Ir para conteúdo

Trabalhar no Japão-Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

ESTOU NO JAPAO, E A CRISE AKI AFETOU BASTANTE OS TRABALHADORES ESTRANGEIROS Q EM SUA MAIORIA TRABALHAM EM FABRICAS NOS SETORES DE AUTO PEÇAS E ELETRONICOS (Q SAO "CARROS CHEFE" DA ECONOMIA JAPONESA) ENFIM MTOS DESEMPREGADOS MTOS MORANDO NA RUA E MTOS VOLTANDO PARA O BRASIL, AKI NO JAPAO ATEH UM TEMPO GANHAVA-SE MTO BEM, O CUSTO DE VIDA EH ALTO, MAS BASTA ESTAR TRABALHANDO Q DA PARA JUNTAR UNS TROCADOS E FAZER AS COISAS D CONSUMO, A CRISE AKI ESTA FEIA, POREM MTOS SE ACOMODARAM COM UM PADRAO DE VIDA Q HJ NAO DA MAIS P LEVAR, E EM SUA MAIORIA , ESTAO CRITICANDO MTO E FAZENDO MTO POUCO POR SI MESMO, A COMUNIDADE BRASILEIRA AKI NAO TODOS MAS EM SUA GRD MAIORIA VEIO P O JAPAO TAO SOMENTE PELO DINHEIRO E POUCO INTERESSE EM APRENDER IDIOMA, CONHECER A CULTURA ETC, EXISTEM MTOS Q ESTAO A 8, 10 ANOS PARA MAIS AKI, SEM VOLTAR P O BRASIL E SEM INTERESSE NENHUM PELA CULTURA E IDIOMA, MAL SABEM PEDIR UMA INFORMAÇAO D COMO CHEGAR TAL LUGAR OU COMPRAR ALGO, ETC...DEPENDENDO SEMPRE D UM TRADUTOR P FAZER COISAS DO COTIDIANO, IR MEDICO, PREFEITURA, ETC.

ENFIM A CRISE EH INEVITAVEL, NO MEU CASO, FUI MANDADO EMBORA D TRAMPO E FICAREI P RECEBER O SEGURO DESEMPREGO E VOLTAR P BRASIL DEPOIS D 3 ANOS AKI NO JAPAO, FOI PUTA APRENDIZADO, SOBRE MINHAS ORIGENS E SOBRE MIM MESMO, NAO RECLAMO DAS COISAS Q PASSEI,E ESTOU PASSANDO( DIFICULDADES, MEDOS ETC) CADA UM DEVE ASSUMIR P SI MESMO A RESPONSABILIDADE DA PROPRIA VIDA, E NAO RECLAMAR DA CRISE Q ISSO Q AKILO, Q TRAMPO TA PESADO, Q ISSO Q AKILO, Q RECEBENDO POUCO Q ISSO Q AKILO.

DEIXE SUA MENSAGEM PESSUAL DO Q ESTA SENDO ESSA CRISE ECONOMICA P VC, COMO TEM FEITO, P/ S VIRAR ETC.

GRD ABRAÇO A TODOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 70
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Tomita muito em boa hora a tua mensagem. è para todos sem exeção darem valor do Brasil, aqui quem quer trabalhar não morre de fome não, sem considertar 13 salário e férias o salário no comércio não é menor que R$ 600,00, e quanto se ganha no Japão por exemplo trabalhando no setor da Indústria. Seria muito bom vc comentar o ganho e o custo.

Vc vai voltar e se dar bem aqui, pode acreditar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTOU NO JAPAO, E A CRISE AKI AFETOU BASTANTE OS TRABALHADORES ESTRANGEIROS Q EM SUA MAIORIA TRABALHAM EM FABRICAS NOS SETORES DE AUTO PEÇAS E ELETRONICOS (Q SAO "CARROS CHEFE" DA ECONOMIA JAPONESA) ENFIM MTOS DESEMPREGADOS MTOS MORANDO NA RUA E MTOS VOLTANDO PARA O BRASIL, AKI NO JAPAO ATEH UM TEMPO GANHAVA-SE MTO BEM, O CUSTO DE VIDA EH ALTO, MAS BASTA ESTAR TRABALHANDO Q DA PARA JUNTAR UNS TROCADOS E FAZER AS COISAS D CONSUMO, A CRISE AKI ESTA FEIA, POREM MTOS SE ACOMODARAM COM UM PADRAO DE VIDA Q HJ NAO DA MAIS P LEVAR, E EM SUA MAIORIA , ESTAO CRITICANDO MTO E FAZENDO MTO POUCO POR SI MESMO, A COMUNIDADE BRASILEIRA AKI NAO TODOS MAS EM SUA GRD MAIORIA VEIO P O JAPAO TAO SOMENTE PELO DINHEIRO E POUCO INTERESSE EM APRENDER IDIOMA, CONHECER A CULTURA ETC, EXISTEM MTOS Q ESTAO A 8, 10 ANOS PARA MAIS AKI, SEM VOLTAR P O BRASIL E SEM INTERESSE NENHUM PELA CULTURA E IDIOMA, MAL SABEM PEDIR UMA INFORMAÇAO D COMO CHEGAR TAL LUGAR OU COMPRAR ALGO, ETC...DEPENDENDO SEMPRE D UM TRADUTOR P FAZER COISAS DO COTIDIANO, IR MEDICO, PREFEITURA, ETC.

ENFIM A CRISE EH INEVITAVEL, NO MEU CASO, FUI MANDADO EMBORA D TRAMPO E FICAREI P RECEBER O SEGURO DESEMPREGO E VOLTAR P BRASIL DEPOIS D 3 ANOS AKI NO JAPAO, FOI PUTA APRENDIZADO, SOBRE MINHAS ORIGENS E SOBRE MIM MESMO, NAO RECLAMO DAS COISAS Q PASSEI,E ESTOU PASSANDO( DIFICULDADES, MEDOS ETC) CADA UM DEVE ASSUMIR P SI MESMO A RESPONSABILIDADE DA PROPRIA VIDA, E NAO RECLAMAR DA CRISE Q ISSO Q AKILO, Q TRAMPO TA PESADO, Q ISSO Q AKILO, Q RECEBENDO POUCO Q ISSO Q AKILO.

DEIXE SUA MENSAGEM PESSUAL DO Q ESTA SENDO ESSA CRISE ECONOMICA P VC, COMO TEM FEITO, P/ S VIRAR ETC.

GRD ABRAÇO A TODOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

aki varia dpende da do tipo d trampo e existe tb a questao generos, mulher recebe menos q homem, mas um homem ganha na media 250 mil a 300 mil ienes bruto, custo d vidas pesa principalmente aluguel e alimentaçao q tb depende mto onde vc mora ,mas na media aluguel, conta agua luz etc, 30 mil a 50 mil ienes uma kit net,(quarto e banheiro)mais 30 a 40 mil ienes alimentaçao, fora impostos municipaisdescontado sobre salario e imposto anual q calculo base do salario anual, seguro etcc..... enfimm liquido mesmo acaba sobrando mto pouco,a diferença mesmo eh q mesmo trabalahndo d piao d fabrica, existe uma possibilidade d viajar, ou juntar, ou ter carro bons, enfim existe uma distribuiçao d renda mais justa, basta estar trabalhando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

porem eh falsa ilusao d q japao se ganha muito dinheiro etcc.. hj p juntar uma grana p levar p brasil, vc tem q abrir mao d viver e ficar "trancado" na fabrica e casa (dacasa p trabalho e do trabalho p casa) e olha la ainda... ja foi um tempo q japao se ganhava bem pq se trabalhava muito tbb, era comum trabalhar minimo 12 hrs por dia, e os salarios chegavam 350 mil, 450 mil ienes bruto era comum,, nas excessoes chegavam a 400 mil ienes liquido, mas isso ja foi, ficou la na decada d 90, na epoca q a grande maioria veio p ca,, nessa epoca nao fiz parte infelizmente, rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Japao é uma sociedade muito complicada, indicada só como opção de uma remuneração mais interessante à maioria dos brasileiros. Assim mesmo é uma vida de sacrificio, pois na mesma medida em que se ganha bem, se gasta bem, te obrigando a conter gastos. A maioria dos que vao a trabalho vai para fabricas onde trabalham de 10 a 14hs por dia, 6 dias da semana, em muitos casos fazendo turnos alternados a cada semana , o que vai te sacrificar a saúde. Há dois anos atrás, já era comum o problema social dos trabalhadores japoneses que ganhavam o suficiente apenas pra custear as despesas. Por incrível que pareça, os trabalhadores de fábricas ganham mais que a média dos trabalhadores de escritorios, por conta das horas extras. Os japas só não trabalham em fábrica pelo "status" de ser engravatado e porque fabrica é duro pacas.

 

Agora com a crise, conforme já disseram, devem ter cortado as horas extras, o que alivia a carga horária, mas por outro lado irá diminui sua renda.

 

Pela minha experiencia, ainda senti o preconceito na pele (e olha que eu sou descendente, não mestiço, com 3o grau completo e trabalhava em escritorio...), e só isso já bastaria pra que eu não recomendasse esse país pra ninguém; mas tem mais... tanto que até os próprios japoneses não o suportam: aqui é o maior indice de suicidio demográfico mundial.

 

Daí vc junta o verão e o inverno insuportávelmente umidos, os terremotos e tempestades, os malucos suicidas etc e veja se vale a pena.

 

Como turismo vale a pena vir uma vez, pra conhecer, pq em menos de um ano, não dá pra ver a outra face dos japas, apenas a face sorridente.

 

Tentar a carreira lá foi a decisão mais errada que eu tomei, e pelo escolha, pago com uma depressão séria.

 

Meu conselho: tanto lugar bacana no mundo, escolhe outro lugar pra conhecer e sobretudo pra viver. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

É isso aí Tomita.

Hoje tenho 33 anos. Trabalhei numa empresa por 15 anos aqui no Brasil. Sou formado em ADM, mas não consegui sucesso na minha carreira profissional. Para se ter uma idéia, eu saí desta empresa com um salário de R$ 1.200,00 (15 anos de empresa heim!). Fiz muita coisa lá, sempre fui elogiado, sempre vesti a camisa. Fui funcionário exemplar e respeitado por todos nesta filial. Fiz vários testes p/ vagas na matriz, mas em todas fui recusado. Pedi demissão e saí "nú com a mão no bolso". rss

As coisas tbm não está fácil aqui no Brasil, tentei achar emprego por 4 meses, e por salários ainda menor do que recebia. Fiz algumas entrevistas mas tbm não fui chamado.

Dizem que sou doido por ter pedido demissão, mas não me arrependo nem um pouco. Eu poderia me aposentar lá e me contentar, mas não era o meu destino.

Em meio das dificuldades em arrumar emprego aqui, meu tio me sugeriu que eu fosse pro Japão. É isso aí, com crise ou sem crise. Sou solteiro, não tenho filhos, porque não ir? Não é verdade?

Não estou indo só pelo dinheiro, ainda pq realmente não se ganha mais como antigamente. Estou indo pq tbm quero aprender o idioma, vou levar dicionários. Quero conhecer o Japão tbm, acho que não precisa gastar muito para conhecer lugares. Sei que tem muitos lugares p/ gastar uma grana boa como: parques, esquiar, comprar tecnologia, etc. Nada contra blz? Mas prefiro algo mais simples como: visitar um templo, tirar fotos de tóquio, ver se a areia da praia é escura mesmo, ver as lindas cerejeiras (sakura) no inverno, e etc.

Pretendo ficar lá por 3 anos, e quando voltar quero estar pelo menos falando nihongo. Vou ter muita coisa p/ colocar no meu currículo e voltar a concorrer no mercado de trabalho do Brasil.

Sinceramente, acho que preparar a mochila e encarar a vida dura aí no Japão é como encarar o Monte Everest. Uma experiência e tanto, encaro desta forma.

Acho que se olha a vida de 2 formas. Lado bom e lado ruim. Se ficar olhando só o lado ruim a gente cria o próprio inverno na nossa vida.

Gostei muito do seu relato, parabéns e felicidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Colaboradores

Você pode ir sim, é só organizar a papelada e dar entrada no visto. Se seu namorado não for descendente precisara estar casado com, caso contrário só conseguirá o visto de turista (que não permite trabalhar).

 

Já conversou com sua mãe pra saber como está o serviço no Japão? A coisa aqui ainda não melhorou não.

 

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...