Ir para conteúdo

Sem Limites na trip de bike: RGSerraxParanapiacabaxBertioga


Posts Recomendados

  • Membros

OS SEM LIMITES (01, 02, candidato a 007, E SIMPATIZANTES) NO PEDAL RIO GRANDE DA SERRA x BERTIOGA.

 

Foi só mandar um e-mail com os planos para o final de semana que logo recebi respostas:

 

Fábio 01: presente, nunca ausente.

Cido: eu vou.

Adilson: encontro vcs no Abc.

Rafael de ultima hora: eu topo sim, porque não.

 

Já era o suficiente. O time estava completo.

Demos uma olhada na previsão do tempo, e pra nossa felicidade, era animadora! Sol, com pouca nebulosidade, e talvez alguma pancada no domingo. Mas este mero detalhe não nos abalou. Reunimos os interessados num único e-mail pra troca de informações, e agora só faltava definir alguns detalhes do roteiro, como a pernoite, o que não foi dificil, já que em Paranapiacaba estava rolando o Festival do Cinema e Curta Metragem. E é pra lá que eu vou!

O saldo do pedal foi positivo: Tempo bom no sábado, curtição no bar da Zilda c/ cervejada & cambuci, chuva e frio na manhã de domingo, pedal agradável por estrada de terra e cascalho, algumas subidas e bastante descidas com velocidade, neblina na serra, risos com um rola atrapalhado do Rafa, 4 pneus furados no percurso, 5 elementos mortos de fome em Bertioga tentando embarcar as bikes no bagageiro do ônibus de volta pra Sampa, 100 kms pedalados no total, 80 paus a menos na conta corrente, mas sensação de alma lavada pela missão cumprida e comprida. (cumprida=executada, e comprida=longa, rsrs)

 

Sampa x Paranapiacaba

Acordei não muito cedo, mas a tempo de ajeitar a bike, lubrificar corrente, checar lanternas, fixar os alforges e arrumar as guloseimas para comer durante o percurso.

Encontrei com o Cido às 13:30 no point combinado, e seguimos pedalando até a estação de metrô mais próxima, onde nos encontramos com o Fábio já na plataforma de embarque. Seguimos rumo à Luz, e embarcamos no trem sentido Rio Grande da Serra. Chegamos lá as 15:30, e assim que encontramos com o Adilson, já demos início ao pedal, até então em 4 bikers. Saimos por traz da estação atravessando a linha do trem e subimos sentido a igreja e praça principal da city. Continuamos em linha reta pela avenida até chegar na estrada. Dali pra frente o pedal é tranquilo e agradável, são apenas 10km de estrada asfaltada até Paranapiacaba (ora com acostamento, ora sem) .

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027120618.jpg 500 375 Legenda da Foto]*Igreja de Paranapiacaba, cidade alta. Adilson, Fábio, Vivi e Cido. [ ].[/picturethis]

 

Chegamos lá ainda cedo, procuramos pelo local onde iríamos pernoitar e fomos muito bem recebidos pela Carine, seu marido, filhos e o Tobby. O local é uma casa que abriga turistas, assim como um um albergue bem simples. Chama-se Bed&Breakfast Vila Nova, na Rua Nova, 13 - Parte Alta da Cidade Baixa - fone 4439-0156.

Depois de uma rápida ducha, descemos para o bar da Zilda, e demos inicio a largada. Dali pra frente foram algumas brejas, algumas doses de cambuci, e diversas gafes. (Da minha parte é claro, rs). Estávamos no meio da sessão petiscos quando o Rafael passou pedalando. Pronto, equipe completa.

As 20:00 fomos assistir ao Festival de Curtas, e depois forrar o estômago com uma pizza que: ou estava muito apetitosa, ou eu estava com uma puta fome mesmo. Impossível contabilizar quantos pedaços comi, já que pedimos pra cortar a 2º pizza em 10 pedaços, e ela veio em uns 25...rs

Somente bem mais tarde que voltamos p/ o Vila Nova, e embalamos no sono p/ recarga de energia para dar continuidade na pedalada do dia seguinte.

Ps--> Confesso que fomos dormir contra minha vontade, já que soube que no Subbar estava rolando um rock n roll maneiro...

 

Paranapiacaba x Bertioga

O celular despertou as 06:20, ainda era noite. Acordamos, e já nos aguardava na sala uma mesa com café da manhã. Pães (francês e de forma), frios, manteiga, bolo, café e leite. Tomamos este café da manhã reforçado em clima descontraído e fomos checar as bikes. Tudo pronto. Quando olhamos o tempo lá fora, aff, pior impossível. Totalmente encoberto, muita neblina a ponto de não se enxergar o próximo quarteirão, e além de tudo chovia.

Não desistimos. Montamos nas bikes, agradecemos a Carine, e pedalamos. Logo de cara já encaramos aquela subidinha da Taquarussu, perto do portal, o que já aqueceu o esqueleto, e na minha opinião, agora a água que caia do céu era até refrescante. A partir daqui são 40kms de estrada de terra, e cascalho solto. Poucas subidas, e muitas descidas de velociade. Mas ambas exigem atenção redobrada, e giro, já que uma pedra ou burado no local errado, na hora errada, é chão na certa....

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027120900.jpg 500 209.549071618 Legenda da Foto]*Altimetria do percurso total.

[ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027121104.jpg 500 375 Legenda da Foto]*Neblina. [ ].[/picturethis]

 

Seguimos pedalando em ritmo lento até aquecer as turbinas. Logo chegamos na igreja e lago de Taquarussu. Parada pra abastecer a água, e seguimos adiante. Passamos pela 1º bifurcação. A direita vai para o Camping Simplão e para o Pesqueiro. Seguimos a esquerda, rumo Mogi.

Seguimos pela mesma estrada mais um bom tempo, e a partir daí somos acompanhados pelas setas brancas, que indicam que estamos no caminho correto.

Depois de uns 25km saimos na estrada asfaltada, e numa grade empresa. Continuamos pelo asfalto mais um bocado, passamos por plantações de flores, e pegamos à direita, subindo a estrada de terra, seguindo em direção às placas de um acampamento evangélico. Mais alguns kms e o pneu do Adilson furou, mas ele rapidamente trocou. Enquanto isso comentávamos sobre trips anteriores, e eu dizia que em nenhum pedal meu pneu furou, e que geralmente eu não costumo carregar essa parafernalha toda de ferramentas, chaves, câmera, etc. Taí meu erro: Assumir que geralmente dá sorte, isso atraiu o azar...

Em pouco tempo chegamos em Quatinga. Perguntamos para um morador: -Pra que lado fica Taiaçuapeba?

Ele respondeu que as 2 estradas iriam pra lá, só que a da esquerda era bem mais fácil, poucas subidas e mais curta. Seguimos a da direita então. Vai entender...

Outro pneu do Adilson furou, eita (?!). Aproximadamente 10km depois por estrada de terra, e algumas subidinhas, chegamos em Taiaçuapeba. Esta cidade bem maior que a anterior. Paramos na padaria, e beliscamos alguma coisa. em 15 minutos seguimos adiante. Com 40kms no total de estrada de terra, chegamos no asfalto. Mas antes disso, o meu pneu também furou. Ai ai ai. Agora era convencer alguém a me emprestar uma câmera. Depois de uma certa negociação: -Fábiooo, empresta a sua ai...rs. Felizmente estava em boas cias, rsrsrs. Valeu pessoal !!! Da próxima eu levo câmera extra também.rs.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027121229.jpg 500 375 Legenda da Foto]*3º pneu furado - o da minha bike....kkk [ ].[/picturethis]

 

Seguimos pela rodovia, ora com acostamento, ora sem, e algum tempo depois chegamos no inicio da serra, com muuuuita neblina, e chuvisco forte. Vestimos um anorak, e encaramos a descida com velocidade, cada um na velocidade que se sentia seguro. Eu não utilizei os freios, ao contrário, optei por pedalar na marcha pesada, pois devido a neblina os motoristas de carro não vê a bike, então a idéia era descer na frente dos veículos.

Parei no 1º mirante devido a um sinal do Cido, o Rafael também conseguiu parar, os demais desceram embalados. O pneu da bike do Cido também furou (*4º pneu furado - eita língua...). Ele encheu com a bomba, e descemos até o próximo mirante pra encontrar os demais, e trocar o pneu. Era para termos um belo visual, mas devido a serração, não vimos nada.rs.

Beliscamos alguma coisa, o Cido trocou o pneu dele, e continuamos com a operação descida. Logo terminou a serra, e seguimos pela rodovia por quilômetrossssss em linha reta. O Adilson e o Cido um pouco a frente, e eu, Fábio e Rafael proseando mais atrás. Este trecho é repetitivo e sem emoção.rs. Mas ainda tivemos um motivo pra dar algumas gargalhadas. Eu falando sobre uma outra possibilidade de pedal na região, nisso o Rafa teve a infeliz idéia de emparelhar a bike bem ao lado esquerdo. Três bicicletas num espaço pra uma bicicleta claro que não deu certo, ele se desequilibrou, e quase derrubou todos nós, kkk, mas acabou caindo sozinho. Só depois que notou que sua roda dianteira estava solta, talvez este tenha sido o motivo do desequilibrio. Muito tempo depois, chegamos na rua da balsa, tomamos um caldo de cana, fomos até o guichê ver os horários das passagens, e enquanto isso, parada pra beliscar e brindar o final do pedal.

Fizemos o maior auê pra colocar as 5 bikes no bagageiro do bus, mas conseguimos acertar tudo, e embarcamos rumo a sampa.

A viagem foi rápida, tranquila, sem trânsito, e embalada na prosa entre Vivi, Fábio e Rafael.

O Rafael e o Adilson desceram em São Bernardo, e nós continuamos até o Tietê.

Ali nos despedimos do Fábio. O Cido e eu continuamos o trageto juntos, pois moramos próximos. Mas ali percebi a falta de alguma coisa, e era da minha blusa, rs, percebi que tinha esquecido dentro do bus, mas pra minha infelicidade ele já tinha partido pra garagem. Um funcionário da Litorânea fez contato com o motorista, que achou minha blusa. Bom, ainda faturamos uma carona até a garagem do bus pra pegar minha blusa, e pra minha sorte a garagem fica no meio do caminho da minha casa.rs. Economia de 5km de pedal.rs. E assim terminou mais um final de semana. Só tenho a agradecer a todos pela pedalada e pela ótima companhia.

Trouxemos pra casa somente a bike cheia de terra, o corpo cansado e faminto, registros fotográficos e promessas de novas trips e futuros pedais...

 

Seguem algumas fotos:

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027121439.jpg 500 375 Legenda da Foto]*Encontro de Vivi, Cido e Fábio na estação. [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027121536.jpg 500 375 Legenda da Foto]*Vilarejo de Taquarussu, onde abastecemos as pets de água. [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027121651.jpg 500 375 Legenda da Foto]*Estrada de terra. [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027121745.jpg 500 375 Legenda da Foto]*02, 007 e 01..kkk. Tudo junto e tudo misturado.... [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027121829.jpg 500 375 Legenda da Foto]*Descidas

. [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027121917.jpg 500 375 Legenda da Foto]*Parada para um lanche na padaria em Taiaçuapeba. [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027122018.jpg 500 375 Legenda da Foto]*Inicio de descida da serra. [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027122122.jpg 500 375 Legenda da Foto]Vivi, Rafa, Adilson, Cido. Apague [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027122215.jpg 500 375 Legenda da Foto]*Aqui do mirante o visual é bacana, mas infelizmente pegamos o tempo fechado... [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027122254.jpg 500 375 Legenda da Foto]*Pneu furado.... [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027122454.JPG 500 375 Legenda da Foto]Fábio representando na pedalada ritmada...kkk. [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027122556.jpg 500 375 Legenda da Foto]Muita neblina. [ ].[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091027122741.jpg 500 375 Legenda da Foto]. [ ].[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...