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Buenas, li e aproveitei muito dos relatos de viagens dos usuários aqui do mochileiros, mas ainda sentia uma leve falta de informação com relação a certas partes do caminho, então aqui vai o relato de como foi a ida ao Salkantay em Agosto/2015. Fizemos a viagem ao estilo mochileiro econômico.

 

Cheguei em Rio Branco no dia 08/08 às 23:40, só há 2 ou 3 vôos por dia, o aeroporto está sem grandes infra-estruturas. É possível pegar um taxi (na faixa de 80 reais, mais do que isso estão te roubando!) até o centro. Normalmente tentam cobrar 120 até 150! :o

 

Me encontrei com um amigo que já estava no Acre, ficamos em um hotel colado na biblioteca pública (muito boa por sinal) e saímos no dia 9 às 5:00 da manhã para a rodoviária de taxi, na casa de 25 reais. Pegamos o Onibus para Brasiléia, R$ 36,50 da Petroacre, levamos 5 horas para chegar. Normalmente os onibus atrasam bastante, então perdemos o onibus que saia de Brasiléia para Assis Brasil, e tivemos que esperar até as 14:00h para pegar o próximo. O motorista era muito gente boa, o Zezão, nos mostrou um restaurante chamado Tantico onde almoçamos com ele, vale a pena perguntar, gastamos 15 reais a refeição. Como Brasiléia é fronteira com a Bolívia, aproveitamos e atravessamos a ponte até Cobija, não houve controle fronteiriço e compramos umas folhas de coca para mascar e entrar no clima. A caminhada durou cerca de 1 hora e meia ida e volta. Não tem muita coisa em Cobija, mas não exploramos muito, não parecia uma cidade muito acolhedora para mochileiros.

 

Pegamos o Onibus para Assis Brasil, que saiu às 15:28 minutos atrasado, chegando as 17:50, pela Transacreana, 15 reais a passagem. Na fronteira, após a imigração brasileira, paga-se de 3 a 5 reais para pegar um mototaxi (parece aqueles tuctucs indianos) para chegar a Inapari, já no Peru. Não existe onibus de Inapari para Puerto Maldonado, tem que pegar uma Van, pagamos 35 reais e pegamos a última que saia ás 18:30. Passa na Aduana onde tem a casas de câmbio, a Kika é uma brasileira que faz cambio, dica aqui do mochileiros que eu aprovei, é bom ir com alguns soles para se garantir. São aproximadamente 3 horas de viagem em uma ótima estrada, mas dependendo da Van não é muito confortável.

 

Em Puerto Maldonado a rodoviária fecha as 20:00 ou 21:00 horas, não recordo, só sei que chegamos e não tinha ônibus, reabriria só as 9:00 do outro dia. Ficamos em um hotel próximo chamado Manaus, custou 50 reais e 20 Soles o quarto para 2 pessoas com ar condicionado, o frango frito custou 18 soles para os dois com Inka Cola. De Puerto Maldonado a Cusco, pegamos o ônibus mais barato, 40 soles. Encontrei o pior banheiro que vi na vida, são 10 horas de viagem subindo os andes (500km), já começamos a sentir o sorochi (mal da altitude). O ônibus pinga de cidade em cidade, onde é possivel comer alguma coisa ( gastamos 12 soles, é bem barato). Tirando o cheiro insuportável do banheiro a viagem foi cansativa mas sem grandes emoções. Vale pagar 10 ou 15 soles por um ônibus melhorzinho.

 

Chegamos em Cusco no dia 10, acabamos ficando no Hostel Kokopelli, recomendo, pessoal muito atencioso e um ótimo atendimento, dormitório com 12 camas. Ficamos 3 dias aclimatando e buscando preços para fazer Salkantay 5 dias (não é obrigatório guia, mas faz bastante diferença carregar 20kgs de equipamento montanha acima, depende de cada um). Salkantay é uma trilha já bem conhecida, mas que não lota, como ocorre com a Inca. Quando fomos deveria ter umas 40-50 pessoas fazendo a trilha. A diferença de preços entre agências se resume no seguinte:

 

Qualidade equipamento

Qualidade da comida

Qualidade do Hotal em Águas Calientes

Qualidade do trem de volta

Transfer para o Hostel

 

Vimos preços de 180 USD até 450USD. Fechamos com a agências do próprio Kokopelli, que estava 240USD. Achei bom o serviço, mas o guia disse algumas besterias com relação a Machu Pichu.

 

1 Dia- O Transfer chegou no hostel as 5:15 am, onde pegamos outras pessoas e fomos até Molepata, onde o café da manhã não estava incluso. É uma caminhada tranquila até o primeiro acampamento base é Soraypampa, onde pode-se subir até o lago Humantay. Muito lindo e tem uma cêu estrelado a noite fantástico. Pegamos chuva e neve neste dia, muito frio a noite (cerca de -10ºC).

 

2 Dia- 5:30 da manhã tomamos chá de coca e começa o dia mais forte de caminhada, total de 23km , sendo 11km até o ponto mais alto, 4630m, depois é uma descida até o almoço em Huyaramachay. Descansamos 30 minutos e seguimos até o proximo em Chaullay, onde pode-se tomar um banho quente por 10 soles e tem uma venda.

 

3 Dia- 5:30 café da manhã e partimos em direção ao próximo camping, 15km de caminhada subindo e descendo em meio a floresta Amazônica. Leve repelente, há muitos insetos nesta parte do caminho. Há muitos pontos para captar água corrente durante o caminho até Sahuyaco, eu bebi e não tive problemas. Este dia o pessoal foi tomar banho nas termas (10 ou 15 soles), mas nós não fomos. Jantamos e fomos cedo para a cama.

 

4 Dia- 6:00 café e partimos novamente de transfer até hidroelétrica, onde caminhamos até águas calientes seguindo os trilhos. Tem algumas bancas no caminho onde pode-se comprar balas, água e frutas. Chegamos em águas calientes no meio da tarde, o caminho é bem fácil e plano. Tiramos o resto do dia para ver a cidade (é uma baita armadilha para turistas o centro de lá, vale a pena se afastar para comer bem por pouco dinheiro). A noite jantamos com o grupo.

 

5 Dia- Os ônibus para Machu Pichu saem cedo, mas dá pra subir caminhando, o trajeto demora 45 minutos em velocidade de marcha pelas escadarias. Levantar e começar cedo é bom, pois rapidamente lota e a entrada começa a afunilar. Tivemos um tour guiado e depois ficamos livres para explorar as ruinas. Hoje está muito mais controlado do que em 2006 quando fui a primeira vez, já não se pode tocar quase nada das ruinas. Compramos o ticket para subir a montanha Machu Pichu, a mais alta, onde se tem um visão privilegiada da cidade sagrada. Voltamos próximo das 13:00 para águas calientes e pegamos nosso trem no fim do dia, depois um transfer até o hostel em Cusco.

 

Aproveitamos nossa chegada, passamos 1 dia descansando, saímos em Cusco para uma noite e fomos para a Copacabana-Bolívia (130S total dos ônibus), acampamos na Ilha do Sol, fora do camping, tem um lugar bacana atrás de uma igreja subindo pelo lado sul da Ilha (A balsa/barco sai as 13:00, compre o ticket antes, 20 Bs) e depois iniciamos nosso caminho de volta até Rio Branco. Para voltar, vale a pena pegar o ônibus até Puno (parada obrigatória na ida e na volta). No nosso caso, fomos de Puno para Juliaca e de lá para Puerto Maldonado, não há ônibus direto Puno-Pt Maldonado. De lá, só refazer o caminho da ida e chegamos em Rio Branco, para pegar o voo. Não vale a pena chegar cedo no aeroporto, pois os voos só saem a partir da 1:00 da manhã.

 

Salkantay foi um dos lugares mais lindos que já vi, e espero que este relato possa ajudar outros mochileiros como já me ajudaram por aqui!

Abraço!

  • Colaboradores
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Valeus cara.

Vai ajudar na minha volta de Cusco ao Acre.

Sabe se tem bus de Cusco a Pto Maldonado? Quantas horas mais ou menos de Cusco até chegar em Rio Branco?

Valeus

  • Membros
Postado

De Cusco a Pt Maldonado são 10 horas, tem ônibus regulares, 60 soles eu paguei acho... Rio Branco brasileia são 4 horas, e até Assis Brasil mais 5, inapari até pt Maldonado são 3:30 a 4:00 de viagem. Eu levei 2 dias mas sai da Bolívia. Mas os tempos são mais ou menos esses!

 

Ihuuuuu

  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros
Postado

Oi felipe, muito bacana o seu relato; ele apareceu para mim aqui no mochileiros pois digitei "juliaca" querendo justamente saber como voltar de puno para pto maldonado sem passar por cusco. Como faço para ir de puno a juliaca? Vc lembra o nome da empresa? E de juliaca ate pto maldonado, como eram as condicões da estrada? Qualquer informação a mais será muito bem vinda! Obrigada!

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