Olá viajante!
Bora viajar?
Bolívia sozinha! (do céu ao inferno em 8 dias)
- Respostas 36
- Visualizações 12.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Cheila Anja 21 posts
-
fernandomerencio 4 posts
-
Thamini 3 posts
-
Andressa.dsm 2 posts
Primeiro vamos ao roteiro:
Santa Cruz de la Sierra para Sucre (Avião pela Amaszonas)
Sucre para Uyuni (Ônibus noturno pela 11 de Julio)
Salar de Uyuni (Tour 4x4 de 3 dias pela Andes Salt Expeditions)
Uyuni para La Paz (Ônibus noturno pela Omar Tour)
La Paz (Tour City, Deathroad e Chacaltaya)
La Paz para Santa Cruz de la Sierra (Avião pela Amaszonas)
Santa Cruz de la Sierra com escala em São Paulo para Curitiba (Avião pela GOL)
Para ver o que não pode faltar na mala em uma viagem para a Bolívia clique aqui > http://oquefazer.blog.br/o-que-fazer-para-nao-faltar-nada-na-malamochila-em-uma-viagem-para-bolivia-peru-e-chile-segue-lista/
Para entrar na Bolívia você precisa do certificado internacional de vacinação, veja aqui como conseguir > http://oquefazer.blog.br/febre-amarela-onde-tomar-que-paises-exigem-e-como-emitir-o-certificado-blog-o-que-fazer/
Vamos ao relato?
Quando decidi viajar sozinha, além ouvir a palavra louca por praticamente todos que me conheciam, também ouvi dizer que a Bolívia era o pais do perrengue e que tudo que pode dar errado vai dar, então fui com a mente aberta, pronta para qualquer coisa. E sabe quando tudo dá muito certo que até assusta? Tipo a calmaria antes da tempestade, pois é, foi exatamente o que aconteceu, mas calma, vamos por partes:
Três dias antes da viagem recebi um e-mail da Amaszonas dizendo que meu voo para Sucre seria antecipado em meia hora e que eles não se responsabilizariam caso eu perdesse outros voos devido a esse imprevisto. OK! Pensei: ah.. então é assim que as coisas funcionam na Bolívia. Meu voo chegaria em Santa Cruz de la Sierra as 13:30 e o voo para Sucre estava programado para as 16:00, tudo certo! Nunca durmo em avião/ônibus, mas nesse voo misteriosamente dormi o voo inteiro. LUCKY. Já no aeroporto depois de pegar a bagagem você passa pelo corredor da sorte, literalmente, aperta o botão, se for verde: pode passar, vermelho: abre toda a tua bagagem que vamos revistar tudo. Apertei: verde! LUCKY! Sai rindo das 10 pessoas antes de mim que tiraram vermelho. Cheguei e fui trocar meus reais por bolivianos, péssima cotação, mas eu não pretendia parar em Sucre e queria chegar com o suficiente para fazer o Salar pelo menos em Uyuni, depois já fui fazer check-in, tudo certo, usei a wi-fi para tranquilizar minha família e parti para Sucre, cheguei em Sucre o guardinha até me passou um chaveco, mal olhou meu passaporte, do aeroporto fui direto para a estação de ônibus, taxista simpático até deu uma voltinha a mais para me mostrar Sucre, quando chegou na rodoviária, pensei que tava no Paraguai, ele apontou pra onde eu tinha que ir e fui com a cara e a coragem, parecia que as pessoas estavam falando alemão, eu não entendia bulhufas e olha que eu pensava que meu espanhol era ok, mas parecia outro dialeto, só lembrava que o nome da empresa que fazia Sucre > Uyuni era 6 octubre e consegui chegar até lá, usando mimicas e portunhol consegui falar que queria uma passagem para Uyuni, e ela só falou: no no no tiene más. Confesso que senti um gelinho na espinha, não queria dormir em Sucre, ia me fazer perder um dia. Um senhor viu minha cara e me ajudou, já que ninguém me entendia, me levou em todas as agencias e ia perguntando, até que chegamos na 11 de julio, consegui uma das ultimas passagens da noite, saia as 20:00 horas, Yay obrigada vovozinho! Só esperar, e esperei e esperei e nada do busão! Como isso minha gente? Perguntei pro carinha da portaria e ele falou que ia me avisar quando chegasse, e nada, até que faltava 5 minutos, me desesperei, fiz o cara me deixar entrar e procurar o ônibus, e não é que achei? Atrás de todos os outros, não ia parar lá pra mim nunca, mas pera aí, o ônibus já tava partindo, sem mim! Pernas pra que te quero! Corri até ficar sem ar (isso foi uns 3 metros, sim a altitude maltrata) as pessoas avisaram o motorista e o busão parou, LUCKY, não perdi o ônibus por meio minuto! Guardou minha mala, assim no meio das outras sem etiqueta sem nada, e partimos rumo a Uyuni, o ônibus até que era confortável para os padrões da Bolívia, pelo menos eu dormi como um anjo, só acordava quando entravam os vendedores ambulantes oferecendo salgados dentro do ônibus, e não, não é brincadeira. Chegamos em Uyuni as 4:30 da manhã, e quando desci e peguei a mochila, reparei que estávamos no meio do nada, no escuro, não era uma rodoviária, era do meio da estrada. Aí Jesus e agora? As agências que fazem o salar só abrem as 8:00 e tava um friozinho legal. No meio das cholas avistei um cara com uma mochila enorme nas costas, veio me dar oi, era um alemão que misturava inglês, espanhol e português, também ia fazer o salar, na mesma hora chegou um outro rapaz oferecendo café da manhã, aquecedor, wi-fi e banho quente em um restaurante ali perto até as agencias abrirem, LUCKY sim ou com certeza? Seguimos o cara e ouvi pessoas falando português, sim brasileiros! LUCKY! Eram 2 casais, pessoas gente finíssima, e lá fomos nós 6 rumo a aventura!
Gastos dia 01:
Passagem Santa Cruz para Sucre = 42,00 dólares (comprei no Brasil ainda)
Cambio em Santa Cruz 800 reais a 1,5 = 1200 bob
Taxi = 30 bob
Passagem Sucre - Uyuni = 60 bob
Taxa terminal de ônibus = 2,5 bob
Continua...
PARA LER O RELATO COMPLETO ACESSE O LINK NO BLOG: http://oquefazer.blog.br/o-que-fazer-na-bolivia-do-ceu-ao-inferno-em-8-dias-relato-de-viagem/
Confira o vídeo da minha aventura:
Editado por Visitante