Ir para conteúdo

SANTIAGO E ATACAMA EM 13 DIAS.


Posts Recomendados

  • Membros

OLÁ MOCHILEIROS!!

 

Vou relatar aqui o mochilão que eu e mais dois amigos fizemos em maio passado para o Chile.

 

Começamos a planejar a viagem uns seis meses antes e a por em prática mesmo a partir de janeiro/16, comprando as passagens aéreas sp-santiago-santiago-sp por R$ 990,00 incluindo as taxas.

Levamos em dinheiro: U$ 550,00 e mais R$2.000,00.

A cotação do dólar é bem melhor no Atacama.

O real deixamos para Santiago e Valle Nevado.

 

Partimos de SP no dia 1º/05/2016, às 17h30 e chegamos em Santiago por volta das 22h.

Não reservamos nada e só tinhamos em mente onde ir e o que conhecer.

 

Nosso roteiro básico foi: avião de sp/santiago +bus santiago/calama+bus calama/são pedro atacama.

6 dias num hostel em São Pedro+passeios. Retorno de bus pra Santiago no mesmo esquema da ida e mais 3 dias em Santiago com Valle Nevado e retorno pra SP de no dia 13/05/16 às 18h.

 

Chegamos no aeroporto de Santiago e fomos tentar negociar uma partida de táxi até o centro da cidade pra passarmos a noite e noutro dia seguir de bus pra Calama, Não conseguimos nada positivo e então decidimos passar a noite no aeroporto mesmo. Nesse tempo descobrimos um terminal de coletivos no próprio aeroporto interligado ao terminal rodoviário e por um preço justo!! ::otemo::

 

Procuramos um lugar tranquilo pra "dormir" e logo cedo partimos pra rodoviária de Santiago. Lá embarcamos em mais um bus numa longa viagem de 26 horas para Calama. A viagem foi muito boa. O bus era de dois andares e bem confortável com direito a kit-lanche. A paisagem muito diferente do que a gente é acostumado no Brasil. E vários trechos da estrada à beira-mar, com vista pro Oceano Pacífico!

 

 

Chegamos em Calama na terça-feira (3/05), às 12h, varados de fome, pois passamos a viagem toda comendo o kit-lanche e porcarias que comprávamos nas paradas. Fomos num restaurante em frente ao terminal de bus e comemos um prato-feito típico do país: arroz, pollo (frango) e papas fritas (batatas). Uma delícia!! Que fome! O som ambiente do local era um flashback anos 80 legal!

 

Partimos pra São Pedro logo depois do rango e chegamos no tão esperado lugar ás 3h da tade. O clima desértico é mesmo estranho pra nós tropicais brasileiros e temos que ir se adaptando aos poucos. Saímos em busca de um local pra se hospedar e andando pelas ruas encontramos um hostel cheio de gringos!! Uma casa simples, mas MUITO acolhedora. O responsável pelo local era um europeu gente-boa e nos deu muitas dicas de agências de passeios e mercados de comidas baratas, claro!! (Em São Pedro é tudo muito caro).

 

Conhecemos o local, trocamos dólares e fechamos com uma agência vários passeios. O primeiro logo no dia seguinte, às 4h30 da madruga. Fomos conhecer os Gêiseres (manhã) e Termas Puritama (tarde). Sensacional.

 

No dia seguinte fizemos um passeio full-day e foi o mais impressionante! Conhecemos o Salar de Tara logo pela manhã e depois as espetaculares Lagunas Altiplânicas. A estrada que leva a gente pra elas é incrível. São aquelas que vemos nos postais e lembram muito as estradas do desenho papa-léguas. Quando chegamos nas Lagunas, ficamos paralisados e a sensação era de que estávamos dentro de um quadro. Emoção pura! Conhecemos uma galera do mundo todo, inclusive uma brasileira gente-boa que resolveu mochilar sozinha por aquelas bandas!

 

No terceiro dia fomos conhecer o fantástico Valle de La Luna. A famosa Pedra do Coiote e muitos outros lugares. Que incrível! Tudo muito fora da nossa realidade. Em cada foco uma imagem deslumbrante. Estávamos em Marte!

O legal de tudo era poder compartilhar a beleza local com pessoas do mundo todo, numa confraternização universal!!

 

No sábado ficamos a toa. Andamos na cidade, nas praças, nas lojas e de noite encontramos nossa amiga brasileira e fomos num bar estilo estilo pub, meio medieval e rock, com gente do mundo todo também. Lá bebemos umas e trocamos idéias até tarde da noite.

 

No domingo meus dois amigos foram fazer um passeio diferente. Foram escalar um vulcão. Eu fiquei no hostel curando a minha ressaca... Chegaram de noite muito cansados e felizes. Decidi não fazer o passeio porque no ano passado escalei um vulcão na Bolívia e passei mal, mas pra quem curte aventura é muito bom!

 

Na segunda, arrumamos as mochilas e partimos pra Calama às 13h. Com certo pesar por ter de deixar aquele lugar. Impossível relatar tudo o que vivemos. Cada momento, paisagem, pessoa. Foi muito marcante e cada um tem uma impressão diferente.

 

O retorno foi tranquilo. Chegamos em Santiago no dia seguinte às 15h. Fomos direto pro centro procurar o hostel Che Lagarto indicado por nossa amiga brasileira. Chegando lá não tinha vagas, mas eles indicaram um outro por ali mesmo. Muito bom. Perto de tudo e com estação de metrô em frente. Fomos andar e conhecer a cidade.

Santiago é muito bonita e tem praças e avenidas limpas. Muito diferente de nossas cidades com seus centros sujos e abandonados... A população frequenta as praças bem cuidadas. Gostei muito de Santiago.

 

Logo cedo fomos conhecer o Cerro Santa Lucía. Você sobe um pequeno morro de trem e lá em cima observa toda a cidade. Tem uma igreja, praças e cafeterias. Muito bonito. De volta, compramos um passeio pra Valle Nevado pro dia seguinte logo cedo.

 

No outro dia cedo, partimos de van rumo ao Valle Nevado. Tivemos muita sorte de conhecer a neve pois é muito raro nevar no Valle em meados de maio. Passamos antes numa loja de aluguel de roupas especiais e o dono é brasileiro. Chegando lá, a emoção foi muito forte. Um sonho realizado. Só tinha brasileiro, claro! Foi como ver o mar pela primeira vez!! Deitamos, rolamos, fizemos guerra e COMEMOS neve!! A sensação que tive foi a mesma quando a gente tá numa praia brincando na areia.... só que tudo gelado!!! Foi demais!!

 

Voltamos pra Santiago, fizemos mais uns passeios pela cidade e no outro dia mais bate-perna pelas ruas, compramos vinho chileno (impossível até pra quem não gosta) e de tarde fomos pro aeroporto. Decolamos às 19h e chegamos em Sp às 22h. Tudo muito sensacional e inesquecível.

Vou sentir saudade do Chile.

 

Sobre os gastos...

Não fiquei contabilizando quanto paguei nisso ou aquilo, fui vivendo e...

Voltei com U$ 100,00 e com R$ 1.000,00.

Não passei vontade de nada. Não saí comprando tudo e esbanjando. Com moderação, é possível!!

 

Abraços a todos que curtem sair pelo mundo, conhecer lugares, pessoas, culturas diferentes e que sonham com o dia em que todos possam andar livremente por esse mundão afora!! ::lol4::

036.jpg

052.jpg

120.jpg

156.jpg

183.jpg

213.jpg

032.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi! Boa tarde!!

Conseguimos negociar por $25.000,00 pesos somente a ida de ônibus de Santiago/Calama. E depois mais $3.000,00 de Calama/São Pedro de Atacama.

 

Os passeios conseguimos negociar numa agência (não lembro o nome, mas fica numa esquina no começo da calle principal), por:

Gêiseres: $20.000,00

Termas Puritama: 7.000,00 + 10.000,00 (entrada)

Salar do Atacama + Lagunas Altiplânicas (full day): 25.000,00 + 3.000,00 (entrada das Lagunas)

Laguna Cejar (a que não se afunda por causa da alta salinidade): $15.000,00 (entrada)

Valle de La Luna: $ 7.000,00.

 

Hostel: $60.000,00 = 6 diárias: $10.000,00. Era 13.000,00. Negociamos em "off" com a dona e ela fez por menos, por sermos brasileiros!!! ::otemo:: Isso é o legal de viajar pelos nossos países vizinhos. Se vc negociar, sempre dão um desconto pra nós!!

Bom, espero poder ter ajudado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

ajudou muitooooo

muito obrigada...estarei indo pra la em Outubro e vamos de Santiago para Calama de bus tbm e tinha curiosidade sobre o preco..

Deve ser super cansativo ne 26 horas de bus

eu fiz El Calafate para Ushuaia de bus tbm e deu 24 horas de bus achei super cansativo, não aguentava mais ficar sentada rsrsrs

Parabéns pelo relato

bjusss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Analy!!!

É cansativo sim, mas em compensação vc conhece cidades e paisagens muito diferentes das que a gente tá acostumado por aqui... Tem vários trechos beirando o Oceano Pacífico. É muito bonito! E eu particularmente gosto de viajar por terra.

Faça uma play-list com as músicas que vc curte, leve um livro e esqueça da vida!! kkkk

Valeu, muita boa sorte na sua trip!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Stephanie!!

Eu não lembro o nome da loja e nem sei em que rua/avenida fica... :roll:

Nós fechamos o passeio com uma agência pequena, perto do Hostel (tem muitas espalhadas e é só negociar). O passeio ficou 20.000 pesos e o aluguel das roupas eu paguei em reais (140). Aluguei botas, calça, blusa e luvas. Eu quase nem usei as luvas. A van que nos levou passou bem cedo no Hostel (5h30) e nos trouxe por volta das 16h.

Acho que a maioria das vans passam por essa loja porque não parava de chegar gente...

Espero ter ajudado, abraços!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
porque o voo de santiago a calama é tão caro?

 

Igor,

quando eu fui ao Atacama em 2013 comprei o trecho Santiago/Calama/Santiago pelo site da Lan Chile e custou R$ 361,67, pelo site da Tam ficaria mais de mil reais.

Ano que vem iriei novamente ao Atacama e cotei a viagem pela LATAM Chile e fica 339,00 e pela LATAM Brasil mil e poucos reais... O canal é comprar com o cartão internacional mesmo ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...