Ir para conteúdo

Sobre um final de semana em Ibitipoca


Posts Recomendados

  • Membros

Oii galerinha!

Então, resolvi narrar minha aventura do ultimo final de semana: Parque de Ibitipoca! ::otemo::

 

Sobre o trajeto:

Moro em Petrópolis-RJ. Sai de casa as 5h de sábado. O trajeto Petrópolis x Juiz de Fora é super tranquilo, estrada ótima. Dois pedágios ida, dois volta, R$11.20 cada um. A estrada Juiz de Fora x Lima Duarte não é tão boa quanto a primeira, mas não chega a ser ruim não. Lima Duarte x Ibitipoca é o trecho mais chatinho. A maior parte é em estrada de terra (aproximadamente 27 km). Choveu no dia anterior a minha ida e no dia da volta.. conclusão: muita lama no caminho. Fui de carro 1.0, um celtinha. As subidas são semi-ingremes, não são tão dificeis de fazer, e o trecho que era considerado o pior, hoje tem uma espécie de asfalto, facilitando o deslocamento. Acredito que o maior problema não foi o torque do carro pra subir.. ele aguentou bem, embora tenha exigido um pouco de habilidade do motorista.. a grande dificuldade é a altura do carro. Ir com um carro mais baixo que um celtinha fica mt complicado, porque arrastamos umas três vezes no chão.. Tem que prestar atenção na entrada de Lima Duarte para Ibit. No mais tudo tranquilo. A viagem de JF até Ibit levou cerca de 2h. É importante lembrar que não há postos de gasolina em Ibiti. O último local de abastecimento fica na entrada de Lima Duarte. Pra quem vai do Rio, é só se manter na BR-040 até a BR-267, e seguir nessa última sentido Caxambu até a entrada de Lima Duarte.

 

Sobre o parque:

Que é lindo todo mundo já sabe, não preciso dizer. Então vamos aos detalhes. A entrada custa R$20, estudante paga meia. Estacionamento também sai a 20 dilmas. Dá pra parar o carro do lado de fora do parque, de graça, só anda um pouquinho a mais (mas o que são 600 m pra quem vai andar mais de 40 km?!). O parque abre as 7h, fecha às 18h para quem não vai acampar lá dentro. Pra quem vai, o toque de recolher é às 22h (ou seja, nada de vila depois desse horário). É muito bem sinalizado, e tem restaurante e lojinha de lembraças lá dentro. Com relação a mochila: alem de uma bolsa grandinha com suas coisas, leve uma pequena, de ataque, para não ficar carregando peso excessivo nas caminhadas. Cometi esse erro e levei uma mochila só.. conclusao: tive que deixar um monte de coisa jogada dentro do carro e subir com uma 43L apenas com água, lanche e anorak para ataque. ::putz::::putz:: Não preciso dizer também sobre repelente e protetor solar, mas é bom alertar, principalmente sobre o primeiro. Por ser quente, e ter um tipo de vegetação meio cerrado meio mata atlântica, é um ambiente propício para proliferação de mosquitos e, inclusive, foram relatados alguns casos de zica por lá. É importante levar uma lanterna potente pra conseguirmos fazer a exploração das grutas.

 

Sobre o camping:

Fiquei em um camping chamado Canto da Serra, a 1km de distância do parque. Bem estruturado, ótimos banheiros e chuveiros, água quente, fogão pro pessoal usar. Paguei R$25 o dia. Porém, na semana santa eles estão metendo a mão.. está saindo a R$50 o dia. Minha sugestão para nossa ida é o camping do Mariano, que irá cobrar metade do preço para o mesmo feriado, e fica na metade do trajeto Vila x Parque. Infelizmente não consegui conhecer, mas sei que não tem fogão. Tem água quente e a área é bem plana. Além de possuir uma cantina no local para café da manhã e refeições. O carro pode ser estacionado bem ao lado da barraca, o que é ótimo pra gente. Não estava frio, apesar das tardes/noites terem sido chuvosas. Se a barraca não entra água, dá pra dormir tranquilamente.

 

Sobre as refeições:

O parque vende almoço. O prato, self service custa R$30, só que não achamos que a comida valia a pena. Estava muito básica para sair a esse preço. Comemos na vila. Descobrimos um restaurante incrível que serve diversos pratos de comida top até as 18h a R$26. Almoçamos nos dois dias. Fazemos a caminhada até umas 16h e íamos almoçar. O parque também conta com uma cantina, onde podemos comprar água, e lanches. Não é preciso carregar muita coisa não. Tem um mercadinho bem legak na vila quando precisarmos repor o estoque de comida. Durante a noite teve porção de pastelzinho e pizza, além das degustações de cachaça. Uma mais diferente que a outra: tinha de Danoninho, paçoca, Ovomaltine, acai .. Cada garrafa a R$30. Sem falar no Bar do Firma, que é atração por lá e infelizmente não deu tempo de conhecer. Pão de canela é simplesmente incrível! Custa R$5 e é uma ótima opção para café da manhã, por exemplo. A casa da Tia Maria é mt fácil de achar (ainda bem)!! Ah, já ia esquecendo! Embora lá não tenha bancos para retirar dinheiro, tá todo mundo aceitando cartão de débito. A grande maioria dos estabelecimentos (arriscaria dizer todos) possui uma máquina de cartão.

 

Essas foram minhas impressões e dicas pra quem pretende passar um fds por lá! Só mais uma coisa: é uma viagem barata, e que vale a pena demais da conta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi Higor!

 

Sim, voltei domingo a noite. Se pegar um tempo bom, tranquilo de pegar BR e estradinha de terra, dá pra curtir em um fds sim. Sai de Petropolis 5h da manha de sabado. 8h30 estava tomando café em Lima Duarte! No domingo, chegamos a noitinha em casa! So eh bom ter em mente que não da pra fazer os tres trajetos em um fds nao, a nao ser que faca rapido.. agora pra poder curtir, com calma, o aconselhavel eh 1 dia por trajeto..

 

Mas nao fica com duvida nao! Ibitipoca vale a pena demais!!!! *-* Fui duas vezes e to louca pela terceira ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...