Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 23
- Visualizações 6.7k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
LeticiaMM 14 posts
-
Rosângela_SD 3 posts
-
quel.teixeira 1 post
-
Leandro Freire 1 post
Vou contar a experiencia que tive no meu ultimo mochilão em Maio/15, apesar de um pouco atrasada.
Esse mochilão por Chile e Bolivia já era certeza de fazer desde que voltei da Colômbia em dez/14.
O problema era que na viagem pra Colômbia o dólar estava por volta de 2,50. E todo o planejamento começou a ficar distante quando a cada dia que passava o dólar disparava. A principio eu queria conhecer o deserto do Atacama e o Mochileiros me ajudou muito com roteiro e foi aí que abriu a possibilidade de ir pra Bolivia. Levei quase 3 meses para montar o roteiro que mudou de 1 semana no Atacama para 20 dias nos 2 paises. As passagens tambem nao colaboravam. Tentei de tudo: ir e voltar por Santiago, por La Paz, mas o mais em conta era por Santa Cruz de la Sierra, o que nao atendia em nada o que eu queria!!! Ja estava me convencendo a descer em Santa Cruz, fazer os trechos de la por bus, pesquisar como chegar em Atacama mas depois pensei: foda-se! Vou dividir a passagem em 10x mesmo entao comprei Guarulhos-Santiago-Calama e a volta saindo de La Paz-Guarulhos. Ficou em R$ 1.346,73.
Investimentos:
Mochila Deuter Air Contact Pro 60 + 15L - R$ 1.029,00. Dessa vez uma boa, devido aos perrengues de uma mochila capenga na Trilha Salkantay
Transport Cover - R$ 189,90 (aquela capa de mochila para despachar em aviao, um ótimo investimento, ainda mais se considerar que a mochila vai em cima dos jeeps no deserto da Bolivia, pura poeira)
Saco de Dormir Trilhas e Rumos Super Pluma - R$ 229,90 (nao é necessário, vai de cada um, usei varias vezes mas hoje acho que nao levaria devido ao peso)
Corta Vento da Curtlo - R$ 229,90
Bastão de Caminhada em Aluminio - R$ 87,90 (comprei só um mesmo)
Cada viagem a gente vai comprando algo que pode ser usado para outras futuras, por isso considero como investimento. Da viagem para Peru já tinha comprado as botas de caminhada e um casaco de fleece que usaria aqui.
Despesas antes da viagem:
Passagens - R$ 1.346,73
Seguro viagem - R$ 111,30 da Mondial. Escolhi o Mondial Travel America do Sul Mochilão (vcs me botaram medo no sistema de saude da Bolivia)
Reservei pelo Booking o hostel em SPA (Hostal Mamatierra)
Reservei pelo site TransLicancabur o translado de Calama para SPA
Nem vou comentar a perda de tempo que foi ir um dia antes pra SP pra emitir o certificado da Anvisa para a vacina contra febre amarela. Tudo bem que vai valer por 10 anos, mas a fronteira pra Bolivia nao pediu nada.
Comprei 300 dólares na conversão de R$ 3,18.
Depois comprei mais 300 dolares na conversão de R$ 3,04, numa das raras vezes que ele baixou.
E levei uns R$ 800 reais na viagem. Ainda voltei com dinheiro.
Sai de Varginha/MG sexta 08/05/15 e cheguei em SP as 11h30. Tirei o certificado da febre amarela e me hospedei um hotelzinho mixuruca no centro pq meu voo só sairia no dia seguinte. Sério, nunca se hospede no Hotel Natal, na Rua Guaianazes. Impossivel dormir. No dia seguinte peguei o metro na Republica em direção a Tatuapé. La do shopping Tatuapé tem um ônibus que vai direto ao aeroporto. Metro + Onibus R$ 8,65. Melhor que o executivo que custa R$ 45,00 saindo da Tietê.
Meu voo saiu as 20h30 em direção a Santiago pela TAM. Fiquei decepcionada com o lanchinho que deram nesse voo de 4:20, um sanduiche e refri. Tava morrendo de fome! Esperava algo como o banquete que foi o da viagem pra Colombia. Jantar de verdade! Tambem tava muito ansiosa pela passagem pela Cordilheira. Fiquei eufórica quando o piloto disse que ia apagar todas as luzes para fazer a travessia. Um breu, não dava pra enxegar nada, nem dentro, nem fora. A travessia não levou nem 10 minutos. Frustração define. Cheguei em Santiago 00h30 e meu voo para Calama so sairia as 07h00. Imigração foi muito rápido, minha mochila não demorou a vir, aeroporto vazio, segundo andar cheio de cabaninhas do povo esperando, todos os guichês das cias aéreas fechados. No inicio até q deu pra passar o tempo, jogar Candy Crush, Temple Run, mas depois o frio e sono me venceram. Já não aguentava mais e ainda eram 03h00! Abri o saco de dormir, botei o cel pra despertar as 05h00 e dormi abraçando a mochila, com medo de ser roubada.
As 05h00 os guichês abriram, despachei minha mochila novamente e achei uma salinha de espera vazia para dormir novamente. As 07h00 um micro ônibus nos levou ate o avião e eu senti frio, muuuuito frio. Eu tava com fleece, corta vento, 2 calças e parecia que não usava nada! O voo pra Calama é muito esquisito. Vc fica imaginando onde o avião vai pousar no meio daquele deserto! Tambem já da pra sentir os primeiros machucados no nariz, de tão seco que é o clima. Em Calama, a primeira surpresa. Não tem casa de cambio! E eu não tinha pesos. Por sorte, o transfer Licancabur aceitava dólar e cartão. Passei os 12.000 pesos no cartão. Que na fatura ficou em 20 dolares, na conversão de 3,25, mais US$ 1,25 de IOF = R$ 69,16.
Não é necessário reservar transfer. Em Calama tem 3 cias e eles saem que nem loucos oferecendo transfer pra SPA. E é tudo o mesmo preço. O motorista vai parando em alguns lugares antes de chegar em SPA. Um deles é a Cordillera de La Sal, onde já da pra perceber a imensidão do deserto.
O transfer deixa o pessoal no hostel. Cheguei as 11h e dei sorte pq minha caminha já estava disponível, uma vez que meu check in era so as 14h. Fui pro centrinho de SPA, umas 2 quadras do hostel torcendo para achar uma casa de cambio aberta no domingo. Tinha várias na Calle Toconao. Troquei US$ 200 na cotação de 605 pesos. Deu 121mil. No domingo as cotações não são boas, mas eu já precisava reservar uns passeios pro dia seguinte cedo. É engraçado trocar dinheiro fora do Brasil. Aqui pedem identidade, cobram IOF, taxas se for banco. Lá fora, é tipo Jerry Maguire: show me the money. Não perguntam nem nosso nome, so querem o dinheiro.
Almocei num restaurante bom com direito a uma cerveza Austral e postre (so depois que chegou o postre que vi que era sobremesa) por 12.100. Caro, mas valeu a pena. Nem jantei nesse dia por ter extrapolado no almoço.
Reservei uns passeios numa agencia só: Valle de La Luna e Valle de La Muerte, Piedras Rojas com Lagunas Altiplanicas, Geisers tel Tatio e um outro passeio que era parecido com o Ojos Del Salar que eu perdi de burrice. Ficou em 65.000 tudo.
Nesse domingo a tarde já parti pro Valle de La Luna e Valle de La Muerte. Foi so o tempo de comprar uma água (1.200) e um chapéu (2.500). Brasileiro é a praga do mundo, devia ter uns 5 na van. É um passeio top, que também da pra fazer de bike. O Valle de La Muerte tem umidade zero e passa por uma caverna de sal! Confesso que não entendi o porque do nome Muerte. No Valle de La Luna tem que pagar pra entrar, como quase tudo no Atacama: 3000 pesos. Tem a famosa pedra do coiote, onde já de primeira consegui a foto que eu mais queria: pulando!
É um visual muito show. Passamos pelas Tres Marias que o guia jura que foi um brasileiro que quebrou uma delas e hoje so tem 2. Vergonha viu.
E vimos o por do sol na Duna Mayor. É um por do sol incrível!! Incrivel pq a medida que o sol vai se pondo, as montanhas ficam com cores diferentes.
A van nos deixa em frente a agencia depois do passeio. E todos nós brasileiros trocamos facebook. kkkkk