Ir para conteúdo

Mochilão sozinha pela Bolivia, Peru, Equador e Colômbia - Agosto/Setembro 2015


Posts Recomendados

  • Membros

Gente esse site me ajudou muito na hora de fazer meu roteiro, li milhões de relatos, pedi dicas, vi fotos... Então agora que voltei o mínimo era fazer um relato também para ajudar quem sabe alguém que vá por esses caminhos.

Bom resumindo minha viagem foi: Bolívia (Santa Cruz, Cochabamba, Uyuni, La Paz, Copacabana – só de passagem para ir para Puno); Peru (Puno, Cusco, Lima, Huaraz e Trujillo); Equador (Guayaquil só de passagem, Baños e Quito) e Colômbia (Santa Marta e Bogotá).

Vou começar com os preços dos ônibus, achei melhor juntar todos trajetos pois fica mais fácil para quem está procurando:

 

Ônibus Cochabamba – Oruro: 25 bol (compra 30 minutos antes no terminal)

Trem Oruro – Uyuni: 22,89 dólares (comprei pelo site antes de ir viajar)

Ônibus Uyuni – La Paz: 200 bol (comprei na agência do tour do salar)

Ônibus La Paz – Copacabana: 35 bol

Copacabana – Puno: 30 bol

Puno – Cusco: 29 soles (Cruz del Sur)

Cusco – Lima: 185 soles (Cruz del Sur)

Lima – Huaraz: 45 soles (Línea)

Huaraz – Trujillo: 35 soles (Línea)

Trujillo – Guayaquil: 195 soles (Cruz del Sur)

Guayaquil – Baños: 11 dólares

Baños – Quito: 4,25 dólares

Águas Calientes – Machu Picchu: 24 dólares (ida e volta)

Santa Marta – Parque Tayrona: 6.000 cop ida + 6.000 cop volta

 

13/08: Saída de Rio Grande

14/08: Poa – Lima – Santa Cruz (no outro dia)

15/08: Santa Cruz de la Sierra

Gente fiquei só esse dia, mas mesmo assim não gostei da cidade. Muito suja, muito barulho, trânsito caótico (o mais caótico que vi em toda a viagem)...

Fiquei no Residencial Ikandiré II

Contando almoço, café da tarde, janta, táxi do aeroporto, diária, café da manhã do outro dia gastei 100,00 reais.

O câmbio no aeroporto estava: 1 dólar = 6,85 bol.

 

16 e 17/08: Cochabamba

No dia 16/08 peguei avião de Sta Cruz para Cochabamba.

A hospedagem foi no Ñaupa Hostel. Gente indico esse hostel pq ele tem uma área aberta bem legal, mas acima de tudo pela localização! Ele é perto de tudoo! Perto da praça principal, do terminal de bus, e para ir no cristo a caminhada é bem tranquila também (apesar da moça da recepção falar pra pegar táxi, é só seguir reto uns 30 minutos que chega no cristo). O preço foi 120,00 bol as duas diárias.

 

18/08: Cochabamba – Oruro – Uyuni

Nesse dia fui ao terminal meia hora antes e comprei a passagem para Oruro.

Gente a viagem é meio tensa, como não estamos aclimatados a altitude pega. Eu indico levar uma sorochi pill e tomar quando começar a sentir os efeitos. A viagem dura em torno de 5h ou 6h.

Chegando em Oruro já fui direto para o terminal de trem para pegar o trem para Uyuni que saía as 14h30.

Cheguei em Uyuni de noite, as 21h30 e estava MUITOOO frio!! Fica a dica de levar toca, luva, manta na mochila cargueira, pq demora até eles descarregarem todas mochilas do trem.

Chegando em Uyuni muitas mulheres vêm abordar oferecendo o tour para o salar, eu deixei para fechar no outro dia de manhã e consegui um preço melhor.

Fiquei no Residencial La Cabaña, de novo indico esse hostel principalmente pela localização!!! Ele é duas quadras da rua principal onde ficam as agências e casas de câmbio, e 3 quadras da estação de trem, então nem precisa de táxi. Eles dão café da manhã, toalha, estufa e a água do chuveiro é quente. Paguei 112 bol pelo quarto individual.

 

19, 20 e 21/08: Tour Salar de Uyuni

Nesse dia acordei e fui procurar câmbio e agências pro tour.

DICAA: não deixem pra fazer câmbio em Uyuni, a cotação é horrível! Mas caso precise faça de dólar, o real eles jogam lá embaixo, não vale a pena mesmo.

DICA 2: eu fechei o passeio pro salar de 3 dias pela agência Ripley, ela fica na rua principal. Foi a mais barata que achei, paguei 700 bolivianos, e gente indico muito! Guia super gente fina e atencioso, o grupo formado foi bem legal. No primeiro dia ficamos 2 em cada quarto (erámos 6 no grupo), e no segundo dia ficamos todos no mesmo quarto. Eles deram café da manhã, almoço e janta, comida muito boa e bem servida.

Lembrando que tem que pagar por fora o ingresso para a isla del pescado e depois no parque nacional lá na laguna colorada.

Gente esse foi o passeio mais lindo que já fiz!! A quantidade de lugares lindos que visitamos é impressionante, sério mesmo, quem for não vai se arrepender!!

O único problema é que faz frio, especialmente na segunda noite. No primeiro dia, na parte do deserto de sal faz bastante calor, na primeira noite faz frio, mas nada comparado com a segunda noite, NOSSASENHORAA quase morri de frio pq não quis alugar o saco de dormir (que custa 50 bolivianos, então aluguem para não sofrer!), pegar -20° não foi mole... E durante o dia em algumas lagunas venta bastante, mas com umas boas camadas de roupa e um bom corta vento dá para aguentar.

DSCF3204.JPG.ce6797bad7eb23cc93708e86c4652e5a.JPG

DSCF3308.JPG.56d506ca1f730c67468377ad9b41c967.JPG

DSCF3494.JPG.3aef2f3388cb3ee08ab28dc3b48f4939.JPG

12042035_10156041624445398_342987323_n.jpg.ce6833f57bb17f3efdc8873588b47f3c.jpg

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
acompanhando :)

 

bom ter infos atualizadas da colômbia (ainda mais santa marta!), to indo pra lá em dezembro.

 

bjo

Luiza vou postando aqui aos poucos pq estou organizando ainda, mas se precisares mais rápido podes me mandar email com tuas dúvidas que se eu souber já te respondo (joana.sfernandes@yahoo.com.br)

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

21/08: Uyuni – La Paz

Nesse dia chegamos do passeio por volta das 17h em Uyuni.

Já tinha comprado a passagem para La Paz pela agência do tour, fui com a TransOmar, ônibus cama, muito bom, dormi a viagem inteira.

 

22 e 23/08: La Paz

Fiquei no Loki, o hostel fica bem perto da Calle Linares e Mercado das Bruxas, onde ficam as agências dos tours.

No primeiro dia, como já estava aclimatada, fui bater perna, comprar lembrancinhas e fechar o passeio para o Chalcataya e Valle de la Luna. Se não me engano paguei 90 bolivianos.

Aproveitei e já comprei a passagem de bus para Copacabana, paguei 35 bolivianos. Tanto do passeio como do bus, os ônibus vinham pegar no hostel.

Pro passeio no Chalcataya: tomar uma sorochi antes, pq a altitude pega! E ir com bastante roupa pq faz muito frio. Levar comida e bastante água também. Saindo de lá eles voltam ao centro de La Paz para quem não quer ir no Valle. No Valle de La Luna não é frio, e a caminhada é super tranquila (o que é bom depois de se puxar pra subir no Chalcataya)... Voltamos por volta das 16h.

 

24/08: La Paz – Copacabana – Puno

O ônibus passou no hostel as 8h, chegamos em Copacabana ali pelo meio dia. Onde o ônibus para tem várias agências, onde comprei a passagem para Puno as 13h. Deu tempo só de descer até a beira do lago e entrar em algumas lojinhas, o clima da cidade parece ser bem tranquilo, numa próxima vou ficar por lá.

Bom segui para Puno as 13h, paguei 30 bolivianos pela passagem. Cheguei em Puno por volta das 18h30.

Fiquei no hostel Virgen de Las Nieves, ele fica perto do terminal, então dá pra ir a pé tranquilo.. O “probleminha” é que meu quarto era no quinto andar, então subir com aquela mochila de 70l naquela altitude depois de um dia inteiro dentro de um ônibus não foi tão legal assim. Paguei 45 soles a diária num quarto privado com chuveiro.

 

25/08: Puno – Passeio Uros + Taquille

O passeio para Uros e Taquille (incluindo o transfer ida e volta até o porto e o almoço) foi 50 soles. O passeio foi muito massa, uros realmente é o que já tinha lido aqui, muito comercial, querem te tirar dinheiro de todas maneiras. Mas taquille é sensacional, a subida é meio pegada, mas a vista lá compensa, e o almoço é delicioso também, com uma linda vista para o lago. Depois tem um tempinho e então a descida que é bem tranquila.

Chegamos em Puno as 17h. Fui no hostel pegar minha mochila e já fui direto pra rodoviária comprar passagem pra Cusco. Peguei o bus das 22h, paguei 30 soles.

 

26, 27, 28 e 29/08: Cusco

Cheguei em Cusco as 5h da manhã. Peguei o táxi para o hostel, paguei 12 soles, fiquei no Wild Rover. O hostel é beem no centro, perto das casas de câmbio, da praça, das agências, e o bar do hostel é bem bom. Paguei nas 3 diárias 105 soles em quarto compartilhado com banheiro privativo.

Dica: Pra quem está com pouca grana como eu, nos primeiros dias eu gastei muito em cusco, achei tudo lá muito caro. Mas depois descobri os restaurantes Chifa, que se paga 8 soles por uma sopa, e depois um super prato de talharim e frango. Pra quem for ficar no Wild rover, tem esse restaurante bem na esquina. Me falaram que no Mercado é bom e barato de se comer também, mas só descobri no dia que estava indo embora, então não sei.

Pra quem quer comprar lembrancinha, no Peru Cusco foi o lugar mais barato que achei. No mercado tem muitas lojas e fazem um preço bem bacana!

No dia 26 fiquei caminhando pela cidade. No dia 27 fiz o city tour, e vale muito a pena visitar Saqsaywoman (não lembro como se escreve)!

No dia 28 fui para MP: se preparem para gastar bastante!!

Peguei o táxi até Poroy, paguei 35 soles (mas o certo é pagar entre 25 e 30, fiquei sabendo depois). Chegando lá peguei o trem para Águas Calientes as 6h40. Cheguei lá pelas 10h, e ali é só atravessar a ponte e comprar a passagem para MP (24 dolares ida e volta).

Chegando lá, na entrada ficam vários guias, que pode se contratar para grupos ou individuais. Eu não contratei, e para mim não fez falta, até pq tem o caminho delimitado lá, e como não ia fazer a montanha, tinha bastante tempo...

Voltei e peguei meu trem as 16h40. Cheguei em Poroy as 20h30 e voltei de táxi para Cusco.

O trajeto entre Poroy e Cusco é de uns 30 minutos.

Levem comida e água, pq comer lá é caro e na entrada no parque não revistam nada. Além disso no trem eles passam um lanchinho, mas é quase nada, então levem na mochila.

 

No dia 29/08: No dia 27 já tinha comprado a passagem para Lima pela Cruz del Sur, o taxi do hostel até o terminal da empresa foi 20 soles, o ônibus saiu as 14h e cheguei em Lima no outro dia ao meio dia.

DSCF3754.JPG.cff238432d71fbc7241914915aa9c2b9.JPG

DSCF3733.JPG.24dc4073b9372034f276a4a800f9050d.JPG

DSCF3625.JPG.8598c5527ed563dcc83962b7e171ba97.JPG

DSCF3597.JPG.fa969673c5ff258d9c7f9cad289245a0.JPG

DSCF3540.JPG.ba31ab737cec89fbdb1b5efd0f8954f6.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

30, 31, 01 e 02/09: Lima

Cheguei em Lima as 12h. Fiquei no Pariwana, ele fica bem na rua principal me Miraflores, perto da orla. Galera esse hostel é bem massa, carinho, mas vale a pena. O pessoal é bem bacana, a área comum é bem legal, o bar muito animado e eles dão café da manhã.

Ali no Larcomar tem um supermercado, então pra galera que quer economizar fica a dica de comprar e cozinhar no hostel.

Meu plano inicial era ficar 2 dias (31 e 01) em Ica, mas por questões financeiras fiquei em Lima mesmo.

Nesses dias fui no mercado, no parque do amor, larcomar, barranco (que dá para ir a pé tranquilo, nem precisa de táxi), e no centro mesmo de Lima. No centro de Lima tem um prédio que é tipo chamado San Domingo, lá tem bastante artesanato por preço bom, e é lá que se encontra pedras naturais (crisocola, leopardita, ônix,...).

Eu indicaria 2 no máximo 3 dias em Lima. Em 1 dia tu passeia ali por miraflores de manhã e de tarde vai para Barranco e passeia por lá. Daí no outro dia vai em alguns museos e no centro (ir de bus, muito fácil e a parada é 2 quadras do hostel). E a noite não deixe de ver o parque com o show das fontes de água.

No dia 02 de noite peguei o bus para Huaraz.

03, 04 e 05/09: Huaraz

Cheguei as 7h e o guia para os trekkings estava me esperando na rodoviária para me levar ao hostel.

DICA: eu combinei com esse guia, o Scheler, aqui no Brasil, e quando cheguei lá foi tudo ótimo, melhor do que esperava. Ele é super atencioso, me ajudou um dia que fiquei mal da altitude, e sempre dando dicas para que eu conseguisse terminar a trilha. Fica a dica, quem quiser o contato dele é só me pedir. E ele não é careiro, para terem ideia paguei 45 soles no trekking da Laguna 69 (que inclui transporte ida e volta, guia, e um café da manhã reforçado, o passeio começa as 5h da manhã e te levam de volta ao hotel por volta das 18h).

Bom para quem é iniciante nos trekkings, como eu, eu indico antes de fazer a Laguna 69 fazer um de aclimatação, um bom é o nevado pastoruri, que a altitude é maior mas a distância bem menor. Daí no outro dia façam a Laguna 69. Esse é um trekking longo, 16 quilometros, mais da metade do caminho é subida, mas é só ir no teu ritmo que dá. Qualquer coisa o guia leva oxigênio e chá de coca, pq a altitude pode incomodar bastante.

Para quem já tem experiência e preparo, tem o trekking Santa Cruz, que são 4 dias por 120 dólares. Na próxima quero fazer esse e o da Laguna Churup.

Então gente, incluam Huaraz no roteiro pq realmente vale a pena!!

No dia 5 fiquei descansando e andando pela cidade. De noite peguei o bus para Trujillo, que eu tinha comprado no primeiro dia que cheguei em Huaraz. No primeiro dia também fui no terminal da Cruz del Sur e já comprei o próximo trajeto que era bem caro (Trujillo-guayaquil).

06/09: Trujillo – Guayaquil

Cheguei em Trujillo de manhã, Por volta das 6h. Daí já fui para o terminal da CDS deixar a mochila e sai para a praça principal. Esse dia tinha muitos desfiles e festas na praça principal, bem legal. Os passeios para as ruínas Chan Chan saem as 14h e voltam por volta das 18h e custam 20 soles.

O ônibus para Guayaquil era as 23h50.

07/09: Guayaquil – Baños

Cheguei em Guayaquil as 18h. O ônibus para na fronteira (peru-equador) e é bem tranquilo, então nem se preocupem, qualquer dúvida só perguntar pro cara do ônibus que desce e fica lá esperando com a gente até o último ter carimbado.

Bom eu queria muito conhecer o Malecon 2000 em Guayaquil, mas todo mundo ficou colocando na minha cabeça que era perigoso. Cheguei no terminal e a primeira coisa que me falaram foi que seria perigoso ir sozinha aquela hora. Então não fui (o que me arrependo bastante). Cheguei no terminal e já comprei a passagem para Baños, tinha as 23h e 24h. No terminal, que é enorme, foi quando comi carne vermelha mesmo na viagem, estava louca de vontade!! E feijão!!

08 e 09/09: Baños

Cheguei em Baños as 5h. Me hospedei no Hostel Erupcion, bem perto do terminal, tranquilo de ir caminhando.

Como vocês podem perceber, nesses últimos dias só fiquei em rodoviária e bus, então estava precisando de um bom banho e cama. Então descansei de manhã e de tarde fui conhecer o Balanço do fim do mundo. O ônibus passa num ponto bem perto desse hostel, acho que as 13h ou 14h. Daí depois ele volta as 15h ou 16h não lembro. É muito massa, a vista de lá é mágica!! E se balançar naquilo sem segurança nenhuma é bem engraçado.

No outro dia fiz o passeio na selva, que reservei no hostel mesmo (30 dólares). MUITO MASSA!!! Te pegam no hostel, daí param num mirador, depois seguimos até um zoológico. Depois vamos até uma comunidade indígena bem legal, onde o guia explica e nos insere na cultura deles. Daí depois de conhecer ali, seguimos para o passeio naqueles barquinhos que eles utilizam, muito legal!! Parece que vai virar, bem estreito. Depois almoçamos ali mesmo e então seguimos viagem até um lugar em que se faz uma trilha até chegar na cachoeira para um banho delicioso, depois do calor todo o dia inteiro. Depois disso voltamos, de noite, para Baños.

10/09: Baños – Quito

Peguei o ônibus para Quito as 9h, comprei uns 15 minutos antes. Cheguei em Quito as 12h. Fiquei no Hostel Blue House.

11 e 12/09 Quito

Nesse dia 11 peguei o bus e fui à Mitad del Mundo. Levem trocadinho de dólar (moedas) pq o bus é 0,40. Depois fui ao Teleférico.

No outro dia o plano era ir no Cotopaxi, mas o querido resolveu ficar ativo, então todos passeios para lá foram cancelados.

Fui então para o centro histórico e fiquei caminhando e conhecendo por lá. Bem legal, mas meio sujo e com cheirinho a xixi.

Aproveitei também para ir no Mercado Artesanal de La Mariscal, dar uma olhada nos artesanatos e encontrei umas coisas feitas com cevada bem legais!

DSCF4004.JPG.a1cb6b96390d234ad4d2066ab3654686.JPG

DSCF3970.JPG.2865c547962bed3e959ba46020c8bdf0.JPG

11987115_858603894235684_4206831225178070431_n.jpg.6eab4b201956f46937a00b72c9839a74.jpg

DSCF3887.JPG.a111f2ae3e98e979f1a91182d29c6be6.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...