Olá viajante!
Bora viajar?
Europa abaixo de zero! Viagem incrível sozinha por Alemanha, Áustria e Rep. Tcheca. Dez/15
- Respostas 26
- Visualizações 10.6k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Bárbara Fachinelli 14 posts
-
rkoerich 2 posts
-
Naja 1 post
-
Suzana M 1 post
Olá mochileiros!
Novamente estou aqui para contar como foi a experiência de viajar para a Europa no inverno! Algumas cidades eu repeti na viagem que fiz em Ago/15, mas vou dizer, é diferente.
Inicialmente programei fazer essa trip com um amigo alemão. Tudo certo até uma semana antes do embarque quando ele me avisou que estaria a trabalho, acreditem, no Brasil! Pense no desespero da pessoa em cancelar as reservas feitas e reservar tudo de novo, especialmente os meios de transporte porque a ideia era ir de carro. Ainda bem que deu tudo certo!
O roteiro ficou assim:
29/12/15 Curitiba > Munique
30/12/15 Munique
31/12/15 Munique
01/01/16 Munique > Salzburg
02/01/16 Salzburg > Hallstatt > Salzburg
03/01/16 Salzburg > Viena
04/01/16 Viena
05/01/16 Viena
06/01/16 Viena
07/01/16 Viena > Praga
08/01/16 Praga > Cesky Krumlov > Praga
09/01/16 Praga
10/01/16 Praga
11/01/16 Praga
12/01/16 Praga > Munique
13/01/16 Munique
14/01/16 Munique > Füssen > Munique
15/01/16 Munique > Curitiba
SIM, incrivelmente estou com tempo para escrever a 5 dias do retorno, quando ainda tenho muita coisa fresca na cabeça hihihi
Hospedagem
Todos reservados pelo Booking.com ou Hostelworld.com. O único que cobrou o valor integral da estadia antes de chegar foi a rede Meininger Hotel.
Munique - Meininger Hotel Munich City Center (começo da viagem) - Quarto coletivo com 12 camas. Hostel grande; limpeza diária dos banheiros e quartos; próximo da estação de metrô e da estação central; longinho das atrações. Diária do ano novo absurda de cara!! 70 euros
Total: 105,50 euros
Munique (fim da viagem) - Wombats City Hostel Munich - Quarto coletivo com 6 camas. Recomendadíssimo!! Funcionários super atenciosos, inclusive falando em português; limpeza diária dos quartos e banheiros; bar ótimo; café da manhã bom e razoável o preço; ótima localização. Aqui tenho que destacar a atuação irretocável dos funcionários quando relatei que fui picada (E MUITO!) por percevejos no hostel em Viena e eles se desculparam em nome da rede Wombats, me indicaram duas pomadas, ressarciram o valor pago nelas e, ainda, me deram dois cafés da manhã
Enquanto que em Viena só pediram o número do quarto para fazerem a limpeza por reclamação das picadas... Total: 63 euros
Salzburg - Meininger Salzburg City Center - Quarto coletivo com 4 camas. Bem melhor que o de Munique, parece um hotel; quartos e banheiros limpos todos os dias; afastado do centro histórico da cidade (bom para quem vai de carro) e não tem locker no quarto. Total: 69,60 euros
Viena - Wombats City Hostel Vienna, The Lounge - Quarto coletivo com 6 camas. Bem localizado, com estação de metrô próxima; mesmas características do Wombats de Munique; atenção dos funcionários, exceto na situação específica dos percevejos. Total: 72 euros
Praga - Mosaic House - Quarto coletivo com 6 camas. Recomendo! Enorme, também parece um hotel, moderníssimo; fica a 15min de caminhada do centro histórico, com estação de metrô próxima; café da manhã caro, porém com muita variedade; bar e music bar com programação diária; free walking tour todos os dias; quarto pouco espaçoso e sem ganchos para pendurar toalhas e casacos; limpeza a cada dois dias no quarto e no banheiro. Total: 53 euros
Transporte
Munique>Salzburg - trem com o Bayern Ticket (23€) comprado na hora.
Salzburg>Viena - trem pela Westbahn (24,90€ - preço fixo!) comprado pela internet e levei impresso o ticket. https://westbahn.at/
Viena>Praga - trem pela ÖBB (27 €) comprado pela internet e levei impresso o ticket. https://www.oebb.at/en/#
Praga>Munique - ônibus da DB Bahn (19€) comprado pela internet e levei impresso o ticket. http://www.bahn.de/p_en/view/index.shtml
Câmbio em Praga
A melhor cotação que encontrei foi 1€ = 26,5 CZK, sem comissão. As casas que troquei e que vi aqui no fórum a recomendação são: Exchange (Kaprova, n. 14, ao lado da praça da cidade velha) e Change Souvenirs (ao lado do Old Prague Hotel).
Fronteiras
Uma das maiores preocupações para viajar nessa época seria o clima pós atentado de Paris e a questão dos refugiados. A impressão que tive é que continua tudo na mesma. Sério. A diferença que notei foi a maior quantidade de pessoas morando nas ruas e pedindo dinheiro em Munique. Nas fronteiras entre Alemanha/Áustria, Áustria/Rep. Tcheca e Rep. Tcheca/Alemanha os trens e o bus não foram parados para verificação de passaportes. Vi dois policiais andando pelo trem de Viena para Praga e só. Nada de atrasos ou delongas.
Futuros viajantes podem ir tranquilos!
Roupas de inverno
Tudo bem que peguei um inverno beeem ameno! As temperaturas variaram de 2ºC a -8ºC. O problema é o vento, que dá a sensação de -20ºC.
Como não tinha muitas roupas adequadas, eis os itens que julguei essenciais de comprar:
Bota impermeável Finisterre marca Vento (aprovada em questão de impermeabilidade e manutenção de temperatura dos pés).
Jaqueta impermeável 3x1 marca The North Face (preço salgado, porém vi como um investimento para outras viagens. Excelente para dias com vento ou chuva/neve).
Blusa segunda pele X-Thermo marca Solo (salgada tbm, mas excelente!!)
Encontrei em Munique nas lojas Rossmann calça térmica por 5 euros!
Aplicativos
Baixei no celular os mapas off-line das cidades que visitaria, favoritando os principais pontos a visitar. Também utilizei os app QAndo Salzburg, QAndo Wien e MVV (Munique) para ver a rota dos transportes nas cidades. O MVV mostra até o valor da passagem que você utilizará! O app do Accuweather também foi útil para a previsão do tempo para os day-trips e utilizei pouco o Google tradutor, especialmente para o idioma tcheco.
Para não me estender, abrirei novos tópicos para as dicas específicas sobre as cidades. Quando terminar a contabilidade, atualizo esse post com os valores totais da viagem.
Editado por Visitante