Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa abaixo de zero! Viagem incrível sozinha por Alemanha, Áustria e Rep. Tcheca. Dez/15

Postado
  • Membros

Olá mochileiros!

Novamente estou aqui para contar como foi a experiência de viajar para a Europa no inverno! Algumas cidades eu repeti na viagem que fiz em Ago/15, mas vou dizer, é diferente.

Inicialmente programei fazer essa trip com um amigo alemão. Tudo certo até uma semana antes do embarque quando ele me avisou que estaria a trabalho, acreditem, no Brasil! Pense no desespero da pessoa em cancelar as reservas feitas e reservar tudo de novo, especialmente os meios de transporte porque a ideia era ir de carro. Ainda bem que deu tudo certo! ::mmm:

O roteiro ficou assim:

29/12/15 Curitiba > Munique

30/12/15 Munique

31/12/15 Munique

01/01/16 Munique > Salzburg

02/01/16 Salzburg > Hallstatt > Salzburg

03/01/16 Salzburg > Viena

04/01/16 Viena

05/01/16 Viena

06/01/16 Viena

07/01/16 Viena > Praga

08/01/16 Praga > Cesky Krumlov > Praga

09/01/16 Praga

10/01/16 Praga

11/01/16 Praga

12/01/16 Praga > Munique

13/01/16 Munique

14/01/16 Munique > Füssen > Munique

15/01/16 Munique > Curitiba

SIM, incrivelmente estou com tempo para escrever a 5 dias do retorno, quando ainda tenho muita coisa fresca na cabeça hihihi

Hospedagem

Todos reservados pelo Booking.com ou Hostelworld.com. O único que cobrou o valor integral da estadia antes de chegar foi a rede Meininger Hotel.

Munique - Meininger Hotel Munich City Center (começo da viagem) - Quarto coletivo com 12 camas. Hostel grande; limpeza diária dos banheiros e quartos; próximo da estação de metrô e da estação central; longinho das atrações. Diária do ano novo absurda de cara!! 70 euros ::ahhhh:: Total: 105,50 euros

Munique (fim da viagem) - Wombats City Hostel Munich - Quarto coletivo com 6 camas. Recomendadíssimo!! Funcionários super atenciosos, inclusive falando em português; limpeza diária dos quartos e banheiros; bar ótimo; café da manhã bom e razoável o preço; ótima localização. Aqui tenho que destacar a atuação irretocável dos funcionários quando relatei que fui picada (E MUITO!) por percevejos no hostel em Viena e eles se desculparam em nome da rede Wombats, me indicaram duas pomadas, ressarciram o valor pago nelas e, ainda, me deram dois cafés da manhã :D Enquanto que em Viena só pediram o número do quarto para fazerem a limpeza por reclamação das picadas... Total: 63 euros

Salzburg - Meininger Salzburg City Center - Quarto coletivo com 4 camas. Bem melhor que o de Munique, parece um hotel; quartos e banheiros limpos todos os dias; afastado do centro histórico da cidade (bom para quem vai de carro) e não tem locker no quarto. Total: 69,60 euros

Viena - Wombats City Hostel Vienna, The Lounge - Quarto coletivo com 6 camas. Bem localizado, com estação de metrô próxima; mesmas características do Wombats de Munique; atenção dos funcionários, exceto na situação específica dos percevejos. Total: 72 euros

Praga - Mosaic House - Quarto coletivo com 6 camas. Recomendo! Enorme, também parece um hotel, moderníssimo; fica a 15min de caminhada do centro histórico, com estação de metrô próxima; café da manhã caro, porém com muita variedade; bar e music bar com programação diária; free walking tour todos os dias; quarto pouco espaçoso e sem ganchos para pendurar toalhas e casacos; limpeza a cada dois dias no quarto e no banheiro. Total: 53 euros

Transporte

Munique>Salzburg - trem com o Bayern Ticket (23€) comprado na hora.

Salzburg>Viena - trem pela Westbahn (24,90€ - preço fixo!) comprado pela internet e levei impresso o ticket. https://westbahn.at/

Viena>Praga - trem pela ÖBB (27 €) comprado pela internet e levei impresso o ticket. https://www.oebb.at/en/#

Praga>Munique - ônibus da DB Bahn (19€) comprado pela internet e levei impresso o ticket. http://www.bahn.de/p_en/view/index.shtml

Câmbio em Praga

A melhor cotação que encontrei foi 1€ = 26,5 CZK, sem comissão. As casas que troquei e que vi aqui no fórum a recomendação são: Exchange (Kaprova, n. 14, ao lado da praça da cidade velha) e Change Souvenirs (ao lado do Old Prague Hotel).

Fronteiras

Uma das maiores preocupações para viajar nessa época seria o clima pós atentado de Paris e a questão dos refugiados. A impressão que tive é que continua tudo na mesma. Sério. A diferença que notei foi a maior quantidade de pessoas morando nas ruas e pedindo dinheiro em Munique. Nas fronteiras entre Alemanha/Áustria, Áustria/Rep. Tcheca e Rep. Tcheca/Alemanha os trens e o bus não foram parados para verificação de passaportes. Vi dois policiais andando pelo trem de Viena para Praga e só. Nada de atrasos ou delongas.

Futuros viajantes podem ir tranquilos!

Roupas de inverno

Tudo bem que peguei um inverno beeem ameno! As temperaturas variaram de 2ºC a -8ºC. O problema é o vento, que dá a sensação de -20ºC. ::Cold:: Como não tinha muitas roupas adequadas, eis os itens que julguei essenciais de comprar:

Bota impermeável Finisterre marca Vento (aprovada em questão de impermeabilidade e manutenção de temperatura dos pés).

Jaqueta impermeável 3x1 marca The North Face (preço salgado, porém vi como um investimento para outras viagens. Excelente para dias com vento ou chuva/neve).

Blusa segunda pele X-Thermo marca Solo (salgada tbm, mas excelente!!)

Encontrei em Munique nas lojas Rossmann calça térmica por 5 euros!

Aplicativos

Baixei no celular os mapas off-line das cidades que visitaria, favoritando os principais pontos a visitar. Também utilizei os app QAndo Salzburg, QAndo Wien e MVV (Munique) para ver a rota dos transportes nas cidades. O MVV mostra até o valor da passagem que você utilizará! O app do Accuweather também foi útil para a previsão do tempo para os day-trips e utilizei pouco o Google tradutor, especialmente para o idioma tcheco.

Para não me estender, abrirei novos tópicos para as dicas específicas sobre as cidades. Quando terminar a contabilidade, atualizo esse post com os valores totais da viagem.

Editado por Visitante

• Respostas 26
  • Visualizações 10.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Parabéns pelos relatos, estou indo agora em junho fazer Budapeste, Cracovia, Praga, Pilsen e Cesky Krumlov e certeza que seguirei várias dicas suas.

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigada Sam-RJ! Não fiz mais que a obrigação de compartilhar minha experiência depois de todas as informações que tirei daqui fórum para ir a esses lugares :)

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Foi otima as dicas, vou seguir pelo menos a metade delas...Vlw Barbara. Te add no face.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Bárbara, parabéns pelo relato. Muito bom! Ótimas dicas.

E obrigada também por me ajudar em outros posts!!! :)

Postado
  • Autor
  • Membros
Bárbara, parabéns pelo relato. Muito bom! Ótimas dicas.

E obrigada também por me ajudar em outros posts!!! :)

Obrigada Bruna!

Se precisar de mais alguma informação e eu puder ajudar, só avisar :)

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Olá Bárbara!

Adorei seus dois relatos da Europa! Com certeza eles irão me ajudar com o meu planejamento!

Assim como você, vou sozinha e no inverno europeu! Também gosto de sair com todo o planejamento feito, reservas, tickets comprados, etc. Como será inverno, vc acha prudente deixar para comprar as passagem de tram/bus poucos dias antes? Ou Posso comprar antes e se tiver algum contratempo "invernal" as Cias trocam?

Vou para Budapeste, Blatislava, Viena, Cersky Krumlov, Praga, Dresden e Berlim (talvez Amsterdam, estou pensando).

Obrigada e parabéns pelos relatos!

Postado
  • Membros

Bárbara,

Muito obrigada por compartilhar sua experiência, estou me organizando para um mochilão na Europa em Abril de 2017 e passarei por muitos lugares que você passou, suas informações estão sendo muito úteis, utilizarei várias.

Muito obrigada.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi, Bárbara! Te mandei uma mensagem no facebook! :)

Vou em novembro para Dublin, Berlim e Praga.

Acho que vou pegar muito frio já, né? rsrs

Vc tem algum check list para uma viagem dessa de 15 dias? O que levar numa mochila de 35L para passar pela Ryanair e Aer Lingus!

E dicas de Cesky Krumlov :)

Vou fazer uma daytrip para lá... saindo às 7h da manhã e retornando às 17h.

Vc chegou a ir no museu da tortura?

Beijos e adorei seu relato! Já vi no google maps a casa de câmbio que vc indicou e fica bem próxima ao meu hostel em Praga... vou me hospedar no hostel downtown.

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Bárbara!

Adorei seus dois relatos da Europa! Com certeza eles irão me ajudar com o meu planejamento!

Assim como você, vou sozinha e no inverno europeu! Também gosto de sair com todo o planejamento feito, reservas, tickets comprados, etc. Como será inverno, vc acha prudente deixar para comprar as passagem de tram/bus poucos dias antes? Ou Posso comprar antes e se tiver algum contratempo "invernal" as Cias trocam?

Vou para Budapeste, Blatislava, Viena, Cersky Krumlov, Praga, Dresden e Berlim (talvez Amsterdam, estou pensando).

Obrigada e parabéns pelos relatos!

Oi Naja! Desculpe a demora em responder, primeiramente. Em segundo lugar, parabéns pela iniciativa de viajar sozinha!! Admiro muito as mulheres que fazem isso porque é uma maravilha!

Vamos à sua dúvida. Não vejo muito problema, pois as cias normalmente informam alguma alteração de itinerário. Quando tem um tempo que possa interferir no transporte (muita neve por exemplo) eu vou no escritório da cia e confirmo o trem/ônibus. Mas a Europa é bem preparada para isso, acho que só algo extraordinário acontecer que tem algum alteração mais drástica. Se fosse eu, compraria tranquilo. Muito porque costuma ser mais barato. Só bate-volta que deixo para comprar mais perto por conta da previsão do tempo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.