Ir para conteúdo

Buenos Aires - Janeiro/2016 - Dicas, informações e fotos.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos! Fiz uma viagem de 12 dias a Buenos Aires, Mendoza e Santiago agora em janeiro de 2016. Como as informações encontradas nesta comunidade me foram muito úteis, me sinto na obrigação de compartilhar informações atualizadas com todos. Neste tópico falarei sobre Buenos Aires. Colocarei as principais dicas, informações e impressões separados por assunto. Vamos lá ::otemo::

 

Aéreo

 

Comprei as passagens em setembro, incluindo os seguintes trechos:

Porto Alegre x Buenos Aires

Buenos Aires x Mendoza

Santiago x Porto Alegre

 

O trecho entre Mendoza e Santiago fiz de ônibus e mais a frente falarei a respeito. (super recomendo)

 

Todos os trechos foram realizados com a Aerolíneas Argentinas e as passagens custaram aproximadamente R$ 2.200,00 para duas pessoas com todas as taxas incluídas.

 

Estava receoso com os comentários que li a respeito da Aerolíneas mas todos os vôos correram super bem e recomendo a companhia. Os aviões não são dos mais novos e nem dos mais limpos, mas todos os vôos foram pontuais e sem imprevistos. As aeromoças foram prestativas e o serviço de bordo oferecido foi agradável. Fiz o check-in pelo celular através do APP da Aerolíneas, escolhi os assentos, despachei as bagagens (na mala que estava pesada colocaram etiqueta "heavy"). As bagagens chegaram em perfeito estado, inclusive os diversos vinhos e pisco sour :D

 

Os trechos POAxAEP e SCLxPOA (com conexão em AEP) foram realizados nos embraer E90 operados pela AUSTRAL. Esse avião possui sistema de entretenimento (fraquinho) mas suficiente pra vir curtindo um excelente show dos Rolling Stones. O trecho AEPxMDZ foi no velho 737 da aerolíneas sem entretenimento, apenas uma revista.

 

O serviço de bordo serviu bebidas (água, refrigerante, suco, café, chá) e uma caixinha bem simpática com biscoitos e snakes. No vôo SCLxPOA foi servido sanduíche frio (aceitável). A bebida podia ser repetida e as aeromoças foram bem simpáticas.

 

Por fim, pra quem viaja de TAM e GOL, não vai sentir nenhuma diferença viajando de Aerolíneas. Na verdade pode até se surpreender positivamente.

 

Alfândega

 

Recomendo que usem passaporte, se ainda não tem providencie. É muito mais prático, fácil e passa uma melhor impressão ao agente da alfândega (percebi isso). Pra fazer câmbio também facilita.

 

Na saída do Brasil apenas conferem o passaporte e OK.

 

Na chegada em Buenos Aires você aguarda em uma fila, tiram uma foto sua e perguntam qual será seu endereço durante a estadia no país. Carimbam o passaporte e liberado. Todas as bagagens passam pelo raio-x.

 

No retorno ao Brasil o procedimento de entrada é a mesma conferência de documentos. Não tive problemas para entrar com vinhos, alfajor, doce de leite e azeitonas em conserva. Só é preciso verificar as quantidades permitidas.

 

Câmbio

 

Talvez o assunto mais comentado sobre a argentina diz respeito ao câmbio. Não sei se todos sabem mas o novo presidente eliminou a restrição de compra de dólares e o câmbio paralelo (blue) não é mais vantajoso, visto que o câmbio oficial está pagando igual ou até mais.

 

Então a primeira recomendação: não façam câmbio paralelo, não vale mais a pena.

 

Cheguei em Buenos Aires e fiz câmbio no Banco La Nación do desembarque. No dia estavam pagando 3,75 pesos por real e a transação era limitada a R$500,00. O restante troquei na Calle Sarmiento, um dia no Câmbio Alpe (3,90) e outro dia na Multifinanzas (3,85). As casas de câmbio desta rua são oficiais e exibem a cotação do dia em painéis que podem ser vistos da rua, basta escolher a melhor cotação e entrar. Para cambiar é necessário o passaporte ou RG com autorização de entrada no país. Para quem tem passaporte o cadastro é rápido, para quem foi com RG faziam mais perguntas.

 

Para saber a cotação do dia recomendo o site do dolarhoy: http://www.dolarhoy.com/indexx.php

 

Para saber a cotação do câmbio paralelo (blue) procurem no facebook pelo perfil da Boston Cash, uma das diversas cavas que existem na Calle Florida.

 

Repito, não vale mais a pena trocar no cambio paralelo. Troque o suficiente no aeroporto (La Nación) e o restante na Calle Sarmiento.

 

Comunicação

 

Comprei um chip da Movistar em uma dos infinitos quioskos existentes na cidade. Paguei 30 pesos no chip e fiz uma recarga de 30 pesos. O plano da Movistar é o seguinte: 3,90 pesos por dia que usar a internet, limitado a 50mb/dia. Para mim foi o suficiente para me manter conectado sem gastar muito. Caso não queira comprar o chip, Buenos Aires tem diversos pontos de Wi-fi grátis. Inclusive existe um APP que mostra a localização destes pontos chamados BA WI-FI (só procurar na play store).

 

Transporte

 

Em Buenos Aires andamos de táxi, ônibus e metrô (chamado de subte).

 

Existem diversos relatos na internet a respeitos de golpes e taxistas não muito bem intensionados. Para evitar isso utilizei somente o Easy-Taxi e recomendo fortemente. Existem muuuuuuito táxias em Buenos Aires, na região central quase só se vê taxi e ônibus nas ruas.

 

De modo geral o táxi é muito barato e vale a pena utilizar em trajetos específicos ou tarde da noite, no restante recomendo ônibus e metrô. Para idéias de valores seguem alguns percursos que fiz:

 

Aeroparque x hotel (centro) - 100 pesos

Hotel x Puerto madero - 40 pesos

Caminito x Café Tortoni - 60 pesos

 

Para utilizar o transporte público é necessário ter o cartão SUBE.

 

O metrô conta com uma boa malha e pode ser útil para ir ao centro ou a palermo. Cada passagem custa 4,50 pesos. O metrô é antigo porém eficiente. Poucas vezes pegamos o metrô cheio (diferente de Santiago que está sempre lotado).

 

Para andar de ônibus recomendo fortemente o APP "Cómo Llego". Basta colocar o lugar de partida e o local de destino que o APP mostra qual ônibus pegar com a rota realizada. Achei o transporte público muito organizado. O maior tempo que fiquei esperando um ônibus foi cerca de 5 minutos. As principais linhas contam com muitos veículos, as vezes chegam 2 ou até 3 ao mesmo tempo.

 

Os ônibus são muito charmosos e cada linha tem um tipo de ônibus (empresas diferentes).

 

Ao entrar no ônibus você diz para o motorista qual destino você vai que ele calcula a tarifa na hora. Na maioria das vezes paguei 3 pesos por trajeto e dei o destino no melhor portunhol possivel ::lol3::

 

O APP Cómo Llego tem versão desktop e é interessante dar uma "fuçada" para ir se familiarizando com os trajetos: https://mapa.buenosaires.gob.ar/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nicolas,

 

bem legais mesmo as suas dicas. Vou em Maio (7 a 15) para Buenos Aires. O meu maior receio é realmente essa questão do câmbio. Vou seguir suas sugestões. Tudo dará certo!!!

 

Alguém aqui já foi a San Isidro e La Plata? Estão no meu roteiro como bate e volta mesmo. Valeria a pena seguir assim?

 

Obrigado!!!!

 

Abs,

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ola,

vou pra BA em maio e gostaria de saber algumas informações sobre os preços das coisas la... vc pode me ajudar:?

Qqr coisa pode me mandar por email: maridezangarcia@gmail.com

 

Valeuu

 

Estive lá em B.A em Dezembro/2015. O custo de alimentação você pode se basear no gasto que tem em uma cidade média brasileira. Almoço em torno de R$ 30,00 reais por pessoa (100 pesos). O que ainda é barato lá é transporte e o hotel. Pagamos 60 USD num quarto triplo próximo ao ObeliSco na 9 de Júlio, bem bonzinho e bem localizado (https://www.htlhoteles.com/htl9dejulio/pt/).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Obrigado pelas dicas. Realmente mt boas.

Mas tem uma coisa que me deixa meio preocupado... O qnto devo levar pra gastar em BA durante 12 dias. Tirando a hospedagem, só gastos como alimentação, taxi, alguns passeios, boate. Farei economias mas fico sem saber qual valor em reais levar pra poder ficar numa boa, sem aperto. Alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...