CHILE BOLÍVIA E PERÚ - 27 DIAS DE AVENTURA POR US$ 1800 DÓLARES (JAN/2016)
*Agradecimento especial ao meu conterrâneo de Vitória-ES também, RODRIGOVIX que deixou um dos relatos mais geniais que ví aqui no Mochileiros e me ajudou MUITO e foi basicamente pelo relato dele que fiz meu roteiro, com algumas poucas mudanças. @Rodrigovix, valeu por todo seu esforço de compartilhar sua trip! Venho aqui com o mesmo espírito para tentar devolver um pouquinho para o Mochileiros e para quem tanto me ajudou, valeu galera, esse fórum é do Carvalho!
Era junho de 2015 quando comecei a pesquisar um pouquinho sobre que viagem bacana seria a das férias de 2015/2016, em janeiro. Sabia que não poderia ser uma viagem cara, e por isso pensei em viajar aqui pela América Latina mesmo. Porém, o dólar na época não estava ajudando nem um pouco: Lá pra junho já estava próximo de R$ 4,00 e acabei tendo que comprar dólares a R$ 4,15 em dezembro =’/
O que basicamente me fez querer viajar para Chile Bolívia e Perú, foi o relato do Rodrigo. Percebi que tinha um roteiro já pronto, com diversas cidades bacanas, nos 3 países, fazendo tudo de ônibus, vendo paisagens muito diversas e desconcertantes! Também continha bastante aventura, o que me fez querer mais ainda fazer aquele roteiro! Foi meio que por essa comodidade de já estar tudo alí pronto que eu embarquei nessa. A princípio o roteiro era idêntico ao do Rodrigo, mas fui já com a expectativa de que poderia mudar ou teriam alguns pequenos ajustes. Eu iria com um amigo, mas depois ele decidiu não ir mais. Acabei indo sozinho mesmo (gosto de viajar sozinho) e fiz diversos amigos no decorrer da viagem. Valeu muito a pena! E mesmo indo sozinho, não fiquei sozinho em nenhum momento da viagem, nem na volta, porque sozinho você se força a sair da zona de conforto e acaba tendo que fazer amizades mesmo por sobrevivência e também por economia, Haha... A antena natural ‘buscar amigos’ soava sempre que trocava de cidade e tinha que dizer mais um Adeus a mais um grupo de amigos viajantes.
O custos da viagem são para US$ 1.800 dólares TUDO: Passagem + Hospedagem + Transporte + Passeios + Alimentação + cervejas... está incluso também um óculos que acabei tendo que comprar. Tudo fecha 1800 dólares, talvez 1700 dólares sem o óculos.
Vou colocar a conversão padrão de 1.00 dólar = 4,00 reais
ÍNDICE(a ser construído )
Cap1: Aquele começo cansativo... Cap2: Brasileiros are everywhere, um bom time e o início do Salar Cap3: Na Bolivia 'Tudo es posible, pero nada Seguro' Cap4: Um cagaço na fronteira: O primeiro dia em San 'Perro' de Atacama! Cap5: Lagunas Altiplânicas e o INCRÍVEL Salar de Tara Cap6: Aniversário especial no Cãnion e uma surpresa Cap7: A ideia errada de querer subir mais de 6000 metros - Subindo o Vulcão Chachani Cap8: GotInca? Os Incas são foda! - Voltando ao passado em Cusco Cap9: Conhecendo finalmente Machu Picchu Cap10: Numa ilha bucólica a mais de 4000m - Isla del Sol Cap11: A trilha mais linda que já ví - altas emoções na estrada da morte Cap12: Tentando ir embora, perrengue nas estradas da Bolívia e o fim da Trip
Meu estilo de viagem e umas dicas
Eu queria uma viagem de aventura, que pudesse conhecer muita gente diferente no caminho e pudesse aprender muito sobre a cultura dos locais. Gosto de ir sozinho, pois me forço a buscar pessoas, a me virar, passar uns perrengues não imaginados mas que dão boas histórias... e tudo fica mais excitante! De qualquer forma, mesmo gostando das coisas não tão planejadas, tive que me planejar, porque se não, poderia gastar o dobro! Por isso fiz o roteiro eu fui para seguir ele mesmo. Tinha ideia de hostels e agências, mas sempre fechei lá na hora mesmo, muitas vezes em grupo ou com boas indicações. Não sou um cara que vai com o mínimo! Separei uma grana pra me divertir, tomei muita cerveja, fui para festas, gastei um bocado na parte de diversão. No dia-dia, aproveitei ao máximo os cafés da manhã e comia coisas em conta na rua. Não eram aquelas das mais baratas, também me preocupei com intoxicações que poderiam rolar na Bolívia, por exemplo, por isso, na grande parte da viagem comi poucas vezes em lugares muito bons e na maioria das vezes tinha um almoço num preço que achava bacana. Nada de luxo. Com relação às aventuras, eu sabia que iam ser caras, a maioria em dólares, tudo saiu um pouco mais caro que imaginava, mas mesmo assim, como era meu objetivo, já fui esperando isso.
12/01 - Vitória x São Paulo x Santa Cruz de la Sierra
13/01 - Santa Cruz de la Sierra x Sucre x Uyuni
14/01 - Salar de Uyuni
15/01 - Salar de Uyuni
16/01 - Salar de Uyuni x San Pedro de Atacama (Valle da Morte + Valle Luna)
17/01 - San Pedro de Atacama (Lagunas Altiplanicas)
18/01 - San Pedro de Atacama (Salar de Tara) x Arica
19/01 – Arica x Tacna x Arequipa
20/01 – Arequipa
21/01 – Arequipa (Canon del Colca)
22/01 – Arequipa (Canon del Colca)
23/01 – Arequipa
24/01 – Arequipa
25/01 – Arequipa (Vulcão Chachani)
26/01 – Arequipa (Vulcão Chachani) x Cusco
27/01 – Cusco
28/01 – Cusco
29/01 – Cusco
30/01 – Cusco x Aguas Calientes (Rumo a Machu Picchu)
31/01 – Machu Picchu
01/02 – Aguas Calientes x Cusco x Copacabana
02/02 – Copacabana (Isla del Sol)
03/02 – Copacabana x La Paz
04/02 – La Paz
05/02 – La Paz x Santa Cruz de La Sierra
06/02 – Deveria chegar em Santa Cruz
07/02 – Santa Cruz de la Sierra
08/02 – Santa Cruz de la Sierra x Gru x Vitória
A principal diferença do meu Roteiro e do Rodrigovix, é que acabei cortando Huacachina e trocado por mais dias em Arequipa para subir o Vulcão, por isso Arequipa parece que tem dias demais. Como queria muito subir o Vulcão e estava difícil fechar um grupo, acabei perdendo tempo de viagem, mas como disse, minha prioridade eram os passeios/aventuras. Também, por falta de tempo e uns outros problemas de protestos na Bolívia... acabei não conseguindo fazer o Chacaltaya + Valle Luna em La Paz.
O que levar:
Antes de iniciar a trip, fiz um checklist do que eu precisava. E faltava bastante coisa! Escolher a bota foi a parte mais difícil, busquei muitas referências aqui mesmo, até decidir pela Bota Vento - Finisterre, ela é animal, super confortável e comprei a um preço muito bacana na loja online Arco e Flecha. A bota é essencial nesse tipo de roteiro que envolve montanha, trilha, água, gelo. Só uma coisa que ela não foi realmente boa e na verdade, nem acredito que seja para isso: baixas temperaturas. Mais pra frente meu pé quase congelou quando fui subir o Vulcão Chachani em Arequipa, mesmo usando duas meias.
7 camisetas
1 camisa manga longa segunda pele
1 Casaco bom (para aguentar até 0 graus)
1 Camisa/casaco manga comprida
1 calça-bermuda
1 Calça
3 bermudas
8 cuecas
1 Bolsa de ataque (bolsa menor de 20l da Quechua)
3 pares de meias grossas cano alto
2 pares de meias finas (liners) – não usei, só as grossas
1 toca
1 par de luvas
1 Cachecol – não usei
1 toalha microfibra (secagem rápida)
1 money belt
1 sabonete
1 shampoo médio
1 protetor solar grande - tive que comprar outro lá!
1 protetor labial
1 repelente
2 cadeados
1 escova de dentes
1 creme dental
1 barbeador elétrico
1 desodorante rolão (menor)
1 perfume
1 cortador de unhas
1 canivete
1 kit remédios (enjoo, dormir, dores e gripe)
1 par de óculos de sol
1 carregador celular
1 par de fones de ouvido
1 GOPRO e Acessórios
1 IPOD NANO
1 caneta
1 bloco de anotações – livro da viagem
1 capa de chuva para a mochila
1 pasta plástica flexível para documentos
1 Carteira identidade e Cartão de Crédito Internacional
1 Papel Higiénico
1 Livro
1 Fita crepe para embalar a mochila (só usei na ida)
1 Boné
1 Passaporte
1 Seguro viagem e CNH
1 Remédio DIAMOX para altitude, floratil (estômago), hipogloss
1 Sunga
1 Chinelo
Comprei muita roupa de trekking na Decatlhon, elas foram muito úteis. Repeti inúmeras vezes a calça, que era leve e poderia abrir para virar bermuda. Bermudas leves também. Boné e óculos também são essenciais uma vez que você vai entrar em contato direto com sol e principalmente na Bolívia, no Salar, os raios solares vão com tudo nos seus olhos e podem até cegar! Escolham um bom óculos, porque o meu se esfacelou nos primeiros dias... hahaha..
Levar só um calçado também valeu mto a pena. Vc fica sempre de bota pra tudo né, vai pra boate igual pedreiro, com as botas sujas... mas bom, achei melhor do que carregar mais um tênis pesado! O casaco corta vento foi muito importante no Salar de Uyuni de noite e no vulcão, que chegou a -2 de noite. Ele só era meio grande e incomodava levar ele pra lá e pra cá, invistam num casaco mais enxuto, não precisa ser aqueles de neve gigantes. As temperaturas variavam muito nos desertos, então, se preparem que vai ter muito tira e põe, faz parte.
Eu já tinha uma bolsa de Mochileiro 75 litros. Ela é meio velha e um pouco desconfortável mas serviu muito bem. Comprei tbm uma capa de chuva que acabei não usando porque ficou muito grande e geralmente não peguei chuva com a mochila nas costas, mas poderia facilmente e ia molhar tudo!
Outras coisas importantes pré-viagem
- Para uma viagem dessas, tem coisas que é bom antecipar. Uma delas é o ingresso de Machu Picchu. Caso você esteja pensando em subir Machu Picchu e o Waynapicchu (a montanha mais alta que fica em frente a cidade), é bom comprar antes online. O site é esse aqui: http://www.machupicchu.gob.pe/ sei que muita gente tem problema para comprar, mas segui a receita da galera, pedi para habilitar o Certified by Visa e depois de ligar várias vezes, parece que uma das mulheres entendeu e consegui comprar pelo site. No entanto, um amigo meu conseguiu comprar lá em Cusco, faltando 3 dias para subir, então, vai de cada um assumir o risco.
- Passagem Brasil – Santa Cruz de La Sierra (Bolívia): Optei por essa passagem porque batia com o roteiro e também os preços em janeiro não variaram muito se fosse para outras cidades. O preço não foi muito bom: R$ 1689,00 com taxas pela GOL.
- Passagem de Santa Cruz de La Sierra para Sucre: Como meu voo seria para Santa Cruz de La Sierra, tive que pegar outro voo de lá para Sucre. Duas agências fazem esse trajeto, Amaszonas e Boa. Ouvi falar que a Boa é melhor. O voo custou US$ 56.00 dólares.
- Comprar dólares: Fui só com dinheiro. Não usei nada de cartão para fugir do IOF. Deu tudo certo usando um bom Money belt para carregar tudo. Levei 1200 dólares e uns 600 reais. No geral o dólar sempre valeu mais que qualquer outra conversão. Real estava sempre um pouco pior. Comprei dólares 600 dólares a R$ 3,98 e outros 600 dólares a R$ 4,15. Triste, eu sei. O dólar foi aumentando muito de setembro para frente, não deu nem pra pegar uns 3,80...
- Seguro Viagem: É super importante ter, nunca se sabe né gente, não arrisquem, nesse meio de aventura aí pode acontecer de tudo! Invistam num segurozin que vale a pena Comprei pela Mondial mesmo, foi R$200,00 tudo.
- Altitude e Remédios: Olha, são lugares altos. Existe sim o mal da altitude e eu comecei realmente a acreditar que a altitude nos jogos de futebol pioram o desempenho deles. Senti uma dor de cabeça doida ao subir o vulcão. Levei Diamox, mas sinceramente, não sei até que ponto ele realmente me ajudou, tomei algumas vezes e tomei antes de chegar em Sucre, mas continuei tendo leves dores de cabeça, algo parecido com uma ressaca. Ao longo da trip masquei muito as folhas de coca, mas sinceramente, não sei se evitaram de verdade a altitude, na dúvida, eu enchia a boca de folha Tem gente que passa muito mal mesmo, busquem informações e não deixem de levar algo para a altitude! Pega muita gente! Outra coisa importante foi levar remédios para dor de cabeça e hipogloss (vc acaba andando mto). Floratil eu não usei, não tive nenhum problema com qualquer comida.
- Espanhol. É de boa, todas essas cidades recebem muito turistas e muitas entendiam bem o português. Eu fui lá pra treinar então, o portunhol funciona tranquilamente
CHILE BOLÍVIA E PERÚ - 27 DIAS DE AVENTURA POR US$ 1800 DÓLARES (JAN/2016)
*Agradecimento especial ao meu conterrâneo de Vitória-ES também, RODRIGOVIX que deixou um dos relatos mais geniais que ví aqui no Mochileiros e me ajudou MUITO e foi basicamente pelo relato dele que fiz meu roteiro, com algumas poucas mudanças. @Rodrigovix, valeu por todo seu esforço de compartilhar sua trip! Venho aqui com o mesmo espírito para tentar devolver um pouquinho para o Mochileiros e para quem tanto me ajudou, valeu galera, esse fórum é do Carvalho!
[Relato do Rodrigo, complementar ao meu, vocês tem que ler: bolivia-chile-peru-26-dias-abril-2015-tudo-por-1-600-dolares-t114832.html]
--
Pré Viagem
Era junho de 2015 quando comecei a pesquisar um pouquinho sobre que viagem bacana seria a das férias de 2015/2016, em janeiro. Sabia que não poderia ser uma viagem cara, e por isso pensei em viajar aqui pela América Latina mesmo. Porém, o dólar na época não estava ajudando nem um pouco: Lá pra junho já estava próximo de R$ 4,00 e acabei tendo que comprar dólares a R$ 4,15 em dezembro =’/
O que basicamente me fez querer viajar para Chile Bolívia e Perú, foi o relato do Rodrigo. Percebi que tinha um roteiro já pronto, com diversas cidades bacanas, nos 3 países, fazendo tudo de ônibus, vendo paisagens muito diversas e desconcertantes! Também continha bastante aventura, o que me fez querer mais ainda fazer aquele roteiro! Foi meio que por essa comodidade de já estar tudo alí pronto que eu embarquei nessa. A princípio o roteiro era idêntico ao do Rodrigo, mas fui já com a expectativa de que poderia mudar ou teriam alguns pequenos ajustes. Eu iria com um amigo, mas depois ele decidiu não ir mais. Acabei indo sozinho mesmo (gosto de viajar sozinho) e fiz diversos amigos no decorrer da viagem. Valeu muito a pena! E mesmo indo sozinho, não fiquei sozinho em nenhum momento da viagem, nem na volta, porque sozinho você se força a sair da zona de conforto e acaba tendo que fazer amizades mesmo por sobrevivência e também por economia, Haha... A antena natural ‘buscar amigos’ soava sempre que trocava de cidade e tinha que dizer mais um Adeus a mais um grupo de amigos viajantes.
O custos da viagem são para US$ 1.800 dólares TUDO: Passagem + Hospedagem + Transporte + Passeios + Alimentação + cervejas... está incluso também um óculos que acabei tendo que comprar. Tudo fecha 1800 dólares, talvez 1700 dólares sem o óculos.
Vou colocar a conversão padrão de 1.00 dólar = 4,00 reais
ÍNDICE(a ser construído
)
Cap2: Brasileiros are everywhere, um bom time e o início do Salar
Cap3: Na Bolivia 'Tudo es posible, pero nada Seguro'
Cap4: Um cagaço na fronteira: O primeiro dia em San 'Perro' de Atacama!
Cap5: Lagunas Altiplânicas e o INCRÍVEL Salar de Tara
Cap6: Aniversário especial no Cãnion e uma surpresa
Cap7: A ideia errada de querer subir mais de 6000 metros - Subindo o Vulcão Chachani
Cap8: GotInca? Os Incas são foda! - Voltando ao passado em Cusco
Cap9: Conhecendo finalmente Machu Picchu
Cap10: Numa ilha bucólica a mais de 4000m - Isla del Sol
Cap11: A trilha mais linda que já ví - altas emoções na estrada da morte
Cap12: Tentando ir embora, perrengue nas estradas da Bolívia e o fim da Trip
Meu estilo de viagem e umas dicas
Eu queria uma viagem de aventura, que pudesse conhecer muita gente diferente no caminho e pudesse aprender muito sobre a cultura dos locais. Gosto de ir sozinho, pois me forço a buscar pessoas, a me virar, passar uns perrengues não imaginados mas que dão boas histórias... e tudo fica mais excitante! De qualquer forma, mesmo gostando das coisas não tão planejadas, tive que me planejar, porque se não, poderia gastar o dobro! Por isso fiz o roteiro eu fui para seguir ele mesmo. Tinha ideia de hostels e agências, mas sempre fechei lá na hora mesmo, muitas vezes em grupo ou com boas indicações. Não sou um cara que vai com o mínimo! Separei uma grana pra me divertir, tomei muita cerveja, fui para festas, gastei um bocado na parte de diversão. No dia-dia, aproveitei ao máximo os cafés da manhã e comia coisas em conta na rua. Não eram aquelas das mais baratas, também me preocupei com intoxicações que poderiam rolar na Bolívia, por exemplo, por isso, na grande parte da viagem comi poucas vezes em lugares muito bons e na maioria das vezes tinha um almoço num preço que achava bacana. Nada de luxo. Com relação às aventuras, eu sabia que iam ser caras, a maioria em dólares, tudo saiu um pouco mais caro que imaginava, mas mesmo assim, como era meu objetivo, já fui esperando isso.
Segue meu roteiro final abaixo, o primeiro que eu imaginei antes de viajar está aqui by Rodrigovix: bolivia-chile-peru-26-dias-abril-2015-tudo-por-1-600-dolares-t114832.html
12/01 - Vitória x São Paulo x Santa Cruz de la Sierra
13/01 - Santa Cruz de la Sierra x Sucre x Uyuni
14/01 - Salar de Uyuni
15/01 - Salar de Uyuni
16/01 - Salar de Uyuni x San Pedro de Atacama (Valle da Morte + Valle Luna)
17/01 - San Pedro de Atacama (Lagunas Altiplanicas)
18/01 - San Pedro de Atacama (Salar de Tara) x Arica
19/01 – Arica x Tacna x Arequipa
20/01 – Arequipa
21/01 – Arequipa (Canon del Colca)
22/01 – Arequipa (Canon del Colca)
23/01 – Arequipa
24/01 – Arequipa
25/01 – Arequipa (Vulcão Chachani)
26/01 – Arequipa (Vulcão Chachani) x Cusco
27/01 – Cusco
28/01 – Cusco
29/01 – Cusco
30/01 – Cusco x Aguas Calientes (Rumo a Machu Picchu)
31/01 – Machu Picchu
01/02 – Aguas Calientes x Cusco x Copacabana
02/02 – Copacabana (Isla del Sol)
03/02 – Copacabana x La Paz
04/02 – La Paz
05/02 – La Paz x Santa Cruz de La Sierra
06/02 – Deveria chegar em Santa Cruz
07/02 – Santa Cruz de la Sierra
08/02 – Santa Cruz de la Sierra x Gru x Vitória
A principal diferença do meu Roteiro e do Rodrigovix, é que acabei cortando Huacachina e trocado por mais dias em Arequipa para subir o Vulcão, por isso Arequipa parece que tem dias demais. Como queria muito subir o Vulcão e estava difícil fechar um grupo, acabei perdendo tempo de viagem, mas como disse, minha prioridade eram os passeios/aventuras. Também, por falta de tempo e uns outros problemas de protestos na Bolívia...
acabei não conseguindo fazer o Chacaltaya + Valle Luna em La Paz.
O que levar:
Antes de iniciar a trip, fiz um checklist do que eu precisava. E faltava bastante coisa! Escolher a bota foi a parte mais difícil, busquei muitas referências aqui mesmo, até decidir pela Bota Vento - Finisterre, ela é animal, super confortável e comprei a um preço muito bacana na loja online Arco e Flecha. A bota é essencial nesse tipo de roteiro que envolve montanha, trilha, água, gelo. Só uma coisa que ela não foi realmente boa e na verdade, nem acredito que seja para isso: baixas temperaturas. Mais pra frente meu pé quase congelou quando fui subir o Vulcão Chachani em Arequipa, mesmo usando duas meias.
7 camisetas
1 camisa manga longa segunda pele
1 Casaco bom (para aguentar até 0 graus)
1 Camisa/casaco manga comprida
1 calça-bermuda
1 Calça
3 bermudas
8 cuecas
1 Bolsa de ataque (bolsa menor de 20l da Quechua)
3 pares de meias grossas cano alto
2 pares de meias finas (liners) – não usei, só as grossas
1 toca
1 par de luvas
1 Cachecol – não usei
1 toalha microfibra (secagem rápida)
1 money belt
1 sabonete
1 shampoo médio
1 protetor solar grande - tive que comprar outro lá!
1 protetor labial
1 repelente
2 cadeados
1 escova de dentes
1 creme dental
1 barbeador elétrico
1 desodorante rolão (menor)
1 perfume
1 cortador de unhas
1 canivete
1 kit remédios (enjoo, dormir, dores e gripe)
1 par de óculos de sol
1 carregador celular
1 par de fones de ouvido
1 GOPRO e Acessórios
1 IPOD NANO
1 caneta
1 bloco de anotações – livro da viagem
1 capa de chuva para a mochila
1 pasta plástica flexível para documentos
1 Carteira identidade e Cartão de Crédito Internacional
1 Papel Higiénico
1 Livro
1 Fita crepe para embalar a mochila (só usei na ida)
1 Boné
1 Passaporte
1 Seguro viagem e CNH
1 Remédio DIAMOX para altitude, floratil (estômago), hipogloss
1 Sunga
1 Chinelo
Comprei muita roupa de trekking na Decatlhon, elas foram muito úteis. Repeti inúmeras vezes a calça, que era leve e poderia abrir para virar bermuda. Bermudas leves também. Boné e óculos também são essenciais uma vez que você vai entrar em contato direto com sol e principalmente na Bolívia, no Salar, os raios solares vão com tudo nos seus olhos e podem até cegar! Escolham um bom óculos, porque o meu se esfacelou nos primeiros dias...
hahaha..
Levar só um calçado também valeu mto a pena. Vc fica sempre de bota pra tudo né, vai pra boate igual pedreiro, com as botas sujas... mas bom, achei melhor do que carregar mais um tênis pesado! O casaco corta vento foi muito importante no Salar de Uyuni de noite e no vulcão, que chegou a -2 de noite. Ele só era meio grande e incomodava levar ele pra lá e pra cá, invistam num casaco mais enxuto, não precisa ser aqueles de neve gigantes. As temperaturas variavam muito nos desertos, então, se preparem que vai ter muito tira e põe, faz parte.
Eu já tinha uma bolsa de Mochileiro 75 litros. Ela é meio velha e um pouco desconfortável mas serviu muito bem. Comprei tbm uma capa de chuva que acabei não usando porque ficou muito grande e geralmente não peguei chuva com a mochila nas costas, mas poderia facilmente e ia molhar tudo!
Outras coisas importantes pré-viagem
- Para uma viagem dessas, tem coisas que é bom antecipar. Uma delas é o ingresso de Machu Picchu. Caso você esteja pensando em subir Machu Picchu e o Waynapicchu (a montanha mais alta que fica em frente a cidade), é bom comprar antes online. O site é esse aqui: http://www.machupicchu.gob.pe/ sei que muita gente tem problema para comprar, mas segui a receita da galera, pedi para habilitar o Certified by Visa e depois de ligar várias vezes, parece que uma das mulheres entendeu e consegui comprar pelo site. No entanto, um amigo meu conseguiu comprar lá em Cusco, faltando 3 dias para subir, então, vai de cada um assumir o risco.
- Passagem Brasil – Santa Cruz de La Sierra (Bolívia): Optei por essa passagem porque batia com o roteiro e também os preços em janeiro não variaram muito se fosse para outras cidades. O preço não foi muito bom: R$ 1689,00 com taxas pela GOL.
- Passagem de Santa Cruz de La Sierra para Sucre: Como meu voo seria para Santa Cruz de La Sierra, tive que pegar outro voo de lá para Sucre. Duas agências fazem esse trajeto, Amaszonas e Boa. Ouvi falar que a Boa é melhor. O voo custou US$ 56.00 dólares.
- Comprar dólares: Fui só com dinheiro. Não usei nada de cartão para fugir do IOF. Deu tudo certo usando um bom Money belt para carregar tudo. Levei 1200 dólares e uns 600 reais. No geral o dólar sempre valeu mais que qualquer outra conversão. Real estava sempre um pouco pior. Comprei dólares 600 dólares a R$ 3,98 e outros 600 dólares a R$ 4,15. Triste, eu sei. O dólar foi aumentando muito de setembro para frente, não deu nem pra pegar uns 3,80...
- Seguro Viagem: É super importante ter, nunca se sabe né gente, não arrisquem, nesse meio de aventura aí pode acontecer de tudo! Invistam num segurozin que vale a pena
Comprei pela Mondial mesmo, foi R$200,00 tudo.
- Altitude e Remédios: Olha, são lugares altos. Existe sim o mal da altitude e eu comecei realmente a acreditar que a altitude nos jogos de futebol pioram o desempenho deles. Senti uma dor de cabeça doida ao subir o vulcão. Levei Diamox, mas sinceramente, não sei até que ponto ele realmente me ajudou, tomei algumas vezes e tomei antes de chegar em Sucre, mas continuei tendo leves dores de cabeça, algo parecido com uma ressaca. Ao longo da trip masquei muito as folhas de coca, mas sinceramente, não sei se evitaram de verdade a altitude, na dúvida, eu enchia a boca de folha
Tem gente que passa muito mal mesmo, busquem informações e não deixem de levar algo para a altitude! Pega muita gente! Outra coisa importante foi levar remédios para dor de cabeça e hipogloss (vc acaba andando mto). Floratil eu não usei, não tive nenhum problema com qualquer comida.
- Espanhol. É de boa, todas essas cidades recebem muito turistas e muitas entendiam bem o português. Eu fui lá pra treinar então, o portunhol funciona tranquilamente
AGORA, VAMOS COMEÇAR...

Editado por Visitante