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Yamaha XTZ 250 Lander VS Honda XR 250 Tornado


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Olá Lico tudo bem? sou novo por aqui e pretendo colaborar para o site.

Desde os 10 anos de idade eu ando de moto, Trilha, Enduro, Rally, Motocross.

Cresci no meio de moto e até hoje vou para corrida ( como o Rally do Sertões, Enduro da Independência por exemplo)

Vou citar uma dica genérica entre Honda e Tornado.

 

:: Honda

- Vantagens : Custo benefício, uma moto mais rustica, facil manuntenção.

- Desvantagens : O peso. centro de massa (gravidade) ruim e a suspensão original que é muito ruim e com oleo fino e bolhas de ar que prejudicam a performace. Carburador!!!

 

:: Yamaha

- Vantagens : Para cidade; uma moto com injeção eletronica,ou seja , melhor resposta e um pouco mais econômica,ciclística mais adequada( opinião própria).

- Desvantagens : O Peso, muitas partes eletrônicas, isto é, não é em qualquer lugar que um "mecânico"vai resolver seu problema. Em uma viagem longa aquela "gambiarra" para sair do sufoco e chegar em casa é mais difícil, haja vista, que Yamaha sempre investiu em inovação e performace que, muitas vezes tornam as peças beeeem mais caras que uma Honda.

Como entra na minha área (off-road) vai uma dica sobre a Lander: O freio traseiro é disco, seria legal se não fosse o flexível traseiro passando por baixo da balança. Isso em trilhas e estradas de terra é um desastre, pois uma pedra, toco de maderia ou qualquer outro obstáculo pode bater nesse flexível e obstrui-lo. Aii adeus freio traseiro!!!

 

Por isso fica meu voto a favor da Tornado.

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  • 7 meses depois...
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Há cerca de um mês, a bomba de gasolina da minha lander começou a falhar. Quando a moto é desligada e ligada novamente, a luz que indica funcionamento da bomba acende, más, não se ouve aquele barulhinho caracteristico de sucção. Hoje removí a bomba e liguei direto na bateria, a mesma funcionou normalmente. Após consultar o manual de serviço, começei a suspeitar da bomba!!! Vou ter que comprar um reparo novo! R$160,00 ::quilpish::

 

Caso a moto de algum colega esteja com o mesmo problem e o mesmo tiver conhecimentos básicos de eletromecânica: verifique os seguintes ítens, usando o método de diagnóstico de falhas:

1-Verifique se o shutdown(parada de emergência) está ligado. ::lol4:: ... E se o pé da moto está levantado!!! kkkkkkk....

2-Desconecte o conector da bomba de combustível e com a ajuda de um multímetro, meça a tensão CC dos fios amarelo e marrom. ideal +-14vCC

OBS: Não esqueça de ligar a chave de ignição para que o circuito seja alimentado no momento do teste(repita o teste umas dez vezes!) :idea:

3-Caso o circuito não seja alimentado, verificar os dois fios da bomba quanto a corte, os mesmos, vão direto pro ECU que fica embaixo do banco.

OBS: Caso a fiação esteja normal, verificar os seguintes sensores que em caso de defeito desligam a bomba de gasosa: De inclinação, de posição do virabrequim, bobina de ignição(circuito aberto),injetor, sens.press. admissão.

4-Se o circuito estiver energizando durante o delay de mais ou menos 3s, remova a bomba e verifique se as conexões estão ok.

5-Se chegar nesse passo sem resolver o problema... Troque o refil da bomba.... aqui em Parauapebas-Pa, ele custa 160 mirreis!!!

 

Espero que esse material seja útil: ::sos::::quilpish::

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