Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Chile - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Este tópico é um Guia sobre o Chile que está sendo construído com informações de viagens realizadas pela equipe do site e, principalmente, com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

 

Veja como contribuir com o Guia sobre o Chile:

1- Faça perguntas ou deixe suas dicas no Tópico: Chile - Roteiros, perguntas e respostas

2- Quer saber mais sobre Santiago? Visite:Santiago - Guia de Informações

3- Quer saber mais sobre a Região dos Lagos? Visite: Região dos Lagos - Guia de Informações

4- Quer saber mais sobre o Deserto do Atacama? Visite: Deserto do Atacama - Guia de Informações

5- Quer saber mais sobre a Patagônia? Visite: Fórum - Patagônia Argentina, Chilena e Terra do Fogo

6- Escreva um relato sobre sua viagem pelo Chile[/info]

Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[t1]República do Chile[/t1]

Um dos países mais desenvolvidos da América Latina

 

[align=justify]O Chile possui uma área de 756.626 km² e uma população de 15,6 milhões, de acordo com o censo de 2000. Sua moeda é o peso chileno e a capital federal é Santiago. O idioma oficial é o espanhol. Quase 90% da população é cristão, em sua maioria (77%), católicos. Possui uma das menores taxas de analfabetismo da América Latina, de 4,3%.

 

A divisão do território chileno é um pouco complexa. Administrativamente, o estado é dividido em 13 regiões, de norte a sul, mais a região metropolitana. As regiões e suas capitais:

 

  • I. Tarapacá: Iquique
    II. Antofagasta: Antofagasta
    III. Atacama: Copiapó
    IV. Coquimbo: La Serena
    V. Araucanía: Temuco
    VI. Valparaíso: Valparaíso
    VII. Libertador General Bernardo O'Higgins: Rancagua
    VIII. Maule: Talca
    IX. Biobío: Concepción
    X. Los Lagos: Puerto Montt
    XI. Aisén del General Carlos Ibáñez del Campo: Coihaique
    XII. Magallanes y Antártica Chilena: Punta Arenas
    XIII. Los Ríos: Valdívia
    RM. Santiago: Santiago

 

Cada região é dirigida por um prefeito, que é nomeado pelo Presidente da República. Além disso, há 50 províncias chefiadas por governadores, também nomeados pelo Presidente da República e 341 municípios, dirigida por um prefeito e um número variável de membros do Conselho, ambos eleitos pelo voto direto a cada quatro anos.

 

O nome Chile pode ter origem em dois povos diferentes. A primeira teoria é de que teria origem inca que chamavam o Vale do Aconcágua de Vale do Aconcágua Chili, baseado no nome do chefe tribal da região. A outra teoria é que tenha origem mapuche, significando “onde a terra acaba”.

 

De acordo com pesquisas arqueológicas mais recentes, o país tem sido habitado por mais de 10.000 anos. No século XVI, o país pertencia ao império Inca. Neste mesmo século também foi descoberto e conquistado pelos espanhóis. O país iniciou seu período de autonomia da Espanha após a declaração da Primeira Junta de Governo em 1810, que culminou com a Declaração de Independência em 2 de Fevereiro de 1818. A data é festejada pelos chilenos no dia 18 de setembro, dia em que foi criada a Primeira Junta do Governo – primeiro documento formal da república autônoma do Chile.

 

A bandeira nacional chilena apresenta duas listas horizontais iguais brancas e vermelha, com um quadrado azul contendo uma estrela branca de cinco pontas. O vermelho representa o sangue dos patriotas que lutaram pela independência, o branco representa a neve dos Andes, o azul representa os céus e a estrela reforça que o Chile é uma república unitária.[/align]

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra

[t1]Geografia e Clima[/t1]

 

[align=justify]O Chile faz fronteira com Peru, ao norte, com Bolívia, a leste, e com Argentina, a oeste. A partir da fronteira com o Peru até o Rio Copiapó, apresenta um planalto desértico com baixa pluviosidade e tem uma temperatura média de 16°C, o que diminui à medida que você sobe aos Andes. Do sul deste rio até o rio Aconcágua, a temperatura média é de 15°C, subindo ligeiramente para uma precipitação média de 113 mm. Do rio Aconcágua para o Rio Biobío aumentos de precipitação estão concentrados no inverno, com uma média de 360 mm e uma temperatura média de 14°C. Ao sul deste rio e no Golfo de Corcovado, a média de temperatura continua em declínio, neste caso 12°C, e aumento da pluviosidade variando entre 943-2.488 mm. Do Golfo de Corcovado ao Cabo Horn, a temperatura média é de apenas 9°C, com uma precipitação de 2.820 milímetros.

 

O clima é de montanha no interior, árido tropical no litoral norte, mediterrâneo no litoral central e temperado oceânico no litoral sul. É determinado pela latitude, proximidade com o mar e à altitude. Em geral, o país é gerido por duas faixas paralelas, a Costa e os Andes, entre os quais há um vale central, mais ao sul, no Golfo de Corcovado, afunda no mar, dando origem a uma área de ilhas, penínsulas e fiordes, culminando no fim do continente, no Cabo Horn.

 

Para planejar quando viajar, é preciso lembrar que, em geral, o verão, com temperaturas suaves e dias longos é a estação mais favorável na Patagônia e nos Andes meridionais. No inverno, é recomendável viajar para o norte e, no verão, aproveite para conhecer o litoral, principalmente Viña del Mar. Outono é delicioso em Santiago que também fica muito formosa no inverno, assim como toda a Região dos Lagos. Para esquiar, não tenha dúvidas, viaje no inverno.[/align]

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra

[t1]Chegando e Saindo[/t1]

 

[align=justify]Todas as companhias aéreas que voam para o Chile chegam, principalmente, ao aeroporto internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, na cidade de Santiago, capital do país. É considerado o melhor aeroporto da América Latina. As empresas TurBus e CentroPuerto oferecem a cada meia hora, entre 5h30 e 0h um serviço de ônibus que sai do aeroporto e vai até o centro da cidade em uma viagem de cerca de 30 minutos. Também existem táxis e vans que fazem o deslocamento.

 

De avião, do Brasil para o Chile, as principais companhias são as brasileiras TAM (http://www.tam.com.br) e Gol (http://www.voegol.com.br), a chilena LAN (http://www.lan.com), a argentina Aerolineas Argentinas (http://www.aerolineas.com) e a uruguaia Pluna (http://www.flypluna.com). De ônibus, a principal opção que atende as principais cidades do Brasil é a Pluma (http://www.pluma.com.br).

 

Outras empresas de transporte rodoviário e ferroviário no Chile que fazem trajetos internos no país :

 

  • Buses Fernandez
http://www.busesfernandez.com
Buses Lit http://www.lit.cl
Buses Pachecohttp://www.busespacheco.com
Buses Tas Choapahttp://www.taschoapa.cl
Buses Terrapuerto Los Heróeshttp://www.terrapuertolosheroes.co.cl
Pulman Bushttp://www.pullman.cl
TurBushttp://www.turbus.cl

[/align]

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 anos depois...
  • Membros de Honra

[t1]Principais Atrações[/t1]

 

[align=justify][t3]Santiago[/t3]

Santiago - foto de Cristian Gonzalez (Quwakira) em flickr

[picturethis=http://farm2.static.flickr.com/1399/729429683_15b5948bea.jpg 320 240 Santiago]Santiago é a capital do Chile e uma das cidades de maior importância econômica na América Latina. A cidade ainda é uma das mais belas com seus parques naturais, estações de esqui, vinícolas – além de estar a um pulo do Oceano Pacífico.

 

Confira os tópicos sobre Santiago:

Guia de Santiago por Mochileiros.com

Santiago - Tópico de Perguntas e Respostas

Dicas - O que fazer em Santiago?

Santiago - Albergues e Hotéis

Santiago - Vinícolas

Santiago - Noitadas e Baladas[/picturethis]

[t3]Torres del Paine[/t3]

Torres del Paine - foto de Jesus Martin em flickr

[picturethis=http://farm4.static.flickr.com/3399/3327999797_8fc2ab5b23.jpg 320 240 Torres del Paine]O Parque Nacional Torres del Paine é considerado um dos parques mais impressionantes da Patagônia. No parque, se encontra a cadeia montanhosa Del Paine, com suas mundialmente famosas torres e os Cuernos del Paine. Lagos, rios, cascatas e glaciares não faltam para embelezar o parque.

 

Confira os tópicos sobre Torres del Paine:

Guia de Torres del Paine por Mochileiros.com

Torres del Paine - Tópico de Perguntas e Respostas

Puerto Natales - Albergues e Hotéis[/picturethis]

[t3]Deserto do Atacama[/t3]

Valle de La Luna, Deserto do Atacama - foto de Roberto Guglielmo em flickr

[picturethis=http://farm4.static.flickr.com/3081/2896367131_e9192cd04d.jpg 320 240 Valle de La Luna]É o deserto que cobre a maior parte do território ao norte do Chile. É o mais alto e seco deserto do mundo, onde há regiões que nunca registraram uma chuva sequer. É frio (mínima de -9°C) a noite e quente (máxima de 40°C) de dia.

 

Confira os tópicos sobre o Deserto do Atacama:

Guia do Deserto do Atacama por Mochileiros.com

Deserto do Atacama - Tópico de Perguntas e Respostas

Dicas - O que fazer no Deserto do Atacama?

San Pedro de Atacama - Albergues e Hotéis[/picturethis]

[t3]Carretera Austral[/t3]

Estrada a Villa O'Higgins, Carretera Austral - foto de Douglas Fernandes (thejourney1972) em flickr

[picturethis=http://farm3.static.flickr.com/2206/2147042073_39c558aeea.jpg 320 240 Villa O'Higgins]A Ruta CH-7 possui 1.240km que une as cidades de Puerto Montt e Villa O’Higgins é uma atração – ou melhor, uma aventura! –a parte das cidades e parques naturais que estão entre as duas pontas. Atravessa uma vegetação hostil, rios turbulentos, campos de gelo e trechos não muito bem conservados.

 

Confira os tópicos sobre a Carretera Austral:

Guia da Patagônia por Mochileiros.com

Carretera Austral - Tópico de Perguntas e Respostas[/picturethis]

[t3]Arquipélago de Chiloé[/t3]

Playa Mar Brava, Arquipélago de Chiloé - foto de roevin em flickr

[picturethis=http://farm4.static.flickr.com/3399/3327999797_8fc2ab5b23.jpg 320 240 Playa Mar Brava]Arquipélago ligado ao continente por ponte no sul do Chile. Sua principal ilha – Ilha Grande de Chiloé – é a maior ilha chilena.

 

Confira os tópicos sobre o Arquipélago de Chiloé:

Guia da Patagônia por Mochileiros.com[/picturethis]

[t3]Região dos Lagos[/t3]

Estação Ski Pucón, Pucón - foto de Ronald Newell em flickr

[picturethis=http://farm1.static.flickr.com/93/251583301_d253d666fc.jpg 320 240 Ski Pucón]A Região dos Lagos abrange uma parte argentina – destaque para San Carlos de Bariloche e San Martín de Los Andes – e uma parte chilena, que vai da fronteira até o mar. É de surpreendente beleza natural com seus vulcões, neve, parques florestais e rios esverdeados.

 

Confira os tópicos sobre a Região dos Lagos:

Guia da Região dos Lagos por Mochileiros.com

Região dos Lagos - Tópico de Perguntas e Respostas

Pucón - Tópico de Perguntas e Respostas

Puerto Varas - Tópico de Perguntas e Respostas[/picturethis]

[t3]Ilha de Páscoa[/t3]

Moais, Ilha de Páscoa - foto de Leonardo Tumonis em flickr

[picturethis=http://farm1.static.flickr.com/186/440767225_8d4d6f71e4.jpg 320 240 Moais]A Ilha de Páscoa – ou Rapa Nui, no idioma local rapanui – está mais próxima da Polinésia do que do Chile ao qual pertence, situação que torna uma viagem cara para a região e é compreendida como localizada na Oceania. É muito famosa por suas imensas estátuas, os moais, e tem sua origem em erupções vulcânicas.

 

Confira os tópicos sobre a Ilha de Páscoa:

Ilha de Páscoa - Tópico de Perguntas e Respostas[/picturethis][/align]

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra

[t1]Informações Gerais[/t1]

 

[align=justify][t3]Compras[/t3]

 

Hotéis sem IVA

Os hotéis cobram taxa de 19% correspondente ao IVA – Imposto ao Valor Adicionado. Esse imposto só não é pago se for utilizado um cartão de crédito ou débito internacional ou se for pago em moeda estrangeira , ambos se o hóspede for estrangeiro não-residente.

 

Meios de pagamento

Ainda que o dólar, o euro e o real sejam geralmente aceitos, o câmbio de moeda estrangeira para moeda nacional se faz em bancos e casas autorizadas para esse fim. Os cartões de crédito de maior aceitação são American Express, Visa, Diners e MasterCard.

 

Bancos e casas de câmbio funcionam de segunda a sexta-feira, de 9h às 14h – excetuando-se os que se encontram na Ilha de Páscoa, que abre às 8h e fecha às 13h. Lojas nas grandes cidades de 9h às 20h, no interior costumam fechar de meio-dia às 16h e fecham novamente às 22h. Cafeterias, bares e pizzarias estão quase sempre abertos, com um parêntese entre as duas e às oito da manhã. Quanto aos restaurantes, o almoço é servido a partir das 12h e o jantar a partir das 20h. Muitos estabelecimentos oferecem comidas rápidas a toda hora.

 

Costuma-se deixar 10% da importância do serviço em cafeterias e restaurantes e dar uma gorjeta a porteiros, bagageiros e vaga-lumes de espetáculos. São chamadas de propinas (em espanhol).

 

 

[t3]Formalidades de entrada no país[/t3]

 

Cédula de identidade brasileira com expedição de até no máximo dez anos. Os visitantes brasileiros ficam isentos de qualquer taxa sobre objetos pessoais e artigos novos por um valor não superior a U$ 500 e U$ 500 adicionais se foram adquiridos em “free shops”. Quanto a vinhos, o limite máximo é de 12 garrafas. Não é exigido nenhum certificado de vacinação.

 

 

[t3]Telefones[/t3]

 

Os telefones públicos funcionam com cartões que se adquirem em quiosques e nas diferentes sedes das companhias telefônicas ou com moedas de curso legal em vigor. Existem também locutórios de pagamento à vista abertos, normalmente, até a meia-noite.

Para ligar desde o estrangeiro se deve marcar o prefixo nacional, que é 56, e logo o código da área da localidade com a qual se deseja ligar. Nas ligações nacionais, é preciso antepor 0 ao código respectivo. Para ligar ao exterior, desde o país, dever-se-á marcar 00, o distintivo do país e o código da cidade. Não esqueça que há ligações a tarifa reduzida entre 22h e 8h.

 

Um opção é alugar um telefone celular no país, para aqueles que não vivem sem um, ou utilizar seu próprio telefone habilitando o serviço com a própria empresa telefônica antes de deixar o território brasileiro.

 

 

[t3]Feriados nacionais[/t3]

 

Janeiro

1 - Ano Novo

 

Março/Abril

* - Semana Santa (Sexta-Feira Santa)

 

Maio

1 - Dia do Trabalho

21 - Glórias Navais

 

Junho

* - Corpus Christi

29 - São Pedro e São Paulo

 

Agosto

15 - Assunção da Virgem

 

Setembro

** - Dia da Reconciliação Nacional

18 - Dia Nacional (Fiestas Pátrias)

19 - Glórias do Exército

 

Outubro

12 - Dia da Raça

 

Novembro

1 - Dia de Todos os Santos

 

Dezembro

8 - Dia da Imaculada Conceição

25 - Natal

 

* Feriado de data variável.

** Feriado que quando se produz na primeira segunda-feira do mês.[/align]

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra
  • 7 anos depois...
  • 1 mês depois...
  • Silnei unpinned this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...