Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Júnia Pimenta

Argentina - Guia de Informações

Posts Recomendados

[info]Este tópico é um Guia sobre a Argentina que está sendo construído com informações de viagens realizadas pela equipe do site e, principalmente, com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

 

Veja como contribuir com o Guia sobre a Argentina:

1- Faça perguntas ou deixe suas dicas no Tópico: Argentina - Roteiros, perguntas e respostas

2- Quer saber mais sobre Buenos Aires? Visite:Buenos Aires - Guia de Informações

3- Quer saber mais sobre Bariloche? Visite: Bariloche - Guia de Informações

4- Quer saber mais sobre Mendoza? Visite: Mendoza - Guia de Informações

5- Quer saber mais sobre a Patagônia e Terra do Fogo? Visite: Fórum - Patagônia Argentina, Chilena e Terra do Fogo

6- Escreva um relato sobre sua viagem pela Argentina[/info]

 

[linkbox]Leia também:

argentina-dicas-importantes-t34729.html[/linkbox]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[t1]República Argentina[/t1]

País do tango, do futebol, da grandeza, dos extremos, das cores, da cultura...

 

[align=justify]A República Argentina é dividida em 23 províncias, listadas abaixo. Possui mais de 40 milhões de habitantes que possuem uma das melhores rendas per capita e qualidade de vida da América Latina, além de um elevado IDH. É um país emergente e é o segundo maior país em tamanho de território da América do Sul e o oitavo do mundo. Dá-se o nome de Patagônia Argentina as terras a partir das províncias de Neuquén e Río Negro.

 

As províncias argentinas e suas capitais:

 

  • Ciudad Capital: Buenos Aires -
http://www.bue.gov.ar
Buenos Aires: La Plata - http://www.bue.gov.ar
Catamarca: San Fernando del Valle de Catamarca - http://www.turismocatamarca.gov.ar
Chaco: Resistencia - http://www.chaco.gov.ar/turismo
Chubut: Rawson - http://www.chubutur.gov.ar
Córdoba: Córdoba - http://www.cordobaturismo.gov.ar
Corrientes: Corrientes - http://www.corrientesturistica.gov.ar
Entre Ríos: Paraná - http://www.entrerios.gov.ar
Formosa: Formosa - http://www.formosa.gov.ar
Jujuy: San Salvador de Jujuy - http://www.turismo.jujuy.gov.ar
La Pampa: Santa Rosa - http://www.lapampa.gov.ar
La Rioja: La Rioja - http://www.larioja.gov.ar
Mendoza: Mendoza - http://www.turismo.mendoza.gov.ar
Misiones: Posadas - http://www.misiones.gov.ar/turismo
Neuquén: Neuquén - http://www.neuquentur.gov.ar
Río Negro: Viedma - http://www.rionegrotur.com.ar
Salta: Salta - http://www.turismosalta.gov.ar
San Juan: San Juan - http://www.turismo.sanjuan.gov.ar
San Luis: San Luis - http://www.sanluis.gov.ar
Santa Cruz: Río Gallegos - http://www.santacruz.gov.ar
Santa Fe: Santa Fe - http://www.santafe.gov.ar
Santiago del Estero: Santiago del Estero - http://www.lastermasderiohondo.com
Tierra del Fuego: Ushuaia - http://www.tierradelfuego.org.ar
Tucumán: San Miguel de Tucumán - http://www.tucumanturismo.gov.ar

 

O nome Argentina procede do latim “argentum”, que significa prata. A origem desta denominação se remonta às viagens dos primeiros conquistadores espanhóis no Rio da Prata. Os náufragos da expedição de Juan Díaz de Solís encontraram na região indígenas que lhes presentearam objetos de prata e levaram à Espanha, aproximadamente em 1524, a notícia da existência da Serra da Prata, uma montanha rica desse metal precioso. Daí em diante, os portugueses chamaram o Rio de Solís de Rio da Prata. Dois anos mais tarde, os espanhóis utilizaram também essa denominação. A Constituição Nacional sancionada em 1853 incluiu o nome de "República Argentina" entre os nomes oficiais para designar o governo e território da nação.

 

Situada na América do Sul, fazendo parte do hemisfério sul do planeta, a Argentina tem uma extensão de quase 3,8 milhões de km², dos quais 2,8 pertencem ao continente e o resto ao setor antártico. Limita com o Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia e Chile com um perímetro de fronteiras de 9.376km. O frente marítimo sobre o Oceano Atlântico, alcança 4.725km.

 

A população atual da Argentina é maior que 36 milhões de habitantes, dos quais quase a metade reside na cidade de Buenos Aires e na província de Buenos Aires. Estes dados indicam uma densidade de 13 habitantes por km².

 

A grande maioria - 95% - dos argentinos é de raça branca, descendentes principalmente de italianos e espanhóis. Com a chegada massiva da imigração européia, o mestiço – miscigenação de índio – foi se diluindo pouco a pouco e hoje só representa 4,5% da população total Argentina. A população indígena pura – mapuches, collas, tobas, matacos e chiriguanos – supõem serem apenas 0,5% dos habitantes.

 

O idioma oficial da República Argentina é o espanhol. A cidade de Buenos Aires adota formas de lunfardo (gíria), jargão do âmbito portenho. A religião oficial é a Católica Apostólica Romana ainda que exista total liberdade de culto. Professam-se, além do protestantismo, o judaísmo, o islamismo, a religião ortodoxa grega, a ortodoxa russa e outras. A moeda oficial argentina é o peso. Há notas bancárias de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 pesos e moedas de 1 peso e 1, 5, 10, 25 e 50 centavos.

 

Integram o território nacional 23 províncias e a Cidade Autônoma de Buenos Aires (Capital Federal). O seu governo adota, segundo a Constituição Nacional, as formas representativas, republicanas e federais, e a divisão em três poderes: executivo, legislativo e judiciário.

 

A bandeira se compõe de três faixas horizontais: uma central, branca, com um sol nascente e duas externas, de cor azul-celeste. A flor nacional é o ceibo e a pedra nacional, a rodocrosita, ou "rosa do inca".[/align]

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[t1]Geografia e Clima[/t1]

 

[align=justify]A característica fundamental do relevo argentino é o enorme contraste que oferecem as imensas planícies orientais e a impressionante cordilheira dos Andes ao oeste, que possui o cimo de maior altura do hemisfério ocidental: o Aconcágua, de 6.959 metros.

 

No seu percurso desde Jujuy até a Terra do Fogo, a cordilheira exibe a maravilhosa variedade da sua paisagem: desde os altiplanos do noroeste – desértico, com vales, desfiladeiros e colinas multicoloridos – até a região dos lagos, bosques e geleiras da Patagônia.

 

Ao norte, o Chaco é uma área de florestas vinculada aos rios Bermejo, Salado e Pilcomayo, entre os rios Paraná e Uruguai, a Mesopotâmia Argentina (províncias de Entre Ríos, Corrientes e Misiones) é formada por cadeias baixas, lagunas e esteiros que marcam os antigos traçados destes grandes rios. Em alguns setores, em meio do mato subtropical produzem-se rupturas que favorecem fenômenos tão espetaculares como as Cataratas do Iguaçu.

 

No centro da Argentina, a região pampiana é a planície mais extensa e conhecida. De intensa exploração agrícola e pecuária, compreende a Província de Buenos Aires, nordeste da província de La Pampa e sul de Córdoba e de Santa Fé. A paisagem é interrompida ao sul pelas áreas de pequenas colinas de Tandil e La Ventana e ao oeste pelas serras de Córdoba.

 

Em direção ao sul, dos Andes até o mar, estendem-se os estéreis e pedregosos planaltos patagônios, açoitados em grande parte do ano pelo vento. O litoral atlântico, orlado por altos penhascos apresenta formas sinuosas como a Península de Valdés, com as maravilhosas locações de animais marinhos.

 

A Argentina possui uma grande variedade climática: temperado e úmido na planície pampiana, frio e úmido no extremo leste da Patagônia, subtropical na parte norte da Mesopotâmia e seco ao noroeste. Desde novembro até março a temperatura média é de 23°C e de junho a setembro de 12°C.

 

Para planejar quando viajar, é preciso lembrar que, em geral, o verão, com temperaturas suaves e dias longos é a estação mais favorável na Patagônia e nos Andes meridionais. No inverno, é recomendável viajar para o norte e nordeste, pois as chuvas são menos freqüentes e as temperaturas tropicais baixam alguns graus. Outono e primavera são deliciosos em Buenos Aires, Cuyo e áreas da pré-cordilheira de La Rioja e Catamarca. Para esquiar, não tenha dúvidas, viaje no inverno.[/align]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[t1]Chegando e Saindo[/t1]

 

[align=justify]Todas as companhias aéreas que voam para a Argentina chegam, principalmente, ao aeroporto internacional de Ezeiza "Ministro Pistarini", a 37 km da cidade de Buenos Aires, capital do país. É unido a ela pela auto-estrada Teniente General Ricchieri. Lembre que ao sair do país deverá pagar uma taxa de U$ 18. As empresas Manuel Tienda León e Transfer Express oferecem a cada meia hora, entre 6h e 0h um serviço de ônibus que sai do aeroporto e vai até o centro da cidade em uma viagem de cerca de 40 minutos. Também existem táxis e "remises", carros alugados com chofer, que fazem o deslocamento.

 

De avião, do Brasil para a Argentina, as principais companhias são as brasileiras TAM (http://www.tam.com.br) e Gol (http://www.voegol.com.br), a argentina Aerolineas Argentinas (http://www.aerolineas.com), a chilena LAN (http://www.lan.com) e a uruguaia Pluna (http://www.flypluna.com), estes voos ãtalmente estão pousando no Aeroparque. De ônibus, as opções são diversas, mas que atendem as principais cidades do Brasil são Pluma (http://www.pluma.com.br), Crucero del Norte (http://www.crucerodelnorte.com.ar) e Flecha Bus (http://www.flechabus.com.ar). Na Aerolineas, existe a opção de comprar um pacote promocional chamado "Visite Argentina", que permite viajar em forma econômica pela Argentina. Para viajar de avião dentro do país, há ainda a LADE (http://www.lade.com.ar).

 

De ônibus, a principal empresa de circulação por grande parte do país é a Andesmar (http://www.andesmar.com). Todos os ônibus de longa distância contam com serviço de ar condicionado, serviço de bordo, incluindo café-da-manhã, almoço e jantar, e primeira classe. Para ir do Brasil a Buenos Aires de ônibus, há as companhias Pluma (http://www.pluma.com.br) e Crucero del Norte (http://www.crucerodelnorte.com.ar).

 

Alguns tempos de vôos/ônibus a partir de Buenos Aires:

 

  • Puerto Iguazú - 1h45 / 20h
    San Salvador de Jujuy - 2h10 / 23h
    Salta - 2h / 21h
    Mendoza - 1h50 / 14h
    San Carlos de Bariloche - 2h20 / 23h
    Trelew - 2h / 21h
    Mar del Plata - 45min / 5h
    Ushuaia - 3h20 / 54h
    El Calafate - 3h15 / 40h

 

Para alugar um automóvel no país, é necessário apenas possuir carteira de habilitação brasileira e conhecer as leis de trânsito argentinas. Todas as companhias internacionais de aluguel de veículos operam na Argentina, como Ai, Avis, Budget, Dollar, Hertz, Localiza e Thrifty.[/align]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[t1]Principais Atrações[/t1]

 

[align=justify][t3]Buenos Aires[/t3]

Puente de La Mujer, Buenos Aires - foto de Thad Roan em flickr

[picturethis=http://farm3.static.flickr.com/2147/2165038379_4e8b8209b1.jpg?v=0 320 240 Puente de La Mujer]Buenos Aires é a capital da Argentina e um dos centros culturais de maior importância da América Latina com uma grande oferta cultural de museus, teatros e bibliotecas. É ainda conhecida como a Paris da América do Sul.

 

Confira os tópicos sobre Buenos Aires:

Guia de Buenos Aires por Mochileiros.com

Buenos Aires - Tópico de Perguntas e Respostas

Buenos Aires - Albergues e Hotéis

Buenos Aires - Alimentação

Buenos Aires - Noitadas e Baladas[/picturethis]

[t3]Mendoza[/t3]

Vinhedos, Mendoza - foto de fainmen em flickr

[picturethis=http://farm4.static.flickr.com/3060/2549719656_1d480d08b8_b.jpg 320 240 Vinhedos]Mendoza é a capital oficial do vinho da América do Sul e fica na província de Mendoza, sendo sua capital e maior cidade, junto à Cordilheira dos Andes e muito próxima da fronteira com o Chile. Entre suas principais atrações, além do vinho, estão a prática de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como esqui, snowboard, cavalgada, trekking, rafting, canoagem e montanhismo, entre outras.

 

Confira os tópicos sobre Mendoza:

Guia de Mendoza por Mochileiros.com

Mendoza - Tópico de Perguntas e Respostas[/picturethis]

[t3]Parque Provincial Aconcagua[/t3]

Cerro Aconcagua, Parque Provincial Aconcagua - foto de Aliwenco em flickr

[picturethis=http://farm1.static.flickr.com/100/313085986_1c0af1344a_o.jpg 320 240 Cerro Aconcagua]O Aconcágua é o pico mais alto do hemisfério sul com 6.959m de altitude. O clima é desértico e caracterizado pela bruta alternância de temperaturas ao longo do dia, causadas pelos ventos gelados da Cordilheira dos Andes. Está localizado no Parque Provincial Aconcagua, cuja entrada fica próxima a Puente del Inca, povoado próximo das cidades de Uspallata e Mendoza.

 

Confira os tópicos sobre Mendoza, Uspallata e o Parque Provincial Aconcagua:

Mendoza - Tópico de Perguntas e Respostas

Aconcagua, Puente del Inca e Uspallata - Tópico de Perguntas e Respostas[/picturethis]

[t3]Cataratas do Iguaçú[/t3]

Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional Iguazú - foto de Claudio Alejandro Mufarrege em flickr

[picturethis=http://farm3.static.flickr.com/2307/2211531885_0dcb7c4258_b.jpg 320 240 Cataratas do Iguaçú]As Cataratas do Iguaçu, ou Cataratas del Iguazú, são um conjunto majestoso de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu pertencendo parte ao Brasil e parte à Argentina. Estão situadas próximas à cidade argentina de Puerto Iguazú e à cidade brasileira de Foz do Iguaçu.

 

Confira os tópicos sobre Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu:

Cataratas do Iguaçú - Guia de Informações

Puerto Iguazú e Cataratas do Iguaçú - Tópico de Perguntas e Respostas[/picturethis]

[t3]Península Valdés[/t3]

Orca, Península Valdés - foto de deneyes em flickr

[picturethis=http://farm4.static.flickr.com/3261/2391815125_dd47d0898b_b.jpg 320 240 Península Valdés]A Península Valdés é uma parte da Patagônia Argentina que tem uma superfície de aproximadamente 4.000 km² de áreas de falésias e enseadas. Essa região abriga uma grande variedade de espécies animais e conserva um ecossistema bastante peculiar, especialmente com espécies marinhas, como lobos e elefantes marinhos, orcas, baleias e pingüins, e aves de migração.

 

Confira os tópicos sobre Puerto Madryn e a Península Valdés:

Guia da Patagônia por Mochileiros.com

Puerto Madryn - Tópico de Perguntas e Respostas[/picturethis]

[t3]Parque Nacional Nahuel Huapi[/t3]

Lago Nahuel Huapi, Parque Nacional Nahuel Huapi - foto de Black Rock Photo em flickr

[picturethis=http://farm4.static.flickr.com/3445/3244709440_8aaa1cf966.jpg?v=0 320 240 Lago Nahuel Huapi]O Parque Nacional Nahuel Huapi abrange uma faixa de cerca de 50 a 60 km de largura da Cordilheira dos Andes onde sua maior parte esta dentro de San Carlos de Bariloche. Villa La Angostura é outra cidade que fica na costa norte do Lago Nahuel Huapi, dentro dos limites do parque.

 

Confira os tópicos sobre Bariloche e o Parque Nacional Nahuel Huapi:

Guia da Patagônia por Mochileiros.com

Bariloche - Tópico de Perguntas e Respostas

Bariloche - Albergues e Hotéis[/picturethis]

[t3]Glaciar Perito Moreno[/t3]

Glaciar Perito Moreno, Parque Nacional Los Glaciares - foto de Jordi Brió em flickr

[picturethis=http://farm4.static.flickr.com/3066/2486818515_fc6a2f28a9_o.jpg 320 240 Glaciar Perito Moreno]O Glaciar Perito Moreno é a principal atração do Parque Nacional Los Glaciares. O glaciar - ou geleira - se estende desde o Campo de Gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino, possuindo 5km de largura e 60m de altura. É considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.

 

Confira os tópicos sobre El Calafate e o Glaciar Perito Moreno:

Guia da Patagônia por Mochileiros.com

El Calafate e Perito Moreno - Tópico de Perguntas e Respostas

El Calafate - Albergues e Hotéis[/picturethis]

[t3]Cerro Fitz Roy[/t3]

Cerro Fitz Roy, El Chaltén - foto de Ricardo La Piettra em flickr

[picturethis=http://farm4.static.flickr.com/3053/2420533075_d950baffc3.jpg?v=0 320 240 Cerro Fitz Roy]O Fitz Roy é uma montanha localizada na região do povoado de El Chaltén. Possui altitude de apenas 3.375m, mas é considerado por muitos alpinistas profissionais como o maior de todos os desafios do seu esporte. Além de alpinistas, fotógrafos e outros trekkers são atraídos às imediações do Fitz Roy pela sua aparência fantástica.

 

Confira os tópicos sobre El Chaltén e o Cerro Fitz Roy:

Guia da Patagônia por Mochileiros.com

El Chaltén - Tópico de Perguntas e Respostas

El Chaltén - Albergues e Hotéis[/picturethis]

[t3]Parque Nacional Tierra del Fuego[/t3]

Tren del Fin del Mundo, Parque Nacional Tierra del Fuego - foto de Magda-50 em flickr

[picturethis=http://farm2.static.flickr.com/1129/1175132644_04a5ca3db8_b.jpg 320 240 Tren del Fin del Mundo]O Parque Nacional Tierra del Fuego está situado na Terra do Fogo, a 12 km da cidade de Ushuaia, estendendo-se até à costa do canal de Beagle. Apenas pouco mais de 3% do parque está aberto ao público. O Tren del Fin del Mundo é o meio mais usual para visitar o parque.

 

Confira os tópicos sobre Ushuaia e o Parque Nacional Tierra del Fuego:

Guia da Patagônia por Mochileiros.com

Ushuaia - Tópico de Perguntas e Respostas

Ushuaia - Albergues e Hotéis[/picturethis][/align]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[t1]Informações Gerais[/t1]

 

[align=justify][t3]Compras[/t3]

 

Devolução do IVA

Nos aeroportos internacionais e em localidades de Buenos Aires, você poderá recuperar a importância paga pelo Imposto ao Valor Adicionado (IVA), caso tenha comprado produtos nacionais por quantias superiores a $70 por nota fiscal nos comércios aderidos ao sistema "Global Refund", identificados com um adesivo.

 

Meios de pagamento

Ainda que o dólar, o euro e o real sejam geralmente aceitos, o câmbio de moeda estrangeira para moeda nacional se faz em bancos e casas autorizadas para esse fim. Os cartões de crédito de maior aceitação são American Express, Visa, Diners e MasterCard. Pode haver dificuldades para o câmbio de cheques de viagem fora da capital Buenos Aires.

 

Bancos e casas de câmbio funcionam de segunda a sexta-feira, de 10h às 15h. Lojas nas grandes cidades de 9h às 20h, no interior costumam fechar de meio-dia às 16h e fecham novamente às 22h. Aos sábados o horário é de 9h às 13h. Cafeterias, bares e pizzarias estão quase sempre abertos, com um parêntese entre as duas e as seis da madrugada. Quanto aos restaurantes, o almoço é servido a partir das 12h e o jantar a partir das 20h. Muitos estabelecimentos oferecem comidas rápidas a toda hora.

Cotação do Peso

http://www.bna.com.ar/

http://www.dolarhoy.com

 

Costuma-se deixar 10% da importância do serviço em cafeterias e restaurantes e dar uma gorjeta a porteiros, bagageiros e vaga-lumes de espetáculos. São chamadas de propinas (em espanhol).

 

 

[t3]Formalidades de entrada no país[/t3]

 

Cédula de identidade brasileira com expedição de até no máximo dez anos. Os visitantes brasileiros ficam isentos de qualquer taxa sobre objetos pessoais e artigos novos por um valor não superior a U$ 300 e U$ 300 adicionais se foram adquiridos em “free shops”. Não é exigido nenhum certificado de vacinação.

 

 

[t3]Telefones[/t3]

 

Os telefones públicos funcionam com cartões que se adquirem em quiosques e nas diferentes sedes das companhias telefônicas o com moedas de curso legal em vigor. Existem também locutórios de pagamento à vista abertos 24 horas.

 

Para ligar desde o estrangeiro se deve marcar o prefixo nacional, que é 54, e logo o código da área da localidade com a qual se deseja ligar. Nas ligações nacionais é preciso antepor 0 ao código respectivo. Para ligar ao exterior, desde o país, dever-se-á marcar 00, o distintivo do país e o código da cidade. Não esqueça que há ligações a tarifa reduzida entre 22h e 8h.

 

Um opção é alugar um telefone celular no país, para aqueles que não vivem sem um, ou utilizar seu próprio telefone habilitando o serviço com a própria empresa telefônica antes de deixar o território brasileiro.

 

 

[t3]Feriados nacionais[/t3]

 

Janeiro

1 - Ano Novo

 

Março/Abril

* - Semana Santa (Sexta-Feira Santa)

 

Abril

2** - Dia do Veterano e dos Caídos na Guerra de Malvinas

 

Maio

1 - Dia do Trabalho

25 - Aniversário do Primeiro Governo Pátrio

 

Junho

20*** - Dia da Bandeira Nacional

 

Julho

9 - Dia da Independência Nacional

 

Agosto

*** - Aniversário da morte do general José de San Martín

 

Outubro

12** - Dia da Raça

 

Dezembro

8 - Dia da Imaculada Conceição

25 - Natal

 

* Feriado de data variável.

** Feriado que quando se produz uma terça ou quarta-feira, é trasladado à segunda-feira anterior e, se coincidir com uma quinta ou sexta-feira, é trasladado à segunda feira seguinte.

*** Feriado que será cumprido o dia que corresponda à terceira segunda feira do mês.[/align]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[li=Jornais Argentinos]Clarín

http://www.clarin.com.ar

 

La Nación

http://www.lanacion.com.ar

 

Página 12

http://www.pagina12.com.ar

 

Diario de Cuyo

http://www.diariodecuyo.com.ar

 

Olé

http://www.ole.com.ar[/li]

 

[li=Mapas Rodoviários Argentinos]Guia YPF

http://www.guiaypf.com.ar

 

Km x Km

http://www.kmxkm.com.ar[/li]

 

[creditos]Argentina Turistica

http://www.argentinaturistica.com

 

Secretaría de Turismo de La Nación

http://www.turismo.gov.ar

 

Wikipédia

http://pt.wikipedia.org

 

Mochileiros

http://www.mochileiros.com[/creditos]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[info]Tópico para compartilhar links sobre a Argentina

 

Participe!

Deixe aqui aquela dica de site que te ajudou ou está te ajudando a montar sua viagem dos sonhos pela Argentina.

 

Regras do Tópico

Neste tópico não serão aceitos perguntas ou comentários, apenas links sobre a Argentina. Perguntas e comentários devem ser postados nos Tópicos de Perguntas e Respostas. Todas as perguntas e comentários postados aqui serão deletados pelo editor deste fórum.[/info]

 

 

Olá Mochileiros,

 

Recebi as informações abaixo e acho importante compartilhar com vocês ::otemo::

 

Boa Viagem à todos!

 

 

ARGENTINA EM GERAL:

 

http://www.argentinaturistica.com

http://www.kmxkm.com.ar

http://www.ruta0.com

http://www.welcomeargentina.com

http://www.bue.gov.ar

http://www.argentina.gov.ar/argentina/portal/paginas.dhtml?pagina=425

http://www.parquesnacionales.gov.ar

 

DESTINOS PRÓXIMOS Á CAPITAL FEDERAL DE BUENOS:

 

http://www.chascomus.net

http://www.chascomus.com.ar

http://www.sanpedro.gov.ar/turismo.php

http://www.monte.gov.ar

http://www.turismo.tandil.gov.ar/paginas/index.php

http://www.lobos.gov.ar

http://www.turismomardelplata.gov.ar

http://www.gesell.gov.ar

http://www.sierradelaventana.com

http://www.comarcaturistica.com.ar

 

PATAGONIA:

 

http://www.patagonia.com.ar (Patagonia)

http://www.elchalten.com (Patagonia)

http://www.todocalafate.com (Patagonia)

http://www.turismo.elcalafate.gov.ar

http://www.elbolson.gov.ar (Bolson - Patagonia)

http://www.sanantoniooeste.gov.ar (Las Grutas)

http://www.barilochepatagonia.info (Bariloche)

http://www.interpatagonia.com

http://www.elchalten.com (El Chalten)

http://www.tierradelfuego.org.ar

 

 

ÔNIBUS NA PATAGONIA:

 

http://www.busesfernandez.com (Transporte na Patagonia)

http://www.busespacheco.com (ônibus)

http://www.donotto.com.ar (Transporte a partir de Bariloche e outros destinos)

http://www.viabariloche.com.ar(Ônibus'>http://www.viabariloche.com.ar(Ônibus)

http://www.elvalle.com.ar (Ônibus)

http://www.taqsa.com.ar (Ônibus)

 

 

PROVÍNCIA DE CÓRDOBA:

 

 

http://www.cordobaturismo.gov.ar (Cordoba)

http://www.turismodecordoba.org(Cordoba)

http://www.cordobaciudad.com (Cordoba)

http://www.cordobaturismoafull.com.ar (Cordoba)

http://www.turismocordoba.com.ar (Cordoba)

http://www.cordobaturismo.net (Cordoba)

http://www.turismoenladocta.com.ar (Cordoba)

http://www.vallepunilla.com.ar

http://www.visitecalamuchita.com.ar (Cordoba)

 

 

PROVÍNCIA DE MISSÕES:

 

 

http://www.iguazuargentina.com (Missões)

http://www.iguazuturismo.gov.ar (Missões)

http://www.tigreiguazu.com.ar (Ônibus)

 

 

PROVíNCIA DE ENTRE RIOS:

 

 

http://www.gualeguaychu.info (Gualeguaychú)

http://www.carnavaldelpais.com.ar

 

 

PROVíNCIA DE SANTIAGO DEL ESTERO:

 

 

http://www.sde.gov.ar/turismo

http://www.lastermasderiohondo.gov.ar

 

 

PROVÍNCIA DE SÃO LUIS:

 

 

http://www.sanluisturistico.com.ar

http://www.turismo.sanluis.gov.ar

http://www.villademerlo.gov.ar

 

 

PROVÍNCIA DE CATAMARCA:

 

 

http://www.turismocatamarca.gov.ar

http://www.catamarcaguia.com.ar/Turismo/Informacion.php

 

 

PROVÍNCIA DE NEUQUEN:

 

 

http://www.neuquentur.gov.ar

http://www.parquenacionallanin.gov.ar

http://www.villapehuenia.gov.ar

http://www.alumine.gov.ar

http://www.neuquen.com

http://www.neuquen.gov.ar

http://www.interpatagonia.com/neuquen/

http://es.wikipedia.org/wiki/Provincia_del_Neuqu%C3%A9n

http://www.ruta0.com/neuquen.htm

http://www.welcomeargentina.com/neuquen/paseos.html

http://www.argentinaturismo.com.ar/neuquen/

http://www.villatraful.com/

http://www.guiaverde.net/villatraful/

http://www.sanmartindelosandes.gov.ar/turismo

http://www.sanmartindelosandes.com/

http://www.welcomeargentina.com/paseos/sietelagos_sma/

http://www.laangostura.com/

 

 

PROVÍNCIA DE MENDOZA:

 

 

Linhas de Ônibus: (de Mendoza e do país)

 

http://www.colectivosdemendoza.com.ar/recorridos/

 

 

CULTURA

Guía Cultural de Mendoza

 

http://www.cultura.mendoza.gov.ar/cultura/La Guía - Web Cultura

 

 

Museus

 

Mucha – Museo de Chacras de Coria http://www.muchamendoza.com.ar/

MMAMM – Museo Municipal de Arte Moderno Mendoza, queda en la plaza Independencia.

Museo Fader -casa Emiliano guiñazú http://www.lujandecuyo.gov.ar/

Museo Kilka- Bodega Salentein: http://www.bodegasalentein.com/bodega/killka/index.htmlTem uma coleção de arte argentina muito importante e também a adega é um lugar muito bonito.

ECA – Espacio contemporáneo de arte http://www.cultura.mendoza.gov.ar/cultura/index.php?option=content& É também um museu galeria.

 

RESTAURANTES E BARES

 

http://www.flasheate.com.ar/fotos/

http://www.mendozanoduerme.com.ar/

http://www.mendozanoduerme.com.ar/

 

 

MENDOZA GENERAL:

 

http://www.welcomeargentina.com/vino/mendoza.html

http://www.mendozainforma.com.ar/

http://www.mendozatravel.com/

http://www.mendoza.com.ar/circuitos_de_mendoza_1.html

http://www.aconcagua.mendoza.gov.ar/

http://www.mendoza.gov.ar/ Informações em Geral, aqui você encontra tudo.

http://www.parques.mendoza.gov.ar/ Parques!

http://www.zoo.mendoza.gov.ar/

http://www.vendimia.mendoza.gov.ar/vendimia/ A maior festa do Vinho de Mendoza, é a maior festa dos moinhos no mês de Março.

 

 

PROVIÍNCIA DE TUCUMAN:

 

http://www.turismoentucuman.com

http://www.tucumanturismo.gov.ar

http://www.tucuman.com

http://www.tucuman.com.ar

http://www.plazadealmas.com (Para ir jantar)

 

 

PROVÍNCIA DE SALTA:

 

http://www.turismosalta.gov.ar

http://www.turismoensalta.com/

http://www.argentinaturismo.com.ar/salta/

http://www.turismolalinda.com

http://www.destinoexotico.com/salta/inicio.html

http://www.todowebsalta.com.ar/

http://www.travel-salta.com.ar/

http://www.enargentinaturismo.com.ar/sp/salta/index.php

 

 

PROVÍNCIA DE JUJUY:

 

 

http://www.welcomeargentina.com/jujuy

http://www.argentinaturistica.com/jujiresenia.htm

 

 

PROVÍNCIA DE SANTA FÉ (CIDADE DE ROSÁRIO)

 

 

http://www.rosario.gov.ar

http://www.rosarioturistica.com.ar

http://www.rosarioturismo.com

 

 

 

PROVÍNCIA DE SAN JUAN:

 

 

http://www.turismo.sanjuan.gov.ar

http://www.travelsanjuan.com.ar

http://www.ischigualasto.org

 

 

 

PROVÍNCIA DE BUENOS AIRES E MAIS: GUIA PARA COMER, SAIR, ETC:

 

http://guiaoleo.com.ar

 

Baladas, Shows, jogos esportivos e mais...

 

http://www.vuenosairez.com

http://www.ticketek.com.ar

http://www.zoomin.com.ar/servicios/Pubs.html

http://www.bocajuniors.com.ar

http://www.villagecines.com (Cinemas)

 

 

Teatros, Baladas, Festas...

 

http://www.vuenosairez.com/V2_1/

http://www.buenosaliens.com/

http://agenda.rollingstone.com.ar/

http://www.alternativateatral.com/

http://www.nocheenba.com/

http://www.baresyboliches.com/

http://www.agendamurguera.com.ar/

http://www.recis.com.ar/

 

 

TRANSPORTES GERAIS:

 

TRENS:

 

http://www.sateliteferroviario.com.ar (Trens de grande distâncias)

http://www.trenpatagonico-sa.com.ar

http://www.ferrocentralsa.com.ar (Trem para Rosario, Cordoba e Tucuman)

http://www.trenesdellitoral.com.ar (Trem do Litoral)

http://www.trenalasnubes.com.ar (Salta)

http://www.trendelfindelmundo.com.ar (Ushuaia)

http://www.latrochita.org.ar (Esquel)

 

 

MICRO E ÔNIBUS:

 

http://www.comoviajo.com.ar

http://www.xcolectivo.com.ar

http://www.tebasa.com.ar (Terminal de Retiro)

http://www.plataforma10.com

http://www.tiendaleon.com.ar (Aeroporto Ezeiza até o Centro)

 

 

NAVIOS AO URUGUAI:

 

 

http://www.buquebus.com(Navios para Colônia e Monteviéu)

http://www.coloniaexpress.com.ar

http://www.cacciolaviajes.com(Navios para Colônia e Monteviéu)

 

 

ÔNIBUS PARA ALGUNAS PARTES DA ARGENTINA:

 

 

http://www.tigreiguazu.com.ar(Cataratas do Iguaçú)

http://www.crucerodelnorte.com.ar (Ônibus para Cataratas do Iguaçú e para o Brasil)

http://www.viabariloche.com.ar

http://www.elvalle.com.ar

 

 

HOSTELS:

 

http://www.hostels.org.ar

http://www.zoomin.com.ar/servicios/hostels.html

 

 

CAMPING:

 

http://www.acampante.com

http://www.acampemos.com

http://www.voydecamping.com.ar

http://www.ayumelun.com

 

 

 

INFO DE PISTAS DE SKY PARA INVERNO:

 

Cerro Catedral - http://www.catedralaltapatagonia.com

Penitentes - http://www.penitentes.com

Cerro Bayo - http://www.cerrobayoweb.com

Vallecitos - http://www.skivallecitos.com

Cerro Castor - http://www.cerrocastor.com

Las Leñas - http://www.laslenas.com

Chapelco - http://www.chapelco.com.ar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perguntas freqüentes sobre Viagem de carro na Argentina.

O Fórum principal onde você encontra inúmeras dicas e troca de informações é no tópico abaixo.

viagem-de-carro-f52.html

 

Neste link você planeja a tua viagem, com dados de distância e consumo de combustível.

http://www.ruta0.com/rutas_argentinas.aspx?d1=Puerto+Iguaz%FA&desde=45&h1=Alberti&hasta=648&tipoq=1&tipo=1&clima=No

Documentos para transitar na Argentina

Itens obrigatórios:

1º) 2 triângulos

2º) Cambão (ou cabo de aço para reboque também chamado Lanza)

3º) Kit primeiro socorros

4º) Seguro carta verde. Você tira na fronteira ou companhias de seguro

http://www.ufpel.tche.br/mercosul/informacoes.htm

5º) Carteira de motorista, a nacional é aceita, mas não quer se incomodar, leve a Internacional, você mesmo tira no DETRAN

6º) Autorização do proprietário para saída do País com o carro é obrigatório)

É simples, terá que encarar uma burocracia.... A empresa deverá emitir uma autorização para você sair do país com carro. Nesta autorização deverão ser mencionados as características do veículo (chassi, placa, ano, modelo, renavam) e também indicar os dados do motorista (nome, RG, CNH). Proceda o reconhecimento por autenticidade da assinatura da autorização. Posteriormente vc deverá providenciar o visto no documento. Alguns consulados procedem o visto, mas como regra geral, devido a um acordo firmado pelo Brasil e Argentina, o visto deve ser dado pelo Ministério das Relações Exteriores - MRE. Se for o caso fique atento aos prazos. Detalhes do visto junto ao MRE vc encontra aqui http://www.abe.mre.gov.br/legalizacao-d ... documentos

Para quem envia pelo correio o tempo é de 30 a 40 dias. Veja como proceder no site Portal Consular do MRE

 

http://www.abe.mre.gov.br/legalizacao-d ... documentos

 

7º) Para não se aborrecer se o teu carro tiver engate para reboque tipo bola, é bom retirar.

8º) Carro locado, se for cruzar a fronteira para o Chile, necessita um seguro que é feito na locadora.

9º) Para andar na neve, é bom ter os grampones, aqui no Brasil chama-se corrente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para entrar na Argentina - Documentos

 

Passaporte e/ou Carteira de Identidade em bom estado e com expedição com menos de 10 anos. ( A lei expecifica carteira sem vencimento é válida, mas os agentes podem pedir outro documento por isto é bom evitar documentos antigos.

 

nos links abaixo esta as informaões na integra.

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/155 ... 2009-pg-61

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/155 ... 2009-pg-62

 

resumindo caso alguem nao consiga abri-lo:

O acordo firmado em 19/11/2009 no Diario Oficial da Uniao estabelece que :

 

A CNH é valida para todos os Brasileiros;

A CNH é valida APENAS por 72 horas;

A CNH é APENAS para quem cruza a ponte Tancredo Neves que liga a cidade de Foz do Iguaçu-BR e Puerto Iguassu-AR; NÃO vale para outra fronteira.

A CNH é valida APENAS para o “Corredor Turistico Iguaçu” isto é, apenas para a região de Foz do Iguaçu e Puerto Iguassu; NÃO vale para que passa pela região e adentre para o interior da Argentina;

 

O BR e a AR poderão exigir outro documento de identificação em caso de eventuais duvidas;

Portanto caso resolva fazer turismo na Argentina por qualquer fronteira a melhor opção é o RG e o passaporte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×