Ir para conteúdo

Trabalhar no Japão-Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

taka

 

cheguei sem saber quase nada de nihongo,, sabia hiragana e katakana.. se vier ja sabendo ajuda e muito.. passei uns mals bocados pra fazer coisas cotidianas,,foda.. ainda nao sei nada,, mas ja deu pra aprender um pouco mais pra se virar... eu estava em Shiga , agora estou em Aichi ,, em shiga morava em Omihachiman, lugar bom pra se viver tranquilo e pra juntar grana, pois nao tem muita opcao, mas eh bom.. pois eh perto de kyoto, osaka, Nara... Kyoto vale muito a pena mesmo.... aqui no japao cada um vive a experiencia de uma forma, nao da pra dizer q eh isso ou akilo... tem q vir e ver por si mesmo,,, mas garanto, e conselho q dou, nao venha soh pela grana, nao eh facil juntar nao... custo de vida eh caro principalmente alimetacao,,, mas como experiencia de vida vale muito a pena mesmo.... pra conhecer a cultura e se conhecer tb...

abraçao..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Respostas 70
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Ola a todos, sou novo aki no fórum e tenho alguma duvidas com relação a ir para o Japão se alguém tiver algumas dicas, por favor, me ajude.

 

Seguinte, estamos indo para o Japão eu, minha esposa e meu filho de 1 ano e meio. Gostaria de saber sobre como funciona a creche para meu filho, e também se é recomendado ir com ele para o Japão nessa idade. Temos parentes no Japão, inclusive meu cúnhado, para qualquer coisa dar uma força. Ainda estamos dando entrada na documentação inclusive no casamento no cartório pois não somos casados no papel.

 

Se alguém puder ajudar dando algumas dicas, e lugares com melhores condições de vida.

 

Obrigados a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

OLÁ PESSOAL,

 

Interessante as respostas, mas gostaria se possivel que tirassem mais duvidas como:

Minha irman teve uma experiencia de adquirir um carro 0KM com um ano de trabalho no japão. Chegou sem saber falar NADA de japonês e no total trabalhou por 05 anos e conseguiu outros bens e algumas viagens e falando a lingua quase fluente. Disse-me a mesma coisa quanto a relatividade de experiencia, que depende muito do perfil de cada pessoa. Me informou que os ganhos são em média 350000 ienes e que o custo de vida é um pouco alto sim, mas com determinação e meta da para economizar.

 

Diante a isso as minhas duvidas sao essas:

 

tenho vontade de viver la por 03 anos por questao de ganho financeiro, conhecer a cultura e o país que sempre tive curiosidade e por honra a meus avós que eram de Kobe e Nagasaki e meu pai que nunca conheceu o japão.

 

1 - uma pessoa que economiza 70% do salario/mes ja debitados aluguel,comida,gas,luz,agua. consegueria ter juntado quanto em reais ao final de 01 ano?

 

2- é muita desvantagem em nivel financeiro ir com passagem financiada?

 

3- minha esposa quer ir junto, é mais vantagem ir um casal e 01 filho para trabalhar e fazer dinheiro ou é melhor ir sozinho que economiza mais?

 

4- como é a recepção dos dekasseguis que já estão no japão para com os novos dekasseguis? é boa ? é bem dura e sizuda?

 

5 - existem opções de lazer gratuito. tipo no Brazil como praias, praças...existem coisas semelhantes?

 

6 - qual o estado com clima mas frio e o de melhor condição de emprego?

 

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
taka

 

cheguei sem saber quase nada de nihongo,, sabia hiragana e katakana.. se vier ja sabendo ajuda e muito.. passei uns mals bocados pra fazer coisas cotidianas,,foda.. ainda nao sei nada,, mas ja deu pra aprender um pouco mais pra se virar... eu estava em Shiga , agora estou em Aichi ,, em shiga morava em Omihachiman, lugar bom pra se viver tranquilo e pra juntar grana, pois nao tem muita opcao, mas eh bom.. pois eh perto de kyoto, osaka, Nara... Kyoto vale muito a pena mesmo.... aqui no japao cada um vive a experiencia de uma forma, nao da pra dizer q eh isso ou akilo... tem q vir e ver por si mesmo,,, mas garanto, e conselho q dou, nao venha soh pela grana, nao eh facil juntar nao... custo de vida eh caro principalmente alimetacao,,, mas como experiencia de vida vale muito a pena mesmo.... pra conhecer a cultura e se conhecer tb...

abraçao..

 

------------------------------------------========================================

 

OLÁ PESSOAL,

 

Interessante as respostas, mas gostaria se possivel que tirassem mais duvidas como:

Minha irman teve uma experiencia de adquirir um carro 0KM com um ano de trabalho no japão. Chegou sem saber falar NADA de japonês e no total trabalhou por 05 anos e conseguiu outros bens e algumas viagens e falando a lingua quase fluente. Disse-me a mesma coisa quanto a relatividade de experiencia, que depende muito do perfil de cada pessoa. Me informou que os ganhos são em média 350000 ienes e que o custo de vida é um pouco alto sim, mas com determinação e meta da para economizar.

 

Diante a isso as minhas duvidas sao essas:

 

tenho vontade de viver la por 03 anos por questao de ganho financeiro, conhecer a cultura e o país que sempre tive curiosidade e por honra a meus avós que eram de Kobe e Nagasaki e meu pai que nunca conheceu o japão.

 

1 - uma pessoa que economiza 70% do salario/mes ja debitados aluguel,comida,gas,luz,agua. consegueria ter juntado quanto em reais ao final de 01 ano?

 

2- é muita desvantagem em nivel financeiro ir com passagem financiada?

 

3- minha esposa quer ir junto, é mais vantagem ir um casal e 01 filho para trabalhar e fazer dinheiro ou é melhor ir sozinho que economiza mais?

 

4- como é a recepção dos dekasseguis que já estão no japão para com os novos dekasseguis? é boa ? é bem dura e sizuda?

 

5 - existem opções de lazer gratuito. tipo no Brazil como praias, praças...existem coisas semelhantes?

 

6 - qual o estado com clima mas frio e o de melhor condição de emprego?

 

grato

 

Bom,Tanigushi.

Vamos por partes.

1-Voce,junto de sua esposa,podera juntar em torno de US$40.000,ja que com as novas normas,a maioria das empresas estao tendo que inscrever seus funcionarios no Shakai Hoken(seguro social) e esta proibido fazer muitas horas extras.

Depois vc faz a conversao em reais.

2-Ha sim desvantagem,pois no final vc estara pagando mais que o normal,pois esta embutido a comissao do agenciador em cima de tudo isso.

3-Melhor e vir todos,que assim da para juntar mais,mas ai vai de pessoa a pessoa,pois havera despesas,mas assim mesmo da para juntar mais que estar so.

4-A recepcao,tambem e um lado complicado,haja visto que a cabeca das pessoas mudam muito de quando da epoca que estavam no Brasil.

5-Tem praia,pracas como no Brasil e sao gratis.E logico que Universal,Disney e etc,sao pagos,mas nada tao assustador que nao de para vc e sua familia curtir.

6-Clima frio,ainda sao as provincias do norte,Hokaido,Aomori,Fukushima,Iwate,Tochigi,Sendai e mais pro lado central,Nagano,onde moro,Niigata.Para ser sincero,quase todo o arquipelago japones e frio no inverno,sendo menos frio pros lados do oeste japones e ilha de Okinawa,mas salario e muito baixo.

Condicao de emprego bom,ainda sao Provincias como Shizuoka,Aichi,Gunma.

Evite centros como Tokio que o custo de vida e alto demais.

Creio que respondi suas perguntas,se tiver duvidas,poste aqui que terei o maior prazer em responder.

Abracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma dica para quem esta indo ao Japão com filhos: Pensem bem, pois não é fácil e os gastos serão altos, pois para se ter uma idéia, você irá pagar uma base de 50.000 yenes (por criança) de mensalidade para seu filho estudar em uma escola brasileira. Tem o problema com horário escolar, que na maioria das vezes, a mãe fica impossibilitada de fazer horas extras.

Chegando aqui, é de extrema importância que se inscreva no seguro saúde da prefeitura para alguns imprevistos com saúde, por ex: gripes.Qualquer consulta sem o seguro de saude é caro.

Por outro lado, não tem valor que pague por uma familia unida (pai, mãe e filhos), pois assim se tem mais força para batalhar pelos objetivos que desejam alcançar

Hoje em dia esta muito mais fácil de se adaptar, tem muitos brasileiros, lojas e centro de apoios para os estrangeiros e outro cuidado que deve ser tomado é com as empreiteiras, tem muitas que prometem um monte de coisas e depois que entra, não cumprem o prometido.Exija contrato escrito e não verbal.

Enfim, apesar destes cuidados citados acima, é um país bom de se viver, com estabilidade financeira real para se viver bem.

Espero que estas dicas tenha ajudado de alguma forma.Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

oi galera tudo bom..

Tava lendo os topicos sobre a vida no japao, e sao bem legais!

bom gostaria de uma ajuda, sempre sonhei em ir pro japao, e em janeiro tenho a oportunidade de ir!

gostaria de saber qual a melhor cidade ( custo\beneficio ) para morar, onde fazer curso de japones, onde posso arranjar emprego e em media ganharia quanto??

bom sei que sao muitas perguntas mais agradeco quem poder ajudar ta bom

abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
oi galera tudo bom..

Tava lendo os topicos sobre a vida no japao, e sao bem legais!

bom gostaria de uma ajuda, sempre sonhei em ir pro japao, e em janeiro tenho a oportunidade de ir!

gostaria de saber qual a melhor cidade ( custo\beneficio ) para morar, onde fazer curso de japones, onde posso arranjar emprego e em media ganharia quanto??

bom sei que sao muitas perguntas mais agradeco quem poder ajudar ta bom

abraços a todos

 

Belmiro,blz?

Hoje,devido as normas de trabalho,a economia que ta de mau a pior,ta cada vez mais dificil.

Melhor custo/beneficio tambem esta dificil te dizer no momento,ja que oferta de emprego esta cada vez mais escasso.

Com certeza Tokio nao e o melhor lugar,pois o custo de vida la e um pouco alto e aluguel,absurdo.

Em muitas cidades,vc pode cursar japones,nao e dificil de achar os cursos como o Kumon que e muito bom.

Se seu visto permitir,emprego vc arranja,mas a media de salario baixou muito hoje em dia e desemprego esta assolando demaisos brasileiros.

Fica dificil ganhar mais de US$3.000.E dificil de dar uma posicao a vc.

Meio pessimista a minha resposta,mas esse e o Japao de alguns anos para ca.

Nao sei se pude te dar uma luz.

Forte abraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

vir agora p o japao a trabalho aconselho nao vir ... estao cortando pessual inclusive japoneses estao sendo cortados, japao mesmo soh esta valendo a pena se for a passeio, pois o dolar esta bem valorizado sobre o ienes.

qto ao lugar custo/beneficio,depende mto oq vc ker conhecer do japao.. japao tem belos lugares d norte a sul do pais, vale a pena morar em cidades interioranas,custo de vida mais barato e q tenha uma estaçao de trem proxima, a melhor coisa d japao eh q qualquer estaçao de trem por menor q seja ja liga vc p pais inteiro.

grd abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E como o Tomita falou.

As coisas aqui,com essa crise mundial,nao esta facil arranjar emprego.

xistem lugares que estao dando ferias coletivas,que e melhor que perder o emprego e lugares que reduziram em 30% os salarios.

A passeio tambem nao esta facil,ja que com essa alta do iene esta prejudicando quem vem para ca a turismo.

E bom pensar 10 vezes,na atual situacao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...