Membros marcelanuol Postado Abril 5, 2016 Membros Postado Abril 5, 2016 (editado) Olá, mochileiros! No feriado da semana santa resolvi conhecer o Parque Estadual de Ibitipoca. Lugar incrível que realmente vale uma visita Como Ir Fui de carro, entao nao tenho mt informação sobre onibus, só sei que aqui do Rio de Janeiro se pega um onibus pra Juiz de Fora, de Juiz de Fora um pra Lima Duarte e de Lima Duarte, enfim, um pra Ibitipoca. Eu fui num carro a gas e a dica pra galera que for tb é abastecer no bairro Industrial, em Juiz de Fora, tem que sair do caminho um trecho de no max 10 km ( contando ida e retorno). Vale a pena pra quem quer economizar no combustivel. De Lima Duarte até Ibitipoca a estrada é bem ruim, além de ser ingreme, nao é afastalda e rolam vários buracos. Já li relatos aqui de carros que nao subiram, mas acho que rola de carro 1.0 subir de boa, desde que nao esteja com nenhum problema. Observei lá em Ibitipoca carros populares como clio e palio que certamente nao chegaram lá de avião entao acho que rola de ir de boa de carro popular. levei um total de 4h do Rio até Ibitipoca. uma observação pra quem vai do Rio: são 03 pedágios de R$12,10. Hospedagem Minha ideia inicial era acampar dentro do parque, mas na quinta de manha ja nao havia vaga. Acabamos ficando no camping Tô em Casa e foi uma ótima surpresa. O camping é limpo, tem uma boa estrutura de banheiros, chuveiro quente.. além de ter uma "lanchonete" que vende as coisas num preço bem convidativo. desde latao de brahma por R$6, até refeição por R$10. Tem café da manhã tb. A diária ficou por R$50. R$15 por pessoa e R$20 do carro, que ficou bem perto da barraca e foi um adianto nao ter que "descarregar" e entulhar a barraca com as cargueiras. O que fazer Que tem o parque, que são 3 circuitos, que é td lindo.. acho que td mundo já sabe. E durante o dia a cidade é o parque, o que acaba sendo um ponto negativo, ainda mais por ter o limite de 1200 pessoas por dia. Conversei com algumas pessoas que nao conseguiram entrar no parque e nao tem nem um riacho que dê pra vc tomar um banho fora do parque. Só resta bater papo e beber uma cerveja, o que nao é tao ruim.. A noite a cidade tava bem animada. Ruas cheias, musica ao vivo.. Fui no Bar do Firma, um lugar que vale a pena dar uma passada pra conhecer. O local tem uma decoração única e o Firma é um senhor bem simpático, mas nao dá pra render mt lá pq a cerveja é R$10 a latinha. Comi uma batata com queijo minas, laranja e um molho de maracujá, o negocio tava uma delícia, mas a quantidade é pequena pro valor cobrado R$40. Acho que vale a experiência pela decoração e pelo ambiente que é bem aconchegante, apesar de td a poeira Vale a pena beber uma Ibit Beer, primeira cerveja artesanal do distrito. Uma delícia e cada garrafa long neck custa R$12. tanto a gelada pra vc beber lá no bar ou a quente pra trazer na mochila e lembrar de Ibitipoca O Parque A entrada do parque é R$10 por pessoa, durante a semana, R$20 por pessoa, fim de semana. O estacionamento é R$20. Estudante paga meia. A boa é chegar cedo, principalmente se quiser estacionar, na sexta cheguei no carro antes das 08h e o terceiro carro depois do meu nao pode mais estacionar lá dentro. O Parque fica meio longe do centro, entao acho que vale a pena pegar carona ou uma kombi que faz o trajeto. Até pq lá dentro vc vai andar bastante, entao se puder economizar as pernas pra curtir as trilhas, vá de carro ou pegue a kombi. Outra observação é que da entrada do parque até o inicio das trilhas (exceto Janela do Céu) vc caminha uns 1,5km, entao ir de carro acaba sendo realmente vantajoso. As trilhas são bem sinalizadas, nao é necessário guia. Editado Abril 6, 2016 por Visitante Citar
Membros marcelanuol Postado Abril 5, 2016 Autor Membros Postado Abril 5, 2016 (editado) Cheguei em Ibitipoca bem cedo e fui direto pro parque na expectativa de conseguir acampar por lá, nao tendo mais vaga voltei pro centro. Um pouco antes de chegar lá achei o Camping Tô em Casa, montei barraca e retornei ao parque. Como ainda era quinta, a entrada tava R$10. Passei pelo Centro de Informações, mas na ansiedade de conhecer logo o parque, nem parei, fui direto pro estacionamento. Nesse primeiro dia fiz o Circuito das Águas e comecei a trilha descendo pra direita, um pouco depois do relógio. Meu primeiro banho foi no Lago das Miragens. Lugar lindo, onde o paredão margeia o rio e suas quedas. Depois foi a vez da ponte de pedra, sobre a ponte tem um mirante onde vc avista a cachoeira dos macacos, lugar que mais gostei desse circuito. Depois desci pra cachoeira dos Macacos, onde fiquei um bom tempo tomando banho e lagarteando nas pedras. Voltei pra trilha e subi pelo outro caminho, acabei dando na prainha, que é bem perto da entrada do parque. Fiz uma pausa pro lanche. Eu sempre levo biscoito, fruta, pão.. mas dessa vez levei aipim cozido (além de frutas). Coloquei num pote e deu super certo, matou a fome e deu mó energia. :'> No dia seguinte levei batata doce. Baterias recarregadas e fui pro Lago dos Espelhos e depois pra Ducha e por último passei pelo Lago Negro, de onde nao tirei foto A noite nao fiz nada, tinha acordado às 4h pra chegar cedo em Ibitipoca, só queria descansar. Editado Abril 6, 2016 por Visitante Citar
Membros marcelanuol Postado Abril 5, 2016 Autor Membros Postado Abril 5, 2016 Fiz o circuito do Pico do Pião, que tem um total de 11km, ida e volta. Dessa vez passeio no Centro de informações e peguei um mapinha do parque Aproveitamos e demos uma olhada na Gruta dos Coelhos, mas como estávamos sem laterna, foi coisa bem rápida. A ideia inicial desse dia era fazer a janela do ceu, mas como o tempo tava mt fechado acabamos deixando pra fazer a janela no dia seguinte na expectativa do tempo abrir. (acabou que nao conhecemos a janela) A trilha começa pela Prainha e vc sobe como se estivesse indo pro Lago dos Espelhos.. E aí prepara as pernas pq serão vários trechos de subida. O tempo estava MUITO fechado e a trilha estava repleta de cerração, mas continuamos firmes e fortes. Depois de um longo tempo de caminhada chegamos em uma bifucarção onde se pode ir para o Pico do Pião ou pra Janela do Céu, até exitamos mudar o objetivo, mas como a Janela ainda estava mt longe, permanecemos rumo ao Pião. Depois de mais alguns minutos chegamos na Gruta do Pião, mesmo sem a lanterna fomos dar uma olhada. Paramos pra dar uma respirada e continuar a subida, como a cerração estava intensa, mal víamos as pessoas que estavam na nossa frente na trilha e menos ainda se o pico estava longe ou perto A dica é: quando vc vir essa escada é que vc praticamente chegou. Enfim chegamos ao Pico. A neblina impediu de ter aquela vista das fotos, mas vez em qnd limpava um pedacinho e conseguíamos avistar o parque. Ficamos um tempo descansando e admirando o local e pegamos a trilha de volta. Na volta paramos na Gruta dos Monjolinhos, que é um local que mesmo sem laterna vale mt a pena ir, pois tem um laguinho onde dá pra dar um mergulho. Além de no final do lago estar localizada a gruta. Tem uma galera que entra, mas eu fiquei só no lago mesmo. E depois fiquei um bom tempo na ínfima faixa de areia descansando e comendo. Depois da Gruta retornamos ao camping. Ficamos batendo um papo e bebendo uma cerveja com a galera e no fim do dia resolvemos ir até o bar do firma. Citar
Membros marcelanuol Postado Abril 5, 2016 Autor Membros Postado Abril 5, 2016 Esse era pra ser o dia da Janela do Céu, mas o tempo estava pior ainda e o corpo estava exausto de tanta caminhada e a cabeça bombando de tanta cerveja tomada Acabamos abortando a janela, vamos ter que retornar para fazer esse circuito, que falam ser o mais belo do Parque, o que nao será nenhum sacrifício Demos uma volta no Centro, compramos umas Ibit Beer e voltamos pro Rio. Citar
Membros jlud Postado Abril 6, 2016 Membros Postado Abril 6, 2016 Parabéns Marcela,, este lugar é maravilhoso, estivemos em Ibitipoca em Junho de 2014 com uma turma de 50 mochileiros, encontro inesquecível, parabéns pelo relato da sua trip. Citar
Membros marcelanuol Postado Abril 6, 2016 Autor Membros Postado Abril 6, 2016 Obrigada. E que a gente retorne mais vezes nesse lugar lindo Citar
Membros karinerribeiro Postado Maio 11, 2016 Membros Postado Maio 11, 2016 Adorei o relato Quanto em média vocês gastaram nessa trip? Citar
Membros marcelanuol Postado Maio 12, 2016 Autor Membros Postado Maio 12, 2016 Karine, fizemos uma viagem bem econômica, levamos as comidas e fogareiro e cozinhamos no camping. acabamos gastando com combustível, pedágio, hospedagem, parque, comida e bebida uns R$500 ( o casal), mas sem contar com alguns itens que levamos de casa. vou colocar alguns valores pra vc ter ideia e fazer um cálculo.. entrada no parque R$60 o casal + carro no fds R$ 40 o casal + carro durante a semana sendo que estudante paga meia, se for seu caso, já diminui. a diária no camping + a diária do carro saiu por R$50 o casal. no camping era vendida refeição por R$10 o latão de cerveja R$6 foi uma viagem barata, nao achei a cidade cara nao. claro que tem coisas como o bar do Firma que acabam encarecendo, mas vale a pena dar uma passada pra conhecer. boa viagem!!! Ibitipoca é lindo!!! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.