foi derrotado pela última vez, não ficam na França como poderiam imaginar os mais desavisados, pois fazem parte do solo da Bélgica. Assim como essas, eu poderia me estender por páginas e páginas enumerando todas as contribuições anônimas que essa nação altruísta nos renegou embora prefira encerrar essa lista com uma singela pergunta: você conhece algum belga? Com muito esforço, os amantes da pancadaria se lembrarão de que Jean-Claude Van Dame nasceu ali antes de se naturalizar americano e os fanáticos por futebol ressuscitarão Predoumme, goleiraço, ou ainda Oliveira, melhor jogador belga de todos os tempos que, na verdade, é brasileiro. Em suma, é um país perfeito pra se esconder da polícia e o pior lugar do mundo para se estudar marketing. A Bélgica me faz lembrar o Piauí nas palavras do Nelson Rodrigues.

Depois de ir a fundo nos subterrâneos da cultura (ou seria contra-cultura?) belga, regressamos ao texto em si e caímos direto no centro de Bruxelas - de que maneira essa materialização se deu só poucas testemunhas o sabem - centro esse considerado um dos mais belos dentre todas as cidades européias e que recebe um belíssimo tapete de flores todo ano, durante a primavera. Como não era primavera, tive de me contentar com um postal. Ainda na praça principal, é possível observar a Torre Central, altíssima, e a milimétrica assimetria da sua base, razão que levou o arquiteto responsável a tirar a própria vida, num ímpeto de perfeccionismo. Há poucas quadras dali fica a fonte onde está a estátua do grande herói nacional, símbolo da reconstrução do país durante tantas e tantas guerras, ele, o Meneken Pis, mais conhecido como Moleque Mijão - não, isso não é uma piada - diz a lenda que, durante um incêndio em Bruxelas, um menininho peladão foi visto fazendo pipi nas chamas o que ajudou de maneira decisiva no combate às labaredas. Verdade ou não, fato é que ele chama a atenção e está sempre rodeado de turistas. Além da praça principal, do Meneken Pis e de um bar qualquer onde você possa experimentar toda a fauna de cervejas belgas, Bruxelas é uma cidade simples, arrumadinha e sem maiores atrativos. Você poderia caminhar um pouco mais e visitar algum parque da cidade, o Palácio Real, a famosa estátua do átomo gigante ou até mesmo os edifícios que servem de sede para a OTAN e a União Européia (não, não vão te deixar votar...) num esforço para encontrar alguma surpresa, algum atrativo esquecido - o que no caso da Bélgica seria perfeitamente factível - mas a verdade é que a cidade não vale mais do que dois dias de visita, a não ser que eles estejam escondendo algo no subsolo.

A comunidade brasileira no país é grande e não raro é possível encontrar rodas de capoeira e convites para aulas de samba. Dessa vez, ao contrário de Londres e Lisboa, preferi não me integrar com os conterrâneos e fui me alojar numa das residências estudantis da Universidade de Louvain-la-Neuve, que fica na cidade de mesmo nome, a uma hora de Bruxelas. É de lá que partirei para conhecer os Países Baixos. Em tempo, a ONU acabou não me contratando, talvez porque a sede deles fique em Nova York e não em Bruxelas... por outro lado, as negociações com a OTAN já estão adiantadas, só falta definir que paiseco cheio de petróleo eles vão me dar pra bombardear!

 

Até daqui a pouco!

 

Thiago de Sá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é, Pedro, não se pode ter tudo. Qualquer escolha te leva a pagar um preço e cada um deve decidir até que ponto vale a pena...

Você virá ao Brasil em novembro?

 

O primeiro texto sobre a Bélgica e os Países Baixos já está aí, outros virão! Continue acompanhando.

 

Abraço

Thiago de Sa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tudo bem Thiago?

É verdade! Em Novembro vou para Natal; 13 dias que espero ocupar em vários passeios.

O meu projecto para o ano é ir à Tailândia. Vou fazer um itinerário. E quem sabe, pode ser que alguém daqui queira ir. Mas isso é uma coisa para se ver mais tarde. Agora é Natal! [8D]

Gostei do teu texto sobre os Países Baixos. Bruxelas, apesar de nunca ter estado lá, é uma das minhas cidades preferidas, pela cultura e pela noite que tem!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Que legal, Pedro!

 

Espero que se divirta em Natal, vá conhecer Pipa, que é super turística mas não deixa de ser bonita, e cuidado pra não capotar o bugue!

A Tailândia vai ter de esperar minha condição financeira melhorar... e muito!

Bruxelas não entra nas cidade mais interessantes que conheci embora tenha lá o seu charme.

 

Até logo,

 

Thiago de Sá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...