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1ª moto, estradeira, zero, custo/benefício alto e "barata"


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  • Membros

Olá mochileiros, sou novo na comunidade e récem-nascido quando se trata de motos, acerca de informações e experiência...

 

Pretendo adquirir a "tal" moto no inicio do ano que vem, uma "custom", de cilindrada baixa, já que não tenho nenhuma experiencia sobre as duas rodas e também não tenho muita grana, mas adoro viajar e desligar o mundo...

 

Gostaria muito, por favor, da ajuda de vez para fazer a escolha que me trará mais beneficios e menos dor de cabeça.

 

Ahhh, gostaria tambem, que fosse uma em que o garupa tambem se sinta confortável para longas viagens, curitiba - buenos aires por exemplo..

 

Muito grato desde já!

 

abração!! e boas viagens!!!

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  • Membros de Honra

Fala Mazzô, blz ?

 

Cara, parabéns por estar com disposição para entrar no mundo das duas rodas, é um mundo cheio de companheirismo vc vai perceber, o grande problema é ainda o preconceito com toda pessoa que anda sobre duas rodas (infelizmente vc vai acabar percebendo também....), mas isso é só um detalhe, portanto seja bem vindo.

 

Cara, acho que é importante antes de vc comprar a sua companheira de estradas, ler bastante, fazer test drives, conversar, etc.

 

Falo isso para que não haja dúvidas ou incertezas que podem levar ao arrependimento nessa primeira hora.

 

Partindo disso então minha sugestão inicial é:

 

- Buscar informações sobre quais as empresas mais sérias nessa área (atualmente na opinião de muitos amigos, as mais sérias continuando sendo as tradicionais Honda, Yamaha e Suzuki).

 

- Dentro dessas empresas, procurar os produtos que melhor atendem a sua expectativa(no caso é uma custom de baixa cilindrada, e nesse caso, das 3 marcas eu lembro somente da Intruder, isso no caso de uma 0 km).

 

- E à partir dessa opção ler bastante sobre ela:

 

Sugiros fóruns sobre motocicletas, pois vc vai encontrar vários usuários que tiveram a sua futura companheira e podem te indicar sobre os problemas ou não que passaram por com ela.

 

 

No caso da escolha estar sobre outras marcas (Dafra, Traxx, Kasinski, FYM, etc.) terá que ter o cuidado de ler e buscar informações com pessoas que tenham motos dessas marcas, infelizmente, o que tenho lido nos diversos fóruns que tenho condições de ler, as motos da marca Dafra tem tido muitos problemas, desde "enferrujar" precocemente, quebras com pouca km, peças e partes que se soltam, mesmo após a moto ter saído da revisão (infelizmente às vezes até no mesmo dia de saída da loja).

 

Sobre as Kasinski há um misto de opinião boas e ruins, deve ler bastante para poder formar uma opinião sua.

 

Sobre a Traxx, por incrivel que pareça, tenho lido opiniões interessantes, mas há que se entender que são poucas as pessoas que adquiriram motos dessa marca, sendo menor ainda o número de pessoas que participam de fóruns, portanto, apesar de ter lido boas opiniões, receio que o número de pessoas envolvidas nessas opiniões, acabe por não ser um número interessante, para ter uma opinião sobre as motos dessa marca.

 

Mas, há exemplos de gente que pegou essas motos e fez viagens interessantes (o caso de um rapaz do RJ que foi e voltou até o Alaska com uma Scooter Traxx e de outro rapaz que saiu do Nordeste e foi com a moto até um determinado lugar e de lá embarcou com a moto até o Alaska para lá andar sobre o gelo/neve).

 

Sobre a FYM não li nada há respeito, não posso nem emitir uma opinião, sorry.

 

Mas, no caso, custons de média cilindrada (Shadows, Viragos, Marauder, etc.) tem sido bem elogiadas, mesmo com km's altas, há casos de algumas que já "viraram" o odômetro da moto algumas vezes e continuam lá firmes e fortes, então seriam uma opção interessante, mas é importante olhar a sua experiência com motos e ver se vc se vê em condições de andar com uma custom de média cilindrada.

 

Se optar por uma usada de média cilindrada, há várias opções no moto.com.br, onde vc vai poder ver a base de preço, negocie bastante, pois há poucos motociclistas que gostam do estilo custom (pensando no número geral) sendo um grupo mais reservado e portanto com um comércio mais restrito, que gerá grande vantagem caso haja interesse numa compra.

 

Alguns fóruns vc vai encontrar no GROOGOU, segue os nomes:

 

debatemotos (fórum bem humorado, com diversas opiniões, tem que ler, antes de optar em participar, pois pode ser que vc não goste das opinões, ou seja, ou leva na esportiva ou não participa, mas a leitura é bem interessante).

 

motocustom (específico sobre motos custom, desde as pequenas até as maiores)

 

pequenasnotáveis(grande número de motos de baixa cilindrada, vai encontrar até custons de outras marcas além das citadas acima, vai ter uma grande variedade de usuários que poderão te ajudar a ter uma opinão sobre a moto).

 

tem o motonline, mas eu não sou fã, mas é interessante, veja lá a parte de fóruns e veja se há interesse.

 

sobre viagens de moto, tem o inema, lá vc pode encontrar relatos de viagens (grandes ou pequenas) com motos, de repente, vc tira a dúvida se a sua moto, já fez viagens longas e como foi.

 

Enfim, espero que vc encontre a sua companheira de viagens.

 

Boa sorte e qualquer coisa grita aí que a gente tenta ajudar,

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  • Membros

Valew China...

 

Muito obrigado pela atenção e informações dispensadas...

 

Gostei muito da Mirage 250 da kasinski, preciso ver agora, em alguns dos sites que citou, como é o conforto do garupa, já que farei tbm as vezes em viagens longos, e a questão da adaptação dos alfajores... e se isso atrapalha seu rendimento ou causa muito desgaste...

 

Mas ainda pesquisarei muito, para justamente, como disse, não me arrepender..

 

Pretendo adquirir a amanda no inicio do ano que vem...

 

Muito obrigado e grande abraço!

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  • Membros de Honra

Mazzô estava na mesma duvida que vc semanas atrás, mas considerando as opções zero km optei por uma moto usada. Apesar de ouvir falar mto bem da mirage da kasisnki acabei optando por uma drag star(alias pego ela amanha) pois o valor da zero foi o q paguei na Drag 2005.

 

Moto custom vc pode comprar usada sem medo, vc acha boa opções de virago 250, 535 e shadow com pouco uso, achei shadow 2000 com menos de 20 mil km e mto bem cuidada.

 

Considere comprar uma custom usada, essas marcas chinesas tem dado mtos problemas e o pessoal tem ficado na mão pela falta de peças. Moto da honda e yamaha vc acha peça em qq lugar.

 

abraço

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  • Membros

Valew Marcos...

 

Obrigado pelas dicas...

 

O fato é que por eu não conhecer praticamente nada acerca de moto fico com medo de pegar uma usada, embora concordar contigo, mas pela minha falta de experiencia na area e de estar conhecendo o pessoal só agora, mas somente pelos fóruns, é dificil optar por uma usada...

 

Mas como pretendo adquirir somente em janeiro quero ver se sou agraciado com alguma coisa no caminho, pois se não terei de arriscar em uma zero fora do eixo estavel de marcas...

 

Mas seguirei seu conselho e darei uma olhada nas viragos, shadows e drag stars...

 

Brigadão!

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  • Membros de Honra

Fala galera, blz ?

 

Se for comprar em loja, já aviso, tem muitas, infelizmente muitas que alteram a kilometragem da moto para dizer que é nova, portanto esteja ciente, nos detalhes da moto, dá uma pesquisada lá no debatemotos que vc vai achar algum tópico indicando o que vc deve ver para uma moto mais ou menos rodada, aparentar ser uma moto mais ou menos rodada.

 

Ou se estiver mesmo na dúvida lance um tópico para os proprietários da referida moto (a que vc escolher) sobre o que olhar, garanto que muita gente vai te ajudar, como vai ter gente que vai brincar com vc (é assim mesmo, entre as brincadeiras, tem muitas coisas úteis, preste atenção também na questão do preço, se optar por uma custom, pergunte lá quanto eles acham que vale, aí vc vê o que consegue).

 

Moto Custom normalmente tem referência, vale à pena pesquisar e participar desses fóruns, pois sempre tem alguém de um MC ou MG (MotoClube/Motogrupo) conhecido que cuido da moto melhor do que da família e está querendo fazer um "up", normalmente essas motos não saem caras e estão praticamente novas, mesmo que possuam uma kilometragem mais avantajada, às vezes uma moto muito pouco rodada, vai te dar mais dor de cabeça do que uma que frequentemente rodava, pesquise lá, que eles acabam te explicando os problemas de uma moto parada na garagem.

 

Enfim, sobre conforto para garupa, é aquela coisa, moto custom tem normalmente a suspensão traseira bem curta, na buraqueira das nossas estradas, dá final de curso e "bate seco" para quem vai na garupa, é aconselhável também um banco novo (customizado, tá vendo o pq de moto "custom") que vc vai adquirir nas lojas especializadas, se for em SP tem várias na G.O. (General Osório, a famosa "Boca das Motos" no Centro de SP) se não for, pesquise na internet os sites da êre Bancos e da Pedrinho Bancos que são os mais conhecidos, mas sempre há um cara lá de um MC que conhece alguém que faz um banco tão bom quanto esses e mais em conta.

 

A dica de levar alguns amigos para avaliar a moto é uma boa, melhor ainda se arrumar um mecânico de confiança, se o vendedor for honesto, vai com você até a mecânica que vc quiser, se não for assim, não acho que valha à pena comprar.

 

como vc tem tempo para ver isso, vá entrando nesses fóruns, fazendo amizade, lendo e conversando, vai ver que existem muitos motociclistas que são bem parceiros, é um mundo diferente, vai ter gente brincando, vai, mas mesmo nas brincadeiras vc vai poder aprender algo.

 

Enfim, boa sorte aí na sua escolha, seja ela uma média cilindrada ou uma pequena cilindrada.

 

Grande abraço,

 

P.s.: Não esqueça de fazer um test drive para ver se vc gosta da posição das motos custom e da sua escolhida (algumas tem posição diferente) e de como ela vai se comportar com vc nas ruas, tente dar uma voltinha se possível.

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  • Membros

valew mais uma vez china...

 

pois é, esse é o problema das usadas, encontrar uma loja ou algum vendedor de fato honesto... e com minha falta de experiencia e falta de conhecidos fica bem complicado... mas irei acompanhar os fórus recomendados para ver se aprendo mais e consiga embasar bem minha escolha...

 

quanto a garupa, vi o site do ere, que recomendou, que faz o banco da mirage efi por exemplo, mas sabe o que ele modifica? aumenta de fato o conforto ou é mais estético?

 

muito obrigado pela ajuda, grande abraço!

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  • Membros de Honra

Fala Mazzô, blz ?

 

Cara, olha só, o banco da ÊreBancos é bem conhecido, no clube XT600 que são motos com bancos horríveis, é um dos favoritos, mas há aqueles que não gostam, outros que acham que não é tudo isso......heheheheheehehehehehehehehehehehehehehe

 

Pois é, é difícil falar se vale à pena o investimento, pq não é barato, ainda mais quando não usamos a moto que vc está querendo.

 

No meu caso, que uso uma street para longas viagens, eu mandei fazer um banco na Paulinho Bancos, a viagem mudou da água para o vinho, grandes distãncias não ficaram tão cansativas, aumentou o tempo entre os pontos de descanso, a patroa adorou (ela reclamava muito do banco original da Fazer), enfim, para nós foi um "dinheiro bem gasto", ou seja, superou além do esperado às nossas expectativas, mas é aquilo, o que deu certo conosco, pode não dar certo com outro.

 

Acho que o ideal é vc pesquisar bem e perguntar mesmo, o melhor seria ir num encontro de motos e ver "ao vivo", de repente alguém até te libera subir na moto, aí é difícil, moto é algo beeeeemmmmmmm difícil de ver na mãos de outros....hehehehehehehehe... mas há os que não vêem problema e topam numa boa.

 

Claro avalie bem antes de pedir isso, se vc for de SP há o Ibirapoint que acontece quase todas as Terças Feiras no Ginásio do Ibirapuera, tem muitas motos, feirinha de acessórios e muita conversa fiada, de repente é um começo, ir lá e ver ao vivo.

 

No mais lá no debatemotos tem surgido bastante ofertas de moto custom média cilindrada, inclusive acabou de aparecer uma 535 por 13.000 dinheiros e 20.000 e poucos km's rodados, aí é de vc "curiar" lá, eu não conheço o dono e aí teria que ver a procedência da moto (normalmente alguém conhece alguém, que conhece alguém que pode te falar sobre a procedência dela), quando falo em procedência digo, se é conhecido da pessoa, como cuida da moto, ou seja, se o dono da moto tem referências positivas.

 

Outra que vi lá é uma 535 de uma moça, tá pedindo 14.000 dinheiros, eu não conheço ela, mas conheço a pessoa que indicou e é um cara bem honesto, enfim "curie" lá, de repente vc pega uma usadinha, bem conservada e com um preção bem bacana, com o melhor detalhe "de procedência".

 

Grande abraço,

 

P.s.: Link de onde estão as motos: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewforum.php?f=11&sid=3cc27aa0d5ded8d87a1274d610fffc83

 

Tem nesse fórum um tópico sobre "bolhas de motos", é o nome que os caras dão para quando o preço da moto está caro, ou seja, "bolhuda", dá uma lida que vai te ajudar bastante a "saber o preço honesto" de uma moto.

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  • Membros de Honra

Só complementando, antes de comprar uma Moto Custom, faça um test drive, elas parecem super confortáveis, mas a posição para quem pilota não é tão confortável assim(e fica difícil depois de muitos km's, para alguns é mais difícil para outros é hábito....heheheheheheehh), esteja ciente disso, é uma moto normalmente pesada, que tem suspensão curta e tem que cuidar para "não raspar" as pedaleiras nas curvas, ou seja, curva tem que ser beeeeeem calculada, pois qualquer "bobeada" tá raspando a pedaleira no chão.

 

Se comprar o estilo sabendo o que está comprando (veja bem não estou dizendo para não comprar), será muito feliz com ela, mas há muitos casos de gente que compra a moto, sai para dar uma volta e se arrepende(estranha, dá mais umas voltas e vê que não é a praia dele), o que tem de Harley vendendo assim (pesquisa lá no moto.com)......

 

Enfim, leve a sua Patroa junto na hora da compra e se possível para fazer um test drive(faça vários se possível), pois pode acontecer dela não gostar da moto (novamente não querendo interferir na sua compra e na sua escolha, mas só no sentido de alertar).

 

Já vi gente chegando na concessionária (onde faço as revisões da minha moto, desde o 0km) reclamando da suspensão traseira da DragStar e olha que dizem que ela não é tão dura assim, ainda falei com o mecânico, mas o cara não sabe que é assim ??? Ele falou, é, é a moto e suas características.

 

Mas, também já vi um amigo meu que adora o gênero custom, que tem problemas nas costas, já pegou uma trail e odiou, acabou voltando feliz da vida (com dores nas costas) para uma custom, tá feliz até hoje (mesmo com as dores nas costas......heheheheheeheheheheheheheheheheheh).

 

Desculpe se pareço "incisivo" nesse ponto, mas é só para não ver o amigo triste depois, já tive trail e hj sei que o meu estilo de moto é naked, mesmo sendo alto (1,82m), talvez uma Vstromzinha seja o meu número(lá no futuro, quem sabe), mas até aí uma Vstromzinha não é uma trail, é uma fun bike.

 

Acho linda as motos custom e vejo alguns relatos do pessoal aproveitando bastante elas, alguns até com grandes viagens, mas é aquilo, tem que estar ciente das características da escolha da moto.

 

Grande abraço e boa sorte.

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